Pular para o conteúdo
publicidade
Foto: Shutterstock
Edição 134

Carta ao Leitor — Edição 134

A ditadura disfarçada do TSE e a tentativa de censurar Oeste estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

“Democracia é eu mandar em você. Ditadura é você mandar em mim.” A frase de Millôr Fernandes ajuda a entender a estratégia e as táticas adotadas pelo Tribunal Superior Eleitoral no esforço para impedir a reeleição do presidente Jair Bolsonaro: verdade é eu falar mal de você; mentira é você falar mal de mim. Tem sido assim desde o começo da campanha eleitoral.

Publicar reportagens sobre possíveis ligações de Lula com o Primeiro Comando da Capital, ou evocar os antigos laços de amizade entre o candidato do PT e o ditador nicaraguense Daniel Ortega, ou informar que Marcola, o chefão do PCC, confessou que prefere a vitória de Lula à de Jair Bolsonaro — coisas assim são qualificadas de fake news e retiradas da internet (“removidas”, preferem os gerentes da eleição) em menos de 24 horas.

Acusar Jair Bolsonaro de genocídio, espalhar que o presidente planeja entregar a Fernando Collor um ministério encarregado de confiscar a poupança ou mesmo sugerir que o candidato à reeleição é canibal e agride mulheres — isso pode. Faz parte do jogo democrático. Suprimir tais mentiras é amputar a liberdade de expressão

Como demonstram o artigo de Rodrigo Constantino e a reportagem de Edilson Salgueiro, o deputado federal André Janones, o mais ativo fabricante de notícias falsificadas contra o presidente, nem sequer tenta esconder que espalha mentiras. “Ao contrário: ele se gaba de ter ‘costas quentes’ no Supremo”, observa Constantino. Salgueiro enumera, uma a uma, todas as fake news que transformaram o impune Janones em forte candidato ao posto de coordenador da campanha de Lula na internet.

Como constata J.R. Guzzo, o STF e seus apêndices “violam a lei, suprimem direitos individuais e liquidam as liberdades públicas, mas dizem que fazem essas coisas para salvar o Brasil do ‘autoritarismo'”. Assim, garantem o apoio não só da mídia e de políticos corruptos, mas também das tribos que assinaram a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito. “É um fenômeno nunca antes visto no Brasil ou no mundo: uma carta em favor da democracia que é um manifesto em favor da ditadura.”

No mais recente surto de autoritarismo explícito, a coligação que apoia a “volta de Lula à cena do crime” (segundo Geraldo Alckmin) pediu ao TSE que solicitasse ao Twitter a imposição da censura a 34 perfis na rede social, entre os quais o de Oeste. O palavrório não especifica qual dos textos publicados por Oeste inclui falsidades. Tudo somado, não há nenhuma acusação consistente a ser contestada. A trama kafkiana é detalhada na reportagem de Paula Leal.

Outra frase de Millôr Fernandes resume exemplarmente o momento político vivido pelo Brasil em 1976: “Uma liberdade da qual não se pode zombar, um chefe de Estado do qual não se pode escarnecer, uma instituição que treme diante de uma gargalhada mais forte, um poder que não aguenta uma piada de mau gosto; meu Deus do céu, que ditadura mais fraca essa democracia!”. Meio século depois, a parceria entre um candidato e supremos juízes torna a lição de Millôr perigosamente atual.

 

Boa leitura.

 

Branca Nunes

Diretora de Redação

Capa da Revista Oeste, edição 134 | Foto: Shutterstock

 

13 comentários
  1. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    1) por que o STF nunca se interessou em investigar quem manchou de vermelho o prédio onde mora a Carmen Lúcia? 2) por que o STF nunca investigou a denúncia do Fachim no Fantástico que estava recebendo ameças?
    Fiquei pensando em postar no face um sinal de alerta: um minuto de silêncio pela falência do STF para ver se ia longe. Com uma vela acesa.
    Aliás, os jornalistas em geral esqueceram de muita coisa.

  2. Vania L M Marinelli
    Vania L M Marinelli

    A ditadura NÃO ESTÁ DISFARSADA, amigos, ao contrário – ela é declarada. Os criminosos começaram seu golpe qdo Toffoli instaurou seu inquérito ilegal, fazendo de Moraes o executor-brucutu. Depois, soltaram Lula, numa excrescência jurídica. A partir daí, pencas de violações a leis e à constituição, como se elas não existissem mais! Não existem? Eles estão tomando o país, minha gente, e é bom o lado de cá tomar tenência!

