Pular para o conteúdo
publicidade
Lula e sua platéia amestrada
Lula e sua platéia amestrada
Edição 01

A quarentena do farsante

Se o ex-presidiário não fosse desprovido do sentimento da vergonha, não seria tão aflitiva a escassez de leitos de UTIs e equipamentos hospitalares num país infestado de estádios sem serventia

Augusto Nunes
-

Quando Lula empunha o microfone, fenômenos assombrosos se oferecem aos olhos de quem trata o idioma com alguma gentileza. O plural se asila na embaixada portuguesa, vírgulas e pontos se refugiam no dicionário mais próximo, sujeito e predicado trocam socos e pontapés, a concordância verbal sai em desabalada carreira — nada no mundo da gramática escapa a pânico desencadeado pela iminência de mais uma selvagem sessão de tortura. Muito diferentes, mas igualmente impressionantes, são os espantos testemunhados por discípulos próximos do mestre. Foi assim com Marilena Chauí. Ao sair de uma conversa a dois no Palácio do Planalto, ela contou o que descobrira: “Quando Lula fala, o mundo se ilumina!”.

Tanta luminosidade afetava, por exemplo, os olhos e ouvidos do intelectual Antonio Cândido. Professor da USP, ensaísta e escritor, era exigente com alunos que maltratavam o vernáculo, implacável com estreantes sem brilho e inclemente mesmo com amigos consagrados. Mas não conseguia ver nem ouvir os socos e pancadas desferidos por Lula na última e indefesa Flor do Lácio. “Ele tem um instinto e uma intuição que dispensam o conhecimento da norma culta”, derramou-se numa entrevista o catedrático capaz de reprovar o melhor da classe pelo sumiço de um circunflexo, ou castigar com bordoadas quem se atrevesse a murmurar um “menas”.

[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”reg,1,3″ ihc_mb_template=”6″ ]

Só Lula tinha autorização para assassinar o português.

Nesta semana, uma discurseira de Lula teve de dividir as atenções dos espectadores com a performance do rosto de Fernando Haddad. Enquanto o orador ensinava a Jair Bolsonaro o que fazer para dar um jeito no país destruído pela Era PT, o poste contemplava seu fabricante com cara de quem contempla uma aparição de Nossa Senhora. Lula dizia isto, as pálpebras de Haddad murmuravam amém. Lula dizia aquilo, o queixo subia e descia em silenciosa aprovação. O pregador de missa negra insultava a direita fascista, as sobrancelhas do coroinha se inclinavam à esquerda. O sermão incluía outra louvação da esquerda, o coroinha marmanjo empinava o topete. Um espetáculo de afinação tão impecável quanto repulsivo.

Foi também por comandar um rebanho que vive emitindo balidos subalternos que Lula virou o que é. A sabujice revoga a sinceridade. Subserviência não rima com altivez. Desde a entrevista concedida em dezembro de 2005 ao programa Roda Viva, quando foi interpelado sem rodeios sobre o escândalo do Mensalão, Lula deixou de conversar com jornalistas independentes. Desde a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio, quando foi apresentado à mitológica vaia do Maracanã, Lula só se apresenta para plateias amestradas. Só entra gente que ri antes que a piada comece a ser contada. E cai na gargalhada antes que termine.

Os jornalistas comparsas fazem o resto do serviço sórdido.

Em que outro país a imprensa qualificaria de “ex-presidente da República” — nada mais — um corrupto condenado à prisão em duas instâncias? Que jornalismo além do brasileiro publicaria com destaque o que diz um farsante que se fantasiou de Pai dos Pobres para enriquecer como Mãe dos Ricos, e chefiou o maior esquema corrupto de todos os tempos, e por essas e outras transformou-se no primeiro chefe de governo nativo engaiolado por atropelar o Código Penal? Só mesmo num Brasil moralmente abastardado um prontuário ambulante ousa disfarçar-se de juiz de presidente.

“Eu acho que o Bolsonaro não tem estatura psicológica para continuar governando”, recitou ao lado de Haddad o camelô de empreiteira. “Ou esse cidadão renuncia ou fazem o impeachment dele, porque não é possível que alguém seja tão irresponsável para brincar com a vida de milhões de pessoas”, delirou o analfabeto funcional que, em 2009, não viu o tamanho da epidemia de H1N1 nem viu mais que uma marolinha no apavorante tsunami econômico. “Se ele agisse com responsabilidade, quem sabe a gente tivesse munido de máscaras, respiradores e milhões de testes”, foi em frente o parteiro da Copa da Roubalheira e da Olimpíada da Ladroagem.

Se o ex-presidiário não fosse desprovido do sentimento da vergonha, não seria tão aflitiva a escassez de leitos de UTIs e equipamentos hospitalares num país infestado de estádios sem serventia. Estimulado por parceiros larápios, nessas arenas Lula colocou em jogo o próprio destino político. Perdeu. Se tentar um terceiro mandato, vai saber como se sentiram os jogadores brasileiros naquele 7 a 1 contra a Alemanha.

Ciro chora

Ciro Gomes chora
As lágrimas de crocodilo de Ciro Gomes

“O grande ator não é gente, é outra coisa”, dizia o jornalista Paulo Francis, deslumbrado com a performance de Marlon Brando no filme Último Tango em Paris. “O mais infeliz viúvo do mundo jamais conseguiria chorar como Marlon Brando ao lado do caixão da mulher!”, exclamava Francis. “E ele  nunca foi viúvo na vida real!”

Canastrões da política brasileira também não são gente, são outra coisa. E muito pior que gente, confirma Ciro Gomes no vídeo que documenta sua desolação com os brasileiros pobres expostos à pandemia de coronavírus. A cara redesenhada pelo ator de botequim parece chorar copiosamente. Mas ele não consegue extrair do coração despedaçado sequer duas lágrimas que lhe molhem as pálpebras inferiores.

Ciro Gomes acabou de inventar o pranto convulsivo sem lágrimas.

Uma cela só para Cunha

O delinquente Eduardo Cunha recuperou a alegria de viver — ao menos por algumas semanas — graças ao mesmo micro-organismo que anda inoculando em incontáveis brasileiros honestos o medo de morrer. Nesta quinta-feira, a juíza Gabriela Hardt entendeu que o ex-presidente da Câmara deveria resistir em casa ao cerco do coronavírus. Aos 61 anos, com a saúde avariada, Cunha foi devolvido ao lar por ser integrante do grupo de risco.

A juíza, com todo o respeito, errou. Em casa, Cunha vai ser visitado por bandos de comparsas com os quais sempre planejou bandalheiras sussurrando a centímetros do ouvido. Esses hábitos facilitam contaminações. O bandido capturado pela Lava Jato estaria bem mais seguro se fosse trancafiado sozinho numa cela — e proibido de receber visitas até o fim da epidemia.

Muita gente boa sucumbiria à tentação de pedir ao coronavírus que ficasse por aqui pelo menos 20 anos.

[/ihc-hide-content]

89 comentários
  1. Francisco Ferraz
    Francisco Ferraz

    Parabéns Augusto, genial! Meio tardio meu comentário nesta sua matéria, mas só agora tive o privilégio de a ler! Excepcional!

  2. Natan Carvalho Monteiro Nunes
    Natan Carvalho Monteiro Nunes

    Dá gosto de ler os artigos do Augusto. Mt bons!

  3. Francisco Esposito
    Francisco Esposito

    Parabéns Augusto, sempre irretocável! Muito bom estar todo dia com Voce!!
    Por favor escreve algo sobre a felicidade do o Papa estar contento de ver o Lula pelas ruas , e esqueceu de dizer SOZINHO pelas ruas , porque ate ele tem que ficar preso, como nois.

  4. Vicente D.monteiro Pinto
    Vicente D.monteiro Pinto

    Caríssimo Augusto Nunes,seus textos claros , abrangentes e que espelham a realidade em todas as suas nuances,refletem um jornalista que dignificam essa tão importante e necessária profissão para a verdadeira democracia.

  5. Ronaldo Paes Barreto
    Ronaldo Paes Barreto

    Grande Augusto Nunes, parabéns. O salafrário do Lula não pode dizer suas bobagens sem ter uma voz firme para dar-lhe a resposta exata. É assim que se faz com condenados por ladroagem e safadezas.

