Pular para o conteúdo
publicidade
Ex-presidentes Fernando Collor, Jânio Quadros e João Goulart | Foto: Montagem Revista Oeste/Shutterstock/Wikipedia Commons
Edição 146

A maldição dos 40 ameaça um setentão

Lula 3 repete erros que amputaram o mandato de quatro presidentes

Augusto Nunes
-

Um trecho da Constituição informa que só podem candidatar-se à Presidência da República brasileiros com mais de 35 anos de idade. É pouco, adverte a saga dos três quarentões que desocuparam o Palácio do Planalto muito antes do prazo combinado. Jânio Quadros tinha 44 quando decidiu usar o atalho da renúncia para voltar à planície e logo depois regressar ao ponto de partida; a esperteza não deu certo. João Goulart tinha 42 quando foi obrigado a deixar o emprego e o país. Fernando Collor tinha 40 quando preferiu pedir demissão a aguardar a inevitável decretação do impeachment.

Os três protagonizaram molecagens que governantes cinquentões certamente evitariam. Jânio, por exemplo, fantasiou-se de moralista radical ao banir do território nacional briga de galo, biquíni e lança-perfume. Jango mandou às favas a hierarquia militar ao apoiar ostensivamente uma greve de marinheiros. Collor deu de mandar mensagens em código com inscrições nas camisetas que realçavam o peitoral bombado. Mas a trinca talvez escapasse da amputação do mandato se não tivesse cometido o pecado capital do qual presidentes mais vividos fogem como o diabo da cruz: confrontados com a crescente má vontade do Legislativo, os três optaram pelo enfrentamento.

A “maldição dos 40” mistura inexperiência, soberba e incompetência. No dia da vitória, a euforia impediu que Jânio, Jango e Collor enxergassem o sinal vermelho aceso no Congresso: o presidente eleito não tinha o apoio da maioria dos deputados e senadores. Deveria, portanto, usar as semanas que precedem a posse para negociar espaços no ministério e no segundo escalão com partidos sensíveis a cargos e verbas. Confiantes no poder de sedução de um presidente em começo de mandato, os integrantes da trinca, que nunca haviam dado maior importância a partidos, acharam perda de tempo buscar acordos que expandissem a base parlamentar governista.

Comícios e propaganda de Jânio Quadros. Campanha eleitoral de 1960 | Foto: Wikimedia Commons/Arquivo Nacional

Lançado candidato pela União Democrática Nacional, Jânio venceu a eleição de 1960 graças à força do janismo — movimento muito maior que a UDN e todas as outras siglas pelas quais passou na trajetória que o levou, em 12 anos, da Câmara de Vereadores de São Paulo ao Palácio do Planalto. Cercado de velhos amigos, afastou-se dos parceiros de palanque e fez do ministério uma extensão do universo político paulista. Todas as legendas se uniram para impedi-lo de governar o país.

Jango foi fiel ao PTB, sigla dominante nos bisonhos ministérios que nomeou. No dia da queda, mesmo parlamentares petebistas já estavam fora do barco. Governador de Alagoas, Collor começou o ano sonhando com a candidatura a vice-presidente na chapa do PSDB, liderada por Mário Covas. Animado com o desempenho nas pesquisas eleitorais, deixou a tribo dos tucanos para fundar uma esquisitice batizada de Partido da Reconstrução Nacional. O PRN seria tão efêmero quanto a Era Collor. O impetuoso caçador de marajás só pediu socorro a grandes partidos quando o naufrágio se tornara irreversível. Seus aliados no Congresso já cabiam numa van.

Presidente João Goulart inaugura duas turbinas na Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG) | Foto: Arquivo Nacional

Quase 20 depois do despejo de Collor, Dilma Rousseff provaria que a maldição dos 40 pode atingir uma sexagenária com idade mental consideravelmente inferior à registrada na certidão de nascimento. Entre o início de 2011 e o fim de 2014, a primeira mulher a presidir o país não disse coisa com coisa. Fora outros assombros, saudou a mandioca, dobrou metas que não haviam sido fixadas, até enxergou um cachorro oculto por trás de toda criança — mas não só completou o primeiro mandato como conseguiu ser reeleita.

