Lula, parabéns por enganar tantas pessoas por tanto tempo — mentir é uma arte, e o senhor demonstrou inigualável talento. Até por isso, não nos ressentimos com seus milhões de eleitores, afinal, entre eles há milhões de vítimas.
Democratas que somos, pagaremos pelo pecado que não é nosso e — comprovada a lisura dessa eleição — acataremos a aparente vontade da maioria: reconduzi-lo à “cena do crime”. Contudo, saiba que nenhuma maioria tem o poder de tornar o errado certo*; assim como uma eleição não tem o poder de reescrever o passado. As vantagens indevidas existiram, as condenações existiram, e o senhor não é — nem nunca será! — inocente aos nossos olhos: inocente, senhor Lula, é quem não cometeu crimes, não quem se livrou da Justiça.
Aliás, antes de o Brasil se livrar do PT, em 2016, a economia encolheu 7%, quase 3 milhões de empregos formais foram extintos, mais de 60 mil brasileiros eram assassinados por ano, e as empresas estatais eram antros de corrupção e fontes de prejuízo. Agora, a sorte lhe sorri (mais uma vez): o senhor receberá, de mão beijada, um Brasil muito melhor do que o país em crise que seu partido-quadrilha entregou ao povo quando foi expulso do poder, há seis anos.
Apesar da pandemia, da seca e da guerra, nossa economia cresce com responsabilidade fiscal, preços sob controle e geração de emprego: são 5 milhões de novas vagas com carteira assinada desde 2019, e o desemprego, formal e informal, recuou 30% de lá pra cá.
A previdência — responsável pelo maior déficit nas contas públicas — foi reformada, e os gastos com funcionalismo diminuíram pela primeira vez.
As empresas estatais saíram do vermelho e, no ano passado, apresentaram lucro recorde: R$ 187 bilhões — só a Petrobras contribuiu com mais de R$ 230 bilhões aos cofres públicos, por meio de impostos, dividendos e royalties.
Com um governo defensor da lei e da ordem, atingimos a menor taxa de homicídios da série histórica e o menor número de invasões de terra.
Houve redução de impostos sobre produção e consumo, e ampliação de investimentos em renda básica: o Auxílio Brasil paga o triplo do que pagava o Bolsa Família, para 8 milhões de lares a mais.
O país se digitalizou e 40 milhões de cidadãos passaram a integrar o sistema bancário, incrementado pelo Pix, uma nova forma gratuita e instantânea de pagar e receber.
Na pandemia, o partido chegou a ingressar no STF contra o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM), que salvou mais de 20 milhões de vínculos trabalhistas durante o “fique em casa, a economia a gente vê depois”
Um novo marco legal trouxe investimentos privados para o saneamento básico de grandes metrópoles: a previsão é que, na próxima década, nove em cada dez lares tenham acesso à coleta de esgoto — no país que herdamos do Partido dos Trabalhadores, nem metade dos domicílios contava com esse serviço.
Claro que todas essas conquistas se deram apesar da oposição ferrenha do PT. Na pandemia, o partido chegou a ingressar no STF contra o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEM), que salvou mais de 20 milhões de vínculos trabalhistas durante o “fique em casa, a economia a gente vê depois”. O PT também fez campanha contra o fim dos privilégios de aposentadoria da elite do funcionalismo público e, recentemente, no Senado, se opôs à redução de impostos sobre combustíveis, energia e comunicação. Esta é a oposição praticada pelo PT: uma política de terra arrasada, na lógica do quanto pior, melhor.
Lula, se, de fato, o poder é dado àqueles dispostos a se abaixar para pegá-lo*, nessa campanha — vil, desequilibrada e injusta — o senhor desceu aos subterrâneos, provando que a democracia, realmente, não se presta a garantir que os melhores sejam eleitos… Por sorte, essa mesma democracia visa a impedir que os piores fiquem no poder para sempre*. Nós, vigilantes, estaremos atentos a qualquer tentativa criminosa de perpetuação no poder e cerceamento das nossas liberdades.
