O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse, nesta terça-feira, 21, que as pessoas preocupadas com as mudanças climáticas vão viver um momento de “resistência contra a volta do negacionismo”.
A fala do juiz do STF ocorreu um dia depois da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Acho que o mundo vai viver um momento muito difícil na questão ambiental”, disse o ministro, durante um painel do Fórum Econômico Mundial, em Zurique, na Suíça. “E acho que vai ser um momento de resistência pela volta triunfal do negacionismo. É a ideia de que você virar as costas para um problema não faz ele [sic] ir embora.”
De acordo com Barroso, o mundo “não pode abandonar a luta”. “A história não é linear”, observou o magistrado. “A história é feita de avanços e de recuos, mas a gente não pode se deixar contaminar pela mudança dos ventos. Nosso papel continua a ser o de empurrar a história na direção certa.”
Tour de Luís Roberto Barroso nos EUA e na Suíça
Nesta semana, Barroso terá uma extensa agenda de compromissos no exterior.
Amanhã, o presidente do STF vai discorrer sobre segurança digital e jurídica na Casa Brasil.
Em 23 de janeiro, estará em um evento promovido pelo Lide, grupo empresarial ligado ao ex-governador de São Paulo João Doria, em que se espera que trate da “visão jurídica e institucional do Brasil e os reflexos na vida do país”.
Na sequência, Barroso cruzará o oceano rumo aos Estados Unidos para, em 27 de janeiro, palestrar em Yale a fim de explicar o funcionamento do Judiciário brasileiro. Depois, partirá para Princeton, universidade na qual os estudantes o aguardam no painel que trata das “democracias na resistência institucional ao populismo autoritário”. O tour se encerrará na Harvard Kennedy School. Procurado por Oeste, o STF informou que as despesas de viagem e hospedagem não são custeadas com dinheiro público.
Leia também: “Acabou a palhaçada”, artigo publicado na Edição 252 da Revista Oeste
Mesmo que ninguém lhe enderece qualquer indagação relevante, esse “pavão misterioso, pássaro formoso”, responde assim mesmo.
Barrosinho uiuiui! Lute contra o Trump fale ‘perdeu Trump mané!
O que tantos Ministros do STF tem a debater nos Foruns estrangeiros.? O lugar de todos eles deveria ser, unicamente, o Supremo Tribunal Federal, defendendo a Constituição Brasileira. Entendo que estão metendo o bedelho em assuntos que não lhes dizem respeito.
Usar o avião da FAB tá tudo bem 👍 respeito com o dinheiro publico e preocupação com o meio ambiente em primeiro lugar
São tudo, e tudo da pior espécie, menos Juízes aptos ao STF!
Vai repetir o caminho certo da História feito na pandemia?
Anão ditador se achando grande palestrante da democracia! É sim do DEMO!!
.. b o s t e j a n d o …
O que o insigne Dr. VERBOSO tem a ver com isto? Vai tornar o Trump que caga quilo e meio pr’ele inelegível como fez com o idiota do Bolzo? O topetudo se cagou de medo deste mané.
Tanta coisa pra comentar mas o momento desse país não permite …
Com o recorde de queimadas na Amazônia, o Brasil é um pária na Ordem Esquerdista Mundial!! É, o STF não poderá mais visitas os EUA!!! Cada um colhe o que planta!!
O que um presidente da mais alta corte do judiciário está fazendo em um Fórum Econômico Mundial?
Vai falar de populismo autoritário em Harward?
É sério isso?
Palestra em Zurique, caralho nosso dinheiro a mercê desses incompententes
Será se esses ministros do STF entendem mesmo é de clima e meio ambiente ? Por que de constituição e justiça mesmo eles não tem noção .
Isso sim é extrema esquerda.