Posse do presidente Fernando Collor de Melo, em 15/3/1990 | Foto: Wikimedia Commons

A mudança dos ventos ocorreu já na largada de Dilma 2. Antes que 2015 terminasse, a única faxineira do mundo que não vive sem lixo por perto foi obrigada a varrer do ministério sete corruptos juramentados. Mas a hora da agonia só chegou em 2016. Afetada por manobras desastradas e jogadas infantis da chefe do Executivo, sua “base parlamentar” tornou-se tão vigorosa quanto um chilique de Randolfe Rodrigues. Com o povo nas ruas e o Congresso longe do governo, a substituição de Dilma pelo vice Michel Temer ficou tão previsível quanto a mudança das estações.

Enquanto “atos de protesto contra o golpe” juntavam algumas dúzias de teimosos sem cura, cresciam dramaticamente multidões cuja reivindicação se condensava em duas palavras, uma vírgula e um ponto de exclamação: “Fora, Dilma!”. O impeachment foi aprovado por 367 parlamentares. Apenas 137 se opuseram ao despejo, 7 se abstiveram e 2 nem apareceram no plenário. Dilma foi defendida na tribuna por deputados do PT com o entusiasmo de orador de velório. “O Congresso sempre faz o que o povo quer, porque o instinto de sobrevivência do político é muito mais agudo que o do eleitor”, repetia o deputado gaúcho Ibsen Pinheiro, então presidente da Câmara, aos jornalistas que lhe perguntavam qual seria o desfecho do processo de impeachment contra Fernando Collor. “Todo parlamentar sabe que, quando isso acontece, contrariar o povo é suicídio.”

São Paulo – Manifestação na Avenida Paulista, região central da capital, contra a corrupção e pela saída da presidenta Dilma Rousseff (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Com o terceiro mandato ainda no berçário, é cedo para saber se (e quando) emergirá das ruas um pressago “Fora, Lula!” rugido por centenas de milhares de gargantas. De todo modo, multiplicam-se sinais de que o homem que exerceu por oito anos o cargo que disputou em seis eleições agora parece subestimar o poder de fogo do Congresso — e os humores sempre instáveis do Parlamento. Isso é coisa para quarentões de curta milhagem. Não para quem acaba de transformar-se, aos 77 anos, no mais idoso presidente do Brasil republicano. A suspeita foi reforçada por Eduardo Cunha num artigo publicado pelo site Poder360 (veja entrevista nesta edição).

Entre as acusações endereçadas a Cunha, que presidiu a Câmara durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff, jamais figurou a de amadorismo político. Em tom seguro, ele afirma que Lula não usou a engorda do primeiro escalão, de 23 para 37 ministérios, para consolidar os laços entre os participantes da multifacetada aliança que o elegeu. “Foi a pior composição de todas as gestões do PT”, acredita.  Segundo Cunha, o partido do presidente ficou com 21 ministérios. Computados os seis distribuídos entre siglas reduzidas a puxadinhos do PT, chega-se a 27. Feitas as contas, a soma das bancadas desses e outros partidos contemplados com fatias do bolo “é incapaz de garantir uma maioria sustentável no Congresso”.

Cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: José Cruz/Agência Brasil

“O PT sempre quis servos, não aliados”, diz. “Alguém acha que um Ministério da Pesca vai segurar uma bancada de 42 deputados do PSD? Esse ministério, a exemplo do que se viu no mandato de Dilma 2, será refeito mais rápido que se imagina.” Cunha também avisa que humilhações podem abrir feridas que não cicatrizam. “O caso de Simone Tebet foi um exemplo. Humilhada pelos vetos a que ela ocupasse posições que o PT entendia imprescindíveis para eles, acabou no Ministério do Planejamento. Sem qualquer importância na gestão da economia, que ficou a cargo do Ministério da Fazenda.”