A experiência humana demonstra que o comportamento passado serve como referência para o comportamento futuro, mas não se atreva a portar-se como da última vez, Lula! O senhor pode até estar de volta à “cena do crime”, mas encontrará uma enorme e patriota resistência se quiser retornar a velhos hábitos.
Caio Coppolla é comentarista político
*Citações do texto
Margaret Thatcher, primeira-ministra do Reino Unido e estadista conservadora:
“Ser democrático não é suficiente, a maioria não pode transformar o que está errado em certo. Para serem considerados verdadeiramente livres, os países também devem ter um profundo amor pela liberdade e um respeito permanente pelo Estado de Direito”.
“A democracia não é um sistema feito para garantir que os melhores sejam eleitos, mas para impedir que os ruins fiquem para sempre”.
Ragnar Lothbrok, lendário personagem das sagas vikings:
“O poder é sempre perigoso. Ele atrai os piores e corrompe os melhores. O poder só é dado àqueles que estão dispostos a se abaixar para pegá-lo”.
Fontes consultadas:
https://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/a-sabedoria-de-margaret-thatcher/
Programa que permitia redução da jornada de trabalho e suspensão de contratos de trabalho termina
Leia também “Banditismo estrutural”
Por onde anda Caio Coppolla atualmente?…
Lula não venceu as eleições!
Espero que vcs permaneçam “no ar” por muito tempo, pelo menos até superarmos o governo do aiatolula, quando poderemos falar de coisas que se aproveitem para o desenvolvimento do nosso querido Brasil. Vamos falando.
Estava relendo seu artigo. Parabéns pelas ideias claras e argumentos fortes. Conforme você mencionou , estamos atentos e participativas fazendo muita resistência a esse governo do PT que infelizmente voltou à cena do crime!!!
Muito bom Copolla, estou compartilhando, (embora com atrazo).
Caio, cadê você?
Nem na Oeste está escrevendo?
Sumiu das redes sociais e dos jornais/revistas?
Gostaria de ter notícias, você é muito importante para nosso país!
Coppolla, como sempre se supera a cada texto primoroso.
Pois é Copolla no país dos desmemoriados a eleger trapaLHadrões e outros criminosos aos podres poderes a verdade é logo esquecida e a imprensa vendida que chamam de “consórcio” fabrica narrativas para imbecís anestesiarem seus cérebros apodrecidos que vitimam a si mesmos … ah e o pior ainda está por vir visse mano?
O Caio Coppolla ainda faz parte da revista Oeste?
O momento, e de desespero, o brasileiro, em sua grande maioria, e honesto, acredita em ordem e progresso, Como permitir tudo isso que esta acontecendo?
GRANDE CAIO COPOLLA COMO SEMPRE BRILHANTE NOS SEUS COMENTÁRIOS !
AMO ESTA TURMA DA REVISTA OESTE..
SUCESSSO A TODOS
CADÊ O CAIO COPPOLLA, CADÊ, CADÊ
CAIO O LULA ´MENTIROSO E CONDENADO É O PREFERIDO DO STF.
ACHO QUE ESTAMOS AFUNDANDO IGUAL O TITANIC.
Uma tristeza sem fim ver o Lula destruindo o Brasil !
Agora, com o ressurgimento da Direita, ficou mais difícil a Esquerda roubar e corromper o país. Verdade seja dita: Lula aumentou para 37 (trinta e sete) ministérios e cumpriu uma série de promessas estapafúrdias de campanha. A outra promessa, foi montar uma equipe de políticos. Desastre total. Fernando Adadd na Fazenda é uma piada de total mau gosto com consequências desastrosas para o país. Simone Tebet no Planejamento é outra tragédia anunciada. A preocupação de Simone Tebet é preencher os cargos do Ministério do Planejamento com 50% dos cargos ocupados por mulheres. Ou seja, a Esquerda nunca se preocupa com meritocracia e, sim, com ideologias. Nada contra as mulheres, maioria em nosso país, mas, Simone Tebet não ententende nada de planejamento administrativo e econômico. Não vejo a hora de ver o povo na rua.
