A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) irá conceder o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O Conselho Universitário (Couni) da instituição foi responsável por aprovar a homenagem durante a 55ª Reunião Ordinária, que ocorreu na última sexta-feira, 15.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
A data da entrega do título ainda está em aberto. A definição do dia ocorrerá junto à Presidência da República.
Doutor Honoris Causa é um título honorífico, a maior homenagem que pode ser entregue por uma universidade. A UTFPR será a primeira da Região Sul do país a conceder esse título ao petista, que tem o ensino fundamental completo.
A UTFPR possui quatro tipos de títulos honoríficos e são destinados “à personalidade que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos”. Os outros três são: Mérito Universitário, Professor Emérito e Professor Honoris Causa.
Leia também: “Bolsonaro vai receber título de cidadão honorário de Minas Gerais”
A concessão do título a Lula contou com 23 votos favoráveis, seis contrários e seis abstenções. Este será o terceiro título do gênero entregue pelo Couni, o primeiro e o segundo foram entregues ao ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (2015) e ao ex-deputado federal Alex Canziani (2020).
Lula elevou a nomenclatura da instituição em 2005
Para o relator da proposta, Lino Trevisan, a aprovação do título é uma forma de homenagear o presidente pela transformação da instituição em universidade. Até 2005, a UTFPR era, a saber, um centro universitário.
“Conceder o título ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ser uma justa homenagem, é um reconhecimento ao cidadão que, no exercício da Presidência da República, assinou a lei de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) em UTFPR”, disse o relator. “Elevando a Instituição a outro patamar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.”
Leia mais: “O convite para o jantar em homenagem a Cristiano Zanin”
O reitor da universidade paranaense, Marcos Schiefler, também votou a favor da proposta. Ele classificou, além disso, o título como um momento histórico a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Lula.
“É importante ressaltarmos o efeito do presidente Lula sobre a UTFPR; mas, se expandirmos [a análise] para as políticas que levaram a essa mudança sem precedentes na educação superior do Brasil”, disse Schiefler. “Na oferta de vagas, na interiorização por meio dos institutos e universidades, claro que o efeito para a educação é muito maior. Mas a concessão aqui já é o suficiente, ao meu ver, ser baseada no que foi feito diretamente pela UTFPR.”
Quem anda com porco,farelo come.
São tantas aberrações, que mais uma não faz diferença…
Que vexame. É bom saber e gravar bem o nome desta instituição pra se ter uma ideia da qualidade dos formados lá. E evitar obviamente.
O Dilmo afirmou que possivelmente quem elevou um milímetro o padrão de aprendizado não quer mais votar no PT e associados. Lições da vida que algumas escolas não conseguem aprender.
Depois da Dilma ser Economista do Ano, vem isso. Pindorama ta demais
Um doutor que mal sabe assinar o nome.
Esta universidade é um antro de cabide de empregos reconhecendo aquele que os mantem recebendo um salário as custas daqueles outros que trabalham e produzem. Em suma são todos parasitas.
Antro de comunistas.
Se eu fosse homenageado por esta instituição, nem iria lá para receber.
Não pagaria a minha passagem para Curitiba e principalmente, não quero o meu nome associado a esta Ameba.
Lamentável! É a banalização do título.
Lembrando que acabaram com uma das melhores escolas técnicas do país – o CEFET – que oferecia formação de excelência, para virar mais uma universidade.
23 professores irremediavelmente perdidos, seis sensatos e outros seis com traços de covardia.
Quanto vale um título desses? Para mim nada! Vale menos do que uma moeda de 3 reais!
Esse é apenas mais um exemplo do que se transformou as universidades e as instituições brasileiras v vc omo um todo. O errado passou a ser o certi, bandidos passaram a ser celebridades.
Depois que Coimbra concedeu-lhe o mesmo título, não ouso vomitar novamente.
Vergonha de ter estudado nessa instituição em 2 cursos diferentes em dois campus diferentes, como os dois cursos foram nas exatas (ciência da computação e engenharia de software) não era dominado pela esquerda mas a galera das humanas eram todos militantes esquerdosos.
Um antro de militantes de esquerda, assim como todas as federais. Jogam no lixo, na insignificância um titulo de valor. Agora para receber essa comenda pode-se ser qualquer indivíduo,mesmo que analfabeto, corrupto e comunista. Quando era Escola Técnica Federal do Paraná, era uma tremenda referência em tudo.