O presidente Jair Bolsonaro está entre dois nomes para ocupar a vaga que será deixada no Supremo Tribunal Federal com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello: André Mendonça, atual advogado-geral da União, e Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça.
A informação é do jornal O Globo e foi repassada pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). No fim de março, Marco Aurélio encaminhou um ofício à presidência da Corte informando que vai se aposentar em 5 de julho. O decano se aposentaria compulsoriamente em 12 de julho, quando completa 75 anos.
Leia mais: “Bolsonaro transfere Pazuello para Secretaria-Geral do Exército”
“Meu candidato é o que o presidente Jair Bolsonaro mandar. Os nomes avaliados hoje pelo presidente são o do André Mendonça e o do Humberto Martins. Os dois são capacitados, evangélicos, como quer meu pai, e seriam boas escolhas para o Supremo Tribunal Federal”, disse Flávio Bolsonaro.
Segundo a reportagem, nomes que antes figuravam como postulantes, como o do procurador-geral da República, Augusto Aras, e o do desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Willian Douglas, perderam força e estariam, por ora, fora de cogitação.
A vaga será a segunda a ser preenchida por indicação do presidente Jair Bolsonaro. No ano passado, o hoje ministro Kassio Nunes Marques assumiu a cadeira deixada por Celso de Mello.
Não sei sobre Humberto Martins, mas o Dr. William Douglas é juiz de carreira.
Espero que não repita a besteira que fez no ano passado quando indicou um companheiro de Tubaína. Ainda bem que nas últimas manifestações os homem da Tubaína se refez de alguns tropeços anteriores. E pelo menos ainda não virou ou Alexandre de Moraes, maior TRaíra que já entrou no STF.
Sou mais o Humberto. Abre uma vaga no STJ, é da patota dos capa-pretas, conhece os podres de muitos políticos.