O ministro das Comunicações foi pego em flagrante num dos vícios mais infames a que gente como ele costuma se entregar quando ganha um cargo no governo, ou, melhor dizendo, em governos que não têm sistemas mínimos de controle moral: usou um jato da FAB, com o combustível e demais despesas pagas integralmente por você, para ir a uma exposição de cavalos de raça em São Paulo. É um desaforo grosseiro. É também um xeque-mate: não há dúvida nenhuma de que ele fez a viagem, e que viajou num avião da Aeronáutica. Não importa que tenha, num tempo qualquer que os cavalos lhe deixaram, mantido umas conversas com diretores de empresas de telecomunicação. E daí? Se tinha mesmo alguma questão de trabalho para tratar, por que não tomou um avião de carreira, por uma fração do preço que custou o jato da FAB? O Brasil, segundo o presidente Lula, tem “33 milhões” de pessoas “passando fome” (ou “120 milhões”, segundo sua ministra do Meio Ambiente) e precisaria de cada tostão que tem no cofre para salvar essa multidão de pobres-coitados — mesmo porque diz que não tem dinheiro, e está socando imposto em tudo o que lhe passa pela frente para fazer caixa. Como, então, o ministro sai por aí gastando dinheiro dos mortos-de-fome oficiais, e sabe lá Deus de quem mais, para ver cavalos puro-sangue?
Pois bem: e o que aconteceu com o ministro? Não aconteceu nada, e é aí, bem aí, que está o ovo da cobra: o homem teve um encontro “altamente positivo” com o presidente Lula, explicou a ele as “acusações infundadas” e continua belo e formoso no seu emprego
O ministro, para juntar insulto à injúria, ainda recebeu diárias do Erário para ter um dinheirinho no seu passeio. Desculpou-se dizendo que “o sistema gerou as diárias” — ou seja, o dinheiro apareceu no seu bolso, mas a culpa é do computador. Sim, ele disse que devolveu as diárias — mas, então, por que recebeu? Quanto ao resto, o ministro simplesmente não tem desculpa nenhuma, pois são fatos em estado puro; nem o Arcanjo Gabriel conseguiria explicar uma delinquência dessas. Também não há explicações para o uso de dinheiro público no asfaltamento da estrada que passa na frente de uma das fazendas de sua família no Maranhão. Nem para a ideia de ter mandado chips para os índios ianomâmis, ora envolvidos numa crise sanitária aguda, lá no meio do mato — algo tão útil como despachar um saco de gelo para o Polo Norte. Nem, enfim, para seu envolvimento com a nomeação de um funcionário fantasma para os Correios — um cidadão chamado Gaspar, acredite se quiser. Pois bem: e o que aconteceu com o ministro? Não aconteceu nada, e é aí, bem aí, que está o ovo da cobra: o homem teve um encontro “altamente positivo” com o presidente Lula, explicou a ele as “acusações infundadas” e continua belo e formoso no seu emprego. Se um negócio desses não dá demissão, o que poderia dar? Não há nenhuma razão, é claro, para que ele não faça o mesmo, ou pior, daqui a três dias. A coisa promete.
Passa pela cabeça de alguém que a atual justiça brasileira ou o Supremo Tribunal Federal venham a incomodar qualquer figura do governo Lula por prática de corrupção?
