Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 12

O Timão da Toga resolveu erradicar a mentira

O Pretório Excelso aproveita o confinamento para perder tempo com miudezas e maluquices

Augusto Nunes
-

Em 19 de novembro de 1945, duas semanas antes da escolha nas urnas do novo presidente da República, o brigadeiro Eduardo Gomes estava tão confiante na vitória sobre o general Eurico Dutra que resolveu dispensar o voto de uma fatia da população. “Não preciso dessa malta de desocupados que apoiam o ditador para eleger-me”, disse o candidato da UDN ao discursar no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

O “ditador” era Getúlio Vargas, que chefiava o Estado Novo ao ser deposto em 29 de outubro. E o orador provavelmente usou a palavra “malta” como sinônimo de “bando, corja, súcia”. Mas o deputado Hugo Borghi descobriu numa consulta ao dicionário que “malta” tem outros significados, e que um deles é “turma de trabalhadores que se deslocam comendo em marmitas”. Imediatamente, Borghi mobilizou a cadeia de emissoras de rádio que controlava para convencer os ouvintes de que o Brigadeiro desprezava o voto dos pobres em geral — e dos “marmiteiros” em particular. Em 2 de dezembro, Dutra foi eleito com 3,2 milhões de votos, quase 1,2 milhão à frente de Eduardo Gomes.

[ccj id=”oeste-blocker-2″]

Se naquele Brasil existisse um Supremo Tribunal Federal semelhante ao atual Timão da Toga, o resultado da eleição presidencial que ressuscitou a democracia ainda estaria sub judice, à espera da conclusão de processos, inquéritos e CPIs concebidos para saber-se o que é exatamente uma fake news — codinome inglês adotado pela velha mentira para circular mais à vontade na internet — e o que deve ser feito para neutralizar invencionices que deformam disputas nas urnas, tiram o sono de ministros do STF ou prejudicam a imagem dos políticos.

Deputados e senadores mentem mais do que respiram, mas instalaram uma CPMI para saber quem andou espalhando fake news

Um Dias Toffoli modelo 1945, por exemplo, estaria fazendo o centésimo pedido de vista, desta vez para descobrir se, ao traduzir livremente o que Eduardo Gomes tinha na cabeça ao pronunciar a palavra “malta”, Borghi mentiu deliberadamente ou apenas cometeu um erro de interpretação. Uma versão anos 40 de Alexandre de Moraes continuaria promovendo dúzias de batidas policiais para decifrar dois mistérios. Primeiro: quantos eleitores mudaram de ideia para solidarizar-se com os marmiteiros insultados? Segundo: foi para desforrar-se da discurseira no Teatro Municipal que Getúlio Vargas, deposto em 29 de outubro, anunciou seu apoio a Dutra no finzinho de novembro? Para sorte dos nossos avós, sobrou para os seus netos o papel de plateia do espetáculo da conversa fiada encenado há quase um ano.

A história da mentira no Brasil começou com a chegada das primeiras caravelas. O comandante fez de conta que topara por acaso com as terras que fora incumbido de encontrar. Tripulantes tapearam nativos com bugigangas sem valia, e foram tapeados ao trocá-las com aves que se multiplicavam por todas as matas. Degredados descobriram que bastava o acesso às vergonhas da filha do cacique para a consumação do golpe do baú que, além de riqueza e poder, eternizaria o nome do sedutor em placas colocadas nas esquinas do Brasil que existiria séculos mais tarde. Morei algum tempo na Rua João Ramalho existente em São Paulo, sem saber que esse foi o codinome do aventureiro português João Maldonado, como informa a certidão de batismo. É provável que Bartira, a filha do cacique Tibiriçá que se casou com João, tenha morrido sem saber o verdadeiro sobrenome do marido.

Um dos primeiros chefes políticos do país ainda em gestação, João Ramalho é o patriarca da linhagem que hoje povoa Brasília. Deputados e senadores mentem mais do que respiram, mas instalaram uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para saber quem andou espalhando fake news na campanha eleitoral de 2018, se essas falsidades adulteraram o resultado do pleito e o que fazer para surpreender o planeta com a façanha assombrosa: erradicar a mentira num famoso viveiro de mentirosos. A CPMI agrupa devotos da seita que enxerga em Lula um ex-preso político, gente que jura que o Centrão só se angustia com os problemas nacionais, democratas de nascença que morrem de amores por ditadores caribenhos ou venezuelanos, pais da Pátria que veem em Sergio Moro um agente da CIA e em Rodrigo Maia um estadista. Não é pouca coisa. Mas não é tudo.

