Em pesquisa divulgada nesta terça-feira, 28, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirma que “o direito de menstruar de maneira digna, segura e com acesso a itens de higiene ainda é um desafio para adolescentes e jovens, o que inclui meninas, mulheres, homens e meninos trans e pessoas não binárias que menstruam”.
Na pesquisa, que contou com 2,2 mil entrevistados, 19% disseram que já enfrentaram problemas financeiros para comprar absorventes, e 37% relataram ter tido dificuldades em algum momento para acessar itens de higiene em escolas e outros locais públicos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, o Unicef afirmou que a “pobreza menstrual” ainda persiste no Brasil. Isso ocorre porque, segundo o órgão, “pessoas que menstruam têm necessidades de saúde e higiene menstrual negligenciadas”.
Leia mais:
“Garantir os direitos menstruais é um dos compromissos do Unicef na resposta à pobreza menstrual, que afeta negativamente parte das ‘pessoas que menstruam’ no país e contribui para manter ciclos transgeracionais de iniquidades, principalmente a de gênero”, alega o Unicef.
Unicef diz que a “falta de informação” prejudica “homens e meninos trans que menstruam”
O Unicef também afirma que a “falta de informação” sobre a menstruação “contribui para situações de constrangimento”. Segundo o órgão, é necessário “desmistificar a menstruação e criar um ambiente acolhedor para pessoas que menstruam”.
Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou o Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual. O projeto destinou R$ 420 milhões a serem gastos com “pessoas que menstruam”.
Segundo a gestão petista, esse termo é usado para incluir na política pública “mulheres cisgênero, homens trans, pessoas não binárias e pessoas intersexo, que precisariam fazer o uso de absorventes”.
Quanta asnice, UNICEF!
Coisa ridícula! Quem menstrua são apenas as mulheres biológicas. O resto é lacração woke.
Honen mestruatia por onde? Imagino q seria p canal seminal, ou uretra ou ânus…, e para menstruar o que se nã hà útero ou óvulo não fecundado?
Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. A UNICEF precisa fazer uma pesquisa para descobrir quantos homens trans menstruaram desde então. Quem paga essas organizações falidas da ONU? Pelo que sei UNICEF seria para cuidar de CRIANÇAS…
Caceta, que porra é essa!
Essa afirmação não deveria partir das instituições médicas? Biologicamente, o que ocorre? Se um homem “se acha” mulher, por isso passa a menstruar? Então, a mulher que “se acha” homem para de menstruar? O samba do criolo doido! Só lacração para animar o pessoal do PSOL
Devo ser muito ignorante. Não entendi nada.
??????????????????????????.
É o seguinte, a mulher biológica com doença mental, ela pensa ser um homem e age como um homem, se veste como um homem e até fala como um homem, e possui a habilidade de menstruar. Só pode ser isso, ou eu também sou ignorante e já não entendo mais nada. Agora o reverso não é verdade, o homem biológico tambem doente mental que pensa ser uma mulher, esse infeliz jamais menstruará. Eles podem dizer que estamos errados, e que homem menstruar é uma verdade particular deles, mas isso é uma questão de opinião.
Não existe essa coisa de “sua verdade”. O que existe, é a verdade e a sua opinião.