O Brasil é como dejeto na água: boia, mas não afunda. Essa é a metáfora muito utilizada por algumas pessoas que lamentam as oportunidades perdidas em nosso país, mas acham que o pior também será sempre evitado. Não deslanchamos, mas tampouco naufragamos de vez. Eu mesmo já tive essa percepção quando o PT foi governo no passado, e brincava nas palestras que tinha de dizer baixinho a minha conclusão: o MDB salvaria o Brasil de Dilma!
Ocorre que não há nada escrito em pedra que o Brasil jamais será comunista. Para evitar essa praga é preciso ter instituições mais sólidas, uma cultura da liberdade mais disseminada, uma mídia atenta, grupos de interesse bastante organizados e coesos, Forças Armadas independentes e patriotas etc. Sim, nossa economia é complexa, tem o agronegócio que é uma potência, as indústrias, os bancos, o comércio e o varejo, muitos empresários parrudos. Mas nós vimos como foi fácil mandar a polícia na porta de alguns deles pelo “crime” de apoiar Bolsonaro. E quanto às Forças Armadas, melhor nem comentar…
O mais votado parlamentar do país sendo impedido de parlar na praça pública da era moderna sem ter cometido qualquer crime
O fato é que o comunismo segue avançando, e os comunistas corruptos estão de volta ao poder, com mais sede de poder ainda. E viram como foi fácil dobrar seus adversários, calar os “dissidentes” e inventar narrativas fajutas que a velha imprensa ajudou a divulgar com louvor. Em nome da “democracia”, as liberdades básicas foram destruídas num piscar de olhos. Muitos acharam que ficaria restrito aos mais “radicais” dos bolsonaristas, mas já está claro que o buraco é bem mais embaixo.
Nikolas Ferreira, o deputado mais votado do país, tem sido alvo de perseguição e censura, como tantos outros. O Telegram resolveu questionar uma decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender sua conta, alegando que falta embasamento na denúncia. Agora vamos pensar um pouco sobre isso: o mais votado parlamentar do país sendo impedido de parlar na praça pública da era moderna sem ter cometido qualquer crime! E a mídia em silêncio ou aplaudindo!
A crença de que essa turma será capaz de frear o ímpeto autoritário petista caso Lula abuse demais do poder e insista em sua agenda comunista do Foro de SP parece um tanto ingênua. Não resta dúvida de que o “sistema” tem seus ícones neste governo, que Alckmin não é vice-presidente por acaso, que Alexandre de Moraes nunca foi petista, que Arthur Lira e Rodrigo Pacheco tampouco estão casados com a pauta vermelha. Mas depositar toda a esperança nessa gente é brincar com fogo e menosprezar a inteligência de figuras como Dirceu.
Meu intuito não é ser catastrofista ou alarmista, e cantar o fim do Brasil de imediato. Considero possível o “sistema” podre ser mais forte do que Lula, sim, e que numa eventual batalha entre titãs, o petista e o Foro de SP sejam os derrotados. Só estou dizendo que a possibilidade de resultado distinto é real, existe e não pode jamais ser ignorada. Todas as nações sob ditaduras comunistas acharam, em algum momento do processo, que poderiam evitar o pior. Até ser tarde demais.
O que mais me assusta é o esforço de tanta gente em normalizar Lula e seu governo. O presidente diz na cara dura que apoia os regimes de Cuba, Venezuela e Nicarágua, mas os “democratas” se mostram decepcionados ou preocupados, com a esperança tola de que Lula resolva ser mais moderado e passe a condenar os regimes que apoiou a vida inteira. Não há qualquer base para essa crença ingênua. Lula está sendo Lula, e não é fingindo que ele é outra coisa que o risco comunista será afastado.
Quando vejo investidores gringos elogiando as falas de Fernando Haddad em Davos, fica mais claro ainda como há uma turma disposta a mergulhar na alienação em prol do conforto ou de lucros momentâneos. Agora Haddad virou um fiscalista responsável, por acaso?! É uma piada de mau gosto, de quem escolhe deliberadamente ignorar a essência petista.
Lenin teria dito que compraria a corda da burguesia que seria usada para enforcá-la. Às vezes acho que muitos capitalistas brasileiros agem dessa forma suicida. Eles aceitam participar desse teatro farsesco de que o Brasil continua vivendo uma normalidade institucional, para não se dar conta da real ameaça representada pelo PT e o Foro de SP.
