O número de eleitores com menos de 18 anos voltou a crescer no Brasil em janeiro de 2024. Em comparação com o último pleito municipal, em 2020, a quantidade de jovens que fizeram o título de eleitor cresceu 14,22%. Os dados foram levantados pelo portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A cientista política Marcela Machado disse ao portal Poder360 que o “interesse dos jovens brasileiros pela disputa eleitoral pode ser justificado pelo recente histórico da política no país”.
“As pessoas entenderam que tudo é política”, afirmou Marcela. “Falamos sobre política em todas as rodas. As pessoas estão muito mais conscientes de que a política é algo que toca a todo mundo, e muito dessa conscientização é por causa das redes sociais: vídeos, ações e linguagens mais palatáveis para atingir a esse público.”
O maior porcentual de eleitores com menos de 18 anos está no Tocantins
Segundo os dados levantados pelo TSE, o maior porcentual de eleitores com 16 e 17 anos está no Tocantins. Essa faixa etária corresponde a 0,14% do eleitorado total do Estado.
Leia também: “Eleitor tem até 8 de maio para tirar título; veja como”
Em segundo lugar está o Piauí, com 0,11%. A Paraíba aparece na sequência, com 0,1%. No fim da tabela estão São Paulo 0,027%, Rio de Janeiro 0,022% e Distrito Federal 0,015%.
Leia mais: “Eleições 2024 não contam com voto em trânsito”
Ainda de acordo com Marcela, parte do crescimento de jovens eleitores se deu depois que o TSE começou a fazer propagandas para convidar jovens a fazerem seus títulos de eleitores. A campanha foi lançada em 2021 e, à época, repercutiu pelas mídias em todo o país.
Leia também: “Ainda dá tempo de votar? Saiba como tirar o título de eleitor”
É uma vergonha!
Nicho natural da esquerda, constituído de indivíduos inexperientes, sem instrução, imaturos, cooptados nas escolas, ONGs, sindicatos, …, por agentes do PT, PSOL, PCdoB, …., para manter os corruptos, criminosos e medíocres no poder.
Chegamos ao ponto de uma virada com a eleição de Bolsonaro. No entanto, a força do crime organizado que acionou a Suprema Corte Brasileira e cooptou alguns dos comandantes das FA, conseguiu reverter a tendência positiva que havíamos obtido.
Pobre dessa geração de jovens despreparados, e de todo o Brasil, que contribuem para assinar suas próprias sentenças!
Sugiro â Revista Oeste que avalie porque o crescimento da população eleitoral de 2018 para 2022 foi bem maior nos estados Norte/Nordeste que no Sul/Sudeste.
Vale dizer que o Maranhão cresceu 11,15%, Para 10,60%, Bahia 8,64% e São Paulo 4,93%, RGS 2,86% e RJ 3,38%. Mais ainda, nos estados (AM, BA, CE,MA, PA, PB, PE, PI, RGN, SE) que Lula teve melhores resultados o eleitorado cresceu 8,53%, e nos estados (DF, ES, GO, MG, PR, RJ, RGS, SC, SP que Bolsonaro teve melhores resultados, 4,90%. Não é esquisito? Que trabalho importante foi esse para esticar tanto o eleitorado? Foram com menores de 16 a 17 anos? Quais foram as cidades com os crescimentos mais importantes?