Vereadores da cidade de Serra, no Espírito Santo, apresentaram o Projeto de Lei 10/2025. A proposta prevê multas a quem for flagrado ao consumir maconha ou outras drogas ilícitas em um raio de 100 metros de hospitais e escolas.
O projeto atribui à Guarda Municipal a responsabilidade pela fiscalização. Para menores de idade, a multa seria direcionada aos responsáveis legais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Segundo o projeto, a não quitação da multa resultaria na inscrição do débito na dívida ativa do município. Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador Pastor Dinho Souza (PL) defendeu o projeto.
![Segundo o vereador Pastor Dinho Souza, a medida é necessária para reforçar a segurança | Foto: Reprodução/Instagram](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2025/01/Pastor-Dinho-Souza.jpg)
Segundo o parlamentar, a medida é necessária para reforçar a segurança pública e proteger a saúde em locais frequentados por crianças e pacientes.
Uso crônico de maconha aumenta risco de câncer
Um estudo relaciona o uso crônico de maconha a um risco até cinco vezes maior de desenvolver câncer de cabeça e pescoço, relata o jornal O Globo. A pesquisa, que analisou dados de 116 mil pessoas, foi publicada na revista científica Jama Otolaryngology — Head & Neck Surgery.
![Os alemães poderão cultivar até 50 gramas e ter três plantas de maconha por adulto, em sua residência | Foto: Reprodução/Twitter/X](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/04/Alemanha-maconha-1.jpg)
O câncer de cabeça e pescoço, o sexto mais comum no mundo, inclui tumores na boca, faringe, laringe, orofaringe e glândulas salivares.
Segundo o estudo, o aumento do risco ocorre independentemente de idade, gênero e etnia. Pela primeira vez, tal dependência foi associada a um risco de 3,5 a cinco vezes maior de desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.
Vamos ao Ponto Central.
O Estado nao luta contra os narcotraficantes, porque eles serao aniquilados na hora certa, quando sao presos toda a fortuna acumulada vivendo da desgraça dos adictos sera do Estado, e assim ira gerar mais Caixa para pagar os salarios sem limite do judiciario, legislativo e outros corruptos da vez. Simples assim, bastaria prisao perpetua em uma Colonia Agricola no estilo de El Salvador ou talvez a mesma pena aplicada em Singapura, que executou alguns lixos brasileiros que pensaram que o mundo é cor de rosa.
O cancer sistemico esta no Estado corrupto e sem limites.
Sério isso… projeto de Lei estipulando 100 metros de distância de hospitais e escolas?
Fiscalização pela Guarda Municipal que nem poder de polícia tem de acordo com nosso politizado STF?
Esses políticos não entendem nada de dependência química.
Serra a uns 12 anos era o terceiro município mais violento do país e um dos principais vetores era e continuará sendo as drogas.
O usuário precisa e merece tratamento psiquiátrico/psicológico que o STF tenta impedir ao mesmo tempo que livra da cadeia traficantes de alto escalão. O Brasil está mesmo de ponta cabeça.
O usuário de drogas ilícitas tem que ser penalizados, até com cadeia. Se existe toda uma indústria voltada ao tráfico, que inclui contrabando de armas, assassinatos, é por existirem usuários. Se começarem a sentir na pele o rigor da lei muitos dos problemas atuais da sociedade se resolverão.