Não é possível discutir normalmente a conjuntura brasileira com a eleição de Lula — aquele que segundo seu vice, Geraldo Alckmin, queria ser presidente novamente para voltar à cena do crime.
O problema é que o teor da declaração de Alckmin — a condição criminosa do ex-presidente — não pôde ecoar na campanha eleitoral: o TSE instaurou a censura sobre o assunto. E chegou a obrigar a Jovem Pan a dizer, como direito de resposta ao PT, que Lula é inocente. A inocência de Lula não está sentenciada em lugar nenhum. Mas o árbitro da eleição obrigou à afirmação disso na imprensa.
Se o árbitro da eleição age assim, essa eleição pode ser considerada limpa? Eleição sob censura é eleição legítima? Quem quiser dizer que sim já desistiu da democracia e não sabe.
Lula está de volta à cena do crime. Ele chegou lá após uma decisão da máxima corte que anulou seus processos alegando que não poderiam ter sido julgados em Curitiba — por não estarem relacionados à Petrobras. Então as obras da OAS e da Odebrecht no triplex do Guarujá e no sítio de Atibaia, que levaram Lula à condenação por corrupção passiva, eram pagamentos de quê? Tanto OAS quanto Odebrecht foram condenadas por corrupção na Petrobras, em negociatas regidas pelos diretores da estatal nomeados por Lula.
O STF descondenou Lula porque não estava escrito nos pedalinhos pixuleco BR? Como o STF conseguiu dissociar as propinas recebidas por Lula dessas empreiteiras da corrupção protagonizada por elas na Petrobras? Teria sido um pixuleco genérico?
Essa decisão que contrariou nove juízes incluindo tribunal superior livrou Lula de pagar mais de 20 anos de prisão e o colocou na eleição. E os juízes autores dessa impressionante alquimia foram os mesmos que lutaram com unhas e dentes, inclusive interferindo flagrantemente no Congresso Nacional, para barrar o aprimoramento do sistema eleitoral com a instituição do voto auditável.
Como o STF conseguiu dissociar as propinas recebidas por Lula dessas empreiteiras da corrupção protagonizada por elas na Petrobras?
Integrantes dessa mesma corte se eximiram de explicar a violação do sistema do TSE na eleição de 2018, com invasão comprovada por hacker. Ao contrário, usaram o assunto para atuar politicamente contra o presidente da República, inscrevendo-o num dos inquéritos de mil e uma utilidades de Alexandre de Moraes — o “principal algoz” de Bolsonaro no STF, segundo matéria publicada na Folha de S.Paulo e não desmentida.
Os arquivos que permitiriam a investigação dessa invasão foram apagados. Já o Ministério Público recomendou o arquivamento da investigação no Supremo contra o presidente — recomendação solenemente ignorada pelo mesmo Alexandre de Moraes, coincidentemente o juiz que presidiu a eleição.
Acredita em duende quem quer. Lula está de volta à cena do crime. Todo o esforço de ajuste macroeconômico dos últimos anos, com resultados inegáveis, terá agora o nobre fim de alimentar a parasitose petista. Os sinais foram dados. Todos. O tempo todo. Os abusos foram esfregados na cara da população. A população fez a sua parte e inundou as ruas. Mas os líderes ficaram vendo a banda passar.
Feliz Dia das Bruxas. Não, nenhuma palavra positiva. Aqui não tem discurso. O país está coberto pela vergonha.
Leia também “Que delícia de censura”
LUTO, ME SINTO DE LUTO, Um país que “elege” um ladrão sem precedentes na história para governar seu país , só pode estar de LUTO.
MUITO TRISTE MESMO, E O PIOR ´QUE MUITA GENTE NÃO TEM NOÇÃO DO MAL QUE FEZ A SI E AOS SEUS.
Nada que possa ser dito expressa exatamente s dimensão de nossa dor e vergonha! Como pode a decência ter sido abandonada dessa maneira pelos poderes constituídos e parte da população? Realmente uma enorme incógnita! Obrigada, Fiúza!
Acho, Fiuza, que todos ainda estamos devastados, revoltados, inconformados com esse resultado. Perder é uma coisa; perder para esse candidato é outra totalmente diferente.
Lembrar da luta do Guedes contra tudo e todos para botar o país nos trilhos e exatamente qdo vai começar a colher os frutos do esforço, ser impossibilitado por um processo sujo.
Triste e vergonhoso! Por favor, seja sempre nossa voz
Bolsonaro é um traidor. Desejo-lhe o que existe de pior.
