Revista Oeste - Eleições 2022

TSE e STF fazem pacto ‘para defender a democracia e as eleições’

Aliança também envolve universidades e startups
-Publicidade-
O presidente do TSE, ministro Luís Edson Fachin, durante coletiva de imprensa, em Curitiba, sobre o combate à desinformação nas eleições de 2022 - 29/04/2022 | Foto: Eduardo Matysiak/Estadão Conteúdo
O presidente do TSE, ministro Luís Edson Fachin, durante coletiva de imprensa, em Curitiba, sobre o combate à desinformação nas eleições de 2022 - 29/04/2022 | Foto: Eduardo Matysiak/Estadão Conteúdo

Os presidentes Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Luiz Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vão selar uma parceria entre si e também com outras 33 instituições, em uma cerimônia na quarta-feira 18.

Segundo o TSE, o objetivo é “combater a desinformação na Corte, promovendo ações para defender a democracia, esclarecer as funções do tribunal, aumentar a confiança das pessoas na Justiça e mostrar que a desinformação coloca em risco direitos fundamentais e a estabilidade democrática”.

Entre as medidas previstas estão: 1) atividades de conscientização; 2) realização de pesquisas acadêmicas por universidades parceiras; 3) o desenvolvimento de um robô por uma empresa startup para prestar serviços do STF por WhatsApp.

-Publicidade-

Parcerias

Haverá parceria com oito universidades estaduais — do Ceará, de São Paulo, de Goiás, do Piauí, da Paraíba, de Santa Catarina, de Londrina (PR) e de Ponta Grossa (PR) — e seis federais — do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. Elas desenvolverão pesquisas sobre desinformação e também projetos de extensão voltados para a comunidade para combater a prática. O STF poderá ainda firmar parceria com mais instituições de ensino superior, inclusive particulares.

Além disso, o TSE vai estabelecer parcerias com as startups Positus Tecnologia da Informação e Fasius Inteligência Jurídica. A primeira, com apoio do WhatsApp, ajudará no desenvolvimento de um robô no aplicativo para oferecer serviços como consulta processual e de jurisprudência, além de tirar dúvidas frequentes e permitir acesso a ferramentas do portal do STF. A segunda empresa vai detectar e analisar “mensagens falsas” sobre a Corte no Twitter.

Leia também: “É proibido modernizar a urna eletrônica?”, reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

54 comentários Ver comentários

  1. Conluio de canalhas = Golpe em curso
    As FFAA tem que agir e reagir imediatamente pois se fizerem isto somente APÓS as eleições, terão o discurso pronto para dizer de que está havendo um golpe.

  2. STF, classe artística, TSE, Todos querem a volta da farra, mas o povo, em grande maioria que está cansado de tudo isso, não quer a volta de Lula, basta o que já fez.

  3. O escandaloso silêncio do legislativo não é covardia, é crime de Lesa Pátria mesmo.

    ESPERANÇA:
    A pouca adesão do povo de bem nas ruas não é alienação, é preguiça misturada com “tudo pra última hora” do brasileiro.

  4. Outro fato que chama a atenção é essa questão que está acontecendo com o deputado Daniel Silveira. Desconfio que toda esse envolvimento deste STF neste caso, muito suspeito. Não é normal o que está a acontecer com ele, toda essa perseguição incompreensível, para mim eu acho que isso é apenas uma forma de desviar a atenção do principal que é essa questão do processo eleitoral, como que fizesse também parte de um todo que é esse plano golpista que está sendo armado contra a candidatura do Bolsonaro. É apenas mais uma elucubração de mais um “imbecil” das redes sociais.

  5. Pura balela. O objetivo é calar a voz do povo e fraudar as eleições. Canalhas travestidos de juristas. Porcos são mais limpos que esses togados de quinta categoria.

