Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 126

Espiral de silêncio

O intuito é intimidar quem quer que ouse apoiar Bolsonaro em particular ou a direita em geral

Rodrigo Constantino
-

Um grupo fechado de WhatsApp, com alguns grandes empresários, teve suas conversas vazadas e publicadas pelo site Metrópoles. Nessas conversas informais, esses empresários se mostravam muito preocupados com a situação institucional no Brasil, com o risco da volta de Lula e sua quadrilha por meio de malabarismos supremos, e, em alguns momentos de maior revolta ou desabafo, um ou outro chegou a falar que uma intervenção militar seria uma alternativa menos pior.

Faço parte do grupo, e sempre entendi, dentro do contexto, que o ponto essencial é o desespero com o verdadeiro golpismo em curso em nosso país. Mas o “jornalista” tirou tudo do contexto, para pintar um quadro de conspiração golpista e antidemocrática por parte desses empresários. Imediatamente após a publicação, já tínhamos figuras como o senador Randolfe Rodrigues e o candidato Ciro Gomes pedindo até a prisão desses empresários!

A esquerda não brinca em serviço. E o jogo é bruto, companheiro. O intuito aqui é claro: intimidar qualquer empresário ou indivíduo que ousarem apoiar Bolsonaro. Se nem mesmo grandes nomes, alguns bilionários, em conversas privadas num clube fechado, estão protegidos desse tipo de achaque, então todos podem ter vidas destruídas se resolverem se manifestar de forma mais veemente numa conversa de botequim.

O grupo não tem qualquer estrutura ou organização hierárquica, nenhuma ação prática derivada das conversas, nada parecido com uma célula terrorista, como um MST, MTST ou os black blocs. São apenas empresários debatendo sobre política, e alguns mais ativos destilando sua revolta com o quadro atual do país, que é mesmo revoltante pelo grau de ativismo político do Poder Judiciário, em particular do STF. Conversas privadas, reforçando. Transformaram isso num bloco golpista que atenta contra a democracia, nas narrativas midiáticas.

Enquanto isso, a revista Piauí, de Moreira Salles, publicou “reportagens” atacando a Jovem Pan, tradicional rádio que virou emissora de TV neste ano e já ocupa o segundo lugar em audiência. A Jovem Pan tem sido alvo de inúmeros ataques, pois é o único grande veículo de comunicação, além da Gazeta do Povo na parte do jornalismo, que preserva um debate efetivamente plural. Isso não pode ser tolerado por quem morre de saudades dos tempos de hegemonia esquerdista na velha imprensa.

Há mais petista na Jovem Pan do que conservador em todas as demais emissoras somadas!

A denúncia é que a Jovem Pan se “vendeu” para o governo Bolsonaro. Caio Coppolla esclareceu o absurdo e engoliu a velha imprensa, porém, ao citar como exemplo a Folha de S.Paulo, parceira editorial da revista Piauí. O grupo Folha recebeu quase R$ 1 bilhão de verbas da Secom durante os governos petistas, e a grita é diretamente proporcional ao fechamento das torneiras. Já a Jovem Pan recebeu mais recursos anuais durante os anos petistas do que no governo Bolsonaro.

No mais, se a Jovem Pan fosse mesmo paga para “defender o bolsonarismo”, seria importante explicar a presença de tantos esquerdistas antibolsonaristas na emissora. Afinal, há mais petista na Jovem Pan do que conservador em todas as demais emissoras somadas! É um fenômeno parecido com o observado nos Estados Unidos, onde todas as emissoras são extensões do departamento de marketing do Partido Democrata, e se unem para demonizar a única emissora mais equilibrada, a Fox News, chamada de “republicana” mesmo tendo mais comentaristas democratas do que há de conservadores em todas as demais juntas. Quem é plural?

Mesmo esta jovem Revista Oeste já foi alvo da tentativa de assassinato de reputação. No caso, por uma “agência de checagem”, essa aberração da era moderna, uma espécie de extensão da velha imprensa com uma aura de Ministério da Verdade, ainda que tocado por estagiários idiotas. Oeste meteu processo e venceu: a agência que acusou a revista de espalhar fake news é quem tinha disseminado mentira. Oeste incomoda justamente porque dá espaço para colunistas que ousam pensar fora da cartilha esquerdista.