  6. Fabio Almeida
    Fabio Almeida

    Cada vez mais satisfeito em ter trocado a Crusoé pela Oeste. Estes colunistas estão sensacionais. Parabéns pelo dream team !

  7. Mario Mello Mattos
    Mario Mello Mattos

    O mestre Augusto Nunes açoita com ironia inigualável a infindável horda de vilões que infesta a vida pública nacional.

  8. Vera Regina de Forte
    Vera Regina de Forte

    Será que estamos realmente perdidos? Nao vejo nada de positivo no nosso pais. É perdicao por todos os lados. E, quem ousa tentar melhor como o Pr Bolsonaro o golpeam, o esfaqueam. Muito dificil tudo. Quanto a esse condenado o establishment o soltou, o protegeu e o digere. Que fazer?

    1. Alex Mamed
      Alex Mamed

      Magistral, como sempre

  9. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Antes de vc escrever seu próximo artigo (ou mentário na TV), pense no que aconteceu ontem. O Ministro Alexandre de Moraes, aceitando com bom coração o pedido da OAB para que o governo se explique sobre omissões e falta de empenho no combate ao coronavírus, deu 48 horas para o governo fazer um relatório minucioso sobre suas ações. Fiquei pensando que o Ministro Mandetta, por exemplo, deveria cancelar a partir de hoje todas as entrevistas coletivas e adiar reuniões com seus subordinados e secretários estaduais de saúde para poder fazer o relatório e se defender. Ou seja, um cara que tá trabalhando 24 horas por dia, incansavelmente, ter que parar tudo para se defender em um processo movido por um crápula militante que não deixa as pessoas trabalharem com tranquilidade numa hora de emergências. Vai ficar assim, ou o Bolsonaro deveria reverter a situação e processar o Santa Cruz? Acho que a maioria dos advogados do Brasil não gostaram da postura da OAB nesta hora.

  10. Sandro Ricardo Ferri Araujo
    Sandro Ricardo Ferri Araujo

    Nao conhecia a revista , fiquei sabendo graças a um video do Caio Coppola , graças a Deus voces apareceram , nao aguentava mais ter que tentar ler, quem eu antes admirava , os “ANTAS “

  11. Luis Henrique Lima
    Luis Henrique Lima

    Como você mesmo citou na JP, “Lula posa de estadista sem nem saber o que significa”. Augusto, o Sr é uma aula de inspiração.

  12. jose angelo
    jose angelo

    Excepcional….escreveu com clareza e competência como sempre. Dá prá dar uma reanimada cara!!!

  13. Jackson Kalfels
    Jackson Kalfels

    Augusto Nunes, você jamais decepciona!
    Sempre certeiro. Cirúrgico.
    Parabéns!

  14. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    A gente que vive no interiorrrr não tem muito charme para escrever. Aceitamos muita coisa. Até nos contentamos com pouco. Por exemplo: a gente queria o Lula preso. Depois pensamos que ele poderia ir pra casa com tornozeleira. Tá. Mas, pensando bem, ele tá em confinamento voluntário…

  15. Roberto de Sousa Guerra
    Roberto de Sousa Guerra

    Muito bom! Obrigado pelo excelente texto.

  16. Neuma Uchôa
    Neuma Uchôa

    Só você Augusto Nunes pra me fazer rir num momento difícil pelo qual estamos vivendo. Mas confesso que de tudo que presenciei nesta vida nada se compara às últimas peripécias mambembes (com todo respeito à arte circense) do clã Ferreira Gomes: o choro sem lágrimas do Ciro e a performance do piloto de retroescavadeira, Cid, o sensível.

  17. Flavio Dias de Abreu
    Flavio Dias de Abreu

    A leitura de Augusto Nunes é sempre um aprendizado. Excelente! Parabéns pelo novo desafio!

    1. Lúcio Flávio da Silveira Matos
      Lúcio Flávio da Silveira Matos

      Parabéns, “SENADOR”!

