O vice-presidente do PT e prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, anunciou que vai apresentar uma denúncia contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), ao conselho de ética do partido nesta segunda-feira, 17.
O dirigente afirmou ao portal Metrópoles ter encontrado indícios de que um suposto funcionário fantasma da prefeitura da cidade teria sido indicado por ela na gestão passada. Anielle nega as acusações e afirma que está sendo alvo de “perseguição e violência política”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Me mandaram um recado que havia sido contratado um funcionário fantasma a pedido dela”, disse Quaquá. “Sendo ou não dela, eu mandei abrir inquérito. Eu fui ver se esse caso de Maricá era verdadeiro e descobri que além de tudo o cara era ‘consultor’ dela enquanto ainda estava em Maricá.”
“Infelizmente, na esquerda e na direita, temos esses santos de bordel”, acrescentou. “É por isso que o povo anda tão descrente em política.”
O vice-presidente do PT também afirmou que vai solicitar uma comissão de ética contra Anielle durante a reunião do diretório nacional do partido. Ele ainda disse que foi alvo de uma denúncia semelhante feita pela ministra.
“Ela pediu comissão de ética para mim por ter defendido que o Brazão é inocente e não teve o devido processo legal no caso Marielle”, afirmou o prefeito ao Metrópoles. Ele se refere ao deputado federal Chiquinho Brazão, preso preventivamente como suposto mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco, irmã da ministra.
O servidor mencionado por Quaquá é Alex da Mata Barros, que esteve vinculado à autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). Ele foi admitido em 1º de junho de 2021 e deixou o cargo de assessor especial em 1º de janeiro de 2025.
O prefeito alega que, nesse período, Barros também teria prestado serviços para o Ministério da Igualdade Racial. Segundo Quaquá, ele foi contratado como consultor do Projeto Gente Negra Reconstrução e Desenvolvimento, da pasta liderada por Anielle, em 17 de maio de 2024.
Leia também: “Anielle Franco se revolta com postura de vice-presidente do PT”
Em nota enviada ao Metrópoles, o Ministério da Igualdade Racial negou as acusações e afirmou que os consultores do projeto foram contratados e remunerados diretamente pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (Banco CAF), com apoio da pasta.
Veja a nota de Anielle Franco na íntegra
“Não há ilegalidade em nenhuma consultoria de apoio ao Ministério da Igualdade Racial.
Os consultores participantes do projeto são contratados e remunerados diretamente pelo Banco CAF em apoio e fortalecimento do Ministério da Igualdade Racial. O edital de seleção foi elaborado seguindo os critérios e padrões internacionais informados pelo banco.
A consultoria é financiada com recursos de cooperação internacional, seguindo os parâmetros legais do padrão de apoio institucional do Governo Federal.
A Ministra Anielle Franco afirma que perseguição política e violência política não serão toleradas e toda e qualquer tentativa de desinformação e fake news serão respondidas à altura, por medidas cabíveis.”
Quando ele falou “funcionário fantasma”, achei que ela tinha contratado a Marielle…
EM SE TRATANDO DO P.T. TODA CORFRUPÇÃO SERÁ PERDOADA. E COM LOUVORES !!!
caramba… quanta mentira junta… conselho de ética no pt? hahahahahahahahahaha… .sério isso? e denunciando a aliada de “luta”? caramba.. que racismo é este?
Fogo no parquinho…!
Que se matem iguai aos seus semelhantes : Cortando a Cabeça e Arrancando o Coração.
Briga de bandido com bandido é um supra-sumo da diversão.
Torcendo pela briga. Pois são os sujos brigando com os mal-lavados…Todos esquerdistas são bandidos!
Que se “implodão”!
Ladrão denunciando ladrão: fizeram um pix de 0,1 centavos de diferença!
PT querendo destruir a Anielle para salvar o semental (kkkkk) que foi acusado de assedio sexual, o Ex ministro dos direitos dos manos.
Curto pacas em ver os extrema-esquerdas brigarem entre si!
OS ESQUERDOPATAS SE REFESTELAM NO PRÓPRIO LIXO.