O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), passou a incluir em suas falas acenos à direita. Em contrapartida a isso, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda desconfiam dele e cobram mais apoio a pautas conservadoras. Ele é potencial candidato a presidente em 2026.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O mineiro sempre defendeu o setor privado, as desestatizações e o liberalismo. A exemplo disso, ele tem viajado por diferentes Estados do Brasil em busca de investimentos para Minas Gerais.
Leia também: “Lula alfineta Zema: ‘Não veio em nenhuma reunião'”
No entanto, o que gerou alerta em grupos ligados a Bolsonaro foi o fato de o governador estreitar relações com empresas da China. Em novembro, ele foi ao país asiático para fechar um acordo com a companhia de telecomunicações Huawei, que já recebeu acusações de espionagem. Outro motivo de críticas é o fato de a China ser um país sob ditadura comunista.
Zema já acenou para a Agenda 2030
Além disso, algo que vem sendo desconfortável para Zema são as críticas que ele recebeu ao acenar para a Agenda 2030 — plano global da Organização das Nações Unidas (ONU). Bolsonaro já chegou a dizer que o pacto embutiria “a nefasta ideologia de gênero e o aborto”.
Leia mais: “Zanin notifica Zema para explicar aumento de 300% em seu salário”
O governo mineiro chegou a enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de reforma administrativa que contemplava, na área da educação, a ideologia de gênero.
Zema constrangido por bolsonaristas
Ao participar do evento “Conservative Political Action Conference” (Cpac Brasil 2023), na capital mineira, uma mulher que estava na plateia abordou Zema. Na ocasião, enquanto o governador se pronunciava, ela gritou que era servidora estadual e havia sido demitida por se recusar a tomar a vacina contra a covid-19.
Gregos e troianos
O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL-MG) afirma que o governador promove ideias de esquerda. “Várias vezes ele tentou agradar [a] gregos e troianos, se equilibrando em cima do muro”, afirmou.
Leia também: “O jogo bruto do PT contra Zema”
Para o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG), no entanto, as divergências com a direita eram previstas porque o governador “nunca se declarou conservador”. O parlamentar, que é pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, disse que Zema “acerta mais do que erra”.
O Zema é muito escorregadio. Andou falando que o governo Bolsonaro não se importava com a causa ambiental para ver se lucrava um pouco. Continuo não confiando nele.
Na minha opinião, duas traições sofridas pelo Bolsonaro foram decisivas para a vitória do lula. Primeiro foi o Moro que na época era mais popular que o presidente e, na eleição 2022, Zema se garantiu no primeiro turno e abandonou Bolsonaro no segundo turno, se tivesse tido um posicionamento ao lado do Bolsonaro o resultado poderia ter sido diferente
A Direita irá morrer na praia enquanto cada um puxar a braza para sua sardinha.A
o invés apoiarem nm único nome, diluem a força para um nome só.
Vaidades….
Se eu fosse me candidatar, não anunciaria tão cedo. Para não ser atacada desde agora
Infelizmente, perdeu meu voto, em razão de declarações ideológicas, além das ligadas à agenda progressista esg. Não adianta ser contra pt, mas abraçar o ideário petralha.Precisamos achar outro nome que represente os anseios conservadores da população, principalmente os relacionados à pátria (e respectiva soberania), aos valores éticos e morais da família e, principalmente, aos atinentes à liberdade do povo (aqui incluída a PLENA LIBERDADE DE EXPRESSÃO).
É indiscutível o carisma que tem o Bolsonaro em relação ao Zema. Mas eu acho que essa direita está indo no mesmo caminho da esquerda quanto a escolha de apenas um indivíduo para liderança política. Um dia, esse mafioso esquerdista irá prestar contas com o Belzebú e espero que seja o mais breve possível e não terá ninguém para substituí-lo a não ser um monte de figuras sem nenhuma expressão política. O mesmo pode acontecer no caso do Bolsonaro. E, cá entre nós, acho o Zema, pelo menos por enquanto, um nome muito interessante a ser sondado.
Concordo contigo.
Um político do tipo Zema é um animal que pode sentar-se em cima do muro e ainda assim manter as duas orelhas no chão
A Direita não pode ver uma vergonha, que já quer passar. Que diabos a Direita está fazendo neste País, de ponta a ponta dominado pela Esquerda? A melhor coisa que a Direita faria era cascar fora deste País. Aqui, não tem lugar pra Direita, a não ser lavando os pratos ou esfregando o chão onde a Esquerda passa. Não existe essa disputa entre Esquerda e Direita, porque a Direita não existe, ou só serve pra passar as vergonhas por aí.
Direita sempre muito emocionada. Se não cumpre 100% dos requisitos, os fanáticos já enquadram. Vão pastar, comparar os acenos de Zema ou Tarcísio com a laia esquerdista é sacrificar a imagem de quem tem potencial de rivalizar com a velha política. Pode não ser o ideal, mas estão muito a frente de qualquer outro.