O avô de um amigo constrangia a família e assombrava visitantes ao cruzar a sala em silêncio, com passadas rápidas e inteiramente nu. Uma tia do meu pai, feliz com a festa do 100º aniversário, fez a dezenas de convidados já de saída as mesmas perguntas e a mesma oferta que repetira durante a vida inteira a quem aparecia na fazenda Itagaçaba: “Comeu bem? Bebeu bem? Quer pouso?”. Ao lado da aniversariante, a filha Bibi sussurrava a advertência: “Mãe, para com isso. Se alguém aceitar dormir aqui, não tem como acomodar”. Tia Leonor ouvia com atenção o conselho da única figura cujo nome não esquecera, mas retomava o mantra assim que alguém se despedia: “Comeu bem? Bebeu bem? Quer pouso?”. Outra parente octogenária caminhara em sentido oposto: se a filha cujo nome já sumira da memória continuasse puxando conversa na hora do almoço, ela perguntaria à caçula quando é que aquela estranha iria embora para que dividissem a mesa em sossego. Ela só reconhecia a filha caçula e, sabe Deus por quê, Silvio Santos.
Como a dilatação da expectativa de vida é mais veloz que os avanços da geriatria, incontáveis famílias hoje têm de lidar com casos assim. É preciso tratá-los com a amorosa paciência. Os avós da minha geração morriam cedo. Hoje, milhões de crianças crescem com bisavós por perto — e aprendem que podem fazer o que quiserem. Mas só no Brasil existe algo equivalente num partido político: pelo que tem dito e feito, Lula é a bisa do PT. Decide se o partido vai lançar candidato a governador ou contentar-se com a indicação do vice, muda o programa do partido sem consultar ninguém, envereda por assuntos que qualquer candidato com um pingo de juízo evita. Faz o que lhe dá na telha, e agora deu de fazer revelações que um político com um cisco de juízo guardaria em segredo. A última do patriarca destrambelhado consumou-se neste 17 de junho: resolveu gabar-se de ter libertado os arquitetos e os executores do sequestro do empresário Abílio Diniz, ocorrido durante as eleições presidenciais de 1989.
Lula pousou em Havana um dia depois da morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, que não resistira a 85 dias em greve de fome
Lula contou que, em 1998, botou na cabeça que deveria devolver à liberdade os autores do crime. Presos havia dez anos, tinham acabado de entrar em greve de fome. “Esses jovens, tinha argentinos, tinha gente da América Latina, iam entrar em greve seca, que é ficar sem comer e beber”, jurou num palavrório em Maceió. “A morte seria certa. Aí, então, eu fui procurar o ministro da Justiça, chamado Renan Calheiros.” Renan aconselhou-o a tratar diretamente com o presidente da República. Lula disse ter procurado FHC para dar-lhe um conselho: “Fernando, se você soltar os presos, pode entrar para a história como um democrata que evitou que dez jovens que cometeram um erro morressem na cadeia”. Nessa versão, Fernando Henrique concordou em libertar os presos se fosse interrompida a greve de fome. Lula: “Fui na cadeia no dia 31 de dezembro conversar com os meninos e falar: ‘Olha, vocês vão ter de dar a palavra para mim, vocês vão ter de garantir pra mim que vão acabar com a greve de fome agora, e vocês serão soltos’. Eles respeitaram a proposta, pararam a greve de fome e foram soltos. E eu não sei onde eles estão agora”.
https://www.youtube.com/watch?v=HidaF-QB-38&t=4155s
Nenhum deles foi solto pelo governo brasileiro. Foram extraditados no ano seguinte, para cumprirem em seus países o que restava da pena de prisão. De todo modo, isso é o que menos importa: Lula sempre mentiu como quem respira. Muito mais chocante foi a obscena exposição do desprezo do ex-presidente pela clemência e pelos direitos humanos. Só um cafajeste de fina estampa pode exigir que companheiros terroristas fossem contemplados com o socorro que, 12 anos depois, negaria a dezenas de cubanos que discordaram publicamente da ditadura comunista. Em fevereiro de 2010, numa carta endereçada ao oportunista homiziado no Palácio do Planalto, 42 dissidentes encarcerados na ilha-presídio reiteraram o apelo ao Pai dos Pobres (e Mãe dos Ricos): “Ao sabermos de sua próxima visita a Cuba, solicitamos que, durante as conversações que manterá com representantes do primeiro escalão do governo, fale de nossa situação e advogue a favor de nossa libertação”.
Lula pousou em Havana um dia depois da morte do dissidente Orlando Zapata Tamayo, que não resistira a 85 dias em greve de fome. Nem por isso hesitou em atirar ao lixo o argumento que apresentara a FHC para devolver à liberdade os autores de um dos mais abjetos sequestros registrados no Brasil. “Greve de fome não pode ser utilizada como um pretexto de direitos humanos para libertar pessoas”, recitou o chefão da esquerda de botequim. “Imagine se todos os presos em São Paulo entrassem em greve de fome e pedissem libertação.”