Depois de reiterar que a performance dos responsáveis pela economia determinará o destino do governo Lula, Cunha exala desconfiança ao prever o desempenho de Haddad. E completa o ligeiro checkup com uma frase pouco animadora para o PT: “Lula 3 está ficando parecido com Dilma 2”.

Leia também “A imensidão dos sem-sigla”

48 comentários
  1. João da Silva Albuquerque
    João da Silva Albuquerque

    Sempre seguro no jornalismo que pratica. Parabens Augusto

  2. Eduardo de Lanna Malta
    Eduardo de Lanna Malta

    Gostei da matéria, mas poderiam ter corrigido o erro de português na foto referente à manifestação da Paulista.
    Presidenta????

  3. Alexandre Chamma
    Alexandre Chamma

    Qualquer revista que se propõe estar no topo, não pode abrir mãos de Augusto Nunes, Constantino, Ana Paula, Fiúza e o Mestre Guzzo. Fui assinante da revista Veja por mais de trinta anos e cancelei minha assinatura quando à direção não permitiu que Guzzo postasse matéria do STF na fatídica última página semanal. Deixei de assistir a Jovem Pan com a saída desse trio maravilhoso ( Fiuza, Ana Paula e Augusto Nunes). Não me arrependo destas minhas duas decisões! Sou assinante da revista Oeste por prazer. Aguardo ansioso às sextas-feiras para ter uma excelente leitura, textos isentos, bem escritos e que vão ao encontro do que o eleitor deseja. Parabenizou toda equipe!

  4. Jaci Dantas dos Santos
    Jaci Dantas dos Santos

    Adorei a matéria…Parabéns Augusto Nunes.

  5. Zulma Fernandes Stolf
    Zulma Fernandes Stolf

    Naquela época ainda tinham parlamentares machos e povo corajoso. Hoje nem exército que ter mais trabalho.

  6. Jarlan Barroso Botelho
    Jarlan Barroso Botelho

    O coro do “Fora, Lula!” pode ser entoado mais cedo do que se imagina. A desastrosa e absurda invasão do Congresso, STF e Palácio do Planalto, que muitos analistas políticos afirmam ser favorável ao endurecimento das decisões do governo e STF, talvez venha a se tornar o estopim que detonará o governo, antes mesmo deste chegar ao primeiro ano. Vamos aguardar.

  7. Marcos Rogério de Medeiros Almeida
    Marcos Rogério de Medeiros Almeida

    Além do conhecimento histórico, essa escrita ‘gostosa “de ler me faz lembrar dos tempos que assinava a revista veja. Voltei a ser leitor de revista.

    Parabéns Augusto , que Deus lhe der mais sabedoria e te proteja.

  8. Ronaldo Rodrigues Rosa
    Ronaldo Rodrigues Rosa

    É um enorme prazer ser assinante da melhore revista do Brasil e contar excelentes colunistas como J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Ana Paula, Fiuza, Constantino etc. Obrigado!

  9. Dalva da Silva Prado
    Dalva da Silva Prado

    Obrigado SENHOR Augusto Nunes, por suas informações honestas e necessárias para todos nós. Vida longa é o meu desejo.

  10. Rodrigo Bretas Abreu
    Rodrigo Bretas Abreu

    Parabéns Augusto muito bom artigo! Bom descanso aí na praia. Abraço!

  11. Maria Claudia Carabajal Pires
    Maria Claudia Carabajal Pires

    Boa noite!!
    Amo ler as colunas do mestre Augusto Nunes! Além de matérias sensacionais e bem escritas, suas pitadas de bom humor são hilárias! Parabéns revista poeste por nos prestigiar com esse jóia!!!

