publicidade
Política

Zema reage a Gilmar: 'Serviu a carapuça'

Ex-governador de Minas Gerais fez postagem sobre o fato de o decano do STF ter pedido sua inclusão no Inquérito das Fake News

romeu-zema-oeste-sem-filtro
Romeu Zema fez publicação na manhã desta segunda-feira, 20| Foto: Reprodução/YouTube/Revista Oeste

O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) fez uma publicação na manhã desta segunda-feira, 20, em reação ao pedido de Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), para que ele, Zema, seja incluído no Inquérito das Fake News.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

“Se um teatro de fantoches é visto como ameaça por Gilmar e Moraes, é sinal de que a carapuça serviu”, afirmou no X. “Os ministros não gostaram da nossa série ‘os intocáveis’. Beleza. Mas me processar por isso? O humor é usado pra criticar o poder desde que o mundo é mundo.”

Gilmar, na representação enviada ao colega Alexandre de Moraes, relator do Inquérito das Fake News, pede investigação de supostos indícios de crime em uma sátira publicada nas redes sociais por Zema.

+ Ministros do STF veem ‘absurdo’ em ato de Gilmar Mendes contra Zema e criticam tentativa de ‘influir na política’

O vídeo postado pelo político mineiro retrata uma conversa entre dois bonecos, caracterizados por desenhos de fantoches, que representariam Dias Toffoli e Gilmar Mendes. No vídeo, Toffoli telefona para Gilmar e pede a ele que anule as quebras de sigilo de sua empresa, aprovada na CPI do Crime Organizado do Senado.

Com um diálogo marcado por ironias e caricaturas, Gilmar responde que anularia as quebras e pede em troca uma cortesia no resort Tayayá, no qual Toffoli possuía participação acionária.

A sátira se baseia no fato de que Gilmar Mendes efetivamente proferiu decisão que anulou as quebras de sigilo da Maridt. Essa é a empresa de Toffoli e dos irmãos do ministro, que recebeu aportes de um fundo de investimento ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro, como mostrou o Estadão.

Na representação enviada a Moraes, Gilmar escreveu que a sátira “vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal, como também da minha própria pessoa”.

Moraes, diante do pedido de Gilmar, pediu uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) antes de decidir sobre a inclusão de Zema no inquérito.

Críticas de Zema ao STF

Nas últimas semanas, Zema endureceu o tom contra o STF em discursos públicos. Em um evento em 13 de abril, o mineiro afirmou: “O STF era um lugar que nós tínhamos uma certa confiança, mas já estava cheirando mal há alguns anos. Agora, realmente, aflorou toda a podridão que está lá dentro”.

No lançamento de seu programa de governo, no dia 16, ele disse que, caso fosse eleito presidente da República, iria “propor ao Congresso um novo Supremo”.

+ ‘Não me intimida’, diz Zema ao responder Gilmar Mendes

Zema e Gilmar chegaram a protagonizar um embate público. Diante da série de críticas, Gilmar lembrou nas redes sociais que o ex-governador de Minas havia acionado o STF para adiar o pagamento de parcelas da dívida estadual com a União.

Zema rebateu publicamente: “Ele deu uma decisão favorável a Minas Gerais, e agora descobri que foi um favor para eu ser submisso a ele pelo resto da vida.”


Redação Oeste, com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    O STF dos 8 (Mendes, Moraes, Toffoli, Zanin, Dino, Carmen Lúcia, Fachin e o próximo quem-quer-que-venha-a-ocupar-o-cargo) é podre! Corruptos que criaram uma cerca policial disfarçada de áurea (das “fayk nius”). Pura bandidagem para controlar a justiça. A justiça de verdade permanece cega e os julgará.

    1. Paulo Sérgio Gusson
      Paulo Sérgio Gusson

      Precisamos de um líder a convocar o povo brasileiro do bem para resolver o problema do Brasil , sem
      Isso não chegaremos a nada .

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade