O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para condenar o réu Aécio Pereira, preso no Senado durante o 8 de Janeiro, a 15 anos de prisão, nesta quinta-feira, 14.
Zanin disse que o 8 de janeiro é “de enorme relevância para a história democrática do país”. Dessa forma, desconsiderou o argumento da defesa de que o STF seria incompetente para julgar o caso.
O ministro acolheu ainda a tese de Moraes segundo a qual Pereira se encaixa nos “crimes multitudinários”, ou seja, quando uma multidão responde de maneira igual pelas consequências de um delito.
Zanin divergiu parcialmente de apenas alguns argumentos de Moraes. Segundo Zanin, o réu não tem antecedente criminal. Por isso, a pena não poderia chegar aos 17 anos estabelecidos pelo relator.
Nunes Marques votou antes de Zanin
Nunes Marques discordou parcialmente do voto de Moraes. Diferentemente do que determinou Moraes, Nunes Marques condenou Pereira a dois anos e seis meses de detenção, em regime semi-aberto.
De acordo com Nunes Marques, Pereira é responsável por apenas dois de cinco crimes que pesam contra ele. Para o magistrado, não há elementos suficientes que configurem o envolvimento de Pereira em associação criminosa, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Dessa forma, o juiz do STF entendeu que Pereira praticou dano qualificado e deterioração do patrimônio.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 173 da Revista Oeste
Se o STF fosse formado por juízes, mas nem nos concursos passam.
O proximo candidato pode ser alguém do CV ou do PCC.
Mais para integrar a quadrilha dos IMORAIS.
Cadê o meu comentário? Foi retirado novamente?
Que ilusão. É só mais do mesmo. Ganhou tanto dinheiro para defender o maior ladrão de todos os tempos, ganhou a anulação da condenação dele ” caído no colo” e agora passa a condenar inocentes, a menos que sejam os petistas infiltrados.
Nós temos que parar esses caras imediatamente!!! Não é possível uma coisa dessas !! São uns calhordas, salafrários!! Imputar uma pena dessas para um coitadinho vendedor de algodão doce que cometeu um ato de vandalismo é uma desproporcionalidade gritante e uma tremenda covardia!!! Cadê o Legislativo para gritar a plenos pulmões e esmurrar a mesa para impedir uma injustiça dessas ?
O quê ESPERAR de MAIS um capacho do ” mecanismo”?
Quanto cada TOGADO recebe ( por fora) para que o Inácio faça o que quiser?
O nosso país, se transformou em um ESTADO DE ANARQUIA.
Uma favela suprema; onde os traficantes determinam, e a comunidade cumpre as ordens caladas
Por enquanto a média e’: 17+2+15=11 anos
E as destruições do MST? A bandidagem lá vai levar CANA, XILINDRÓ ou so pão-de-ló com mortadela?
É uma excrescência, um aronta, uma aberração!
Pode fechar esse STF, não serve mais. É um puxadinho do PT, uma vergonha MUNDIAL!
afronta***
Engraçado né? O nine que roubou milhões só um ano. Traficante solto, mas para esses manifestantes nem chance tem de pagar seu erro com multa ou até com trabalho social.Querem mostrar para a populacao que nunca mais devemos fazer passeatas. O do MST que foi na frente da casa da Magda patológica e quando invadiram e destruíram os ministérios inclui uma parte do STF. Esses nunca foram procurados e investigados. Realmente os ratos voltaram com toda força e poder! Brasil já era.