  18. Vânia Cavalcanti
    Vânia Cavalcanti

    Qualquer pessoa minimamente lúcida e honesta sabe o quão nefasto Lula foi para o Brasil, mas no que isso isenta Bolsonaro de ser cobrado, hoje, por uma postura decente? Até quando o PT será anteparo para as cafajestices do presidente que manda hoje e agora no país? A imprensa que critica Bolsonaro levianamente não é pior do que a que o poupa.

  19. Henrique Brigatte
    Henrique Brigatte

    Foi por textos brilhantemente escritos como esse que virei assinante de primeira hora da Oeste. Augusto Nunes é um permanente nota 10!

  20. Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva

    Acho o Augusto o Giorgio Armani do texto: com precisão e pouco enfeite faz o melhor texto político do país. Nada falta, nada sobra.

  21. Fabio R
    Fabio R

    Perfeito! Parabéns!

  22. aguinaldo silva
    aguinaldo silva

    Meu caro Augusto Nunes, sempre aprendo com você e o Mestre Guzzo. Estou feliz porque a partir de agora posso ler os dois no mesmo dia. Bela estreia.

  23. Renata
    Renata

    Que delícia de texto! Esqueci a tragédia da nossa política em que atuam esses canastrões e ri alto.

  24. Karin
    Karin

    Impossível ser MELHOR!!! Parabéns à revista e ao verdadeiro jornalista Augusto Nunes!!!

  25. Leonardo Neves Luz
    Leonardo Neves Luz

    AUGUSTO NUNES, O ESCRIBA DE TAGUARITINGA. Parabéns. Lenda viva do jornalismo brasileiro.

  26. Geise Mathias rocha de Oliveira
    Geise Mathias rocha de Oliveira

    Parabéns pela revista!
    Sucesso e vida longa!

  27. RODRIGGO pereira de lima
    RODRIGGO pereira de lima

    Muito bom

  28. Heloisa Maria Basto Nassif
    Heloisa Maria Basto Nassif

    Que bênção termos um Augusto Nunes que nos lava a alma. Seu texto e suas palavras nos iluminam o caminho tão desgastado por uma imprensa falida e desacreditada! É reconfortante ouvir suas análises, sempre tão sábias!

  29. Sebastiao Márcio Monteiro
    Sebastiao Márcio Monteiro

    Parabéns por mais um belíssimo texto, aliás, como sempre! Só uma pequena correção na primeira parte do artigo, quando diz que o nosso larápio-mor foi condenado em duas instâncias. Na verdade houve a condenação em terceira instância no caso do Triplex do Guarujá, em abril de 2019.

  30. ANTONIA MAGALI GUIDUGLI
    ANTONIA MAGALI GUIDUGLI

    Graças a Deus uma revista pra se ler e aprender com estes mestres do jornalismo.

  31. Airtom Clerman
    Airtom Clerman

    Vida longa `a OESTE , e a vc . Augusto

  32. Renato Sousa Lima
    Renato Sousa Lima

    Augusto Nunes: “Quando Lula empunha o microfone, fenômenos assombrosos se oferecem aos olhos de quem trata o idioma com alguma gentileza. O plural se asila na embaixada portuguesa, vírgulas e pontos se refugiam no dicionário mais próximo, sujeito e predicado trocam socos e pontapés, a concordância verbal sai em desabalada carreira…” Imagina então como ser possível descrever com precisão a oratória da Dilma!? Missão quase impossível.

  33. Mirian Guimarães
    Mirian Guimarães

    Parabéns, excelente texto, como sempre!

  34. Ademilson Rodrigues Ribeiro
    Ademilson Rodrigues Ribeiro

    Ótimo como sempre!

  35. M Constança B Beaklini
    M Constança B Beaklini

    Excelente!!! Parabéns! Lançamento da Revista !! A maioria são feras!????

  36. mario renato
    mario renato

    Isto é opinião! Isso sim é comentário jornalístico.
    Parabéns ao Augusto e a Revista Oeste! Muito bem vindos.

  37. Elvo Pigari Júnior
    Elvo Pigari Júnior

    Olá, Augusto Nunes!!
    Vcs são show!
    Boa sorte!

  38. Luciano Vasconcellos
    Luciano Vasconcellos

    Mais uma bela estreia é um time de primeira. Parabéns Revista Oeste!