Confrontado com a  inventividade dos juízes do STF, Kafka descobriria que seus personagens foram atormentados por amadores

A suspensão temporária dos trabalhos da CPMI que dará em nada concentrou os holofotes no Supremo, que nesta quinta-feira começou a decidir se o inquérito irregular e inconstitucional sobre fake news parido nas catacumbas do Pretório Excelso pode ser considerado regular e constitucional. Até os bedéis das faculdades de Direito sabem que não. O ministro Edson Fachin, relator do caso, achou que sim. Primeiro a manifestar-se, ele não viu nada de mais no aleijão concebido no dia em que Dias Toffoli acordou invocado com críticas à instituição que preside, resolveu identificar e punir os autores das inverdades insultuosas e chamou para ajudá-lo o colega Alexandre de Moraes. Ex-secretário de Segurança do governo paulista, Moraes gostou da ideia de acumular as atribuições de detetive, delegado, promotor e juiz num inquérito que avança em segredo, não revela quais são os crimes que apura nem divulga os nomes dos suspeitos. Que Kafka, que nada. Se fosse confrontado com a  inventividade dos juízes do STF, o ficcionista tcheco descobriria que seus personagens foram atormentados por amadores.

Em juridiquês arcaico, Fachin propôs que só fake news que agridem a imagem do Supremo sejam incluídas no inquérito que vem ganhando abrangência e ameaça transformar qualquer tipo de mentira em crime capitulado no Código Penal. Falta explicar como deve ser tratado quem divulga verdades que deixam mal no retrato as onze excelências. Será permitido, por exemplo, espalhar pelas redes sociais que os ministros não investiram um único tostão dos seus obesos salários no combate à pandemia de coronavírus? Ou lembrar que, embora estejam em confinamento, os ministros mantiveram intacta a verba desperdiçada num menu de gastrônomo perdulário? Ou, ainda, constatar que o tempo desperdiçado com miudezas deveria ser usado para acelerar o julgamento e a condenação dos quadrilheiros desmascarados pela Operação Lava Jato?

Aqui entre nós: se um ministro diz que a divulgação de inverdades pela internet é o principal problema da nação, das duas, uma. Ou está mentindo ou é demente. Mas não espalhe: para os superjuízes brasileiros, merece cadeia quem vê as coisas como as coisas são e conta o caso como o caso foi.

50 comentários
  1. Paulo Henrique Vieira
    Paulo Henrique Vieira

    Sugiro que leia a proposta antes de espalhar fake news por aí, Pretoro Augusto.

  2. Havner Muniz
    Havner Muniz

    Artigo irretocável, mestre Augusto Nunes. Parabéns!

  3. Martha R Parahyba
    Martha R Parahyba

    Parabéns, Augusto Nunes. Como sempre, sensacional!

  4. Gustavo H R Costa
    Gustavo H R Costa

    Parabéns Augusto, calibrar essa ironia fina com a crítica aguda a essa cambada de excelsos desequilibrados e sem votos não é fácil! Ainda com classe. Ótimo.

  5. Sandro Luis Batista Soares
    Sandro Luis Batista Soares

    Mais uma vez o stf está querendo fazer um malabarismo jurídico para atingir e tentar achar algo para derrubar nosso Presidente, que foi eleito democraticamente. Esse mesmo malabarismo já foi feito para soltar o Lula e todos os corruptos sentenciados, deixando elegível a Dilma, e muitos outros que agora não me recordo.

  6. Carlos Gomes Monteiro
    Carlos Gomes Monteiro

    Um oásis de consciência. Obrigado Augusto.

