O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, disse estar preocupado com o que classificou como “uma onda de tendências populistas autoritárias” que estariam se levantando mundo. As declarações foram feitas nesta sexta-feira, 8, na abertura do seminário “O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: relevância e perspectivas”, organizado pela Corte.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Em seu discurso, Fachin destacou que a “liberdade e a democracia” são fundamentais para assegurar um “futuro viável”. De acordo com o g1, o magistrado alertou sobre um “novo vírus” que, segundo ele, se dissemina e compromete os sistemas de Justiça em várias partes do mundo.
Fachin afirmou que enfrentar essa “ameaça” exige “resiliência e vigilância democrática” dos tribunais. Ele não especificou os países nem o contexto em sua mensagem.
No STF, Fachin defende ‘cooperação regional’
O magistrado defendeu também uma maior cooperação entre os tribunais dos países do Mercosul. Ele afirmou que, atualmente, cada nação desenvolve sua própria interpretação jurídica, o que pode dificultar o diálogo eficaz entre os Estados membros. Para tanto, ele sugeriu incentivar uma maior comunicação entre as Cortes.
+ STF condena mais 14 réus do 8 de janeiro
“No Mercosul, como sabemos, cada país desenvolve sua própria interpretação”, frisou o juiz. “Por isso, e para que seja possível um mínimo de diálogo entre os Estados partes do Mercosul, incentiva-se uma maior comunicação entre os tribunais nacionais”.
Leia também: “8 de janeiro: Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão de jovem ‘incapaz’”
UM perfeito lunático que acha saber mais que os outros seres humanos, Um déspota fanfarrão de terceiro mundo. O vice do déspota mor Barroso. Que tristeza esse STF
Acho que está falando de Nárnia.. só pode.. kkk Muito espirituoso..
Ao ler o q Fachin fala sobre democracia, me impede de continuar… a leitura
Sinto a mesma sensação qdo o Lula fala, sua voz me enoja.
Os ministros, do STF me causam repudio e escutar/ ler , seus” disparates “ em relação a democracia , me causam uma sensação de prisão!
Ao ler o q Fachin fala sobre democracia, me impede de continuar… a leitura
Sinto a mesma sensação qdo o Lula fala, sua voz me enoja.
Os ministros, do STF me causam repudio e escutar/ ler , seus” disparates “ em relação a democracia , me causam uma sensação de prisão!
Estão se olhando no espelho e acusando outros do que ele são.
Fachin, seu filho da p@ta, vagabundo! Lixo supremo!
Um comunista que solta bandidos, corruptos, traficantes, narcotraficantes e tudo que não presta usa a palavra “democracia”. Oh ditadura desgraçada.
Essa foi muito ruim. Conta outra.
Que bom muito menos mal do que crescer juízes canalhas como vc que descondenou coma canetada um bandido julgado em 4 instâncias e seus amigos ainda elegeram-o presidente.
Não aqui no chiqueiro Brazyllis onde a ditadura acolitada transforma o país numa nova Venezuela miserável com o povo que um dia foi o quinto mais rico do mundo come lixo.
Esse é um verdadeiro fdp. Graças a esse fdp maldito o ladrão de nove dedos retornou para destruir o Brasil de vez.
Como fala bosta!
Desonestidade intelectual pura. Os conservadores, maioria no mundo, estão cansados de pagar a conta de agendas equivocadas que só conduzem à destruição da civilização tal qual conhecemos. Não aceitamos mais tanta cizânia e tanta beligerância por parte dessa esquerda odiosa, criminosa e perversa.