O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou a inclusão da minuta apreendida na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres em ação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A decisão é de segunda-feira 16.
A Corte atende a um pedido feito pelo PDT em um processo que apura a legalidade do encontro de Bolsonaro com embaixadores em julho de 2022. Na ocasião, o então chefe do Executivo expôs sua preocupação com a transparência do sistema eleitoral brasileiro.
Na avaliação de Gonçalves, o documento pode ter relação com os fatos investigados no processo. “A reunião realizada com os embaixadores deve ser analisada como elemento da campanha eleitoral de 2022, dotado de gravidade suficiente para afetar a normalidade e a legitimidade das eleições, e, assim, configurar abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, justificou o ministro.
O magistrado deu três dias para a defesa de Bolsonaro se manifestar no processo.
Benedito Gonçalves, ministro do TSE
Uma imagem do magistrado com Luiz Inácio Lula da Silva em setembro do ano passado ganhou repercussão. Na posse do ministro Alexandre de Moraes, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gonçalves é visto em clima amistoso com o petista.
Atendendo a um pedido do PT, o corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, proibiu Bolsonaro de usar imagens do 7 de Setembro em campanhas. Na posse de Moraes no TSE, Lula e Gonçalves, indicado pelo petista ao STJ, se encontraram: pic.twitter.com/2esb55edRR
— Clayton Ubinha (@clayton_ubinha) September 12, 2022
Gonçalves também protagonizou uma cena na diplomação de Lula, em dezembro, que chamou a atenção. O ministro dirigiu-se a Moraes, presidente da Corte, e afirmou o seguinte: “Missão dada é missão cumprida”. A declaração foi proferida logo depois de Moraes pedir ao ministro Ricardo Lewandowski e ao próprio Gonçalves que levassem o presidente eleito e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), ao plenário do TSE.
Diante de tudo que estou vendo, acho que vão conseguir tornar Bolsonaro inelegível.
Minha esperança é Romeu Zema em 2026.
COMO OBSERVAR NÃO OFENDE, É DE SE OBSERVAR QUE QUALQUER ESTUDANTE DO DIREITO SABE QUE MINUTA É UMA MERA REDAÇÃO, EXPONDO PRÉ PROPOSIÇÕES QUE NÃO PASSAM DE SIMPLES EXPECTATIVAS, SEM POTENCIALIDADE DE GERAR, POR SI SÓ, FUTUROS ATOS CONCRETOS, ATÉ PORQUE SIMPLES EXPECTATIVA NÃO GERA DIREITOS OU OBRIGAÇÕES. IR ALÉM É
PROCURAR PELO EM OVO OU FIO DE CABELO EM CABEÇA DE CARECA!
Puxa, o ministreco tapinha no rosto, não perdoa age.
Naturalmente que toda esta eficiência, é monitorada pelo super ministreco….
Uma minuta sem assinatura dentro de um local privado é um documento ?
Eu tenho planos de dominação mundial em casa, será que posso ser preso por isso ?
Bolsonaro precisa ser preso sim.
Acredito que toda essa palhaçada que ocorreram após o segundo turno deve se muito a inabilidade de governo de Bolsonaro, um cara que quando vê uma crise a frente não sabe e nunca soube administra- lá.
Exemplos temos muitos, a pandemia, a INFLAÇÃO enorme em 2021 e 2022, a educação sem dinheiro, a fome que assola o país, etc …
Comentário típico de uma criança que só repete o que os outros falam, aliás já arrumou sua cama hoje seu fedelho?
Sr Marcos não sei oque o senhor lê como informação ou em que país vive só para esclarecer
NUNCA um ex presidiário deveria ter concorrido a cargo nenhum político ele não foi absorvido o crime prescreveu mas foi julgado e condenado portanto a ficha suja.
Sendo aqui um país democrático pedido o código fonte das eleições para tirar qualquer dúvida além de ser NEGADO ainda foi punido que pediu…foi negado por uma única pessoa que não foi eleita pelo.povo um ministro
A crise da pandemia como o sr falou acho que não leu que o STF tirou a autonomia do governo federal e deu aos governadores dos estado…que roubaram muito mas claro nada deu em nada tanto que tem um ministro do atual governo sr Rui Costa que comprou respiradores em uma casa de maconha…
A Inflação subiu em 2020 e 2021 no mundo inteiro devido a pandemia mas o Brasil teve as menores taxas, o ano 2022 foi menor que o EUA
O Agronegócio bate recordes de exportação, o PIB aumentou e a taxa de desemprego é a crise econômica deixada do governo Dilma foi a menor o Brasil ia voltar a fazer parte do G9 agora vamos fazer parte de Cuba e Venezuela
A educação no governo Lula é Dilma também foi retirado muito dinheiro da educaçao .
E os dados da fome no Brasil que foi divulgado ao ventos pelo PT o sr pesquisou como foi feito …foi feito pela Penssan que visitou 13 mil familias e fez um calculo . No ano de 2020 o Brasil teve a maior redução de pobreza de 11.37 milhões para 4.14 milhões, voltou a crescer em 2021 por conta da pandemia e fique em casa… em 2022 a taxa de desemprego recuou para 8.7% a menor desde de 2015 …. então sugeri que o sr leia mais ou verifique suas fontes pq é fácil falar para prender quem faz mas luta o tempo inteiro com desinformação da imprensa comprada. Como o se escreveu aqui na Oeste achei que soube separar as notícias das especulações
Até acabar esses 4 anos de corrupção (se acabar né) vão conseguir invalidar a candidatura do Bolsonaro ainda, podem anotar isso.
O sistema a todo vapor, não vai sobrar um conservador para semente; ainda assim deputados e senadores vão manter Lira e Pacheco como “chefes” do congresso. Adeus democracia!!!
O vídeo lembra certos acontecimentos ocorridos na Itália.