  39. Moacir Nei Pirondi
    Moacir Nei Pirondi

    Não existem palavras para elogiar seus textos e sua conduta como jornalista e cidadão. Parabéns por mais essa iniciativa!!!!

  40. Fernando Takasi Okuyama
    Fernando Takasi Okuyama

    Sempre leio seus textos, perfeitos nas análises. Parabéns pela revista de alto nível.

  41. Marcos Kleuber Oliveira Nascimento
    Marcos Kleuber Oliveira Nascimento

    Parabéns à Revista Oeste. Time de craques, com dois gigantes: Augusto Nunes e J.R. Guzzo.
    Vida longa!

  42. Rodrigo
    Rodrigo

    Os mestres das palavras reunidos! viva a liberdade de expressão, e profundidade de análise tão rara nos dias de hoje! vida longa à Revista Oeste!!!

  43. Pedro Camargo
    Pedro Camargo

    Excelente artigo. Grande Augusto Nunes…Parabéns..

    1. Verônica Batista
      Verônica Batista

      Brilhante! Parabéns a toda equipe!

  44. Nara Rosangela Rodrigues
    Nara Rosangela Rodrigues

    Que delícia ler suas palavras, tão artisticamente encadeadas! Você traz leveza e alívio à alma. Sua descrição do uso da língua portuguesa pelo meliante é algo para se ler e reler, um deleite. E com tudo isso não abandona a sensatez e coerência. Aplausos!

    1. Nathiele
      Nathiele

      Parabéns Augusto!!
      Sempre muito preciso, objetivo e realista!
      Sucesso! ??????

  45. caio azevedo
    caio azevedo

    Parabéns! Um excelente texto como sempre!
    Revista Oeste, seja bem vinda!

  46. Antonio Valente Branco
    Antonio Valente Branco

    Parabéns para você e para os demais colegas. A propósito, noutro dia você se referiu à Mônica Bérgamo como a porta-voz da seita. Tenho um reparo. Porta-voz é função de uma só pessoa e a seita está cheia de gente falando em nome dela. Nesses casos ficaria melhor falar em menino(a) de recados, mas isso não mais se aplica à sub jornalista. Mônica poderia ser talvez uma coroa de recados. Ou uma balzaquiana de recados.

  47. Maria Lucia Macri
    Maria Lucia Macri

    Parabéns! Muito bom o texto!

    1. Maria Cristina Gonçalves
      Maria Cristina Gonçalves

      É sempre um enorme prazer ler um texto do Augusto Nunes. Inteligência e humor, inclemente com as bandalheiras da classe política.
      Sugiro uma abordagem sobre o auto-proclamado primeiro-ministro, Rodrigo Botafogo Maia. Esse está merecendo um tratamento especial.

  48. Flavia Camillozzi
    Flavia Camillozzi

    Ufa!!! Um jornal sem demagogia. Parabéns

    1. Rogério Storino Gonçalves Gomes
      Rogério Storino Gonçalves Gomes

      Uma revista com Augusto e Guzzo é como um time com Pelé e Garrincha!!

  49. Rubens Cavalcanti
    Rubens Cavalcanti

    Parabéns! Adoro seus textos. Brilhante!

  50. Cilmara Giunco
    Cilmara Giunco

    Augusto Nunes na sua melhor forma , e ainda leve e solto para emparedar quem bem entender.

  51. Delmo Fonseca
    Delmo Fonseca

    Parabéns Augusto, seus escritos são de lavar a alma nessa quarentena.

    1. Mônica
      Mônica

      Bem-vinda revista verdadeira !

      1. Flávio Ferreira de Jesus
        Flávio Ferreira de Jesus

        Parabéns Augusto Nunes!

  52. Pedro Martins
    Pedro Martins

    Parabéns grande AUGUSTO NUNES!

  53. Carlos Ferreira dos Santos Junior
    Carlos Ferreira dos Santos Junior

    Cirúrgico, como sempre!

    1. Carlos Alberto Marrara Partel
      Carlos Alberto Marrara Partel

      Oeste vai ser oxigênio nesse ambiente tóxico do jornalismo brasileiro. Boa sorte!

