Nenhum parlamentar votou favoravelmente ao governador — que já está afastado por ordem da Justiça
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votou em bloco contra o governador afastado, Wilson Witzel (PSC). Em sessão realizada na noite desta quarta-feira, 23, nenhum dos 69 deputados estaduais presentes se opôs ao avanço do processo de impeachment contra o político eleito em 2018 para administrar a máquina fluminense.
Leia mais: “Witzel se compara a Tiradentes e Jesus”
Os parlamentares votaram em favor da denúncia apresentada em maio pelos deputados do PSDB Luiz Paulo e Lucinha. De acordo com a dupla tucana, Witzel cometeu crime de responsabilidade. Os dois deputados estaduais se basearam em investigações do Ministério Público em relação a esquema de corrupção na área de saúde em meio à pandemia da covid-19 no Rio de Janeiro (e em todo o Brasil).
E agora?
Com a votação de forma unânime, o processo de impeachment por crime de responsabilidade contra Witzel avança na Alerj. Agora será formada comissão mista, com deputados estaduais e desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Apesar de o processo no Legislativo não estar devidamente concluído, Witzel já está afastado do cargo desde o fim de agosto, quando foi alvo de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).