O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, neste sábado, 5, a verificação dos sistemas das urnas eletrônicas.
Júlio Valente, secretário de Tecnologia e Inteligência do TSE, apresentou os dados em uma coletiva de imprensa.
Esperada no evento, a presidente do TSE, Cármen Lúcia, não compareceu. À noite, por volta das 20 horas, a ministra fará um pronunciamento nacional.
Estiveram no local, contudo, representantes do Tribunal de Contas da União, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Câmara dos Deputados e da Agência Brasileira de Inteligência, além de outras autoridades.
Durante a cerimônia, Valente explicou como funciona o processo eleitoral. Ele também certificou, digitalmente, os seguintes programas do TSE: Informação de Arquivos de Urna, Receptor de Arquivos de Urna e Sistema de Gerenciamento da Totalização.
Amanhã, inicia-se no país o primeiro turno da disputa municipal. Conforme o TSE, o país tem 155 milhões de eleitores aptos a votar nestas eleições. Os maiores colégios eleitorais são São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
TSE, urnas e fake news
Na manhã de ontem, Cármen voltou a falar sobre o impacto das fakes news nas eleições. Ela afirmou que a desinformação foi inserida na sociedade por meio da tecnologia, com potencialidade e importância exponenciais, que podem levar ao cerceamento de liberdades.
Leia também: “O que aconteceu com Cármen Lúcia?”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 214 da Revista Oeste
urnas eletrônicas sem impressão do comprovante = “vota e confia” hahaha
Esses “iluministros” zombam da cara do povo…
Verificação dos sistemas????
Tomara que sejam acopladas as impressoras às urnas, o que tornaria possível a audiagem dos votos. Tomara que a apuração seja com a contagem pública dos votos ( Como, alías preconiza Constituição) e fossem emitidos boletins com a soma dos votos, para aferiçao pelos eleitores.
não seráa assim?
Então esquece!
É aí que mora o perigo!! Eu não.acredito nesse sistema de votação, o resultado vai ser.de acordo com o que o TSE quiser.
É aí que mora o perigo!! Eu não.acredito nesse sistema de votação, o resultado vai ser.de acordo com o que o TSE quiser.
a mentirada…. algguém fez demonstração do supercomputador? códigos fonte?
Quem acredita no Bento Carneiro?
Se o sistema eletrônico é tão bom, então POR QUE a maior democracia do planeta (EUA) NÃO O ADOTA?