Internautas resgataram um vídeo em que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fala sobre a concessão administrativa do Cais Mauá, em Porto Alegre. Na gravação, publicada em 18 de setembro de 2023, o tucano comenta o projeto de revitalização da orla da cidade, que incluiria a remoção de um muro antienchente.
A revitalização não ocorreu também por causa das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul neste mês.
“Um antigo Porto de Porto Alegre, revitalizado, com as pessoas circulando livremente, sem ter aquele muro que dividia o antigo porto da cidade”, disse Eduardo Leite, no vídeo. “E, por lá, nesses antigos armazéns, restaurantes, espaços de cultura, de lazer, coworkings, espaços de inovação, tudo com as pessoas circulando livremente, sem precisar pagar nada para entrar lá.”
+ Leia mais notícias da Política em Oeste
Em um segundo vídeo, publicado em 29 de setembro de 2023, Eduardo Leite detalha que a capital gaúcha não ficaria desprotegida com a remoção do muro da Mauá.
“Quando a gente defende que o muro da Mauá seja removido, não é para deixar a cidade de Porto Alegre indefesa”, afirmou o governador. “Muito pelo contrário. O novo sistema de proteção é mais eficaz.”
Eduardo Leite propõe nova proteção
O projeto de revitalização inclui uma calçada elevada em formato de arquibancada, com 1,2 metro de altura. Segundo Eduardo Leite, essa estrutura permitiria que as pessoas aproveitassem a paisagem, com o nível mais baixo na cota de inundação atual de 3 metros. O mais alto, 1,2 metro acima, suportaria até 4,2 metros. Como o Guaíba ultrapassou 5 metros, essa proteção não seria suficiente. Abaixo, o novo projeto de revitalização do Cais Mauá.
Apresentação do Cais Mauá, … by tauanycattan
Eduardo Leite mencionou que, se o Guaíba passasse de 4,2 metros, uma proteção extra seria ativada. Estudos do governo propuseram uma cerca retrátil que, quando acionada, formaria uma barreira de 1,7 metro, combinada com a arquibancada. A estrutura totaliza 3 metros de proteção adicional à cota de inundação e alcança 6 metros, como o atual muro.
Histórico da revitalização
Desde 2021, a revitalização do Cais Mauá é discutida pelo governo de Eduardo Leite. O projeto foi oficialmente apresentado em 25 de novembro de 2021, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e com a Secretaria de Parcerias e Concessões. A área concedida vai da Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária, abrangendo 3 km e 181,2 mil m².
O projeto prevê a remoção de 1 km do muro para instalar a nova estrutura de proteção, que também beneficiaria os armazéns, transformando-os em espaços de lazer. A nova alternativa exigiria aprovação dos órgãos responsáveis antes da remoção parcial do muro de concreto.
Estrutura de proteção atual
Porto Alegre possui um muro de concreto armado de 2,65 km na Avenida Mauá e 14 comportas de aço, além de 23 casas de bomba que devolvem a água das ruas para o rio. O sistema inclui 68 km de diques de terra, com 24 km que separam o rio de vias importantes e 44 km às margens dos arroios.
O projeto foi leiloado na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, em 6 de fevereiro de 2024. O consórcio Pulsa RS, composto das empresas Spar Participações e Credlar Empreendimentos, venceu como único participante.
O contrato está suspenso, em razão das chuvas no Estado. Eduardo Leite comemorou a aprovação do projeto e espera o início das obras até o fim de 2024. O governador chamou o novo cais de uma “virada de chave” para o Rio Grande do Sul.
A verdade é que: Eduardo Leite, está se mostrando fraco perante à catástrofe, deveria ter mostrado ao presidente “posto”, que quem manda no RS é ele e que não precisa de um segundo governador!!! Fazer o que? Vida e governo que segue.
Sempre limpinho, nenhuma atividade desafiante e nenhuma estratégia contra inundações desde setembro de 2023, quando o R. Grande do Sul SOFREU com a primeira inundação. Só discurso.
Quando a maioria do povo passa o tempo fazendo cultos ao demonio a resposta vem a galope. Procurem no youtube um video de um tal “”Daniel Mastral Oficial”” e vejam o que ele fala sobre o RS e o Satanas.
Diga-se de passagem que vários jornalistas, inclluindo da Globo e RBS, torciam pela retirada dos muros da mauáMuita gente dizia que a tecnologia iria proteger Porto Alegre. Falam mujito da capital e esquecem do interior. Cidades inteiras foram destruídas e que estavam fora do alcance do rio guaíba.
Eu acho muita sacanagem com o cara. O problema são as comportas não terem contido a água por falta de manutenção. Se tivessem levado a sério a questão de cuidados já em novembro do ano passado esse horror aqui no RS teria sido evitado. Podemos e devemos buscar responsáveis sempre,as aí a politicagem entra em ação
Procura bem que acha.
São Pedro não é o único responsável pelo desastre no RS…