  7. Felice Preziosi
    Felice Preziosi

    Como sempre Augusto Nunes é impecável. Os jornalistas deste país deviam se espelhar em você, no Guzzo, Stephen Kanitz …………

  8. Rogerio Tavares dos Santos
    Rogerio Tavares dos Santos

    Augusto Nunes. Uma das melhores cabeças do setor jornalístico, ao lado do Fiúza e do Coppola’s.
    Sempre com analogias pertinentes. Parabéns

  9. Antonio Carlos
    Antonio Carlos

    Quando vejo e ouço, qualquer coisa partindo desses caras, comparo logo com time de futebol, sendo de expressão ou de categorias inferiores. Quando a qualidade dos jogadores é boa, inteligentes e focados, se formam grandes times, com bom esquema tático e entrosamento perfeito. Da gosto de ver.
    Os atuais componentes (jogadores) do supremo são de baixa qualidade, estão focado somente em vaidades e interesses próprios ou dos amigos e correligionários. Com argumentos medíocres para defender suas posições. Com essa turma que está nunca se formará um grande time. Vai cair para segunda, terceira ou quarta divisão. Pobre Brasil.

  10. Elinaldo soares silva
    Elinaldo soares silva

    Excelente texto, como sempre. A Revista Oeste tem que virar jornal, pois é a única coisa que vale a pena ler hoje em dia.com certeza

    1. Sylvio do Amaral Rocha Filho
      Sylvio do Amaral Rocha Filho

      Muitos dizem que Augusto Nunes mais uma vez se superou. Impossível! Augusto Nunes está no Olimpo, alcançou a perfeição há muito. Quem atinge o status de perfeição rematada e acabada, como ele, vira oráculo, ou seja, aponta o óbvio que está obscurecido e é de difícil ou impossível compreensão, ou seja, esclarece o que estava oculto mas não devia estar. Grande Augusto. Sensacional

  11. Marcel
    Marcel

    “erradicar a mentira num famoso viveiro de mentirosos” Valeu Augusto Nunes!

  12. Ricardo
    Ricardo

    O STF aprovou a soltura de 32 mil presos por conta do vírus chinês. Todos sabem que neste país só vai para a cadeia assassinos, estupradores, traficantes de drogas e similares (ao menos até o STF recentemente ter inventado de criminalizar quem não comunga de sua ideologia), e como era de se esperar muitos destes já cometeram estupros assassinatos. O STF foi o facilitador destes crimes e deveria pagar por eles.

  13. Paulo Ferreira Dos Santos Junior
    Paulo Ferreira Dos Santos Junior

    Exato, preciso e conciso.

  14. Silvio Tadeu De Avila
    Silvio Tadeu De Avila

    STF, decepção nacional, perdeu totalmente o respeito. Ou seus ministros agem ofendendo até o senso comum, ou omitem-se ignominiosamente. E ninguém seja inocente de achar que as teratologias perpetradas contra a Constituição decorram de mera ignorância jurídica. A propósito, por onde andam os inquéritos em face de Renan Calheiros, em que gaveta eles foram embuçados?? Renan, aliás, que pode – ele, siiiim – deixar de cumprir ordem de afastamento da Presidência do Senado, dizem as más línguas que aconselhado por um dos deusinhos do olimpo. E o Senado, onde está que não age para processar os pedidos de impeachment, e a CPI da Toga? Rebotalhos morais…

  15. Guy Ubirajara Meyer
    Guy Ubirajara Meyer

    Abandonei os noticiários de TV. Chega das mentiras da GLOBOESGOTO, BANDLIXO, CNN/Mxxxx, (IN)CULTURA, etc.
    Cancelei minha assinatura de 26 anos da Gazeta do Povo, e vou cancelar a da Crusoé quando vencer, pois já nem a acesso.
    Enojo-me só de ouvir falar em Veja (cancelei assinatura de 30 anos), Isto É, Folha, Estadão, Globo, Piauí, Carta Capital, etc, etc.
    TODOS MEMBROS DA IMPRENSA MAIS SÓRDIDA DO MUNDO DEMOCRÁTICO!!!
    Devidamente apoiada e protegida pelo grupelho dos 11 do esseteefinho.
    Sobrou o quê?
    *REVISTA OESTE!!!*

  16. Marcio Antonio Rosa
    Marcio Antonio Rosa

    Brilhante, Augusto! Concordo 100% com sua análise. Realmente é difícil , ou melhor, é impossível entender o nosso STF. E essa de quinta-feira, então? Um grupo foi homenagear a nobre instituição com uma salva de fogos de artifício e eles interpretam como ofensa? Apesar de ridícula, foi uma homenagem! Ou será que só estavam calibrando a mira para o lançamento de pétalas de rosas?