Se os minúsculos Uruguai e Paraguai se levantam contra o absurdo, condenando o silêncio das esquerdas diante de abusos ditatoriais no continente, a gigante China aplaude a “integração regional” e incentiva a luta pela “paz, desenvolvimento e democracia” dos povos latino-americanos. Teremos a “paz” que ceifou a vida de milhares em protestos na Praça Celestial, o “desenvolvimento” que produziu só miséria na Venezuela e a “democracia” de Ortega na Nicarágua, que prendeu todos os opositores políticos.
É assustador ver a marcha vermelha da insensatez no continente. E mais assustador ainda é ver a grande quantidade de brasileiros disposta a fingir que, por algum motivo qualquer, não há a menor possibilidade de o Brasil seguir no mesmo destino rumo ao abismo comunista. Quem foi que disse que o Brasil não afunda?
Leia também “A essência elitista de Davos”
O foro de S. Paulo infelizmente venceu meu povo, pelo menos pelo que assisstimos neste Brasil dos nossos dias. imaginamos que diante de tanta corrupção e roubalheira além do aparelhamento quase que total das instituições pela esquerda, em última instância, o nosso maior poder cumpriria a Constituição e defenderia o povo e a nação, mas até então foi pura decepção, não que se vendessem por milhões, não precisou, bastou os altos soldos e as mordomias que os cargos do militarismo lhes proporciona, para que, imaginando alguma possibilidade de perdê-los, preferiram se manter no bem bom, e o povo e o Brasil que se explodam. De onde estes senhores vieram? São mesmo brasileiros? Patriotas? Têm esposas, filhos e netos brasileiros? O que dirão à eles para explicarem a frouxidão e a falta de patriotismo capazes de fazer desconsiderarem tudo que supostamente teriam aprendido durante todo este tempo nas forças armadas e os juramentos que fizeram à Pátria Amada quando nos quartéis ao longo do tempo foram expressos com lágrimas e sangue nos olhos juraram morrer por ela e pelo povo que lhes paga e os apoia, indo também juntos com as forças armadas à guerra em circunstâncias em que a Pátria esteja sendo ultrajada como agora? Saibam que do mesmo jeito que estaríamos gratos se constitucionalmente tivessem agido em defesa da Pátria e do nosso povo, hoje estamos indignados e se perguntando se vale exiistir FFAA unicamente pra receber altos salários e bater continência pra políticos bandidos como a grande maioria do nosso parlamento. Este será o Brasil que infelizmente deixaremos pra nossos filhos e netos. Reflitamos nesta realidade.
TENHO A MESMA SENSAÇÃO QUE VC,”QUEM DISSE QUE O BRASIL NÃO AFUNDA ?”,SIMPLES ASSIM….
Parabéns pelo artigo, Consta! Lamentavelmente creio que afundaremos sim , depois que nosso último fio de esperança foi pro ralo com a reeleição do incompetente e covarde para o senado ontem. O que dói no fundo da alma é ver que todo esse pesadelo surreal se desenrola diante da aceitação e até mesmo aplauso de muitos. Quando foi q perdemos tanto assim a noção de nação e passamos a atuar como carneiros descerebrados?
Para mim, o Brasil não afunda no abismo comunista. A maior preocupação do brasileiro é com a corrupção e o roubo. As eleições de 2022 são a prova real do interesse do brasileiro por política. As eleições para presidente em 2022, em minha opinião, foi roubada. Do contrário, Alexandra de Moraes, TSE, STF e etc. não teriam negado petição do Exército para auditar as urnas eletrônicas. Por isso, eu afirmo que as eleições para presidente foram foram roubadas. Quem não deve, não teme. Se esse sistema de votação fosse honesto, tudo seria, devidamente, esclarecido e não haveria tantas manifestações de rua. Enquanto Bolsonaro carreava milhões às ruas, Lula só saiu, em capitais nordestinas onde ele tem voto.
eu tenho certeza que até no nordeste lula perdeu.
Roubadas ou não, o que resta de real é que o cara que eles queriam está aí, governando, e o que o Constantino diz é verdade. Há sério risco de sermos um país comunista, porque ninguém está acreditando que isso possa acontecer.
O artigo nos faz tremer, mas, mesmo sendo unitários na luta pela liberdade do indivíduo, podemos nos organizar e não deixar a mentira vermelha se aproximar; ao menos por enquanto.
Não sei se por ingenuidade ou simplesmente por absoluta ignorância, ou quem sabe, por absoluta má-fé, ainda tem aqueles que afirmam terem “esperanças” com o atual governo. Infelizmente já estamos na constatação de que o medo e a desesperança já saíram vitoriosos na largada. Dias mais do que sombrios se descortinam em nosso horizonte.
