O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira que o direito ao voto não pode ser exercido em meio a discursos de ódio. A declaração foi feita em discurso, durante a cerimônia no Congresso Nacional em comemoração ao Bicentenário da Independência. O evento tem caráter oficial e reúne representantes dos outros Poderes, como os presidentes de Câmara, Senado e Supremo Tribunal Federal (STF).
“Lembro que daqui a menos de um mês os brasileiros e brasileiras vão às urnas praticar o exercício cívico de votar em seus representantes. E o amplo direito de voto, a arma mais importante em uma democracia, não pode ser exercido com desrespeito, em meio ao discurso de ódio, com violência ou intolerância em face dos desiguais”, afirmou o presidente do Congresso.
A cerimônia ocorre no plenário da Câmara dos Deputados, e reúne diversas autoridades, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Os ex-presidentes da República, José Sarney e Michel Temer participam da cerimônia, que reúne ainda os presidentes de Portugal, de Cabo Verde e Guiné Bissau. Os ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso enviaram mensagem, que foram lidas por Pacheco em plenário.
O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) avisou poucos minutos antes do começo da cerimônia que não iria comparecer à cerimônia no Congresso Nacional em comemoração ao bicentenário da Independência. Aliados afirmaram que a atitude de Bolsonaro foi um ato de “preservação política”. Ontem, no desfile cívico de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, Pacheco, Lira e Fux não estiveram presentes.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, compareceu à cerimônia no Congresso. Ele também não compareceu ao desfile cívico militar em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, na última quarta-feira.
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos autores do requerimento para realização da cerimônia, pediu desculpas aos presidentes dos países presentes pela ausência de Bolsonaro. O presidente da República não enviou nem mensagem para ser lida no Congresso Nacional.
“Peço desculpas pela ausência e não encaminhamento de nenhuma mensagem do atual presidente desta nação”, disse Randolfe.
Nesta quinta-feira, Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada por volta de 9h foi atender a apoiadores que estão no local no chamado “cercadinho”. O momento foi transmitido na página de Facebook do presidente.
Já nas comemorações do bicentenário, na última quarta-feira, Bolsonaro teve um dia cheio. Pela manhã, participou de desfile cívico militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Horas depois, partiu para o Rio de Janeiro, onde esteve em uma “motociata” e, em seguida, discursou para apoiadores na Praia de Copacabana. À noite, já na agenda informal, compareceu ao estádio do Maracanã para ver uma partida do Flamengo na Copa Libertadores.
Lira também destacou voto
Assim como Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira também destacou a importância do voto em seu discurso.
“Destaco a chance de os cidadãos brasileiros, por meio do seu voto consciente, fortalecerem nossa democracia e este Parlamento, de modo que ele continue a exercer a importante tarefa de acolher diferentes aspirações e transformá-las em balizas coletivas. Diretrizes que beneficiem toda a sociedade de modo justo e equânime e contribuam para o desenvolvimento deste País”, disse.
Aonde está o discurso de ódio ? Moque caracteriza o discurso de ódio ?O direito ao voto independe de tudo , è um direito constitucional e pronto.
Pacheo, o jkuzão, covarde, filho de uma que ronca e fuça!
‘Voto não pode ser exercido em meio ao discurso de ódio’ Ah não?
Eu por exemplo vou votar te xingando…
O Senador Rodrigo Pacheco fez seu discurso escudado pelos do STF que lhe dão apoio em suas pretensões monetárias como advogado da Vale em processo que será julgado pelo Supremo. O que não custa não ganhar os milhões que pretende senão quando depois da posse de Bolsonaro em janeiro de 2023 ele já poderá mudar o discurso anterior! O Senado Federal não pode mais ter presidentes da qualidade de Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco. É uma casa muito importante do Legislativo e isso se vê agora na medida em que há um Supremo Tribunal Federal que desrespeita a Constituição sendo a única forma dentro da democracia de se corrigir essa indecência do STF o Senado Federal, que poderia como já deveria ter votado o impeachment de pelo menos três a quatro ministros que desonraram a Constituição, desmoralizam o Devido Processo Legal, perseguem um presidente legitimamente eleito pelo povo em 2018, cassam um deputado federal sem poder fazê-lo, prendem-no por sentença de 09 anos para que o deputado respondesse a sentença em regime fechado, multa-o por valores que não se sustentam porque são multas do direito penal, não acatam a Graça dada pelo Presidente da República, que é um poder previsto em nossa Constituição em favor de Daniel Silveira o que, já por esse aspecto sozinho, já deveria, os que no Supremo se acovardaram, se tornar impedidos de continuar nessa corte maior. Para tanto, Rodrigo Pacheco poderia também ser destituído da presidência do Senado por corroborar e ratificar o desrespeito da Constituição Federal demonstrado por pelo menos nove dos onze ministros.
