Luciano Pires é o convidado desta semana do OesteCast. Luciano desenvolve uma intensa atividade de escritor e conferencista, mantendo quatro podcasts, um deles voltado exclusivamente para a educação infantil. No OesteCast, ele conta como atingiu seu ponto de absoluta autonomia, lidando sozinho com um estúdio montado no seu escritório.
O escritor analisou como nós vivemos um momento de extrema fragmentação cultural e não conseguimos mais absorver uma obra em profundidade. “Eu ouvia um disco”, lembrou Luciano. “Eu assistia a um filme. Eu mergulhava num livro. Agora com o streaming passamos mais tempo procurando algo para assistir do que assistindo.”
Luciano notou que seu livro Merdades e Ventiras, escrito há dez anos, ficou cada vez mais atual na sua análise de fake news e manipulação ideológica. Ele mostra como boa parte dos frequentadores de redes sociais vive numa realidade paralela de certezas absolutas. E lança a polêmica tese de que o Brasil não está politicamente polarizado. “Temos alguns milhões polarizados”, diz Luciano Pires. “Mas a grande maioria não está. A OAB está polarizada. Os advogados como um todo, não.”
Apresentado por Dagomir Marquezi, o programa OesteCast vai ao ar todas as quartas-feiras, às 20h30. Semanalmente, entrevista convidados num tom informal, buscando revelar detalhes pouco conhecidos sobre eles. Aproveitem este espaço para sugerir nomes de entrevistadas que vocês gostariam de ver no OesteCast. E não deixem de se inscrever no nosso canal no Rumble – revistaoeste/rumble.
Interessante