Caio Copolla cade voce? Esta fazendo falta seus textos…
Boa tarde a todos! Deparo-me com absurdos e mais absurdos: as lentes de contato do Ministro Barroso que vê sinceridade, resignação e a “alma limpa” do Terrorista italiano, A Santa honestidade de João de Deus, já devia ter trocado as lentes por outra de melhor qualidade. Moraes, o tirano, não se cansa de ver atos antidemocráticos com sua luneta dada pelo 9 dedos e condenado a três instâncias onde só clama por Liberdade. Fachim, parece que sempre trabalhou nos correios, PHD em CEP! Rosa Weber , cheira a rosa de banheiro da Central do Brasil, omissa. Cármen Lúcia, vê cores celestiais quando o PT, PSOL e O MST jogaram tinta vermelha em sua casa. Toffili, amigo do amigo de meu pai e irmão de invasor de lugar protegido, parece no país das maravilhas. Gilmar Mendes, amigão de Barata, compadre, diz que não tem parentesco com esse inseto que acabou com o transporte público do Rio de Janeiro. Lewandowski , filho da vizinha, deve favor e agradece de joelhos ate hoje, aos 9 dedos, pois ele o transformou em ministro. Fux que nada sabe, quer a escuridão do esquecimento. Flavio Dino, processos em abundância proporcional ao seu volume é Ministro da Justiça, piada do tamanho de seu comunismo. José Dirceu e filho: bandidos, Hélder Barbalho e filho: bandidos ², Renan Calheiros e filho: marginais ³, e por aí vai, lista infinita, roubos infinitos, desqualificados aos montes! Chico, Gil, Caetano e muitos outros que só venderam discos na “tal ditadura” e agora se venderam fácil ao “diabo” e querem falar que foram maltratados. Essas minorias, feitas como massa de manobra se não acordaram, vão acordar. Estou enojado de ver tanta sacanagem e inversão de valores!
Feliz por reencontrar você, Coppolla.
Adoro seus comentários sempre tão coerentes.
Parabens!
Nosso pior problema como Nação e como cidadãos não é Lula e o PT de volta ao poder. Isso é pontual e passageiro. Nosso mais grave problema é a ditadura que nos foi imposta pelo STF e que não tem prazo para acabar. Quem achar que tal ditadura irá acabar ou arrefecer pelo fato de seu candidato preferido ter ganho as eleições, esquece. Eles descobriram o gosto do poder absoluto e não há quem os faça desistir do seu uso. Lula irá provar desse veneno ao longo do seu governo. O tempo nos dirá.
Vivo para ver! Nunca imaginei em ver um pais promissor entrar em queda livre e não sabemos onde vai parar. As previsões são pessimistas. Pobre povo brasileiro iludidos com cerveja e picanha. As forças armadas antes respeitadas (tinha orgulho do exército brasileiro) anda de quatro. De tudo isso sobrou a lembrança e a bravura de brasileiros de outrora integrantes da FEB, esses sim patriotas com os quais congratulo. Deram seu sangue e mostraram seu valor, honram seu uniforme e a bandeira Brasileira em terras distantes. “LUTO PELO bRASIL”
Parabéns Copolla, destemido, firme, inteligente. Você me representa!!
O que aconteceu com o Caio? Foi demitido da revista também? Volte, Caio. Seu texto faz falta. Aberta a campanha de “Volta Coppolla”. Mensagens devem ser postadas aqui.
Parabéns Revista Oeste. Coppola, com sua mente privilegiada e capacidade de síntese,
enriquecerá ainda mais essa revista. Saudade do boletim na JP.
Parabéns Coppolla!
Aprecio muito a sua redação. Direta e real!
Caio como sempre brilhante. A Jovem Pan perdeu um excelente profissional, amava assistir o boletim Coppolla . Assinei a revista para ter acesso a seus textos e de outros que deixaram a JP. Parabéns !!!
Caio Coppolla, cadê vc, pelo amor de Deus?
