O quarto voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos deve chegar a Fortaleza (CE) neste sábado, 15. O Ministério dos Direitos Humanos estima que o avião transporte 135 passageiros vindos do país norte-americano.
Equipes dos ministérios dos Direitos Humanos, da Defesa, das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Social vão realizar o acolhimento dos passageiros.
Os deportados devem passar por triagem e receber serviços psicológicos e sociais depois do pouso. Membros da Secretaria de Direitos Humanos do Ceará e da Secretaria Estadual de Proteção Social também serão mobilizados para auxiliar na ocasião.
Encerrada a triagem, a Força Aérea Brasileira vai realizar o transporte dos passageiros de Fortaleza. A corporação militar os levará ao Aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
A partir de Minas Gerais, a operação deve fornecer apoio logístico aos deportados até seus Estados e cidades de origem, além de facilitar o contato com familiares no Brasil.
EUA estabelecem lei para detenção e deportação de imigrantes ilegais
Os legisladores aprovaram a Lei Laken Riley com apoio bipartidário. Segundo Trump, trata-se de “uma lei histórica que estamos implementando” e que vai salvar “inúmeras vidas inocentes de norte-americanos”.
+ Leia mais notícia de Política em Oeste
A medida orienta a fiscalização da imigração federal a deter e deportar imigrantes ilegais. As autoridades vão deportar os imigrantes ilegais acusados de pequenos furtos, roubo de lojas, agressão a policiais ou crimes que resultem na morte ou em ferimentos graves de terceiros.