Há, ainda, as milícias digitais, os grupos fascistoides, como o Sleeping Giants, que são usados para pressionar empresas que se recusam a pagar pedágio ao politicamente correto, que se negam a abandonar o foco em seu negócio para transformar suas empresas em instrumentos de lacração esquerdista. São chacais e hienas dispostos a partir para o ataque ao menor sinal de comando de seus chefinhos.

O modus operandi é conhecido: os tucanopetistas, que tinham hegemonia na velha imprensa, se infiltram em grupos fechados de WhatsApp e usam seus veículos de comunicação para rotular, difamar e detonar todo conservador. O intuito é intimidar quem quer que ouse apoiar Bolsonaro em particular ou a direita em geral. O recado é bem claro: se você for por esse caminho independente, colocaremos todo o aparato poderoso contra você, para destruir sua vida, assassinar sua reputação. Muitos cedem, infelizmente.

O propósito da esquerda é criar uma espiral de silêncio para abafar a voz da direita. A esquerda, afinal, não sobrevive muito bem em ambiente livre e plural, onde os conservadores podem apontar para todas as suas falácias e contradições. A esquerda precisa da censura e do autoritarismo, ainda que velado. Mas tudo isso em nome da diversidade e da pluralidade, claro…

Leia também “O poeta Fachin”

22 comentários
  1. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Primeiramente parabenizo esta importantíssima revista e seu quadro de Colunistas, os quais considero os mais capacidados na atualidade da imprensa brasileira. Espero de alguma forma na qualidade de assinante recém inscrito, corroborar com o espírito crítico, porém sincero desta revista, no sentido de juntos atuarmos por um Brasil melhor, mais democrático, próspero, civilizado e de um povo consciente e conhecedor dos seus direitos e deveres, exigindo dos poderes constituidos da República os deveres à eles exigidos pela nossa Constituição, sem o que, seremos um bando de idiotas, como infelizmente acontece em nossos dias. Avante povo brasileiro! Avante Brasil!

  2. Claudia Aguiar de Siqueira
    Claudia Aguiar de Siqueira

    Sua coluna foi profética. Quem poderia imaginar o absurdo que se seguiu à exposição pelo “Metrópoles”?

  3. Gianluca Possamai
    Gianluca Possamai

    Estão levando a termo – e, diga-se, com sucesso – o ISOLAMENTO do Presidente/candidato Bolsonaro.
    Fizeram-se tutelar pelo STF, apoiado pelo senado e câmara; calaram as vozes mais estridentes apoiadoras de Bolsonaro: silveira & Jeferson anteriormente e agora os empresários ilustrados pela pessoa do Hang; e, para completar, bloquearam as contas destes para sufocar eventual contribuição de campanha.
    A coisa perdeu o rumo: Temos que temer pela vida do Bolsonaro agora e, caso reeleito, se não conseguirem impedi-lo!!!

  4. Laucidio coelho neto
    Laucidio coelho neto

    Está imprensa que perdeu o leitinho do governo não sabe mais o que fazer

  5. izidoro antonio gomes de souza
    izidoro antonio gomes de souza

    Vamos abrir o olho. isso é apenas o começo. O sistema podre e carcomido vai fazer de tudo para levar de volta ao poder voces sabem quem.

  6. Gláucio dos Santos Costa
    Gláucio dos Santos Costa

    Parabéns a Oeste. Um sopro diferente em um momento de tempestades vermelhas. Tempos estes difíceis.

  7. Ruy
    Ruy

    É isso aí Consta !!! Sem reparos…

  8. Paulo Fernando Vogel
    Paulo Fernando Vogel

    É preciso alertar os leitores da revista que “eles”, os perdedores de Bolsonaro, não vão abrir mão de voltar ao poder. Eles ainda têm 45 dias para engendrar alternativas que garantam a realização deste desejo.
    OBS: Este comentário também postei no artigo de Augusto Nunes.

  9. Robson Oliveira Aires
    Robson Oliveira Aires

    Texto sublime. Parabéns Constantino. O caminho para vencer esses esquerdopatas idiotizados é não recuar nem ceder nunca. Jamais se calar.

