Pular para o conteúdo
publicidade
Ilustração: Reprodução/Shutterstock
Edição 135

Que delícia de censura

Uma decisão do TSE na noite anterior tinha proibido a Jovem Pan de fazer certas referências pejorativas a Lula. Nada mais justo. Basta de perseguição a inocentes

Guilherme Fiuza
-

Esse negócio de censura é muita emoção. Já tinha ouvido falar e experimentado aqui e ali, mas ao vivo é outra coisa. Não um simples “cala a boca” a partir de algo que você falou. Isso não tem tanta graça. Estou me referindo a um “cala a boca” sobre algo que você ainda não falou. É quase transcendental.

A censura prévia te leva a um estado psicológico muito louco. Não é comparável a nada. Uísque, cachaça, barbitúrico, crack, cocaína, lança-perfume, meditação, rapé, anestésico, batida de limão, psicanálise freudiana, psicanálise junguiana, tarja preta, sexo pago, amor verdadeiro, café sem açúcar, hipnose, transe místico, fila de banco, Jornal Nacional, papo de bêbado, aula de sociologia, chilique de adolescente, trepanação, jejum tibetano, churrasco de melancia, arte contemporânea, palestra do Bill Gates, comício da Simone Tebet, dor de corno, paixão avassaladora — nada dá tanta onda quanto censura prévia. Só experimentando pra saber o que é.

O mágico na censura prévia é que você ainda não pensou e já não pode falar. Isso é cósmico. Ou seja: você tem a opção de pensar e guardar o pensamento pra você ou nem pensar, que dá menos trabalho. Liberdade de escolha. Pensar ou não pensar, eis a questão. Ser ou não ser já era.

Mas não fique aí pensando que estamos falando de uma censura prévia convencional: “isso, isso e isso” você não pode falar. Tolinho. Pode caprichar bem mais na imaginação, no chicote e nas algemas. Hoje é dia de rock, bebê. A censura prévia de que tratamos aqui é uma que te proíbe antecipadamente de falar coisas que você não sabe quais são. Sentiu a pimenta? Assim foi o dia inesquecível de trabalho ao vivo na Jovem Pan.

Uma decisão do TSE na noite anterior tinha proibido a emissora de fazer certas referências pejorativas a Lula. Nada mais justo. Basta de perseguição a inocentes. No entanto, para não corrermos o risco de falar mal do Lula por engano, achando que estávamos falando bem, era preciso saber quais referências ao candidato estavam proibidas. Queríamos saber — mas ficamos querendo. Ninguém tinha o texto da decisão. O Tribunal ficou de mandar. Mas não mandou.

Parece que não pode falar que ele é ladrão, disse um colega. “Descondenado” é melhor não usar, disse outro

Parece que não pode falar que ele é ladrão, disse um colega. “Descondenado” é melhor não usar, disse outro. O jurídico recomenda que não sejam feitas críticas ao judiciário, completou um terceiro. Críticas ao judiciário? Imagina, por que iríamos criticar o judiciário? Somos a favor da justiça. Somos a favor das leis. A favor da ciência. A favor da vacina. Da ética. Da medicina. Da vida. Da felicidade. Do caráter. Da empatia. Da saúde. Da beleza. Da graça (não confundir com “de graça”. Defendemos o trabalho). Somos a favor da honestidade. Se inventarem a justiça injusta, a vacina que não imuniza ou a ciência da fé não temos nada com isso. Não abandonaremos nossos valores. Por que criticaríamos o judiciário brasileiro?

Parece que “ex-presidiário” pode falar.

Não! Última forma: ex-presidiário não pode.

Ué, mas não é um dado biográfico?

Mais ou menos. Ele não ficou em presídio.

Ah, é. Verdade. Então pode ex-detento?

Pode. Mas é melhor não.

Perfeito.

Parece que não pode falar também de corrupção no governo Lula.

O quê?!

Isso mesmo que você ouviu.

Mas por que, isso? Quem falaria de corrupção no governo Lula?

Ninguém.

Pode falar dos fins de semana bucólicos em Atibaia?

Não sei. Melhor não.

Por quê?

Sei lá, o TSE pode interpretar como invasão de privacidade do Lula.

Faz sentido. Deixa quieto.

