Ex-ministro da Educação está nos Estados Unidos desde sábado
O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub agradeceu nesta segunda-feira, 22, o auxílio que recebeu para deixar o Brasil.
Ele afirmou que teve a ajuda de “dezenas de pessoas” para chegar em segurança aos Estados Unidos.
“Agradeço a todos que me ajudaram a chegar em segurança aos EUA, seja aos que agiram diretamente (foram dezenas de pessoas) ou aos que oram por mim. Aproveito para dizer que estou bem”, completou o ex-ministro nas redes sociais.
A ida de Weintraub aos EUA ocorreu dois dias depois de ele anunciar em vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, que sairia da pasta.
O agora ex-ministro deve assumir o cargo de diretor-executivo do Banco Mundial.
O Ministério da Educação disse que ele chegou ao território norte-americano por Miami e que a viagem foi feita em avião comercial e em classe econômica.
Apesar de ter anunciado a demissão, Weintraub continuava como ministro até a manhã do sábado. Como titular do cargo, tinha direito a passaporte diplomático.
Agradeço a todos que me ajudaram a chegar em segurança aos EUA, seja aos que agiram diretamente (foram dezenas de pessoas) ou aos que oram por mim.
Aproveito para dizer que estou bem. Quanto à culinária internacional, ontem fiquei tentado a comer uns tacos, acabou sendo KFC. pic.twitter.com/7Ea3sCVKQW— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) June 22, 2020
No Brasil, o ex-ministro é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal, mas não há decisões judiciais que o impeçam de viajar para o exterior.
Ele foi incluído no inquérito das fake news por ter chamado os ministros do Supremo de “vagabundos” e também é investigado por suposto crime de racismo.
Bandeira do Brasil
No domingo, Weintraub publicou nas redes sociais um vídeo em que aparece dobrando a bandeira do Brasil.
Ele estava ao lado do irmão Arthur Weintraub, que é assessor especial do presidente Jair Bolsonaro.
Segundo a postagem, esse foi o último ato dele antes de sair do MEC. O ex-ministro reforçou o apoio ao presidente Jair Bolsonaro e disse: “Nossa bandeira é a liberdade e nunca será vermelha!”.
Último ato antes de sair do MEC.
Nossa Bandeira é a LIBERDADE!
E NUNCA será vermelha!
Todo apoio ao Presidente @jairbolsonaro! pic.twitter.com/AiJEnSwlhK— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) June 21, 2020
A Rede de intrigas silenciou.
Parabéns competente MINISTRO e BRASILEIRO patriota. Não é fake dizeres vindos da convicção de todos nós.
Mas foquemos em n PAUTAS ANTICORRUPÇÃO, pois ñ PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO é IMINENTE. Só a PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado resgatarão n pátria das mãos subversivas.