O senador Rodrigo Pacheco é um senador que não pode ser senador por suas ações, por sua covardia, e por sua participação no Senado Federal onde visa somente seus interesses pecuniários. Ele é mais uma vergonha nacional!
Hipócrita.
O PT sempre foi o maior propagador de ódio na política brasileira, sempre quis dividir pra conquistar. Seu deus máximo, Lula, abençoou o covid, chamou os agtonegociantes de fascistas, o presidente de genocida, e por aí vai…. Agora vem esse safado desse Pacheco com essa conversinha mole?
O Presidente fez bem não comparecer, pois ele tem um nome a zelar. Não sei quanto aos presidentes de Portugal, Cabo Verde e Guiné Bissau, mas os demais são pessoas das quais é melhor manter distância, para não ser atingido pela sujeira que respinga.
Dois embromadores.
Esse aí, se supera! Pelo amor de Deus como um cidadão num cargo importante pode ser tão medíocre, invejoso, babaca e inútil. A esfinge adora criar frases de efeito, mas na prática, é só um covarde no colo do STF.
As duas últimas legislaturas da Câmara e do Senado dão a impressão de terem sido escolhidos pelo maior inimigo do Brasil. Este último Presidente do Senado é tão covarde que quando avista um membro do STF já se prostra de quatro. O Lira é outro covarde que não defendeu a Câmara quando devia,deixou contra a lei um dos seus membros ser preso por ordem ilegal do STF. Flertou com o semi-presidencialismo traindo Bolsonaro.
Os desonestos fazem de conta que nada acontece.
Lentável, fincam posições já indefensáveis.
Acorda Pacheco!!!!!
Pacheco, um canalha a serviço do stf, Lira outro que teve a petulância de falar que nós temos uma chance para votar. Congresso, um chiqueiro com porcos dentro.
Esse bucéfalo, esse aprendiz de feiticeiro, será esquecido pelo povo em breve. É frouxo, é cagão, e não está à altura do cargo!
a reunião dos energúmenos da nação. o nosso congresso prova a cada dia submissão ao stf, e , a suas arbitrariedade a nossa constituição. OSSSS!
Alguém avisa ao bananão desse Pacheco, que a democracia só é plena, quando a apuração não deixa dúvidas quanto aos resultados. Milhões de brasileiros não acreditam nesta apuração e é direito nosso de achar isso e caberia ao TSE auditar estas urnas para dirimir quaisquer dúvidas, mas… ao invés disso, só aumentam as desconfianças ao não aceitarem esta transparência. O povo mineiro não esquecerá essa sua curta e desastrosa participação no Senado.
Voto é voto e pode ser exercido no meio de qualquer situação. Seja o q for, o voto exercido com eleições limpas funciona como desinfetante retirando de cena políticos velhacos e políticas públicas imprestáveis. A fala dos políticos malemolentes é assim mesmo. Pensam q estão mandando um recado de força, quando no fundo esboçam um nada emitido por bocas claramente acovardadas.
Esse sujeito é um pulha além de ser um covardão.
CARNICEIRO DE BRUMADINHO VTNC
Engraçado o Pacheco.Ele só esta lá graças a. raiva da população com a Dilma.No final do seu mandato quando tentar a reeleição e enfrentar uma situação de voto racional vai ver quanto dói uma saudade
Vtnc rapariga
Meu Deus do céu quanta babaquice é igualzinho Dilma.
Pachecu
O STF, Rodrigo Pacheco, Randolfe e PT bem que tentaram, mas só impulsionam Bolsonaro.
Não importa a atitude que tomem, vão sempre perder. Não conseguem engolir Bolsonaro e o povo, então eles vão tentar apelar, ainda mais. Mas quanto mais eles assumem essa postura, maior será o tombo deles. já imaginou eles perderem seus “ricos” negócios no Brasil? Senhores… “conhecereis a verdade e a verdade os libertará”.
O que este cada diz é irrelevante. Ninguém liga.