O pior de tudo é que as pessoas ficam como dopados e não enxergam a realidade ainda que ela esteja bem na nossa cara. Vivi essa história em Cuba e está se repetindo no Brasil. Tento alertar todos quanto posso, mas a maioria não quer escutar, parece loucura!
S
Assustador, mas verdadeiro.
Estúpido imbecil!
Se não pudermos confiar no “novo”congresso, se não pudermos confiar nas FFAA, se não pudermos confiar na grande imprensa, no povo, na justiça, confiaremos em quem? Nos astros?…
O “Nostradamus do STF”, (leia-se fachin), acabou acertando? As forças são mesmo “desarmadas”? Também, com o tamanho do salário e mordomias agregadas, era preciso mesmo ter alguma “competência” né não? Mas nem todos os brasileiros são burros, isolando-se os petistas, claro! Assim, talvez, não muito longe no tempo, descobrirão as faixas ou cartazes adequados para manifestações: S.O.S. Deus!
Pois somente Ele saberá nos livrar dessa praga que nos assola hoje.
É, amigo Constantino, existem pessoas que “flertam com o abismo” e, infelizmente, parece que são maioria nesta sofrida “terra brazilis”. Evidentemente, não creio que esse comportamento seja espontâneo, mas forçado pelas necessidades a suprir e cumprir, cada um com sua família, enquanto ainda seja possível. SOS Deus!
Parece que estamos no filme Body Snatcher e a esquerdalha teve o corpo possuído.
Boa tarde Consta.
Leia meu texto, e veja se existem pontos em comuns com o seu.⤵️
twitter.com/New_LittleShee…
Excelente artigo. Obrigada Consta. Concordo plenamente com você: confiar no “novo congresso” é, no mínimo, muita ingenuidade. Que Deus nos ajude.
Tbm estou preocupado de qdo acordarem ser tarde demais como aconteceu na Venezuela, ela começou seu plano de ditadura aos poucos e cooptou os militastes, depois disso foi ladeira abaixo.
Já vivemos este regime. Estamos em Estado de Ilusão… Mas, muitos não ousam sentir a realidade. Saímos para trabalhar, retornamos à residência e fingimos a brisa da liberdade…
Constantino, acredito que as instituições não terão força para evitar o pior a cada dia mais real. As FFAA, esperança do povo para acabar com esta balbúrdia, e que por décadas se diziam capazes de evitar o comunismo no Brasil, não se manifestaram. Gente, a esquerda da pior espécie, está no poder, pq além da ideologia, são larápios condenados pela lava-jato.
Pois é e por que Deus salvaria o Brasil se não salvou Venezuela, nem a Nicarágua ou Argentina?
Lembrando que Deus age, mas os homens devem, em primeiro lugar, sempre fazer a sua parte. As FFAA fizeram a parte delas, por acaso? NÃO !!!
Prá mim, D. Esperança, essa velha senhora, é sempre a última a morrer. Mas morre…
Por reportagens como essa que eu vejo a oportunidade que perdemos nesses 4 anos de governo Bolsonaro.
Se Bolsonaro era a única opção que tínhamos, em 2018, para evitar a volta do PT, então estávamos mesmo lascado. Bolsonaro e sua trupe, principalmente seus filhos, não tinha a menos capacidade de governar esse país. Perderam tempo demais abraçando pautas polêmicas, desdenhando a pandemia e seus milhares de mortos, relativizando o desmatamento e o aquecimento global. Se o surgimento de Bolsonaro é culpa do PT, é culpa também de Bolsonaro a volta do PT ao poder.
Tivesse Bolsonaro governado para todos os brasileiros, e não somente para os seus asseclas bolsominions, e o resultado dessa eleição de 2022 teria sido diferente.
Bolsonaro só deu tiro no próprio pé, ao comprar brigas desnecessárias.
Concordo em parte com você, mas nada tira da minha cabeça que o maior erro do nosso presidente foi aceitar as imposições de outro poder paralelo ao seu, acatando cinco dias pra isso, cinco para aquilo lá, ignorando totalmente sua posição de chefe máximo da federação. Professor Olavo chegava a ter ataques de fogacho, de tanto reclamar que ele não sabia lidar com os próprios inimigos. Com isso, criou o próprio fojo onde cairíamos todos mais tarde. Treinado pelas Agulhas Negras, foi preparado para se segurar bem nos estribos. No entanto, caiu gritando o nome da Democracia, que hoje se faz de surda aos gritos de quem quer que seja. Na minha opinião, os maiores perdedores de toda essa história até agora estão sendo as Forças Armadas, que da noite para o dia viram ruir todo o seu castelo de poder, prestígio e credibilidade. A ruína do povo virá em seguida, se nada for feito pelo novo Congresso. Que Deus ajude a todos nós.