Meus Colegas Guerreiros Brasileiros, que tal pedirmos para um grande jurista como Ives Gandra, ou outro especialista, redigir um projeto de lei com o voto distrital puro com recall, iniciativa de lei, referendo de lei e retenção ou não de juiz?
Depois conseguimos um deputado para propor e já teremos um número de projeto de lei para colocar em cartazes em manifestações e exigir aprovação.
Teoricamente até jovens de esquerda poderiam concordar, pois é uma ferramenta de democracia apartidária. Só a cúpula da esquerda, que sabe que precisa de certa ditadura, iria discordar discretamente.
Bora redigir e propor? 💪💪💪💪💪
Caio Coppola é necessário!!!! Parabéns!!!
Coppolla, cadê você??
Muito bom essa Caio Coppolla. Parabéns!
Alguém já perguntou ao Paulo Guedes, como ele faria para manter o Auxilio Emergencial em 2023, com este orçamento que já estava aprovado?
Tenho certeza que ele tem a resposta. Porém ninguém quer ouvir!
Caio, vejo em você, se me permite esse grau de tratamento, uma pessoa de grandes virtudes e inteligência. Mas, cá entre nós, você acredita que essas lições sobre a liberdade e a democracia se aplicam ao caso da América Latina e, em especial ao Brasil? Eu penso que por estas paragens os ditadores podem permanecer eternamente no poder. Veja o caso de Cuba. Várias gerações vão conviver e sobreviver sob o domínio do PT, que não cometerá o erro de perder o poder formal novamente, já que o poder de fato, nunca perdeu. Somos todos “manés”, segundo palavras daquele que já havia dito que eleições não se ganham, se tomam.
O Inverno é implacável no lado norte, faz líderes, como da Europa Socialista Ocidental e dos EUA do Biden, a sentarem com Lula, para conseguirem combustíveis e livre acesso à Amazônia.
Logicamente o nosso chefe irá negociar , sem esquecer que , quando a Primavera chegar , pra eles, a Lua de Mel acaba e aí teremos que nos virar, inclusive procurando fertilizantes pra nossa lavoura.
Parabéns pela suas análises consciente.
COPOLA pesquise lei de licitacao alterada no gv de FHC por meio de
LIMINAR de GILMAR deu PRERROGATIVAS de alterar os precos de fornecedores da petrobras de aditatamento de ate 25% nos precos licitados
isso foi a MAE Da CORRUPCAO LEGALIZADA………..essa LIMINAR precisa ser
CASSADA a lei original e menor preco e fim ( LULA e ODEBRECH ) & cia
O mais preocupante Caio é ver um Congresso totalmente vendido SALVO alguns parlamentares que se arriscam todos os dias em expor a verdade dos fatos, e ter suas contas na rede social censuradas.
Acho que meu maior questionamento e de grande parte da nossa população, seria o porquê dessa OMISSÃO por parte dos nossos representantes!
Muito jogo político e dança das cadeiras!
As manifestações deveriam ser feitas diante do Congresso, mas um gênio chamado JK criou Brasília para manter o povo distante, diante da dimensão desse nosso país continental. Esses ditos “representantes do povo”, deveriam responder à nação qual o seu real papel, porque até então, o povo tem sido feito de otário!
Caio, você é um jovem jornalista brilhante. Parabéns pelo que é, faz, escreve e diz. Não perca as esperanças no Brasil. Lula passará e não deixará herdeiros. Ele não tem essa grandeza. Em 2026 estaremos de volta. Minha solidariedade pela sua demissão da Velha Pan, que não vejo mais.
Prefiro ‘eterno réu’, ‘eterno condenado’, ‘eterno ladrão do povo’ e muito mais!
Copolla nos representa
A Eleição de Lula é INCONSTITUCIONAL. Ele não pôde ser candidato em 2018 e não poderia ter sido agora, por causa da Lei da Ficha Limpa ( Políticos condenados por decisões colegiadas de Segunda Instancia são proibidos de se candidatarem ). A única possibilidade dele se candidatar ê se houver uma Graça, um perdão, uma anistia, que é uma prerrogativa EXCLUSIVA do Presidente da República. Está Graça, esta Anistia, não houve. Temos uma CONSTITUIÇÃO. Nesta Constituição existem Leis que devem ser seguidas por todos.