E assim iniciamos alegremente mais um programa jornalístico a menos de duas semanas da eleição presidencial com a alma leve, sem a ditadura do pensamento fazendo línguas e mandíbulas trabalharem em excesso. Como diria Joseph Stalin, deixa a vida me levar, vida leva eu.

Leia também “Os transformistas do Plano Real”

29 comentários
  1. JOSÉ MARCOS BUSTAMANTE MIGUEL
    JOSÉ MARCOS BUSTAMANTE MIGUEL

    Parabéns Fiuza. Vc, como sempre, retrata a nossa desgraça com inteligência e humor. Acho que tudo o que vem ocorrendo neste país é culpa, culpa mesmo, das melancias, que elegeram o ovo como herói nacional.

  2. CELIO PEREIRA
    CELIO PEREIRA

    Olha concordo com todo texto acima pois o Brasil é do Alexandre de Morais, ninguém barra ele é nem contradizem. Pena estávamos numa recuperação fantástica do nosso País, agora entregar aos tiranos, que pena.

  3. Francisco Peçanha das Neves
    Francisco Peçanha das Neves

    Fiuza, vc é demais. Parabéns!

  4. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Parabéns Fiuza.

  5. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Grande Fiúza! Kkk… O candidato furta-cor renegou as cores da própria bandeira e a sigla do próprio partido e agora ostenta as cores da bandeira do Brasil… Daqui a pouco vai declarar o voto em Bolsonaro. Mas só trocar a embalagem e as narrativas não é suficiente.

  6. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    ROUBARAM A NOSSA LIBERDADE E QUEREM SEQUESTRAR O NOSSO PAÍS. Não caiam no conto da Picanha com Cerveja. O que querem é a chave do cofre para, mais uma vez, financiar ditaduras comunistas ao redor do Mundo e prejudicar a nossa economia. O melhor jogador do Mundo, Neymar, vota em Bolsonaro. Eu também. E você?

  7. CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA
    CARLOS FLORESTA DE OLIVEIRA

    Neste ” sistema eleitoral do P(STF/STE) ” ninguém teve a coragem do cara que ocupou o microfone do plenário da câmara federal, estou falando do Deputado Federal MARCEL VAN HATTEM – Novo – RS. Será que só este homem num ” gesto de loucura e lucidez politica ” disse o que todos nos gostaríamos de ouvir e dizer a este ” poderoso encapado de preto ” que apesar de juiz imposto, é capaz de contrariar um CONGRESSO COMPLETO ( senadores, deputados e renomados juristas) que fizeram a CONSTITUIÇÃO de l988, interpretando as leis vigentes, ao bel prazer do ” trabalhador mais vagabundo e incapaz automutilado ” para se tornar IMPERADOR PERPETUO DO BRASIL – LUISLULADÃODENOVEDEDOS I, . Saldemo-lo: AVE JUSTUS LARAPIO.

  8. COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA
    COLETTO ASSESSORIA EM SEGURANÇA DO TRABALHO LTDA

    ISTO É O BANGBANG BRASIL O XERIFE É O BANDIDO E O BANDIDO É O XERIFE!!!
    VEMOS ISTO QUENDO O STF LIBERA UM EX-CONDENADO PARA SER PRESIDENTE DO BRASIL E COLOCA NO TRIBUNAL ELEITORAL UM ELEMENTO QUE DEIXA DE DAR IGUALDADE DE CONDIÇÕES A TODOS OS CANDIDATOS E TUDO CONTROLADO POR SUA SECRETARIA E MARIDO QUE PERTENCEM A FAMILIA BANCOOP E TRIPLEX DO LULA.

  9. Rachel Marotta Romualdo da Silva
    Rachel Marotta Romualdo da Silva

    Perfeito! Se eles lerem, certamente, não entenderão.

  10. Samuel Jackson
    Samuel Jackson

    Que estado democrático de direito é esse onde se pode falar que um candidato é genocida e não pode falar que o outro liderou o maior esquema de corrupção da humanidade?

  11. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Não tem comentário, tem cansaço

  12. Nadis Vieira Santa Anna
    Nadis Vieira Santa Anna

    Excelente como sempre

    1. James Jabes Marques
      James Jabes Marques

      Gostei da citação de Stalin Pagodinho kkk

  13. Diego Vintem
    Diego Vintem

    Congratulations!!! It’s fascinating and exciting. Thanks.

