No começo do século passado, “argentino” era sinônimo de milionário em vários idiomas europeus. Hoje, a Argentina precisa pagar cerca de US$ 110 bilhões a credores privados e ao Fundo Monetário Internacional. O país é o maior devedor ao FMI em todo o planeta. A inflação está em mais de 60% ao ano e a previsão é passar de 100% até dezembro.
O responsável pelo fracasso é o peronismo, que no momento tem na vice-presidente, Cristina Kirchner, a sua encarnação. “Desde 2007 ela dá as cartas na política argentina, com um breve intervalo no infeliz governo de Mauricio Macri”, conta Silvio Navarro, na reportagem de capa desta edição. “Macri assumiu a Presidência no fim de 2015, depois de 12 anos dos Kirchners.” Eleito por apresentar uma agenda econômica liberal, fez o oposto: aumentou os gastos públicos, não privatizou estatais, reincidiu no congelamento de preços e deu aumento para o funcionalismo.
Em consequência disso, Cristina voltou. “Cercada de denúncias de corrupção”, lembra Navarro, “montou uma chapa na qual é vice-presidente de um preposto, Alberto Fernández, que acabou apelidado de ‘nossa Dilma Rousseff’ pelos raros cartunistas de direita platinos”.
Para completar o desastre, o governo também conseguiu deteriorar a agropecuária — um dos alicerces da economia argentina. A safra de soja foi a pior dos últimos 15 anos. Os pecuaristas perderam US$ 1 bilhão no ano passado, porque o governo limitou as exportações para segurar os preços domésticos.
Não por acaso, um projeto recente apresentado por um grupo de deputados do PT prevê a criação de um imposto de até 30% sobre as exportações brasileiras de produtos agrícolas. A taxação, segundo os petistas, serviria para proteger a “segurança alimentar” da população. “Na cabeça dos parlamentares, o produtor rural, desestimulado a exportar, seria obrigado a oferecer aqui dentro, em real e barato, o que iria vender lá fora, em dólar e caro”, afirmou J.R. Guzzo, em artigo publicado na edição 118 de Oeste. É um completo disparate.
“Se a esquerda continuar no governo, a Argentina vai virar uma Venezuela”, disse o analista político Gustavo Segré. “No Brasil, para Bolsonaro, a melhor campanha é o governo Alberto Fernandez. Porque ele pode dizer que, se o PT ganhar, vai acontecer isso aqui também.”
A candidatura de Lula é a consolidação do peronismo à brasileira. Os peronistas insistem em transformar a história da Argentina na mais redundante e dramática letra de tango. Os petistas querem transformar a história do Brasil numa chanchada de quinta categoria.
Boa leitura.
Branca Nunes
Diretora de Redação
URNAS ELETRÔNICAS : Creio que não existe pauta mais importante no atual cenário brasileiro do que essa polêmica em torno das “maquininhas infernais do TSE”. Os muitos desdobramentos do assunto, ao longo dos meses, nos levaram a imaginar o óvio – não estamos diante de uma queda de braços por vaidades ou implicância. Estamos acompanhando uma guerra surda e acirrada em torno dos destinos de nosso país. As evidências de que montou-se um esquema fraudulento de apuração de votos no Brasil, se agigantam dia a dia. Figuras até recentemente anônimas no cenário brasileiro, como este Fachin ou este Moraes, vieram à tona e, em sua teimosia indicam estar protegendo um esquema pra lá de suspeito. Como assinante e admirador desta última trincheira da imprensa livre, peço à OESTE que se aprofunde no tema. Que investigue com a argúcia que só os profissionais do bom jornalismo possuem. Dentro de alguns dias o país irá votar. A pergunta é: em quais urnas????? Por qual método???? Pensem a respeito. MUito obrigado.
CARTA Á EDITORA.
Ñ TEM CABIMENTO UM ASSINANTE TER Q LANÇAR EMAIL E SENHA QUINZE VEZES PARA LER CINCO MATÉRIAS. CONFIRA.
VOCES NESSA ÁREA SÃO UMA LÁSTIMA, UMA
PORCARIA MESMO. CHEGO A DESANIMAR.
LAMENTÁVEL. VOU COMEÇAR A FAZER PROPAGANDA DESFAVORÁVEL E CANCELAR MINHA ASSINATURA.
Machado Ison.
Já desanimei! Tenho alimentado semanalmente a esperança de uma solução, porém nada…E o pior é que Oeste tem meu e- mail ,e nem sequer uma palavra que pelo menos tente resolver esse incômodo. Também já pensei em desistir de assinar.
Abraços
Prezado Newton, boa tarde e obrigado por nos escrever. Enviaremos um e-mail para entender melhor o que acontece e solucionar a questão de forma definitiva.
Atenciosamente, equipe Oeste
Elson, boa tarde. Entraremos em contato via e-mail para solucionar a questão de forma definitiva. Obrigado por escrever.
atenciosamente
Revista Oeste
Já sofri com isso também. Mas basta acessar, e ao aparecer o pedido de senha, voltar. Ao acessar pela segunda vez já dá certo. Depois vai clicando no ícone Revista Oeste
O senhor LULA precisa voltar para a cadeia e pagar a sua pena por ter roubado, fraudado e corrompido as instituições brasileiras.
Nenhum país sério no mundo escolhe um ladrão e ex-presidiário para ser seu governante
Uma das melhores edições de Oeste.
A Argentina sempre é tema interessante.
Adoro o país e os argentinos. Vivo torcendo por eles. Fico aflita com a vocação deles de flertar com o abismo. Vamos ver como saem dessa. Vamos ver se os brasileiros param, observam e pensam sobre a escolha política dos vizinhos.
Está é a edição mais fraca da revista, desde que me tornei assinante, há cerca de um ano. O assunto da reportagem de capa poderia ter dado prioridade à política nacional, neste período pré-eleitoral, de ocorrências que polarizam a opinião pública. Devemos continuar batendo (forte) na tecla dos vergonhosos ativismos políticos do STF e da velha mídia. Senti falta do Guzzo e do Augusto Nunes.