O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou na quarta-feira 9 à Justiça Eleitoral do Acre um pedido para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O magistrado afirmou que será necessário avaliar se o político cometeu crime ao sugerir “fuzilar a petralhada” em um comício em Rio Branco, na campanha de 2018, quando foi candidato à Presidência da República pela primeira vez.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
A decisão de Zanin, que estreou nesta semana no STF, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República. O órgão defendeu a ideia de que, com o fim do mandato à frente do Palácio do Planalto, Bolsonaro perdeu direito ao foro, e, portanto, o caso deveria ser processado na primeira instância.
“Com o advento do término do mandato de presidente da República, no qual se encontrava investido o representado Jair Messias Bolsonaro, e não sendo ele reeleito para pleito subsequente, houve a superveniente causa de cessação da competência jurisdicional do Supremo Tribunal Federal”, afirma Zanin, em trecho do despacho.
Leia mais:
O ministro herdou o processo ao assumir a vaga e o acervo de Ricardo Lewandowski, seu antecessor, que se aposentou em abril. O próprio Lewandowski enviou uma série de ações sobre Bolsonaro à primeira instância antes de deixar o tribunal.
Sucessor de Lewandowski no Supremo, Zanin foi advogado pessoal do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele chegou a ser alvo da Operação Lava Jato, mas a denúncia que o envolvia foi trancada no ano passado pela Justiça do Rio de Janeiro. Nas eleições de 2022, Lula venceu Bolsonaro no segundo turno.
Zanin, Bolsonaro e a Justiça Eleitoral do Acre
O pedido para investigar a declaração de Bolsonaro partiu da coligação O Povo Feliz de Novo, do então candidato a presidente pelo PT, Fernando Haddad, derrotado por Bolsonaro, em 2018. Ele foi acusado de injúria eleitoral, incitação ao crime e ameaça.
Agora, com a determinação de Zanin, o caso será processado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre.
Revista Oeste, com informações da Agência Estado
Leia também: “Ministros do STF fazem piada com inquéritos e votação no TSE”
Sem luta armada e derramamento de sangue não iremos endireitar esse país!!! Essa história de fazer as coisas dentro das quatro linhas com o intuito de preservar o Estado Democrático de Direito é conversa mole pra boi dormir!!
Com esse Supremo e esses Presidentes das Câmaras Alta e Baixíssima não há nação que se aguente democrática.
Que cara de pau. Que indivíduo desprovido de caráter. Um país que tem na sua dita suprema corte indivíduos iguais a esse pode fechar prá balanço.
Primeira incompetência de muitas que virão desse 171 da justiça, como pode um criminoso indicar esse sujeito para o STF, só a natureza perfeita para salvar o Brasil .
Esse senhor Zanin, é que não deveria estar lá. Por ter sido advogado do sr Luiz, não poderia ser indicado, nem depois aprovado, e muito menos assumir o cargo. Uma das MAIORES VERGONHAS da nossa (in) justiça. POBRES BRASILEIROS DE BEM!
Deveria ser processado por não ter “fuzilado”, isso sim. Lugar de gente ruim é na cadeia.
Por acaso o Presidente deu nome aos Petralhas? Disse quem são ?
Me poupe , de tanta palhaçada !!!!
Jácomeçou mal… Era de se esperar
Senado e Câmara nos envergonha como nação!!!
Elegemos esses seres para nos representar e acabam servindo-se do poder !!!
Nas próximas eleições estaram certos q muitos deles retornaram a seus lares!!!!
Zanin, todo mundo sabe como chegaste aí, SEU VAGABUNDO LIXO!
Só gostaria de saber,quantos já foram metralhados.
Somente vão sossegar quando o cara que teve a eleição tomada, não ganha, e seus seguidores estiverem presos, com o processo em segredo de justiça(?) e sem os Advogados terem acesso.
Não vou comentar mais esse absurdo a OESTE não pública!
Não temem os 58 milhões de votos do Bozo. Talvez tenham receio do crime organizado , talvez .
Bolsonaro é colocado pela militância de esquerda como o cara mais importante do Brasil. TODAS as ações focam neve, incrível a falta de pudor!
E assim vamos caminhando, observando as ações dos porcos do stf, inclusive do novo porco que faz parte da pocilga, zanin. Isso era esperado. Só mais um meliante desse tribunal de canalhas.
Quanto a nós, continuemos trabalhando para pagar essa briguinha cara, dos egos inflados da molecada da quinta série.
E segue o barco. Um país sem governo, sem rumo, sem planejamento, apenas com sede de vingança.
Qualquer perseguição é mera coincidência, tá bom galera. Porque na fala do Lula quando disse que teria que extirpar os bolsonarista não houve crime na fala.
Começou a cumprir o porque de ser colocado lá, perseguição, como todos….💰💰💰💰💰💰💰💰💰💰