Pular para o conteúdo
publicidade
Liberdade de expressão é assunto recorrente na revista Oeste | Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock
Edição 138

Carta ao Leitor — Edição 138

O avanço da censura está entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Em dois anos de existência, Oeste publicou mais de dez reportagens de capa sobre temas relacionados à liberdade. Esse conjunto inclui desde os avanços autoritários que acompanharam a pandemia de covid-19, com seus lockdowns e o #FiqueEmCasa, como mostrou a edição 50, até a ampliação dos poderes do TSE pelo próprio tribunal, que desfigurou a Constituição para impor a mordaça (edição 135).

Oeste tratou também do nascimento da censura produzida pela própria imprensa, que passou a eliminar qualquer voz divergente da verdade oficial (edição 80), e do inquérito das fake news, que assombra o país há três anos. Faz tempo que o STF esqueceu a missão de garantir o respeito ao texto constitucional e, por consequência, a segurança jurídica do país. Hoje, a Corte interpreta, legisla e executa o que decidiu com base no que acha que são os desejos da população. Tal protagonismo foi dividido neste ano com o TSE, que prometeu retomar suas funções reais depois da escolha do novo  presidente da República. Pelo andar da carruagem, a promessa não será cumprida.

Oeste publicou mais de dez reportagens sobre censura e avanços autoritários | Foto: Montagem Revista Oeste

A vítima mais recente da procissão de arbitrariedades foi o economista Marcos Cintra, ph.D. em Harvard e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), ex-secretário da Receita Federal e candidato a vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke. Como mostra a reportagem de capa desta edição, seu crime foi perguntar se a grande quantidade de urnas em que Bolsonaro recebeu zero voto não seria um indício de fraude. Essa dúvida bastou para que Cintra fosse exilado das redes sociais e intimado a depor na Polícia Federal.

Em setembro do ano passado, uma reportagem alertou para o risco de um regime autoritário caso Lula vencesse as eleições. Nesta quarta-feira, 9, Alexandre de Moraes propôs a Lula a apresentação de um projeto de lei concebido para “regulamentar” as redes sociais.

É o que faltava para a tentativa de implantação da censura, com que sonha o PT há pelo menos 20 anos. Como a velha imprensa vem desempenhando o papel que caberia a assessores do presidente eleito, falta apenas controlar os veículos de comunicação independentes. Moraes pode ter encontrado mais uma chance de legalizar uma violência claramente fora da lei.

 

Boa leitura.

 

Branca Nunes

Diretora de Redação

Alexandre de Moraes. Capa da Revista Oeste, edição 138 | Foto: STF/SCO

 

24 comentários
  1. Laura Teixeira Motta
    Laura Teixeira Motta

    É óbvio que se não há freios, só vão recrudescer a opressão. Por que parariam?

  2. RÔmulo Augusto Linhares Paiva
    RÔmulo Augusto Linhares Paiva

    É um absurdo o Senado não fazer nada pra barrar esse supremo!!

  3. Dalva da Silva Prado
    Dalva da Silva Prado

    Por favor Diretora, não manche as capas de tão brilhante revista com imagens de covardes, eles não merecem.

  4. Leonel dos Santos Pereira
    Leonel dos Santos Pereira

    Somos náufragos!!! Nossa nau da liberdade está sob bombardeio e negão-nos o direito à verdade, ao direito de opinião, ao contra argumento e, breve , ao direito de ir e vir. Hoje OESTE é nossa ilha. É para ela que nadamos na busca da sobrevivência. Precisamos ter eco, crer, buscar lucidez, equilíbrio e esperança. Na Ilha OESTE buscamos reconstruir nosso barco, catando nos destroços causados pela Tormenta Autoritarismo os salpicados de esperança e bom senso que agregarão a cada um de nós a motivação para continuarmos na luta.

