O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) informou que as urnas retiradas no domingo 20 do armazém na Rua Libero Badaró, no centro da capital paulista, serão descartadas. Segundo a assessoria de imprensa, esses equipamentos não foram usados nestas eleições.
Internautas publicaram nas redes sociais inúmeros vídeos mostrando o carregamento de urnas em um caminhão e levantaram suspeitas sobre o procedimento, realizado no domingo, e depois de o Partido Liberal ter questionado o fato de urnas mais antigas não poderem ser auditadas.
Entretanto, segundo a assessoria de imprensa do TRE-SP, a operação do domingo é a “continuidade ao trabalho de retirada de urnas eletrônicas obsoletas (modelo 2009)” e “o trabalho tem ocorrido aos domingos, mediante autorização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), considerando que na região do prédio há restrição de circulação de caminhões durante os dias úteis”.
Esses equipamentos de 2009, que somam 24.445 unidades em São Paulo, segundo a assessoria, serão descartados. A assessoria assegurou que essas urnas carregadas no domingo para serem descartadas “não foram utilizadas nestas eleições” e que o TRE-SP recebeu, neste ano, 44.880 novos equipamentos, modelo 2020.
Parte das urnas obsoletas já foi levada em 13 e 20 de novembro. A última etapa do recolhimento será no próximo domingo, 27 de novembro.
A revista OESTE poderia esclarecer ao público artigo da lei ou resolução, que não permite mobilidade das urnas antes de 60 dia s pós pleito. Assim deve valer pra todas.
Suspeito que após pedido do PL TENHAM SAIDO TANTOS CAMINHÕES E OUTRA COISA E JOGA-LAS NO MEIOAMBIENTE, nesse descarte, com instituições especiais pra isso.!?
Muito barulho e pouca ação, enquanto isto os bandidos estão ganhando tempo e terreno
Conversa fiada
Vi outro filme nas redes onde o “dono da transportadora declarou ser contratado para levar para Brasilia. Levar longe para descarte. Também tem o problema de mesmo número patrimonial , também justo nessa época? Tudo suspeito demais. Eu não confio!!
Sem número patrimonial…quem garante que não foram usadas? O Glande????
Os modelos 2020 tb sao obsoletos nao permitem recontagem. Por que será q so Brasil, bangladesh e Butão usam essas maravilhas da tecnologia?
Isto é a confissão efetiva da fraude!
Descartando as urnas diante de nossos olhos. Náo acredito em nada do que dizem. Pobre país.
Esse papo não cola, isso é queima de provas e ponto.
Muito estranho…. Elas deveriam ficar onde estão até tudo ser esclarecido. O crime compensa.
Como saber se essas urnas não foram realmente utilizadas nessas eleições,se todas tem o mesmo número de tombo?Por que só agora,depois das eleições e das auditorias dizerem que essas urnas anteriores todas deram maioria para o Lula,resolveram descartar??
É lamentavel que não se possa mais dar crédito a qualquer informação ou manifestação desses vermes do TSE
Da mesma forma que destruíram a documentação da eleição da eleição de 2018, estão destruindo a documentação da eleição de 2022, inclusive as urnas, para evitar qualquer possibilidade de auditoria.
Dói não poder mais confiar nas informações prestadas pelo órgão. Se realmente cabe o descarte destas urnas, deve existir um laudo ou documento equivalente que justifique a operação, a realização de um procedimento que garanta não existir dados armazenados nas mesmas e ainda, a numeração dos ativos que estão sendo destinados ao descarte.
Queima de arquivo
Justamente alguns dias após as eleições, no momento em que está sendo discutida a possibilidade de fraude pela utilização desse modelo e que a investigação está sendo solicitada, se decide descartar essas urnas? Ainda mais, sem um número de controle patrimonial individualizado. O supremo tribunal eleitoral, até por sua postura IMPARCIAL nestas eleições, merece rida a nossa CONFIANÇA, porém, hummmmm!!!
