Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 117

Lista geral das coisas impossíveis

Jamais houve uma época com tanta informação à disposição. Ao mesmo tempo, nunca se fez tanto para impedir que as pessoas comuns tomem conhecimento dos fatos

J. R. Guzzo

-

Eis aqui uma lista de coisas que não vão acontecer nunca; não perca o seu tempo tentando encontrar alguma delas, ou esperando que aconteçam, porque você não vai conseguir nada. É uma das maravilhas do nosso tempo. Em toda a história da humanidade, jamais houve uma época, como agora, com tanta informação e tanto conhecimento à disposição de tanta gente e de forma tão imediata. Ao mesmo tempo, nunca se fez tanto esforço para impedir que as pessoas comuns tomem conhecimento dos fatos: são eliminados, simplesmente, quando contrariam a visão de mundo da maior parte dos comunicadores, “formadores de opinião” e o resto das chamadas elites culturais que há na praça. Segue-se uma relação de alguns fatos que jamais são contados, e nem serão. Pode ser útil.

• É impossível que um jornalista europeu ou americano escreva ou diga que os índios são 0,4% da população brasileira, ou 900.000 sobre um total de 220 milhões de pessoas, e ocupam quase 14% do território do Brasil. Também não escrevem, nem dizem, que 50% da população indígena não vive em reservas — ou seja, estão no meio dos demais cidadãos deste país.

publicidade
publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.