  5. André Marco Navarro Bustos
    André Marco Navarro Bustos

    Assinei ontem a Oeste pois não vi nenhuma outra fonte de informação confiável e cabe ressaltar ainda a existência de fontes totalmente tendenciosas como a Globo, a Folha e o UOL.

  6. Emilio Sani
    Emilio Sani

    Acabei de assinar a Oeste, temos que manter essa independência e lutar contra a censura.

  7. IMP
    IMP

    Que a Revista Oeste consiga resistir a tormenta contra a Liberdade de Expressao. Estaremos todos unidos lutando por um Brasil melhor.

  8. João José Aigusto Mendes
    João José Aigusto Mendes

    E nada acontece.

  9. Santilho
    Santilho

    DIAGNÓSTICO, DIAGNOSTICO, DIAGNÓSTICO; E NENHUMA AÇÃO.

    1. IMP
      IMP

      Todos os homens de bem estao lutando para nao chegar ao extremo de uma Guerra Civil. Os herois anonimos que estao ocupando as avenidas e lutando pela nossa Patria, os meus mais sinceros agradecimentos. O BRASIL DESPERTOU PARA O PATRIOTISMO GENUINO.

  10. Marcio Bambirra Santos
    Marcio Bambirra Santos

    Branca, essa revista é o único oásis da imprensa imparcial e inteligente nesse país. O sentimento profundo que eu tenho, e acho que é compartilhado por muitos, é a VERGONHA. O alento chega até nós nas palavras dos jornalistas que aí trabalham, como gotas d’água para quem morre de sede. Em especial, o J.R. Guzzo, que fica muito além de todas as fronteiras da imbecilidade, venalidade e amadorismo da grande imprensa.

  11. Alexandre Chamma
    Alexandre Chamma

    Hoje à pergunta que faço é: até quando a revista Oeste estará circulando? Até quando esse consórcio de imprensa podre vai acordar e vai entender que uma hora a caneta vai se voltar contra eles? Até quando continuaremos elegendo deputados e senadores desconectados com os gritos das ruas? Até quando permaneceremos em casa assistindo pela tv nossos irmãos protestando por um país mais justo? Se temos uma câmara e um Senado covarde também temos um pivô medíocre e covarde. Cadê o puteiro chamado OAB? Cadê o puteiro chamado Ministério Público? Cadê o puteiro chamado de justiça? Pobre país…

  12. Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacetda Nunes Da Silva

    Oeste bombando.
    Mais que merecido.

  13. Rodrigo Bacelar de Oliveira
    Rodrigo Bacelar de Oliveira

    Lula e o seus companheiros, parecem ainda não ter percebido, que não irão governar o país como no seu primeiro mandato! Parecem não compreender, que não são os donos do poder e que não conseguirão mais impor políticas nefastas no país! Ainda não notaram, que não aceitaremos ver o dinheiro dos nossos suados impostos serem enviados para a compainheirada comunista da América Latina! Ainda não se deu conta, que o sistema de pesos e contrapesos irá funcionar, inclusive contra essa juristrocracia do STF! O que estamos a assistir no país é de estrita responsabilidade do STF e STE ao não acatarem o Voto impresso! Ao não respeitarem a publicidade da contagem dos votos, o que é lei, cuspiram na ordem jurídica e criaram o caos social, que pode chegar a resultados drásticos! A ação desses entes federativos tem sido extremamente danosa a ordem social e política do país! Basta ver os inquéritos inconstitucionais, a revelia da procuradoria geral da República, para que possamos melhor compreender o que de fato está acontecendo! A subversão da lei, como temos visto, é perigosa porque fere os chamados direitos naturais a vida, a liberdade e a propriedade! Esses são direitos inalienaveis que, quando feridos, por quem quer que seja, dão ao ofendido o direito a legítima defesa! A propósito, o ministro Barroso, acaba de cuspir em mais um preceito constitucional, que é o que garante o direito a propriedade! Meus amigos, o comunismo vem aos poucos, nunca de uma vez! Vem mansamente, fazendo pequenos testes, transigindo, aos poucos, com a lei…testando a aceitação e a passividade do povo, quando então cravam no país às suas obscenas garras! Mas, eu vos digo: NÃO CONSEGUIRÃO! O que estamos presenciando, mostra que o nosso amado Brasil, que a nossa querida Pátria, não é mais um curral de ovelhas onde os ladrões, pilantras e cachaceiros vem para se banquetear! Se essa esquerda ainda não se apercebeu disso, podem ter certeza, que verão o término desse governo, ou pelo clamor popular ou pela ação da câmara dos deputados! Lula já começa a organizar o seu governo de forma perdulária, sem respeito ao herario público, tudo para acomodar os companheiros em posições ministeriais! Não teremos, ao que tudo nos sugere, ministérios técnicos, mas sim políticos! Creio, que nós todos já sabemos no que isso vai dar: EM DESASTRE!