  17. Alberto Garcia Filho
    Alberto Garcia Filho

    Tendo em vista tantos absurdos protagonizados por essa verdadeira gangue que ocupa a nossa “suprema corte”, achei por bem modificar e sugerir a forma com que o povo brasileiro que tem vergonha na cara deve se referir a esses indivíduos: ao invés de MERETÍSSIMOS , que tal CANALHÍSSIMOS?

  18. Paulo Gustavo Pinto Cesar De Carvalho
    Paulo Gustavo Pinto Cesar De Carvalho

    Excelente!
    Mas como esquecer que que incensou o inquérito escabroso do stf foi a divulgação da história do “amigo do amigo do meu pai”, que estava nos autos de um processo que se tornou público, mas eles não gostaram, e CENSURARAM a revista que divulgou.
    Quem precisa desse stf?
    #STFVergonhaNacional

  19. Antonia Marilda Ribeiro Alborgheti
    Antonia Marilda Ribeiro Alborgheti

    ótimo texto, foi direto ao ponto, o STF faz por merecer o que dizem dele.

  20. Fabricio
    Fabricio

    Muito bom.

  21. Fernando Luiz Teixeira Dantas
    Fernando Luiz Teixeira Dantas

    Sensacional e primoroso como sempre, Augusto! Que texto!

  22. Jose Pedro Volpe Soares
    Jose Pedro Volpe Soares

    A revista que têm em seu staf de jornalistas como meu quase conterrâneo de cidades vizinhas, sou nascido em Jaboticabal e conheço muito Taquaritinga, mestre Augusto Nunes e o fiel e sempre bom e tb ótimo jornalista Guilherme Fiuza os quais acompanho há muitos anos não tive dúvidas, assinei com os olhos vedados pois era muito bom investimento que estava fazendo. Mestre Augusto e dileto amigo Guilherme vida longa a vcs e espero ótimas reportagens suas.Muito obrigado por vcs existirem.

  23. Ana Teresa Machado De Oliveira
    Ana Teresa Machado De Oliveira

    Esse texto, não tem preço! Grande Augusto Nunes!

  24. Alexandre Katz
    Alexandre Katz

    Deveriam tirar o S da sigla STF para nao cometer fake news.

  25. marcia estrella
    marcia estrella

    ????, como sempre certeiro!!!

  26. Anderson Caio Rodrigues Soares
    Anderson Caio Rodrigues Soares

    A atual situação do “inquérito do século” revela com clareza a fonte de onde veio a ideia dele: são dois os trapalhões que o deram à luz. Tofoli foi reprovado perante as bancas examinadoras que enfrentou e o malsinado Careca que foi advogado de “tribos criminosas=PCC. Que poderia sair de cérebros desse tipo? So o corporativismo que caracteriza os “capinhas pretas” sustenta a bruxaria insepulta e que esta fedendo ha alguns meses. “Quosque tanden Catilina…

  27. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Boa anoite a quem nos acompanha… Aí, um ministro disse que o mais importante na área pública, principalmente no setor presidencial, é a transparência… Mas tem muita coisa escondida no STF, inclusive processos que pouquíssimas pessoas sabe que estão lá.

  28. Sandro Luis Batista Soares
    Sandro Luis Batista Soares

    Dizem que o STF é o guardião da Constituição, ou é o guardião da corrupção. Façam suas escolhas.

  29. Teresa Araujo
    Teresa Araujo

    Sensacional

  30. EDGARD PERRI
    EDGARD PERRI

    Rapaizzzzz isto sim é um tapa na cara das mentiradas dos outros jornalistas e Deste STF INCONSTITUCIONAL

  31. EDGARD PERRI
    EDGARD PERRI

    Rapaizzzzz isto sim é um tapa na cara das mentiradas dos outros jornalistas e Deste STF IMUNDO!!!

  32. Moacir Nei Pirondi
    Moacir Nei Pirondi

    Fico imaginando os próprios ministros do STF lendo esse artigo. Como podem se olhar no espelho depois. Parabéns novamente AUGUSTO NUNES!!!

