O governador do Amazonas, Wilson Lima (sem partido), afirmou nesta quarta-feira, 9, que o governo federal vai reeditar o decreto que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25% e excluirá produtos fabricados na Zona Franca de Manaus da medida.
A declaração foi dada a jornalistas no Palácio do Planalto após uma reunião do governador com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e com o ministro da Economia, Paulo Guedes, mas que não constava da agenda dos dois.
Relacionadas
“Tivemos garantia de que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, que tem seu PPB (Processo Produtivo Básico), não sofrerão redução do IPI, o que garante às empresas instaladas no polo a competitividade”, afirmou o governador. “O decreto vai ser republicado com essa alteração”, acrescentou.
De acordo com o chefe do Executivo amazonense, Bolsonaro irá a Manaus assinar o novo decreto ainda neste mês.
Wilson Lima disse entender a “boa intenção do governo” e não ser contrário à redução do IPI, mas ponderou que sua preocupação maior é com as empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, que oferecem emprego à população do Estado.
Questionado sobre as possíveis alterações no ICMS incidente sobre os combustíveis, Wilson Lima deu uma resposta evasiva. “A gente precisa encontrar caminho para ter redução do valor final para o consumidor, hoje a gente sofre muito, principalmente com essa história da guerra na Ucrânia e outros fatores.”
Com informações do Estadão Conteúdo
Reportagem incompleta e sem análise das conseguencias para o consumidor. Só para proteger as empresas?
bandido
Na Legislação da ZFM, o IPI ( imposto sobre produto industrializado), fica como credito para as empresas ( a empresa se beneficia do IPI destacado na compra). As Empresas na ZFM não destacam IPI (venda) em seus produtos, são isentas de IPI. Desta forma esta redução do IPI impacta no valor final a se beneficiar (credito). Mas é uma Legislação complexa, entre crédito e débito de impostos….Mas é real que as empresas vão ter menos beneficio em Manaus com a redução do IPI.
Obrigada! Entendi.
O que a gente queria saber: O Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) é uma transferência federal aos Estados e ao Distrito Federal, cujo objetivo é equalizar a capacidade fiscal das unidades federativas. Transfere aos Estados 21,5% da arrecadação de Imposto de Renda e IPI.
Pela minha lógica – se eu estiver errado me corrijam – a não redução do IPI da ZF prejudica seus produtos sem ajudar as empresas, meras repassadoras do roubo, digo, imposto aos cofres públicos. Me parece que o desgovernador só está querendo manter sua receita para não ter que administrar seu Estado de forma mais responsável.
Incrível!!! Políticos sempre querendo atrasar a vida do cidadão. Como a redução de impostos prejudicaria as empresas????
Papo furado. Prejudica a arrecadação do estado, mas não sei por wual mecanismo, que a reportagem poderia ter explicado, mas isto dá trabalho, né?