Ele está eleito e o PT vai governar, o Congresso vai ser submetido, as FFAA continuarão a desfilar e jurar amor ao País, o STF vai ratificar tudo que o Lula quiser, a Globo vai ganhar muito dinheiro e ser apreciada pelo povo, e, enfim, tudo vai voltar ao normal. Acredite.
Parabéns a você Caio excelente recado
Parabéns, Caio !!!!!
Parabéns Caio!!
Através dos tempos, a humanidade tem caminhado na direção das correntes de pensamentos dominantes. Nosso desafio é identificar e escolher o lado que defenda os valores da familia, liberdade religiosa, liberdade de expressão e liberdade econômica…
CARO CAPOLLA TUDO OK COM SUA MATERIA……….MAS AGORA IMPOTANTE
E FAZERMOS BARULHO QUE O PRESIDENTE FOI ABANDONADO PELOS MILICOS
MESMO COM MANIFETACAO DO POVO EM FRENTE AOS QUARTEIS OS CARAS
NAO SE COCARAM E POR LEALDADE DEVERIAM PEDIR AUDITORIA DE URNA
POR URNA MESMO QUE DURE MESES , MAS O SILENCIO TRAIDOR QUE
ILUDIO O POVO ESTA FALANDO MAIS ALTO
Tenho 60 anos e nesta eleção foi a primeira vez que comprei uma camisa verde e amarela porém no outro dia, me deu uma vergonha enorme de me lembrar que estive com ela escolhendo alguém cujo a vaga já estava reservada e meu voto assim como a de milhões era só mera formalidade.
Concordo com você, caro Gilmar. Sou solidário às suas palavras. Eu, aos 70 anos, sinto-me envergonhado de nossa falsa democracia. Para que votar se o STE decide quem vai ganhar a eleição? Estamos à beira de ditadura socialista. Só não vê quem não quer.
Gilmar, concordo plenamente! Só voto porque sou obrigada por ser funcionária pública e , se não votar, não recebo meu salário! Não vejo a hora de não precisar mais fazer parte dessa palhaçada!
No ultimo dia trinta, nos deparamos em uma encruzilhada, à direita, ao progresso e estabilidade. À esquerda o abismo… Vcs sabem o resultado.
Lula,para mim continua no mesmo patamar de Marcola,André do Rap entre tantos outros, a diferença, é que esses criminosos não foram eleitos pelo povo. A
maioria mostrou ao mundo que apoia a corrupção e a criminalidade.O que virá depois todo mundo sabe…
Brilhante comentário
Estamos numa ditadura nunca antes vista no Brasil!
Você nos representa, Caio, muito obrigado.
meus amigos nao perdemos para os eleitores do pt acredito sim que para o Alexandre de Moraes.
um abraços a todos a vida continua.
Parabéns Caio !
Texto muito bom !
Lamento pela jovem pan !
Aí observamos que quando a direita foi vencida,rapidamente a jovem pan se desfez dos senhores pra tentar conter os estragos com a esquerda !
Empresa não confiável .
Isso ficará na história !
Os ideais dos senhores são mais importante que uma rádio ou TV possam imaginar !
Vcs não se prostituíram ,como a respectiva jovem pan !
assinei a revista oeste, estou no caminho paa aprender sobre poilitica
A VIDA SE TORNA UMA ETERNA DECEPÇÃO QUANDO NÃO SE SABE AGRADECER.
Amei o texto. Parabéns!
Meus parabéns Caio.Perdi vc na JovemPan mas tive a sorte de acha-lo aqui na Revista Oeste que acabei de assinar.Continúe com sua luta pois esta história está apenas começando, Não vamos desistir de lutar pelas liberdades inclusive as de opinião e nosso Brasil não merece a quadrilha de novo no poder.Vou aguardar seus comentários sobre o que está ocorrendo hoje em todo o País ,Adorei ver!