Afrontados pela infame hostilidade do presidente brasileiro, os cubanos acuados endereçaram ao presidente da Costa Rica o mesmo pedido de ajuda que Lula rechaçou. Fiel à biografia admirável, Oscar Arias nem esperara pela chegada do apelo, que Lula confessara não ter lido “por falta de tempo”, para estender a mão às vítimas dos carrascos. Já publicara no jornal espanhol El País um artigo que induzia a uma pedagógica comparação entre dois chefes de governo:
ARIAS: Uma greve de fome de 85 dias não foi suficiente para convencer o governo cubano de que era necessário preservar a vida de uma pessoa, acima de qualquer diferença ideológica. Não foi suficiente para induzir à compaixão um regime que se vangloria da solidariedade que, na prática, só aplica a seus simpatizantes. Nada podemos fazer agora para salvar Orlando Zapata, mas podemos erguer a voz em nome de Guillermo Fariñas Hernández, que há 17 dias está em greve de fome em Santa Clara, reivindicando a libertação de outros presos políticos, especialmente aqueles em precário estado de saúde.
LULA: Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubano, de prender as pessoas em função da lei de Cuba, assim como quero que respeitem o Brasil.
ARIAS: Seria perigoso se um Estado de Direito se visse obrigado a libertar todos os presos que decidirem deixar de alimentar-se. Mas esses presos cubanos não são como os outros, nem há em Cuba um Estado de Direito. São presos políticos ou de consciência, que não cometeram nenhum delito além de opor-se a um regime.
LULA: Temos de respeitar a determinação da Justiça e do governo cubanos.
ARIAS: Não existem presos políticos nas democracias. Em nenhum país verdadeiramente livre alguém vai para a prisão por pensar de modo diferente. Cuba pode fazer todos os esforços retóricos para vender a ideia de que é uma democracia especial. Cada preso político nega essa afirmação. Cada preso político é uma prova irrefutável de autoritarismo. Todos foram julgados por um sistema de independência questionável e sofreram punições excessivas sem terem causado danos a qualquer pessoa.
LULA: Cada país tem o direito de decidir o que é melhor para ele.
ARIAS: Sempre lutei para que Cuba faça a transição para a democracia. O governo de Raúl Castro tem outra oportunidade para mostrar que pode aprender a respeitar os direitos humanos, sobretudo os direitos dos opositores. Se o governo cubano libertasse os presos políticos, teria mais autoridade para reclamar respeito a seu sistema político e à sua forma de fazer as coisas.
LULA: Não vou dar palpites nos assuntos de outros países, principalmente um país amigo.
ARIAS: Estou consciente de que, ao fazer estas afirmações, eu me exponho a todo tipo de acusação. O regime cubano me acusará de imiscuir-me em assuntos internos, de violar sua soberania e, quase com certeza, de ser um lacaio do império. Sem dúvida, sou um lacaio do império: do império da razão, da compaixão e da liberdade. Não me calo quando os direitos humanos são desrespeitados. Não posso calar-me se a simples existência de um regime como o de Cuba é uma afronta à democracia. Não me calo quando seres humanos estão com a vida em jogo só por terem contestado uma causa ideológica que prescreveu há anos. Vivi o suficiente para saber que não há nada pior que ter medo de dizer a verdade.
Oscar Arias é um chefe de Estado. Lula é chefe de uma seita com cara de bando. Arias conhece a História e tenta moldar um futuro mais luminoso. Lula nunca leu um livro, não sabe o que aconteceu e só pensa na próxima eleição. Arias é justo e generoso. Lula é mesquinho e oportunista. Arias se guia por princípios e valores. Lula menospreza irrelevâncias como direitos humanos, liberdade ou democracia. O artigo do presidente da Costa Rica, um homem digno, honrou o Nobel da Paz que recebeu. A discurseira do presidente brasileiro, um falastrão sem compromisso com valores morais, tornou-o tão candidato ao prêmio quanto Nicolás Maduro. A colisão frontal entre o que Arias escreveu e o que Lula disse escancarou a distância abissal que separa o estadista de um político de esgoto.
Leia também “Uma toga perdida na Amazônia”
Ah… como eu queria escrever que nem Nunes! Amo suas “tiradas”, e dou a boa risada, a da linguagem: Lula é a bisa do PT KKKKKKKKKKK! “ chefe de uma seita com cara de bando”kkkkkk Artigo pra se ler e treler!
