O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu, nesta quarta-feira, 20, a uma sessão do Congresso Nacional para a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária.
Ao subir à mesa diretora do plenário da Câmara dos Deputados, o petista ouviu vaias e torcidas. De um lado, os opositores gritavam: “O ladrão chegou”. Do outro, membros da base governistas ecoavam: “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.
Depois, durante o discurso do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a base do governo aplaudiu o petista e a oposição continuou vaiando.
A reação de Lula diante das vaias
Nas imagens capturadas por Oeste, é possível ver que Lula não reagiu às declarações. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), olhando para o lado em que a oposição está localizada, mas o deputado não fala diretamente com os parlamentares.
Quando discursou, Lira iniciou sua fala pedindo ordem na Casa em resposta ao ocorrido.
“Essa Casa representa o Brasil. É a Casa do povo. E é um dia histórico para esta Casa, para o Congresso Nacional e para o nosso país” destacou o presidente da Câmara. “Vamos guardar nossas convicções para as sessões normais do plenário. Vamos fazer o máximo possível para nos comportarmos. É um pedido que faço humildemente pra cada um.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A promulgação da reforma tributária ocorre 30 anos depois da tramitação da matéria no Congresso. Em resumo, a reforma tributária unifica cinco impostos — PIS, Cofins, IPI federais, ICMS estadual e ISS municipal — para criar um imposto único federal, que vai ser chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e o estadual, Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O IBS foi elaborado nos moldes do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que vigora em mais de 170 países.
Leia também: “Lula quer ato para explorar outra vez o 8 de janeiro na mídia”
Triste. Uma reforma que sai de mentes doentias da Esquerda com ctz não vai prestar, para o povo claro.
Gastaram 30 anos para aprovar uma reforma tributária e aprovam, exatamente, a dos petistas, dos comunistas! Só isso já diz tudo do nosso congresso! Um bando de mercenários, vendidos e oportunistas! O povo que se dane e o Brasil que vá para o buraco! Infelizmente, essa é a nossa mais triste realidade!
Se dentro de um ambiente extremamente Político acontece isto , imaginem num lugar público ?
Se é popular saia às ruas…falta coragem., elegeu-se como?
Não tem vergonha na cara de comparecer no congresso. Menos ainda o perdeu mané. Pior é ter um papagaio de pirata louro quase nos ombros.
Esqueceu de pagar umas emendas pra hoje no covil. Tomou .
apoio do congresso que “roda bolsinha”, só pagando.
Só quem aplaude este Pinóquio de Garanhuns são os mesmos que se beneficiam com suas “bondades” e é por isso que ele não vai ao encontro do povo. O pai dos pobres é a mãe dos ricos.
Esta reforma tributária vai prejudicar os prefeitos do país inteiro e só vai beneficiar os parlamentares e governadores que apoiam o desgoverno PTralha.
Em momento algum falam em reduzir as despesas governamentais, muito pelo contrário, querem aumentar as mordomias e as viagens gastronômicas.
Queria entender o que o sinistro do STF estava fazendo ali.
Chamaram Lula do que ele é > L A D R Ã O
Essa reforma e nada é a mesma coisa. A sopa de letras continua, a exploração do POVO continua, o descaramento continua!
Então qual é mesmo o benefício real para a população? É continuar bancando as MORDOMIAS dos políticos, por exemplo, do juduciário, por exemplo, das inúmeras gastanças bilionárias sem fim desse governo LADRÃO do POVO!
Sinto muito, mas daqui a 500 anos talvez comecemos a mudar isso. Antes é chover no molhado!
Esse é o lula amado pelos “trabaiador”.