  6. Não estão respeitando nada, soltaram o maior ficha suja da história na mão grande, e pretendem eleger só os fichas sujas protegidos por imunidade parlamentar via urna sem voto impresso. Jogo de cartas marcadas.😡😡😡🤡🤡

  7. Crónicas de uma ditadura anunciada. Na verdade temos que acabar com a possibilidade de fraude antes de acontecer, depois não adianta reclamar,
    A ÚNICA MANEIRA DE EVITAR O GOLPE É VOTO IMPRESSO JÁ, URNA AUDITAVEL. O voto impresso é a única maneira de auditar, não querem porquê irão fraudar as urnas em todos os escalões, ou viramos a mesa agora ou ficamos como nas questões inacreditaveis: fim da prisão em segunda da instância, descondenação do demônio, imunidade parlamentar, prescrição de crimes de corrupção. Reservas indigenas atendendo interesses estrangeiros e senado e CÂMARA em conluio com o $$TF e TRE todos unidos para fraudar as urnas. Alexandre de Morais está enganado ao afirmar que a internet deu voz aos idiotas, Só não vê quem não quer o golpe em curso. Eu por mim adotaria o protocolo Wheintraub. Fachin está imaginando que somos idiotas. O Brasil vai se levantar, podem crer esta farsa não vai dar certo e a casa destes anti Brasil com suas narrativas para idiotas vai cair.

    1. A verdade é essa mesma, urna com impressora acoplada e inviolável. Isso já foi discutido à exaustão quando ainda havia tempo hábil mas deixaram passar, talvez por incompetência ou falta de experiência deste governo, isso eu não sei afirmar com certeza se foi uma ou outra hipótese. Mas agora a Inês já está morta, já é tarde demais para isso.

      1. Versiani, o povo soberano e as FAs ainda tem 5 meses para IMPEDI-LOS.
        Essa trama dos banqueiros e seus meros agentes da ORCRIM, judiciário e legislatIvo, já deve estar mapeada pela GSI/ABIN. Assim espero.

        O próximo passo antes da fraude das infames urnas “batizadas”, será a tentativa de impugnação da candidatura do Bolsonaro e outros chiliques da ORCRIM da caneta. Cortina de fumaça.

        DECRETO JÁ do PR: eleições adiadas até a implementação dos comprovantes impressos. ESTADO DE SÍTIO, artigos 137 a 141. Se o bigode-vassourinha levantar a caneta, artigo 142 e fim de papo.

  8. Os ministros têm q assimilar o golpe da soberania popular: o povo não quer que os iluminados lhes imponha uma verdade. Sai p lá com esse “combate a desinformação”, essas ameaças de inquérito ilegal das Fake News, vão brincar com a turma da Mônica.

    1. Não estão respeitando nada, soltaram o maior ficha suja da história na mão grande, é pretendem eleger só os fichas sujas protegidos por imunidade parlamentar via urna sem voto impresso. Jogo de cartas marcadas.😡😡😡🤡🤡🤡

  9. Estamos caminhando p uma ruptura isto é fato. Só esperamos que as FAA sejam acionadas após a fraude que irá acontecer nesta eleição. Esse papo de DEFESA DA DEMOCRACIA pelo STF TSE e seus puxadinhos ja encheu o saco e ninguém acredita nessa babaquice pois sabemos o que querem na real.

    1. As FFAA serem acionadas APÓS a fraude, será tarde demais e parecerá que foi dado um golpe institucional aos olhos da comunidade internacional. Isso tem que ser impedido ANTES de acontecer.

  10. O plano segue seu curso inexorável, rumando para os seus objetivos e sem se abalar por ações de protestos quanto à lisura das eleições de outubro. Será talvez uma nova revolução de outubro, como aquela de 1917? Será sim, se permitirmos. Esse plano acho eu, é muito simples, primeramente entram com narrativas de combate a fake news e atos antidemocráticos, etc… ao mesmo tempo tem-se as narrativas das propaladas “pesquisas eleitorais”, ora dando uma vantagem para um candidato do governo, ora dando vantagem para outro da esquerda corrupta globalista, tudo isso para simular uma normalidade para, no fim e ao cabo, desaguar na vantagem inquestionável do candidato do sistema corrupto globalista, tudo na base da narrativa. Aí teremos a promulgação do resultado no mês de outubro que confirmará e dará a vitória para esse candidato da esquerda corrupta globalista. Como provar que houve maracutaia? Eu não sei, como muito tecnico gabaritado da área de TI também não sabe, os chamados especialistas que são chamados de imbecis pelo futuro presidente do TSE que dará a palavra final nessa farsa toda. É o que eu penso, posso até estar enganado mas é o que eu penso e para mim é o que é suficiente.