Nunca mais permitirão que um candidato não pertencente à turma vença eleição no Brasil. Deixaram Bolsonaro ser eleito em 2018 para que ele arrumasse a casa, e bastou. O cofre reencheu e já começou a partilha do butim. Portanto nem adianta ter esperança para 2026.
Muita vergonha e indignação
Exatamente, esse é o sentimento do Brasil que presta: Vergonha, vergonha, vergonha…
Fiuza obrigada pelo texto! Expressou o que eu sinto. Mas e agora ? Fomos as ruas fizemos DE NOVO nossa parte, mas não adianta. Somos ignorados. O exercito não faz nada? O presidente segundo a OESTE disse hoje a Alckmin que está a disposição.
E agora o que nós simples mortais podemos fazer mais?
Bando de ladrões de volta a cena do crime. Graças a um stf de corruptos.E uma boa parte da população coniventes com ladrões. Esse povinho corrupto merece!!
O nosso terremoto foi moral,
Quanto a Jovem Pan perdeu com a sua saída! Obrigado por nos representar tão bem no meio dessa lama fétida que se tornou esse processo eleitoral coroado por seu resultado imoral. Mas que os “vencedores” fiquem espertos com o povo brasileiro de bem, que acordou e com certeza é a maioria neste país (não representados pelo resultado dessa eleição fajuta).
Fiúza começei a assinar a Oeste porque quero continuar a ler seus comentários assim como dos outros jornalistas banidos da Jovem Pan pela nova inquisição. Te desejo boa sorte e que continue conosco por muitos anos !
Lamentável tudo isto. Desisto deste povo! E agora a Jovem Pan querendo fazer parte do consorcio da imprensa lixo, isto é mais lamentável ainda!!
É verdade Fiuza, não foi a toa que vc avisava quase todos os dias na jovem pan, foram declaração dos próprios juízes da suprema corte que davam a deixa “ELEIÇÃO NÃO SE GANHA, SE TOMA”. “VAMOS TOMAR O PODER, DIFERENTE DE GANHAR ELEIÇÃO”.
Amanhã em destaque o dia de finados. Mas evocaremos bem mais que os parentes falecidos. Um candidato protegido pelo sistema inteiro: libertado de seus crimes (o maior esquema de corrupção do mundo) por um magistrado em sua decisão “não ortodoxa” (acho que assim posso falar) defensor das práticas do MST e que se declarou em vídeo como apoiador de Dilma antes da sua eleição ; ovacionado por uma imprensa velha e sórdida, vendida, que não aceita redes sociais livres justamente porque NÃO aprovam democracia de verdade, só da boca pra fora porque são comunistas de carteirinha; carregado por um judiciário desviado de suas atribuições (acho que outra coisa não se pode falar) em sua mais alta côrte; propagandeado pelas empresas de pesquisas que não acertam nada e que sempre favorecem o PT. Censura defendida por uma professora de direito da PUC (escrevi direito em minúscula propositalmente, pois foi apequenado de fato). Sua tese: “censura é vedada pela Constituição, mas agora excepcionalissississississima-mente eu vou censurar”.Video sobre facada no presidente atual á apoca então candidato, não pode. Chamar a pessoa pelo adjetivo que lhe cabe em termos fáticos: não pode.
Os defensores da democracia em uma hipócrita mas não apócrifa carta estão onde? Não se arvoram de defensores da liberdade e de terem lutado contra a ditadura militar? Vão usar a canção “Cálice” agora como hino contra essas atrocidades ou aplicar o racional de “na minha vez vale”? Não tenho orgulho dessa coisa. Quem tiver está com seu juízo moral bem distorcido, do tipo que só pensa “eu ganhei, não importa mais nada”. As decisões da vida das pessoas, em especial dos adultos, tem consequencias para todos. Já pensaram nos seus filhos e netos morando em paises com o mesmo enredo histórico (Argentina, Cuba, Venezuela, Nicarágua, Bolívia…). Remexer no túmulo não vai adiantar. A verdade é uma só. Brasil vergonha do mundo. Colocaram um …ÃO (é apenas JOÂO gente) irrecuperável e com espírito vingativo no poder, com boa parte da máquina a seu favor. Você deixaria sua casa nas mãos de um líder dessa estirpe? Então porque deixar um país inteiro a sua mercê e de sua corja que já mostrou em gestões passadas a que veio?
Evocamos portanto a morte da moral brasileira. Importante lembrar que não é jogo de futebol. É o destino de uma nação.
Orgulhosamente estou por aqui mas sem condições, ainda, de tecer algum comentário pois estou revestido de uma indignação inimaginável.