  12. Gabriel Ferreira Inocencio De Carvalho
    Gabriel Ferreira Inocencio De Carvalho

    Augusto é demais kkk o remédio é rir pra não chorar, mesmo!!
    “Entre o início de 2011 e o fim de 2014, a primeira mulher a presidir o país não disse coisa com coisa. Fora outros assombros, saudou a mandioca, dobrou metas que não haviam sido fixadas, até enxergou um cachorro oculto por trás de toda criança — mas não só completou o primeiro mandato como conseguiu ser reeleita.”

  13. BARTOLOMEU BRITO SOUSA FILHO
    BARTOLOMEU BRITO SOUSA FILHO

    Vejo e ouço Augusto Nunes há muitos anos.
    Esta crítica ou avaliação acima, de 06.01.23, enriqueceu meus modestos conhecimentos de curioso com tudo aquilo q “enxergo” como relevante para nossas vidas, empresas, Brasil…
    Torço para q este 3º governo de Lula da Silva projete o inverso daquilo q tantos analistas de direita apregoam como de grande risco para este país sofrido e carente!
    Q Deus conceda ao Presidente sensibilidade e equilibrio para decidir pelo melhor.

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      Também torço, Bartolomeu, mas o que ele quer mesmo é o melhor pra turma dele que, por acaso, não é a maioria!

  14. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    Boa tarde a todos! Deparo-me com absurdos e mais absurdos: as lentes de contato do Ministro Barroso que vê sinceridade, resignação e a “alma limpa” do Terrorista italiano, A Santa honestidade de João de Deus, já devia ter trocado as lentes por outra de melhor qualidade. Moraes, o tirano, não se cansa de ver atos antidemocráticos com sua luneta dada pelo 9 dedos e condenado a três instâncias onde só clama por Liberdade. Fachim, parece que sempre trabalhou nos correios, PHD em CEP! Rosa Weber , cheira a rosa de banheiro da Central do Brasil, omissa. Cármen Lúcia, vê cores celestiais quando o PT, PSOL e O MST jogaram tinta vermelha em sua casa. Toffili, amigo do amigo de meu pai e irmão de invasor de lugar protegido, parece no país das maravilhas. Gilmar Mendes, amigão de Barata, compadre, diz que não tem parentesco com esse inseto que acabou com o transporte público do Rio de Janeiro. Lewandowski , filho da vizinha, deve favor e agradece de joelhos ate hoje, aos 9 dedos, pois ele o transformou em ministro. Fux que nada sabe, quer a escuridão do esquecimento. Flavio Dino, processos em abundância proporcional ao seu volume é Ministro da Justiça, piada do tamanho de seu comunismo. José Dirceu e filho: bandidos, Hélder Barbalho e filho: bandidos ², Renan Calheiros e filho: marginais ³, e por aí vai, lista infinita, roubos infinitos, desqualificados aos montes! Chico, Gil, Caetano e muitos outros que só venderam discos na “tal ditadura” e agora se venderam fácil ao “diabo” e querem falar que foram maltratados. Essas minorias, feitas como massa de manobra se não acordaram, vão acordar. Estou enojado de ver tanta sacanagem e inversão de valores!

    1. Jonas Ferreira do Nascimento
      Jonas Ferreira do Nascimento

      👏👏👏👏👏👏

  15. Soniascf
    Soniascf

    Sou mais pessimista.