  33. Eudas Marques Dos Santos
    Eudas Marques Dos Santos

    O REVISTA DO MEU AGRADO…

  34. Roberto tinoco
    Roberto tinoco

    Parabéns Augusto. Artigo de gente grande!!Uma exceção num mar de estupidez e besteirol que atualmente assola o país!

  35. ARTUR DUARTE
    ARTUR DUARTE

    Excelente ! … está edição está especial !

  36. celso
    celso

    Como negociar com quadrilhas??

  37. Ronaldo Marques
    Ronaldo Marques

    Augusto Nunes mais uma vez nos lembra que no Brasil tudo se esquece em 15 dias – conforme o General Golbery do Couto e Silva reconheceu em memorável e rara entrevista nos anos 70.
    Nosso país agora se encaminha para um novo patamar, muito acima de Kafka: Essa semana o STF tomou a decisão mais desarvorada e desencontrada da história do Brasil, desde a semana passada.
    Semana que vem tem mais.

  38. Vera Iris Pinheiro
    Vera Iris Pinheiro

    Muito bom artigo. Bem lembradas as mordomias mantidas na quarentena e o venha a nós o teu reino, tipico dessa corte.

  39. Gisele Valle De Carvalho
    Gisele Valle De Carvalho

    Que satisfação poder desfrutar da leitura dos artigos de Augusto Nunes! Parabéns!
    Como sempre, excelente! Detalha magistralmente o absurdo jurídico que estamos presenciando e sem que nenhum desses auto intitulados “democrata” se repugne com a ditadura do judiciário!!

  40. Wilson Ferreira
    Wilson Ferreira

    Quem bom termos a revista OESTE!
    Só falta a turma do STF partir pra cima com a acusação de FAKE NEWS.
    O STF verdadeiramente nos envergonha e eles sabem disso.

    1. Renato John
      Renato John

      Graças a Deus que temos jornalistas do naipe de um Augusto Nunes. Sempre muito lúcido, coloca o dedo na ferida, demonstrando cabalmente que temos um Supremo aparelhado ideologicamente e que cuida principalmente de proteger corruptos de estimação. Não se descuida nunca dos seus inconfessáveis interesses pessoais

      1. João Antônio Dohms
        João Antônio Dohms

        O supremo tornou se um partido político !
        Aonde podem proteger amigos íntimos ligados à interesses escusos no estado do Rio de Janeiro
        Ou
        fazer uma devassa na casa de empresários idôneos em Santa Catarina!
        Esse realmente é um show de horrores !

        E tudo patrocinado pelo cidadão brasileiro com salários astronômicos !
        Quando o Sr Abraão W. ministro da educação se referiu a
        Brasília como um caldeirão de corrupção estava ele certo ou errado ?
        Cada um que tire a sua conclusão !
        Esse é o nosso triste Brasil!
        Será que tem concerto ?
        Eu honestamente tenho minhas dúvidas !

  41. Lia Crespo
    Lia Crespo

    Perfeito! Como sempre, perfeito!

  42. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Parabéns pelo ótimo texto que demonstra como será dificil concertar um país tão aparelhado pelos governos de esquerda anteriores.

  43. Elson Machado
    Elson Machado

    Como sempre, excepcional.

    1. Agnes Vasconcellos
      Agnes Vasconcellos

      Excelente texto, como sempre. A Revista Oeste tem que virar jornal, pois é a única coisa que vale a pena ler hoje em dia.

      1. Mariza
        Mariza

        Ainda bem que temos ainda uma imprensa sadia. Ainda bem que ainda temos mentes lucidas a nos fornecer textos como este.

      2. Alvaro Luiz Devecz
        Alvaro Luiz Devecz

        Esse texto deveria ser impresso e distribuído em todo Brasil , muitos não o entenderiam, mas valeria a pena, pois o presente não deixa de ser a repetição do passado. Quando e se , isso mudaria ?

    2. Chaquib jubiaba Dabien
      Chaquib jubiaba Dabien

      Como pode ser tão bom assim. Excelente.

Anterior:
Imagem da Semana: as Quatro Liberdades
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 250
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.