Abraços a todos!!
Genial Fiuza, continuamos aqui
Já não assisto mais a jp que se rendeu ao sistema
Muito Bom Fiuza. Agora é preciso fazer uma Marchinha de Carnaval , essas que não saem da cabeça e com um implacável Refrão.
Só para registrar meu desagravo. #Stf/TseDaVergonha o resto CENSURADO.
Parabéns Fiuza, sempre cirúrgico. Pena não te ver mais nos Pingos nos Is!
Fiuza parabéns
Fiuza, acredito que o nosso grande problema, além do supremo, é a falta de conhecimento político e social de uma grande parte da sociedade brasileira, que já vem sendo utilizada como massa de manobra desde os governo de Fernando Henrique, que a meu ver, é o grande patife da história
Segurei lendo seus artigos por onde estiveres. A Joven Pan perde um grande cara!
Sim, o país está coberto pela vergonha !!!!!!!
Fiuza , assinei a revista Oeste para não perder seus comentários , assim como do Augusto Nunes e Caio . Uma pena não ouvir sua voz.
Realmente estou envergonhada com o resultado das eleições, agora serão anos de retrocesso.
Faço das suas palavras, as minhas!!!
Caro Fiuza. A leitura da matéria deveria ter sua própria voz. A sua locução é muito mais enfática que a utilizada atualmente (leitor automático?)
Espero que ainda haja tempo para o povo brasileiro. Depende de nós.
Imagino a posse do bandido. Cristina Kirchner, Ortega, Morales… Será que o Biden vem?
É uma oportunidade para a Interpol segurar alguns deles.
Sugestão: Brasil do Norte, capital Salvador.
Brasil do Sul, capital São Paulo.
Igualmente à Coreia.
É isso aí!!!
Não me venham com papinho de “união nacional”, “somos todos brasileiros”…blá..blá..blá. Desde logo, Não me junto com Ladrões, não convivo com corruptos e nem me misturo com amigo de ditadores. Eles lá, nós, conservadores, cá.
Sinceramente. Eu como habitante do Nordeste tenho vergonha da região onde moro. O povo vai pagar caro pela sua decisão. Não adianta reclamar depois. Já foi…
Parabéns Fiuza. Estou envergonhada, indignada e arrasada.
Fiuza, vc como sempre genial! Acertastes em cheio: A parasitose comunista vai se locupletar dos nossos acertos nesses 4 anos tão difíceis.
Uma pena que o Brasileiro médio, não tenha o menor discernimento dos fatos.
Vive das narrativas supérfulas e mentiras Bonnerianas Globais.
Uma pena. Adoraria ver uma revolta generalizada da população. Afinal de contas
nós somos 50% contra essa eleição fraudulenta e censuropata. Ou melhor “Sindrome do povo Censurado e Risonho.” Vamos levantar ” #às ruas novamente”. Vamos chamar a galera paras ruas novamente e de forma ordeira. É o único meio atual de devolver esses individuos petralheiros para onde vieram ou seja, a prisão. E pela fôrça do povo nas Ruas. BASTA de sermos acomodados enquanto esses comunistas invadem a nossa casa na maior facilidade. Você Fiuza, há meses alerta para o que estaria por vir. Chegou a hora. Não é possivel que nesses próximos 2 meses a população não exija comportamento democrático do nosso STF e de nosso Senado. Nós temos a fôrça da Constituição conosco e não podemos continuar sentados vendo essa corja , já organizada há 30 anos, nos tomando na mão grande um belo futuro para nosso País, e que vinha dando tão certo com esse Governo. É chegada a hora da virada. Nós, o Povo, já tivemos muita paciência, mas acabou. Vamos empatar essa luta, mas agora é de outra forma. Vai ganhar quem tiver mais inteligência mas também mais fôrça, e o Mundo vai entender perfeitamente que quem manda aqui é a Democracia. Às Ruas JÄ!!! Não posso imaginar que meus filhos e netos um dia possam vir a comer cachorros…Mauricio
Esse é o mais triste, Fiúza. Todo o esforço de Guedes para “condenar o Brasil a crescer” economicamente nos próximos 10 anos será visto como benesses desse governo ladrão, “comprovando” a visão doentiamente distorcida de “pai dos pobres” desse ex-presidiário.
Fiúza, parabéns pela coragem nesse país de covardes. Você nunca fingiu demência enquanto esses bandidos garfaram a eleição na nossa cara.
Leitura de pensamentos! Falou o que já poderia me expressar.