Infelizmente teremos dias sombrios e desacreditado num congresso que se impor possa minimizar os danos que nos aguarda. Que Deus tenha misericórdia do Brasil.
Muito bem Coppolla, a cada semestre precisamos fazer a comparação com os dados deste governo petista. E cantarmos em verso e trova o qu veremos. E para isso seu olhar será imprescindível. Aguardaremos.
Assinei a Oeste para poder acompanha-lo. A Joven Pan perde um grande profissional .
Já estamos vendo os desastres que a eleição de Lula causou, mesmo antes de ser empossado.Caminhoneiros bloqueando estradas,pois não concordam com a eleição “roubada”,um prédio público no centro de São Paulo foi invadido por movimentos de SemTeto.Onde o PT vai só deixa rastro de destruição,nunca construiu nada.
estamos juntos !
Assinei a Oeste para poder acompanha-lo. A Joven Pan perde um grande profissional .
Bah! Após este comentário fiz, imediatamente, assinatura da revista. Meu filho também vai nesta. Obrigado.
Surreal os argumentos dos bolsonazistas. Um presidente que ri das centenas de milhares seus compatriotas que morreram e covid dando cloroquina para as emas do Planalto, por si só já daria um lugar na latrina da história, mas a bizarrice foi diária. Bolsonarista e mal, e um ser humano sem coração, além de ser burro pra calhora
Burro??? Você precisa se olhar no espelho urgente!! BURRO é quem fecha os olhos para corrupção, apenas para inflar o ego do que se acha politicamente correto e ápto a lacrar! Ser Bolsonarista é enchergar além do ser humano presidente e sim o que ele esta representando, e graças a Deus a corrupção, a ditadura o meu presidente Bolsonaro não representa.
Quem matou de covid foi o corona virus seu imbecil! Será que foi o Bolsonaro que matou os co-cidadãos do amigo comunista Alberto Fernandes? /Eu peguei covid e tomei o kit com cloroquina e estou aqui, vivo! Conheço pessoas que tomoram o kit SUS e estão no cemitério!
Esse é o nível de petista!!!
Mas toda, eu disse TODA a dificuldade enfrentada pelo “novo” governo será atribuída ao Bolsonaro ! Não importa que tempo for.
Tem razão, Marco. Mas não acredito que a nossa atenção para identificar desvios do novo governo, como sugere o artigo, terá consequências. Não teve qualquer impacto nesta eleição apesar de deslizes apontados o tempo todo e JB incumbente.
Importante estarmos fortes, serenos, atentos e unidos! 2024 está aí e precisamos eleger prefeitos e vereadores de direita para retornar a presidência em 2026
É maravilhoso tê-lo como comentarista e analista político aqui na Oeste.
Que revisão excelente, Copolla! Da vontade de chorar só de imaginar o estrago que será.
Cirúrgico, Caio.
Texto perfeito, parabéns.
Coppola, você fez sangrar a ferida da minha indignação com a eleição do nãovouescreveronome.
O brilhante texto de Caio Coppolla avisando aos Javaporcos que não os deixaremos em paz, agora que também somos senhores da floresta, me lembrou do final do livro “Revolução dos Bichos” :
“Não havia dúvida agora quanto ao que sucedera à fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco “
Bem isso Caio. De uma forma ou outra, nestes ultimos tempos amadurecemos e melhoramos nossa percepção, experimentamos uma sensação jamais vivida e não queremos perde-la… acreditar que temos um futuro mais humano sem comunismo, tão pouco idiotas e desonestos comandando o Brasil
Não descansarei enquanto não ver esse ladrão e assassino num caixão. Dedicarei o resto de minha vida para buscar sua morte através de orações. Que uma doença mortal lhe aconteça. Amém.
Augusto, minha indignação é tão qto a sua, ou maior, mas como cristãos devemos deixar as leis fazerem a sua parte e/ou, DEUS o fará ! – ñ se deseja a morta a ninguém, mesmo que seja o maior corrupto da história bras.