  14. Jose Maria nossa ascenco
    Jose Maria nossa ascenco

    Há menos de duas semanas e não a menos de duas semanas

  15. Marcio Cruz
    Marcio Cruz

    Mas o UOL pode destilar criticas e fake news contra o Bolsonaro (como o caso dos imoveis “comprados com dinheiro vivo”)

  16. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    A censura emburrece,muitos tem medo e impede as reais informações sobre assuntos em um importante momento em que estamos escolhendo um presidente para o maior país da América Latina.Querem que o Brasil se transforme em uma grande ditadura de esquerda.Pense bem em quem votará,única saída.

    1. Fernando Berdi
      Fernando Berdi

      Perfeitamente.

      1. FB
        FB

        Perfeitamente

  17. Gustavo Filho
    Gustavo Filho

    Boa tarde Fiuza e amigos leitores.
    No caso da Jovem Pan fiquei estarrecido ao ouvir o Editorial, que dizia o seguinte: “embora não concordemos vamos obedecer por respeito ao estado democrático de direito”. Isso é patético, eu achava que o estado democrático de direito permitisse liberdade de opinião, pensamento, ir e vir etc.. Eu achava também que o estado democrático de direito exigisse resistência contra quem viola os direitos que eu acabei de mencionar.
    Parece que a direção da Jovem Pan vê na decisão do Moraes o estado de direito e por respeito ao tal ela se submete.

  18. JAMIL HALLE NAJM
    JAMIL HALLE NAJM

    Grande Fiuza!

  19. Paulo Fernando Vogel
    Paulo Fernando Vogel

    Tudo certo. O povo é que não entendeu que tudo o que fazem é para o bem… deles, os governantes, os phoderosos. O

    1. Paulo Fernando Vogel
      Paulo Fernando Vogel

      Deu chabu. Continuando, o que mais me incomoda é que frente ao silêncio das instituições… tamo fu. Sem saída.

  20. Leonardo Janussi Sampaio
    Leonardo Janussi Sampaio

    Alô, Fiúza!

    Você deixaria seu filho numa creche comandada por um ex-pedófilo?

    É mais ou menos isso que o TSE quer empurrar goela abaixo do brasileiro. Não aceito entregar o cofre do dinheiro público para um ex-detento, condenado em três instâncias e confinado a um presídio por quase dois anos. O ladrão de nove dedos foi solto por seus cupinxas numa manobra perversa.

    A soltura e a maracutaia para livrar Lula e o tornar elegível – contra a Lei de Ficha Limpa – pode ser comparada a uma falta sofrida no meio do campo na qual o árbitro declara pênalti e expulsa o goleiro para o jogador bater o gol. Pode isso?

  21. Daniel BG
    Daniel BG

    Viva Marcel Van Hattem! Uma voz da verdade sobre os absurdos que acontecem como se fossem”normais”.

  22. Evaristo Antonio Miranda
    Evaristo Antonio Miranda

    fiuza você é sempre fera em seus comentários. Bora dizer não a censura.

  23. Luciana Ruas Rodrigues
    Luciana Ruas Rodrigues

    Wolfgang Köhler demonstrou, há quase dois séculos, que o que diferencia o homem do macaco não é a inteligência, que este também possui, mas a memória. Ortega (não é o amigo do Lula, sobre o qual está proibido falar) escreveu, a respeito, o seguinte: “o tigre de hoje é idêntico ao de seis mil anos atrás, porque cada tigre tem que começar de novo a ser tigre, como se não tivesse existido nenhum outro antes. O homem, ao contrário, graças ao seu poder de recordar, acumula seu próprio passado, toma posse dele e o aproveita… Romper a continuidade com o passado, querer começar de novo, é aspirar a cair e plagiar o orangotango”
    Aonde querem chegar os sábios do Sião?
    É impossível apagar a história, mesmo onde prepondera o homem-geleia de nossos tempos.

  24. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Inaceitável em uma disputa, cortar as pernas dos seus oponentes para ganhar a CORRIDA.

  25. Wilson Komatsu
    Wilson Komatsu

    Texto genial. Fiuza será certamente preso, e terá que comer churrasco de melancia na prisão.

Anterior:
Imagem da Semana: Titanic
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 212
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.