  16. Marco Antônio Palermo
    Marco Antônio Palermo

    Atualmente, nós Brasileiros, estamos vivenciando, uma Guerra do “Joio ” contra o ” Trigo”. Onde os ” Bandidos” se tornaram ” Mocinhos” e os ” Mocinhos ‘ se transformaram em ” Bandidos “, segundo nossa tão confiável Justiça. E de forma assustadora, o ” Joio ” está se espalhando rapidamente. Tivemos hoje, em Brasília, 1.200 pessoas, presas, de forma Aleatória, em um Ginásio da Policia , sem nenhum critério, como se fossem, os verdadeiros culpados de todo o momento que se passa no nosso tão Amado Brasil, que está se contaminando com tamanha Injustiça e brigas por Poderes. Recorro, ( até de forma desesperada ) ao Nosso Tão Rico Evangelho, onde JESUS, também foi posto à prova, diversas vezes, sem vacilar em momento algum, À CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, À DEUS O QUE É DE DEUS. ou seja, cada um recebe o que merece, cada qual no seu tempo. Para alguns, a Justiça Tarda, mas não Falha. Eu digo diferente. À Justiça Divina, NÃO tarda. Nós que somos Imediatistas. Ela tem seu tempo certo para acontecer. A Mesma coisa, É atribuída, à nossa Colheita. Tudo que plantamos, no momento certo, será Colhido. Para finalizar, Saibam o que estão plantando hoje. Se é o tão Sonhado ” Trigo ” ou o tão Temido ” Joio”. FORÇA BRASIL!!! VAMOS SOBREVIVER À TUDO ISSO !!! Pois sabemos que os ” MOCINHOS ” sempre vencem no final.

    1. Mário Arrigoni Neto
      Mário Arrigoni Neto

      Caro Marco Antônio Palermo, finalmente vejo um comentário digno e de profunda sabedoria.

  17. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Temos hoje no Brasil um governo saqueador dos frutos do nosso trabalho, o regime petralha nada produz ele simplesmente confisca e redistribui o nosso dinheiro e com trinta e sete ministérios, PEC do rombo de teto de gastos, Aumento Salarial absurdo para os políticos do Congresso e Senado e os ministros elitistas do S.T.F. apoiadores fieis da farsa eleitoral de 2022, e os absurdos que ainda estão por vir, logo o pais sofrerá um colápso sobre seu próprio peso. Um governo ilegítimo e ilegal nunca terá o suporte do povo. O grito de Fora LuLadrão já pode ser ouvido de Leste a Oeste, de Norte a Sul.
    O povo já percebeu que a honestidade se tornou um auto sacrifício e a corrupção, o crime cada vez mais recompensados, nesse ponto, o povo passa a entender que a nação perdeu suas virtudes e esta condenada a viver sob a vergonhosa doutrina do Comunismo. Se permitir-mos que essa situação continue, seremos meros servos subservientes exercendo uma servidão involuntária a um regime de saqueadores e delinquentes administradores do Brasil, que usam o poder de polícia do governo para nos roubar. E desta forma a liberdade é perdida e escravos são feitos.
    A forma como o mundo esta caminhando, logo teremos essa elite global sendo decimada, e nós as pessoas normais e decentes deste pais, não vamos colaborar com nossos antagonistas, não defenderemos sua ambição e avareza e promiscuidade. Eles estarão vulneráveis e serão removidos. Vamos mostrar nossa revolta e repúdio do regime petralha, com nossa recusa em participar da defesa deles quando demandarem nossa participação, nós não entraremos nas forças que os defendem, mas defenderemos a nossa casa, contra os elitistas. Como uma forma de protesto, nós saimos, nos retiramos da malha produtiva. Após terem sucumbido ao desastre que criaram, à fumaça vai discipar e nós uma vez mais ganharemos nossa Liberdade e nossa forma de Governo Constitucional virá e seremos uma vez mais uma nação virtuosa. Os gatunos oportunistas que estão no poder não terão minha cooperação. Deixe-os morrer tentando defender a ideologia que incentivam. Nós pegaremos os pedaços, depois de terem desbandado ou morrido.

  18. Jorge Apolonio Martins
    Jorge Apolonio Martins

    FORA, LULA!

  19. Oldair Dorigon Bianco
    Oldair Dorigon Bianco

    O meu malvado preferido é mais inteligente que a maioria desses políticos que aí estão.

  20. MB
    MB

    Dura 3 meses? Sei não.