Cala a boca, Pachecuzinho
ESTOU PLENAMENTE CONVENCIDA DE QUE HÁ URGENTE NECESSIDADE DE SE
INVESTIGAR COM PROFUNDIDADE ESSES TAIS “INSTITUTOS DE PESQUISAS”. AS
CELEBRAÇÕES NO DIA DA INDEPENDÊNCIA DEIXARAM ESCANCARADAS AS DIVERGÊNCIAS ENTRE RESULTADO DE “PESQUISA” E POVO NAS RUAS! SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER! PARA QUEM ESSES TAIS INSTITUTOS ESTÃO TRABALHANDO? QUANTO ESTÃO GANHANDO? QUAL A ORIGEM DO DINHEIRO? A GAZELA SALTITANTE ESTÁ POSANDO DE VESTAL POR QUÊ?
Se não for através dos nossos votos que melhoraremos esse quadro político então não sei como será.
Meu voto é “Bolsonaro no primeiro turno”!
Além de covarde, inútil e omisso, vive num mundo totalmente paralelo!!!!!
As máscaras estão caindo. Pacheco, Arthur Lira, Xandão, Fux, são todos farinha do mesmo saco. DUZENTOS ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL e esses canalhas não participam do ato oficial de comemoração, o desfile cívico-militar, local onde esteve presente expressiva representação do eleitorado brasileiro. Aí no dia seguinte, fazem um teatro no Congresso, SEM POVO, e ainda criticam o Presidente por não comparecer. Mas nada resiste à marcha inexorável do tempo e esses cidadãos receberão, dentro da legalidade, o que merecem.
esse é um brincalhão. PENSA QUE AINDA ESTÁ NA FACULDADE DE DIREITO, COLANDO NAS PROVAS E FRAUDANDO A NOTA. Ou nas festinhas do centro acadêmico, fazendo politicagem, fumando maconha, tomando cachaça e prostituindo as colegas.
Reunião de nada com coisa nenhuma! Eles vivem numa bolha e não falam o mesmo idioma dos brasileiros! Reunião de um monte de lixo podre!
O Pachecão está de olho é numa cadeira do Supremo, bem à sua altura.
Pacheco envergonha Minas Gerais que o enviou para o Senado. Que pena que ainda tem mais quatro anos de mandato.
Esses idiotas do Congresso e do STF estão numa bolha totalmente dissociada da realidade e do que pensa o povo. Eles continuam acreditando que a opinião pública é aquele monte de baboseiras ditas pelos “especialistas” da Globo. A população consciente do país simplesmente odeia essas figuras como esse Pacheco! Isso não vai acabar bem.
O foco é o processo de Brumadinho são milhões para o escritório de pacheco,entre a cruz e a espada,Brasil ou o escritório de advocacia?
O que esse palhaço está falando ? Deveria dizer isso ao Lula e oas seus cumplices do crima.
Então não vai ter eleição?
Pacheco + um verme e Canalha a dirigir o senado…vc pacheco Béocio é um esgoto decadente!!!!!!!!!! OSSSS!
Os CORVARDES da Praça dos 3 Poderes, correeeeeeeram léguas do povo ontem!! Escaparam das VAIAS públicas. Vexame total!!
*COVARDES
Pachoco , esquerdista e demagogo.
Kkk… No dia 9 deve ter uma cerimônia na câmara de vereadores de Quiproquó do Meio, no dia 10 será a vez da Escola de Samba Unidos na Abstinência,…
Olha Pacheco votei em você e já há muito tempo me desculpo com os meus compatriotas.
Só existe ódio partindo de vocês. E não adianta discurso falso, tudo está na cara do povo, e a cada dia vocês vão se descredenciando ainda mais da política.
Você é um dos principais culpados ao não respeitar o tramite normal das coisas de seu País, como botar em discussão no Congresso as nossas pautas mais caras, como o impeachment de togados, o fim do foro privilegiado, tantas PECs engavetadas.
Você descredencia o Congresso Nacional quando pactua com o STF a governança da casa legislativa, hoje na lona, sem qualquer credibilidade.
Você sentirá no próximo pleito, se não está enxergando tudo isto, como o partido a que pertence o PSD será maculado aquí em MG pelo menos. Mas será também no Brasil. Como Alexandre Silveira será votado ao Senado por aquí? Aguarde!!!
Você representa hoje prá nós Pacheco, um devotado da imprensa velha capitaneada pela globolixo; você representa hoje para nós Pacheco, um STF improbo por arbitrar pelo menos 10 juízes que condenaram um lesa-pátria, genocida, que roubou merenda e saúde, escolas, hospitais, quando rouba descaradamente da Nação. Gente que somente agora nos apresenta o “teatro das tesouras” unindo às caras ladrões como Aécio e Pimentel, luladrão e Alkmin.
Você acabou politicamente Pacheco!!!
Não representam os interesses do povo, somente os seus próprios interesses. Bem fez o presidente em não participar dessa farsa democrática!