  3. Manoel Bertozzi Mesquita de Oliveira
    Manoel Bertozzi Mesquita de Oliveira

    Augusto e Silvio,
    Todas as lamentáveis e covardes ações do STF e STE contra o Presidente Bolsonaro, se não fossem verdadeiras, jamais poderiam ser escritas pelo mais hábil escritor de ficção, pois iria exigir dele um nível de criatividade superior ao do grande cientista Albert Einstein. Porque Einstein, antes de formular suas incríveis teses, imaginou que assim elas seriam. Parabéns pela matéria e pela coragem de vocês. Abraço grande

  4. Marcelo Furman
    Marcelo Furman

    Muito bom!!

  5. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    Querida: eu não quero volta ao passado, mas no final de 2021 eu postei aqui um comentário lunático, tipo teoria da conspiração. Minha interpretação era de que estava voltando o SNI, DOPS e KGB tudo fundido num órgão só: o STF. Acho que o pessoal da Santa Oeste não costuma avaliar maldades de leitores. Pois bem: hoje pela manhã eu e a minha esposa (somando os dois dá 140 anos) sofremos uma tentativa de assalto por dois gatunos, um em surto psicótico ou drogado ao extremo. Um chegou a subir na cerca em frente a nossa casa. Estava tomando banho e ouvi o gritedo da minha esposa e deles que ameaçavam e jogavam cooisas para dentro do pátio. Aí eu apareci e disse que se eles pisassem dentro da minha propriedade eles não sairiam vivos… Imediatamente chamamo a polícia que deu a maior desculpa. Mas, chegaram vizinhos e amigos e os bandidos fugiram a pé. Aqui perto existe uma empresa de segurança e minha esposa ligou para eles. Fizeram uma busca no bairro e conseguirm perseguir os gatunos que entraram numa academia para fazer todo mundo refém. O pessoal da segurança foi mais rápido. Aí, depois de passado o susto postei no Face o acontecido e ilustrei com umas frases dizendo que o Brasil passa por um período de impunidade e proteção aos bandidos pelo STF e pelo PT… Surgiram dois petistas na postagem me criticando, claro. Um deles disse: “ninguém tem nada a ver com os problemas desse senhor; Ele que cuide de sua vida e resolva seus problemas!”. Ou seja, em vez de apoiar, confortar ou até sentir pena de nós, de maneira grotesca nos acusou de que temos que resolver nossos problemas sem chamar a atenção de outros…
    Realmente estamos no fundo do poço. E, para terminar, assistimos o BP. Se eu tivesse dinheiro e um bom advogado eu entraria com algum tipo de ação no TSE para que os senhores da ditadura do judiciário informasse a população quais textos específicos não estão corretos no documentário da BP. Queria saber para não cometer erros… ou ilegalidades… Mas isto é impossível.

  6. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    E as urnas, e o exército?

  7. Dirceu S. Mattos
    Dirceu S. Mattos

    A ditadura não é disfarçada! É explícita! Claríssima!

    1. Roberto Mansano Hernandes
      Roberto Mansano Hernandes

      Faltam 15 dias para que as pessoas tenham um mínimo de precaução com o futuro e acordem! É o futuro das nossas próximas gerações em jogo, e um jogo de vida e morte. Que ainda haja tempo para mudarmos o que já começou a acontecer com essa ditadura judiciária disfarçada, que eles já nem se preocupam mais em disfarçar.

  8. Dirceu S. Mattos
    Dirceu S. Mattos

    A ditadura não é disfarçada. É explícita! Claríssima!

  9. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    Nao consegui publicar o editorial nem o artigo do J.Guzzo no Facebook. Apareceu a mansagem: “ No se puede enviar tu mensaje porque incluye contenido que otras personas de Facebook reportaron como ofensivo”

    Censura brava

  10. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    Fui publicar esse editorial no Facebook e apareceu a mensagem: No se puede enviar tu mensaje porque incluye contenido que otras personas de Facebook reportaron como ofensivo.

  11. José Saez Neto
    José Saez Neto

    Tudo isso acontece graças,ao Omisso, covarde,Rodrigo Pacheco.
    Esse é a vergonha do Povo Mineiro.
    Estou enojado com tudo o que está acontecendo .
    Parabens a Revista Oeste pela o Independência em suas reportagens.

  12. CARLOS ALBERTO DE MORAES
    CARLOS ALBERTO DE MORAES

    O golpe começou quando o STF proibiu as urnas auditaveis e Barroso atuou politicamente para que novo projeto fosse aprovado no congresso.
    Agora tem a continuidade com um TSE que tem o mesmo partido do STF.
    Esse é o verdadeiro golpe.
    O que podemos fazer?

Anterior:
Tudo por um Brasil pior
Próximo:
A batalha de Minas
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.