O ministro afirmou que essas instituições vão receber mais recursos
![](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/04/mcam19022020-10-scaled.jpg)
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse ontem, sábado 18, que as universidades que continuam em funcionamento durante a pandemia de coronavírus “serão premiadas”.
A declaração foi dada nas redes sociais em resposta a uma pessoa que lhe perguntou o que ocorreria com as federais que estão sem aulas.
Segundo Weintraub, como há “autonomia universitária”, cada instituição pública pode decidir se mantém ou não as atividades.
O ministro afirmou que as universidades que estão abertas receberão mais recursos e serão premiadas. “Há joio e há trigo”, finalizou.
Autonomia universitária… Porém, as que estão dando aulas receberão mais recursos e serão premiadas. Há joio e há trigo…
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) April 18, 2020
Um aluno questionou o ministro se seria prejudicado porque está sem aulas na universidade.
Abraham Weintraub disse que os estudantes parados “devem se organizar e pressionar reitores e diretores por aulas a distância. Vocês são adultos! Lutem pelo seu futuro!”
Depois das postagens, o ministro recebeu algumas críticas. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), por exemplo, disse que “as universidades que não estão tendo aula têm um motivo óbvio que é o combate a essa crise e para diminuir o número de mortes”.