Concordo totalmente com vc! Penso exatamente o mesmo: na ânsia de atuar dentro das 4 linhas, como ele tanto dizia, Bolsonaro abriu mão de prerrogativas únicas e exclusivas dele, abrindo caminho para tudo q ja sabemos.
Foi totalmente atropelado por outro poder , que ocupou todos os espaços e até mesmo ou principalmente os que não lhe cabiam.
Parabéns Constantino sempre prefeito. Infelizmente não vejo a corda para nos salvarmos desse naufrágio .
Estamos na ditadura da toga e tb do Luladrão. Senadores não podem reeleger o maior prevaricador chamado PACHECO. Congresso tem que fazer o seu papel , impedir a arbitrariedade dos ditadores.
Não vejo razão para, momentaneamente, se comentar negativamente as ações e ideias do “novo” governo. Tudo que é comentado contrariamente e criticado, não passam de narrativas falsas e sujeitas às averiguações e possíveis aberturas de inquéritos. Vejam os casos de políticos e de vários jornalistas. Portanto, é chover no molhado, ou seja, já estamos sob um regime ditatorial, descumpridor da Constituição, e nem as instituições legalizadas para combater essa situação antidemocrática, se mostram capazes e interessadas em impedir esse movimento. Lamentável
|Constantino, parabéns pela sua matéria. Como sempre de conteúdo inquestionável.
Lúcido como sempre, Constantino! Pode-nos fazer um favor?! Faça essa pergunta, também, para o mais novo colunista da Oeste – o Gen Villas Boas.
Nada contra aos artigos do oficial-general, aliás muito elucidativos.
Mas esse”teatro farsesco” também não se aplica a esses generais?!
Que país ele pensa que está vivendo?!!!
O “Cabeça de Ovo” quer, agora, impedir a posse de 11 parlamentares.
Por acaso o Exmo. Sr. Gen acha “isso” normal numa democracia?
As nossas “Instituições são fortes”, general?!
A nossa democracia é “robusta”?!
As nossas urnas são infalíveis e confiáveis?!
As “FFAA continuam coesas e vigilantes” (contra o que, Sr. General?!)
E, finalmente, que adianta todo esse “papo amazônico” de defesa, preservação e soberania, se o inimigo já tomou o PODER central (em Brasília)?!
ACREDITO QUE O BRASIL JÁ GASTOU TODAS AS SUAS “VIDAS”.
Consta, brother, incrível como vemos claramente a mesma coisa! Eu aliás sou um pouco mais fatalista, em dizer q somos passivos, estamos indo rumo ao abismo, alguns gritando mas ainda assim indo pela força da manada…
TRemos que contar e cobrar do novo congresso eleito tudo de errado que for cometido.
Estamos perdidos! Nssa esperança é o chuchu dar um golpe- a que ponto chegamos.
E o que nós manés podemos fazer?
PODEMOS FAZER O MESMO QUE O PICOLÉ DE CHUCHU QUE, COM SEU SORRISO DE MONALISA SEM DENTES, ESPERA ARDENTEMENTE O THE END DO TITULAR PRA NOVAMENTE, COMO FEZ COM O COVAS GOVERNADOR DE S.P., SAIR DO BANCO E ENTRAR FELIZ EM CAMPO. ELE, COMO MÉDICO, ANALISOU ISSO E CONCLUIU QUE O TITULAR VAI AGUENTAR, NO MÁXIMO, O PRIMEIRO TEMPO. VAMOS NESSA, O CARA É MÉDICO, SABE QUE O TITULAR JÁ TÁ INCHADO, BROCHA, CARECA E QUEIMANDO ÓLEO 50. O BRASIL TEM MAIS DURABILIDADE. O TITULAR VAI PASSAR. O PAÍS VAI FICAR.
Venezuela 2! No Brasil são 50% mais 1% que roubam… Nunca mais sairão do poder… já vivemos uma ditadura desde 1/1/23!!!
Glub glub glub estou sufocado
Só falta agora trazer o Cezare Batiste de volta. Pode ser que aceitem trocar com o Robinho….
O Brasil afunda ou não?
Isto é uma pergunta retórica.
Já afundou no dia 22 de abril de 1500.