  11. Deve ser meio frustrante ter que inventar constantes narrativas e discursos quase contundentes (que no fim ninguém leva a sério) para aparentar uma firmeza cada vez mais em descrédito. É igual ao idoso que tinge os cabelos de preto. Só fica mais ridículo.

  12. Em primeiro lugar vamos definir o que é democracia. Vamos definir o que está e o que não está na Constituição. Vamos definir o que é fake news e o que são atos antidemocráticos. Se definirmos bem isso tudo, veremos que o que TSE e STF defendem no seu pacto, não bate com o que o povo, as Forças Armadas, o Executivo, boa parte do Congresso e ilustres juristas e imprensa isenta defendem. E como vamos resolver isso??? Vamos nos submeter a essa turma de togados que fazem política 24 horas por dia??

  13. Seria mais simples e barato dar mais transparência com a contagem pública dos votos.
    O resto são firulas para enganarem os brasileiros e dar vitória ao larápio de 9 dedos com as urnas amestradas pelo STF e TSE.
    Vão incendiar o Brasil.

  14. Pacto para o que mesmo? Quem está impondo uma DITADURA no Brasil? Quem está deixando dúvidas quanto a apuração dos votos? Quem está violando a CF? Que bando!!

  15. É mesmo é? Esse é o papel desses “”Tribunais””? Para que fazer esses “pactos”? A quem querem enganar? Não precisam fazer “pactos” para coisa nenhuma! BASTA CONTAREM OS VOTOS EM PÚBLICO!! Do que eles tem medo? 🙃🙃🙃

  16. Medidas pra aumentar a confiança na justiça, só se for na de Marte porque essa daqui ninguém confia, vão fazer democracia lá em Coreia do Norte, lá tá uma democracia danada, só falta botar uma justiça filantrópica como a nossa

  17. Essa medida é o prenúncio de que o Presidente tomará medida forte para impedir a contaminação dos dois tribunais. Se isso acontecer de fato, o artigo 142 será viabilizado e algum ato normativo baixado para executar a a limpeza demandada.

  18. a nossa democracia já esta aos farrapos graças a essas instituições!!!!!!!!!!!!!!!!! aonde se solta os Mega ladrões da republica a revelia.

  19. Gabinete do ódio, milícia digital, robôs, atentado à democracia, conspiração, discurso de ódio, ou seja, tudo que acusaram os outros eles estão fazendo. são canalhas, cretinos e Filhos do demônio!

  20. a CARA DE PAU é infinitamente maior do que se possa imaginar.
    Ou se breca esse bando de canalhas ou o futuro do Brasil será um caos total.
    142, 142, 142, 142…………………………………………..

  21. Agora é certeza que AÍ TEM! Chamar Universidade e outras entidades de ensino conhecidamente esquerdistas, reforça a minha tese de que se a raposa falasse, ela diria: “Podem me deixar tomar conta do galinheiro que defenderei as galinhas, com minha vida se preciso”

  22. O que tudo indica é que os Tribunais Superiores, o STF e o TSE, já se desvincularam totalmente da Constituição Brasileira. Essa Carta que só tem servido, em razão das indevidas interpretações pelos respectivos ministros – e sem qualquer voto -, para limitar o poder do Executivo e do Legislativo, dando a eles plenos poderes. Até mesmo podem fazer o que bem entenderem com empresas privadas, estrangeiras e públicas, sem qualquer necessidade do Congresso e do Executivo, inclusive determinando parcelas de nossos impostos para suas empreitadas. A que ponto chegamos!

  23. PÔXA, de tudo podem fazer!!!
    Praticam tudo o que não ensinaram nossos pais. Não andam com gente de bem e querem que não duvidemos que sejam pessoas falsas.
    Isto não vai mudar é claro, sempre continuarão se unindo a quem não presta, têm demonstrado em reuniões aquí e lá fora.
    Me desculpem srs. ministros. Meus pais sempre me disseram: Olho com quem você está andando, e minhas preocupações a cada dia se avolumam.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.