O mundo realmente chegou num ponto inimaginável. Só pensar que um ignorante autoritário ameaça ser presidente de teu país já seria inadmissível. Agora quando isto é a realidade de uma eleição que se aproxima, deixa sérias dúvidas sobre o futuro da humanidade.
Não dá para considerar “de bem” quem tem cérebro e vota em um rato de esgoto com Lula. Eleitores desse maldito ou são decerebrados ou aproveitadores hipócritas e tão sujos como ele.
bem de esgoto mesmo.lula é um rato.um obtuso.um pulha.um malogrado.um bebado.um safado.um filho de cão.uma peste.uma lepra irremediável.um canalha.um mufina.um ladrão.um demente.um estúpido. uma jaula.uma porta.uma topada na ferida do pé.um navio naufragado.a cabeça do porco do senhor das mosca.a ferida putrefada.o bicho morto que nem urubu quer comer.a fome da somália. a pior escuridão. a pior aberração que se pode exister.. ainda!
o Lula sempre foi um farsante , desde os tempos de sindicalista.
Resumindo : Lula é uma farsa ambulante. Pena tantos brasileiros de bem não enxergarem esse fato.
Lula nunca escreveu nada por dois motivos: primeiro porque não sabe, segundo, porque só sabe mentir e mentira não se escreve, sem se confessar. Talvez por isso não tenha se alfabetizado, em especial, quanto às expressões de um ser humano do bem.
28-06-2022, 12h20mim. Peço um favor pra ti, sabendo que a relação entre jornalista e leitor tem algumas regras. Diz para o pessoal dos programas da JP entrevistar novamente o especialista chamado Pena para ele comentar o andamento do caso do MEC, mais uma vez. E, lá no meio da entrevista alguém citar a lista de presos do mensalão e petrolão publicados na Oeste e perguntar para ele se o Lula interferia nas ações deles ou o ex-presidiário não sabia de nada e os processos condenatórios são fake news? Acho que o pessoal da imprensa séria está muito gentil com o Pena (e outros) e não coloca eles numa encruzilhada.
Não consigo entender como os nossos intelectuais e muitos empresários conseguem pactuar com um meliante, que é o Lula. A única coisa que justifica essas atitudes é que estes têm a expectativa de tirar algumas vantagem em um possível novo mandato de Lula. Então fica claro que Lula realmente não passa de um chefe de quadrilha.
Quanto mais se conhece de lula, mais estarrecidos ficamos com a midia , a academia e os artistas!!!…
Oscar Árias ganhou o Nobel em outra época. Hoje só bandido ganhar o prêmio dado por Soros.
Assisti o vídeo onde Lula compara os pobres à papel higiênico, ele não tem limites, se acha um pensador, um homem sábio com seus cacarejos grosseiros e desrespeitosos.
Não tem porte para fazer sombra à um homem como Oscar Arias, é e será, apenas um fanfarrão corrupto, que nunca serviu ao país e seu povo , apenas usufruiu.
Lula é representante terreno do pai da mentira!
Muito bom, Alexandre. OP texto é um tônico eficaz para o sustento da democracia e seu exercício.
Magistral. A conversa clara sempre será o melhor detergente. Seja de um jornalista emblemático tal qual Augusto Nunes, seja de um estadista tal qual Oscar Arias.
Excelente artigo. Parabéns. A definição político de esgoto é completa em si mesma. Desejo ardentemente que essa latrina em forma humana morra o mais rápido possível e nos livre de sua presença imprestável.
Perfeito mestre Augusto Nunes.
Prezado Augusto Nenes
Sinto-me extasiado ao ler um texto tão perfeito, cada parágrafo representa uma verdade indiscutível, um tapa na cara dos canalhas que nos ofendem com suas mentiras deslavadas. Essa esquerda brasileira – inclusive o PSDB – é, sem dúvida nenhuma, constituída de políticos de esgoto, que nos enoja, os quais devemos abominar.
Por essas e muitas outras, Lula não será eleito presidente do Brasil. Pesquisas inventaras, jornalistas inescrupulosos, intelectuais-cordeiros-covardes, e os ignorantes da História fazem apenas ruído nas redes. A voz do povo está nas ruas, nos homens e mulheres comuns, e dela ecoa o som da rejeição, do nojo, do repúdio ao farsante dono do PT.
Grande Augusto Nunes, como sempre perfeito 👏
LULA: lixo, muito lixo, lixeba!
Augusto….fico impressionado como ainda possa ter ditos jornalistas que possam defender regimes como estes por puro polimento do ego. Impressionante.
Nem 10 encarnações farão desse verme um ser humano.