  21. Sarkis Arakelian
    Sarkis Arakelian

    VC JÁ VIU ESQUERDISTA MIGRAR PARA A DIREITA ?

  22. ADALCACIA DE ANDRADE LIRA
    ADALCACIA DE ANDRADE LIRA

    O Brasil definitivamente não é para amadores. A nossa sorte é termos um povo pacífico que quando entende os reais riscos de um desgoverno, luta para realinhar a situação. Deus nos ajude a sairmos desta nova encruzilhada. Parabéns pelo artigo!

  23. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Grande Augusto! Um dos problemas do indicado é que os “300 picaretas do Congresso” têm boa memória. Podem até esquecer porque não gostam de alguém, mas a má vontade permanece. Em tempo: antigamente se dizia que o ‘7’ era o número do mentiroso. Pouco animador para quem tem 77 anos. E também diziam que o ’13’ era o número do azar. Por enquanto o azarado tem sido o Brasil.

  24. Elisa Carpim Corrêa
    Elisa Carpim Corrêa

    Cunha cometeu seus crimes, foi condenado e preso. Mas é muito inteligente e conhece o parlamento como poucos. Têm sido reiteradamente entrevistado e faz previsões bem coerentes com o momento é personagens políticos. Um malvado preferido para chamar de seu.

  25. Sonia Regina Villarinho Naddeo
    Sonia Regina Villarinho Naddeo

    Parabéns

  26. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    O LuDilma será o protagonista da nova tragédia dos PTralhas.

  27. Rui Licinio Filho
    Rui Licinio Filho

    “Lula 3 está ficando parecido com Dilma 2”.

    Pois que tenha o mesmo desfecho!

  28. Edson Carlos de Almeida
    Edson Carlos de Almeida

    Fique de olho no vice …..

  29. Humberto José Machado Buarque
    Humberto José Machado Buarque

    Augusto Nunes, você foi altamente cirúrgico na sua reportagem, é por isso que eu me orgulho de ser assinante da revista OESTE, parabéns a todos os jornalistas dessa revista, que para mim é a melhor revista do Brasil, uma revista que tem jornalistas do quilate de: J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro e tantos outros, só pode ser uma joia preciosa do jornalismo brasileiro e do mundo, é cultura direto na veia.

  30. Bill Marcio Pimentel Coutinho
    Bill Marcio Pimentel Coutinho

    Só faltam 3 ministérios para completar o time do Alulababa e seus quarenta ladrões.

  31. Carlos Alberto Mazzi
    Carlos Alberto Mazzi

    Análise muito interessante. Acrescentaria que nem o executivo e nem o judiciário fazem frente ao legislativo unido. Não saber lidar com este é fatal.

  32. Uncle Sam
    Uncle Sam

    A tragédia é inevitável. Vamos ver quanto tempo demora para o parlamento se reagir.

  33. AFFONSO HENRIQUES DE AZEVEDO NOGUEIRA
    AFFONSO HENRIQUES DE AZEVEDO NOGUEIRA

    Artigo mais descabido. É bom lembrar que estamos no ano de 2023 e de que Lula fará de tudo para permanecer no poder, fazer seu sucessor e este o seu e assim por diante. O Articulista não percebe que estamos numa ditatura à la Venezuela? Maduro “caiu”? Não! Continua firme e forte. É isso o que nos espera, ainda mais, que o PT tem o Governo e o Poder (STF) nas mãos. Ingênua esperança sr. articulista.

    1. Humberto José Machado Buarque
      Humberto José Machado Buarque

      Engano seu, com o povo não tem poder que aguente, nem os salafrários ministros do STF e do TSE, que não passa de uns vagabundos de quinta categoria, veremos.