  10. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    A esquerda possui um crescimento tipicamente constituído como sendo por efeito-colateral. É o lixo que, por não se adequar/servir à sociedade, vai acumulando e crescendo, até que, a partir de determinado volume, ganha as ruas tal como os dejetos ganham as margens dos rios. Nosso problema não é apenas a imprensa totalmente cooptada, embora tal fato seja bastante preocupante, por ser contrário às suas funções e nocivo à sociedade, mas o aparelhamento dos cursos da área de humanas, onde o de Direito é o mais sensível ao País, bem como o aparelhamento dos órgãos públicos, onde o do MEC é o mais nocivo!

  11. Isabel
    Isabel

    Sempre na mosca é bem escrito! Parabéns !

  12. Paulo A Gazzana
    Paulo A Gazzana

    Eu também apoio a intervenção militar. Não é possível olhar a esquerda impondo suas vontades e os conservadores ficarem na base do “por favor”, “dá licença?”.

  13. Alexandre Chamma
    Alexandre Chamma

    Constantino quase todos estão fazendo o que o S.T.F determina, ninguém se rebela. Acabei de ler na Oeste que a emissora de tv de Goiás chamará os cinco primeiros colocados para debater. Como são dez candidatos e os dois últimos são mulheres, uma delas, do Psol, entrou na justiça e o juíz determinou que incluísse 30% de mulheres no debate, embora não exista lei que discipline as regras da emissora! O que fez a TV? Acatou a ordem do juíz e vai incluir as mulheres, mesmo estando em último lugar. Eles fazem o que querem e aliados a essa imprensa cretina e vagabunda, vão acabar elegendo esse criminoso cachaceiro e vamos rumar para sermos a próxima Argentina. Temos que nos mobilizar, não podemos aceitar tudo que está sendo imposto, pois quando notarmos já será tarde! Estamos vivendo uma ditaduras sim e da toga! É nítido que eles estão soltando os bandidos para governarem o país e prendendo os xerifes que os prenderam ( vide Dalangnol e Moro ) Chega! Basta!

  14. JOSE FERNANDO CHAIM
    JOSE FERNANDO CHAIM

    O problema não é ter esquerdistas comentando, seja em qualquer emissora, o problema é que eles não têm argumento e só falam besteiras!!!!

  15. Marcos Antônio Braz lucas
    Marcos Antônio Braz lucas

    São conversas normais de qualquer Grupo , muitas pessoas tem receio de uma ditadura de esquerda e para combater esta ascensão, somente com a ajuda das Forças Armadas.São apenas opinões que todos tem o direito de expressar.

  16. Hildo Molina
    Hildo Molina

    sou jovem pan /pingos nos is quando não há diogo ou petistas. programas com petistas não ouço. e as outras emissoras são canhotas portanto inaudíveis.

    1. Renato Perim
      Renato Perim

      Eu também, Hildo, não assisto nenhum programa jornalístico por nojo de esquerdiotas. Quando está passando na tv o morning show o controle tem que estar na minha mão, pois ao primeiro sinal de guga ou aquele paulo emílio (dois completos idiotas) eu tiro o som.

    2. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Estou contigo nesse ponto. Dá-me urticária ver e ouvir Diogo, Amanda, Noblat, entre outros, na busca insana de explicações que amparem os sonhos vermelhos. Também não consigo ver o Bandidão vociferar seu plano pra exterminar este país – dá-me ânsia de vômito.

  17. Bolso Mito
    Bolso Mito

    Eles vão ter mais quatro anos para tentar nos intimidar.

    Vamos curtir mais um pouco o desespero dos esquerdopatas.

    Isso é alimento para nossa alma.

    E depois ainda vem o Tarcísio, Eduardo Bolsonaro, Ricardo Salles…..são bem jovens e podem continuar o nosso bom trabalho da direita no poder.

  18. Bruno Araujo Barbaresco
    Bruno Araujo Barbaresco

    O negócio é começar verificar o que os grupos de esquerda comentam no “zap”. Aposto que teremos um dossiê e tanto em prol do comunismo no Brasil.

  19. João Carlos de Souza Carvalho
    João Carlos de Souza Carvalho

    Bolsonaro de novo presidente em 2023 e Tarcísio em 2027 !

  20. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    B O L S O N A R O 22

Anterior:
Zânia Machado, nutricionista: ‘Formiguinhas na comida são perigosas, sim’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 244
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.