Como um sujeito como esse, depois de tudo aínda querer voltar a presidir o país. O lugar dele é outro e o povo sabe
A composição atual do STF nos impôs continuar falando de um sujeito desprezível como o Lula, sob todos os aspectos. O Brasil não suportará conviver em paz com essa atual composição do Supremo. Tornou-se impositiva a sua remoção sob pena de atingirmos um clima perigoso e inaceitável para nossa sociedade. Precisamos de paz e poderes da República pelos quais possamos nos orgulhar e ter esperança e certeza que caminhamos acertadamente para o permanente progresso do País. Parabéns ao Augusto Nunes e à revista Oeste pelas suas contribuições nesse sentido.
Pensar que existe uma probabilidade desse ladrão senil ser o mandatário da nossa nação, me tira o sono,me provoca náuseas, me faz pensar que o ser humano enlouqueceu!
Querido Augusto Nunes. Suas considerações e a maneira como põe a verdade em pratos limpos lavam minha alma. Pessoas da nossa idade conhecem o caráter deste individuo raivoso e invejoso que se tornou simpático quando alcançou o poder e pôs as mãos no dinheiro público.
Muito oportuna e belas palavras meu caro Augusto Nunes. Na Democracia não há espaços para oportunistas, zombadores e ladrões do povo brasileiro, principalmente.
Uma pena que nem todos os brasileiros conseguem fazer esta comparação entre Oscar Arias e Lula da Silva.
Uma Constituição violentada gerou um ex-condenado candidato à presidência da república.
Para aditar: não nos esqueçamos dos dois boxeadores cubanos que, durante os jogos Panamericanos, pediram asilo ao Brasil e, quebrando uma tradição, a escória que então governava, negou-o.
Como fomos enganados pela imprensa nos anos FHC. Então é pior que eu imaginava.
E é como uma bola de neve que, quanto mais rola, maior fica.
FHC planejou sua velhice depois de um golpe contra o país. Canalha! Nem aqui mora, pois era seu projeto sumir para não ter de responder. Negligente, covarde e bandido, pai de tudo isso que estamos assistindo.
O nível de compreensão dele de sociologia, não importam as palestras que já deu, os livros que escreveu, hoje em dia caiu no mesmo nível de Dilma Rousseff e economia.
Enfim, a bandidagem dos 9 do STF, mais a soltura de um delinquente que é o candidato ao retorno do sofrimento, da ignorância, do roubo, tudo isso, filhos de FHC.
Não consigo entender todo esse ódio a FHC, Daniel. Lula aplica mais uma mentira acerca dos sequestradores, que não foram soltos, e vc destila todo esse ressentimento ao ex presidente.
Parabéns, como sempre um show de humor, seriedade e pertinência. Mas tudo que vem desse ignaro, verdadeiro câncer da política brasileira, só pode ser a favor do mal.
Nenhum argumento tira um esquerdista do casulo, procuramos entender lendo o livro: “A mente esquerdista” autor: Dr. Lyle H. Rossi. Recomendado pelo jornalista Guilherme Fiuza. Boa Leitura!
como disse um ex-aluno meu, ex-amigo e que deletei da lista do face: “eu prefiro o ladrão do Lula do que o facista do Boslonaro”. Tu nem sabe 1% das mentiras que circulam aqui no fundo do sertão…
As propostas que Lula apresentou até agora para seu novo governo são a essência da maldade e hipocrisia para um país que está ,dentro do possível, saindo bem de uma pandemia que afetou o mundo.Continua o mesmo ladrão e mentiroso de sempre, piorando com a idade.Brasil não merece mais um governo permeado pela cleptocracia.Como falou Augusto Nunes, não falta comida no supermercado seja para ricos ou pobres,exitem opções que cabem no bolso de quem trabalha.O agronegócio vai muito bem ,obrigado.Lula é um ser humano que apenas destrói tudo que é viável para nosso país.Nao queremos ditaduras de esquerda, Brasil é a grande esperança para a América Latina.Vamos em frente.
Um grande canalha, mau caráter e bandido.
Excepcional.
Falou e disse.
Lula é uma doença, um câncer que o Brasil precisa eliminar a qualquer custo, ou então, será um país sem futuro.
Lula é um canalha!
Artigo excepcional que trata Luladrão como é: Pulha criminoso
Quando é bandidagem o cara entende …
Eu sinto vergonha de ter no País pessoas com esse nível de cinismo e ter um STF Partidário como temos hoje. Dias sombrios e o que é pior tende a piorar. Infelizmente. Não posso concordar em ter um chefe do meu País um larápio. Condenado em todas as estâncias. O que digo para meus netos…O BRASIL É ASSIM MESMO…”
Só no Brasil os delinquentes gozam da liberdade e do espaço de que esse lula dispõe. Vergonhoso.
Augusto, com títulos sempre hilários, mas verdadeiros, nossos finais de semana sempre são melhores com a Oeste. Texto sempre fenomenal. Que a memória dos fatos nunca se apague.