Se as urnas são de 2009 (justamente as que possuem problemas), serão descartadas e não foram usadas, PORQUE nas caixas tem uma folha branca onde está escrito: “CAIXA OK
1º CICLO 2022”
Para mim não cola esse papinho.
Perdão…quis dizer: CARGA OK 1º CICLO 2022.
Baita mentira, as urnas estavam com , marcadas com carga ok, 2022
Podem provar que estão em desuso cara pálida? Lá segurança Soy Yo!!!???
– Não posso acusar nada de ninguém pelo simples motivo de não dispor de elementos para isto. Mas existe uma norma que diz que nenhuma urna pode ser removida antes do prazo de 60 dias após qualquer eleição. Mas aí virão com a seguinte desculpa esfarrapada: Essas urnas não foram utilizadas nas eleições e seriam destinadas ao descarte. Aí vem a seguinte pergunta: Como provar isso, se todas tem o mesmo número de patrimônio, como afirmou categóricamente o presidente do PL?
– Outro caso intrigante: Dizem que foram descartadas 10.000 urnas transportadas por aquele caminhão baú então, como cada urna em média, corresponde a 300 votos (em cada seção), então elas poderiam ter computado 3 milhões de votos. Número emblemático, não? Qual foi a diferença de votos? Menos do que isto, não foi? Mas agora é tarde, a Inês já está morta e enterrada. C’est fini.
Mais um provável crime!!! Destruição de provas da fraude!
Alguém duvida???
FFAA ou PF deveriam apreender todas elas para análise e auditoria!!!
O timing está pegando muito mal. No dia seguinte ao anúncio do PL que pretende descartar as urnas antigas por falhas, ocorre essa operação de sumiço das urnas. Devem ter o mesmo destino das vigas da perimetral
No mínimo, curioso
PARA O ESPANTO DE “0” (ZERO) PESSOAS… NENHUMA INSTÂNCIA, AQUÉM DO TSE, PODERIA INTERVIR NESSA OPERAÇÃO, E INSPECIONAR ESSAS URNAS ???!!!
IMPEDIR O PROXIMO DESCARTE, URNAS SEM NUMERO, COMO SABER QUEIS FORAM USADAS. É JUSTAMENTE AS ANTIGAS O FOCO DO PROBLEMA .
CADE A PF E O MP E O LEGSIALTIVO PARA IMPEDIR ESSA QUEIMA DE ARQUIVO
Eita !?!? Estão a criar a narrativa , Urnas eletrônicas de 2009 sendo descartadas agora 2022 ???? Interessante , logo após eleições onde está tudo sob suspeita e o PL partir pra cima ???? Conta tá 🤔 outra
É muita cara de pau. Modelo 2009 sendo descartada em 2022 logo após as eleições. E ainda dizem que não foram usadas nessas eleições. Ridículo. Roubalheira descarada.
Existem fotos das caixas destas urnas onde se lê:
ELEIÇÕES 2022
Como obsoletas cara pálida
mas o porque recolherem as urnas em um domingo, muito estranho , não
Isso é para eliminar provas,
Em virtude de tudo que está acontecendo!! Seria sábio pegar algumas amostras deste lote e verificar se as mesmas não foram utilizadas nas eleições deste ano!! Infelizmente, não acreditamos na justiça brasileira!!
queima de arquivo?
(será que ainda é possivel poerguntar ?)
Ninguém vai checar o conteúdo dessas urnas. Meu Deus, tudo parece muito estranho, retira urnas de prédio inativo em pleno domingo. Qual era a empresa que transportou essas urnas, qual empresa que contratou esses funcionários, quem são eles? Tudo muito nebuloso e a luz do dia. Onde vamos chegar? É necessário a união de forças junto a população para brecar isso.
Isso está parecendo destruição de provas/queima de arquivo pois, segundo o PL , as urnas anteriores a 2020 não tem número de série ou nr de patrimônio. Assim.sendo, omo saber se essas urnas foram ou não foram usadas nas eleições. No mínimo muito suspeito.