    2. Carlos Alberto de Souza
      Carlos Alberto de Souza

      Muito bom, como sempre

  54. Marlei Brito
    Marlei Brito

    Parabéns brilhante professor!

  55. Chaquib jubiaba Dabien
    Chaquib jubiaba Dabien

    Excelente. Augusto Nunes é mestre ao lado do Guzzo. Parabéns pelo ótimo trabalho.

    1. Rodrigo Faresin
      Rodrigo Faresin

      Sou teu fã A.N.

    2. Nery Soares
      Nery Soares

      Últimamente, não tenho mais ligado a TV convencional,não vale a pena gastar pilha do controle, a energia da TV.
      Melhor acompanhar algumas fontes voltadas ao BRASIL.
      9 dedos e sua cúpula não dá.

      1. Juarez de F. Castro
        Juarez de F. Castro

        Finalmente posso ler algo que preste!

  56. Roberto Bruzadin
    Roberto Bruzadin

    Perfeito como sempre, Augusto. Longa vida à Revista Oeste e aos craques do jornalismo que ela integram.

    1. Silas Chaves Cabral
      Silas Chaves Cabral

      Perfeito Augusto.

      1. Rita de Cassia Serrao
        Rita de Cassia Serrao

        Adorei o texto grande mestre ????

      2. Josafá
        Josafá

        Como é bom ler um texto coberto de verdades. Parabéns.

      3. Francisco Rocha
        Francisco Rocha

        Caríssimo AN:
        Por sua causa, por escrever as coisas como de fato elas são dando alento à razão e comprometido com as verdades já impressas nas páginas da história, parabenizo-o pelo excelente texto, aqui, neste novo espaço o qual franqueamos a nossa entrada e permanência.
        Um abraço!

      4. Pedro Henrique Pedrosa De Oliveira
        Pedro Henrique Pedrosa De Oliveira

        Incontestável. A cada leitura, um aprendizado.

    2. Adele Marchezan
      Adele Marchezan

      Perfeito! Amei o texto, parabéns!

      1. Andre Luiz de Felippo
        Andre Luiz de Felippo

        Excelente. Vai no cerne das questoes. Objetivo, claro. E do lado certo. É um privilégio poder ler suas colunas.
        Parabéns
        Abraços

      2. Claudete J Valduga
        Claudete J Valduga

        Simplesmente Augusto! Maravilhoso! Parabéns e vida longa à revista!

    3. Maria Sena
      Maria Sena

      Desejo uma longa e exitosa existência, para esta revista e para os criadores da mesma!

      1. MAGNO RIBEIRO
        MAGNO RIBEIRO

        Realidade em reunião de palavras. Parafraseando o que cantaria o cantante: “ah se o mundo inteiro [o] pudesse ouvir”.

      2. Roberto Gomes
        Roberto Gomes

        Excelente. Estava faltando reafirmar e relembrar essas bandalheiras da ORCRIM. Abraço

    4. Helena
      Helena

      Parabéns, e sucesso para todos o que compõem a revista.

    5. Eliane correia
      Eliane correia

      Artigo sensacional! Parabéns Augusto Nunes! Faz falta mais jornalistas como vc que expõe a nossa realidade. Chega a dar tristeza ver os jornalistas, dito intelectuais, que compactuam com essa gente sórdida que quase acabou com o nosso país. Uma pergunta, o que ganham eles com a derrocada do nosso País?

    6. Augusto Nunes
      Augusto Nunes

      Obrigado, meu querido amigo. Abração

    7. Sueli
      Sueli

      Augusto parabéns! Assinei pois esse time é demais

    8. Edmundo Baracat Filho
      Edmundo Baracat Filho

      Longa vida e saúde ao grande e honesto jornalista Augusto Nunes

    9. Claudia Aparecida de Moraes Paiva Correa
      Claudia Aparecida de Moraes Paiva Correa

      Como sempre , perfeita suas colocações Augusto Nunes! Que essa revista seja uma revista conforme proposta, longa vida a mesma! Espero não me decepcionar!

Do corre ao nocaute, Mirelle Moschella - Apresentadora Anterior:
Mirelle Moschella: ‘Tinha certeza de que não ia morrer do câncer’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 213
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.