  34. maisvalia
    maisvalia

    Fora Luladrão

  35. MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO
    MARCO ANTONIO CARDOSO VILARINHO

    Cada dia mais me convenço que tudo isso é uma armação PSDB/MDB, para manterem-se no poder. Como não tinham candidato para fazer frente a JMB, armaram para tirar o molusco da cadeia e fazê-lo candidato. Não se esqueçam que o Xandão foi colocado no STF por Temer e ele foi Secretário do Xuxu, quando este era Governador de São Paulo.. É o sistema que não quer largar o osso. O PT, nessa história, entrou com sua ideologia carcomida, que ainda atrai incautos e idiotas e a figura do molusco. Como todos nesse partido (PT) mequetrefe estão com sangue nos olhos, é uma questão de tempo de arrumarem uma desculpa para alijar o molusco e colocar o Xuxu. E o povo, esse mesmo que foi para a frente dos quartéis, ainda irá para as ruas apoiar o Xuxu. Acorda, Brasil!

  36. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Agora é ter um pouco de paciência e aguardar pela queda mais do que previsível do Pinóquio de São Bernardo.

  37. Marco Antônio Palermo
    Marco Antônio Palermo

    A Conta sempre chega. Podem ter certeza disso.

    1. Paulo Miranda
      Paulo Miranda

      Tão elementar quanto que 2 + 2 = 4. Com trinta sete ministérios, PEC do rombo de teto de gastos, aumento salarial absurdo para PR, congresso, senado e STF, em poucos meses o Brasil estará num caos sufocante, e não haverá comunista ministro da (in)justiça e nem o tirânico STF que consigam calar o grito de revolta da população brasileira nas ruas do Brasil todo!

      1. Marcelino Teodoro de Assiz
        Marcelino Teodoro de Assiz

        Eles já esperam por isso e já estão se estruturando para calar todos os que se manifestarem contra o governo, através de censura, prisões, multas, quebras de sigilo, bloqueio de redes sociais, cancelamento de passaportes e outras baixarias.

  38. Renato Borges Fagundes
    Renato Borges Fagundes

    O meliante está plantando ventos, mas tenho as minhas dúvidas que este congresso, constituído em sua maioria por seres invertebrados, fará alguma oposição ao larápio.

    1. José Cardoso Rosa Neto
      José Cardoso Rosa Neto

      Parabéns pelo impecável texto, grande Augusto Nunes. Abraço

  39. IMP
    IMP

    Carta de um Brigadeiro.
    Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
    Hoje perdemos a maior delas!
    Perdemos nossa Coragem!
    Perdemos nossa Honra!
    Perdemos nossa Lealdade!
    Não cumprimos com o nosso Dever!
    Perdemos a nossa Pátria!
    Eu estou com vergonha de ser militar!
    Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
    Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
    Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
    Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
    Joguem todas as nossas canções no lixo!
    A partir de hoje, só representam mentiras!
    Como disse Churchill:
    “Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
    E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
    A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
    Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
    Generais não serão mais representantes de suas tropas.
    Perderão o respeito dos honestos.
    As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
    Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
    Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
    Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
    Mas outros, civis, conseguiram!
    A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
    E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
    E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
    Isso também não aconteceu?
    Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
    Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
    Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
    NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
    A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
    O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
    Não vai ser agora que irão.
    Ah, sim, generais:
    Entrarão para a História!
    Pela mesma porta que entrou Calabar.
    QUE VERGONHA!
    Assina:
    Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini

  40. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    É. Parece que Lula fez um acordo com o diabo e já está chegando a hora de pagar a conta. Ele próprio vai se arrepender de ter entrado nesse conluio contra o povo brasileiro. Não é que isso vá prejudicar sua biografia, nada conseguirá fazê-lo já que ela se resume a prontuários criminais, mas vai lhe dar muito mais dor de cabeça do que ele será capaz de aguentar. Será um horror sem fim para quem está no fim de sua jornada. Ele bem merece.

Anterior:
Thiago Schutz, escritor: ‘O homem quer paz e quer ser respeitado’
Próximo:
Carta ao Leitor — Edição 249
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.