  14. Victor Rocha Leite Junior
    Victor Rocha Leite Junior

    A mais pura verdade, como que um advogado pode ser um ministro da corte maior? O advogado tem a função de defender alguém, ou seja, sempre está de um lado. Como pode dar poder a um ser humano tão radical e que só ele conhece a verdade! Um absurdo!

  15. José Ferreira Batista Neto
    José Ferreira Batista Neto

    Parabenizo a REVISTA OESTE pela enorme contribuição que vem dando a nossa sociedade. Esta revista veio cobrir a lacuna, perturbadora, que havia se formado na em mim, pois desde muito cedo fui acostumado a me alimentar com o trabalho da imprensa tradicional que me nutria com informações com qualidade.
    Esta revista veio ocupar este vazio de forma corajosa e competente.

  16. Paulo Kubota
    Paulo Kubota

    Primeiramente excelente matéria! O mais desesperador é que o Brasil não tem mais lei! O ditador está desenfreadamente acirrando os seus ataques contra as liberdades no pais ordenando que desmontem todas as manifestações seja em local público de jurisdição federal seja de jurisdição estadual – quartéis e praças e ruas! E até estacionamentos privados de grandes lojas (vide Havan em Santa Catarina).
    Onde vamos nos sentir seguros?

  17. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Se esse cara tava na chapa de Kronick não presta tá esperimemta do do próprio veneno

  18. Jose Carlos Rodrigues Da Silva
    Jose Carlos Rodrigues Da Silva

    “A DITADURA MILITAR FOI DERRUBADA PELOS “MILITANTES QUE HOJE GOVERNAM” ESTA GRANDE NAÇÃO MAS NÃO MUDOU NADA TROCAMOS 6 POR 1/2 DUZIA VERGONHA!!!”

  19. Thompson Fernandes Mariz
    Thompson Fernandes Mariz

    Bando de Ditadores.

  20. Ademilson Aparecido De Souza
    Ademilson Aparecido De Souza

    Tudo isso não estaria acontecendo se esse mesmo povo que hoje está nas ruas tivessem se levantado quando o Lula foi resgatado da prisão pelo Ministro Facchin. Fizeram um teste, o povo ficou em silêncio e ele ficou elegível…

    1. Astercio Severino da Silva
      Astercio Severino da Silva

      Realmente tudo começou quando Lula foi descondenado não inocentado, isso é uma vergonha

    2. RENATO DE SOUZA LEME
      RENATO DE SOUZA LEME

      Penso da mesma forma, e isso fez com que a envergadura do problema ficasse gigante.

      1. Júlio Rodrigues Neto
        Júlio Rodrigues Neto

        Condenado por decisão colegiada de Segunda Instância, a única maneira de Lula tornar-se elegível, seria por intermédio de uma ANISTIA, que é uma EXCLUSIVIDADE do Presidente da República

Anterior:
O milagre do lúpulo, o tempero da cerveja
Os jornalistas Paula Leal, Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza Próximo:
‘Oeste Sem Filtro’ reúne Augusto Nunes, Ana Paula e Guilherme Fiuza
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.