O recado de Lula ao ministro é muito claro: “Fica frio. Não vai acontecer nada com você; não vai acontecer nada com ninguém, no meu governo. Pode continuar tocando a sua vida, do seu jeito, de boa. Vão ficar saindo umas notícias aí, mas é tudo bobagem. Daqui a pouco esquecem do seu caso e a coisa volta ao normal. Vai em frente”. Se o ministro das Comunicações faz o que fez, continua no emprego e sai de uma audiência com o presidente rindo e dizendo que eles nunca se entenderam tão bem, o que se pode esperar do conjunto da obra? A experiência sugere que não se pode esperar nada de bom, ou sequer de razoável. Daqui a pouco um outro peixe gordo do governo faz a mesma coisa, e o resultado vai ser o mesmo. A ministra do Turismo, por exemplo, tem pelo menos cinco milicianos do Rio de Janeiro na sua intimidade e está metida numa história de gráfica fantasma, mas não larga o osso de jeito nenhum — e Lula não diz para largar. Na verdade, está acontecendo o exato contrário do que o presidente anunciou na sua primeira reunião com os ministros. Ele disse, ali, que o menor erro de conduta seria castigado na hora; o ministro, ou um outro alto comissário qualquer, flagrado em alguma lambança, seria “gentilmente convidado a sair”. Foi apenas uma palhaçada a mais. Qual a moral de Lula para punir alguém — ele que foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ficou 20 meses na cadeia e só está solto porque foi salvo pela maior aberração jurídica já praticada na história do país? Mais que isso, ou muito mais que isso: passa pela cabeça de alguém que a atual justiça brasileira ou o Supremo Tribunal Federal venham a incomodar qualquer figura do governo Lula por prática de corrupção? É uma impossibilidade; não vai acontecer, e todo mundo sabe disso. Os donos do governo têm carta branca do STF para fazerem o que bem entendem, sem qualquer risco de serem processados por alguma coisa algum dia — e, se por acaso forem, o punido vai ser o juiz.
O fato é que está dando certo para Lula, o PT e a esquerda. Eles sabem que o Brasil de hoje tem dois tipos de lei — um para quem está no governo e um para quem está fora. Quem está fora não pode se manifestar na rua, é proibido de divulgar fake news e está sujeito a ser indiciado no inquérito criminal perpétuo do STF sobre “atos antidemocráticos”; se invadir o Palácio do Planalto com bandeira do Brasil e vestindo verde-amarelo, é acusado de “terrorismo”. Quem está dentro pode tomar jato da FAB para ver exposição de cavalo, nomear a mulher para Tribunal de Contas ou mentir, como faz todos os dias o presidente da República, até para dizer que horas são; se invadir com arma na mão uma propriedade rural, destruir o que encontra dentro e agredir com selvageria quem se opõe, é chamado a “negociar” com a justiça, em vez de responder por terrorismo. É claro que o cardume de piranhas que foi para o governo aproveita ao máximo que pode a vantagem de ter uma lei só para ele — mais a proteção declarada dos tribunais superiores e do STF. Por que não aproveitaria? É um arrastão como nunca se viu antes na história deste país. Alguém já ouviu falar de algum país minimamente sério do mundo que tenha nada menos que 12 ministros (de um total de 37) respondendo ao mesmo tempo a processos na justiça? Pense um pouco no número: não dois ou três, mas 12, de uma vez só. Não conseguiram, num país com 215 milhões de habitantes, encontrar 37 pessoas limpas para o Ministério? É melhor nem falar do segundo escalão — ali, o céu é o limite. Coisa assim só mesmo nessas ditaduras primitivas que tanto fascinam o presidente Lula — da Venezuela à Nicarágua, é amigo íntimo de todas.
Falam e falam, nesta história miserável do ministro das Comunicações e seus cavalos, de não criar briga com a gangue partidária à que ele está filiado e que dá apoio ao governo. O problema seria a necessidade de vida e morte, para Lula, de evitar uma CPI, simples ou mista, sobre as depredações do dia 8 de janeiro em Brasília. É um mistério mais escuro que a tumba do faraó: por que raios o governo, que se apresenta como a vítima número 1 dos atos de vandalismo, se nega, desse jeito desesperado, a investigar o que aconteceu? Seja como for, o ministro está liberado para novas aventuras; e as CPIs, por mais que o governo queira distância delas, não vão mudar o fato central em tudo isso. É um fato bem simples: Lula e o PT fazem parte e estão sob a proteção integral do partido político mais poderoso que o Brasil já teve em seus 523 anos de história — o consórcio nacional cujo objetivo estratégico é eliminar qualquer possibilidade real de se combater a corrupção neste país. Viram com a Operação Lava Jato, anos atrás, o que é uma sociedade onde os poderosos têm de responder por seus atos perante a lei; viram, detestaram e decidiram não permitir nunca mais que essa situação se repita. São políticos da esquerda, da direita e do centro, empreiteiros de obras públicas, ministros dos tribunais superiores de justiça, a mídia em geral, empresários piratas, assaltantes do Erário, parasitas da máquina estatal, bilionários que dão golpes contábeis na praça e arruínam seus acionistas etc. etc. etc. Lula é o seu herói. Estão a seu favor em tudo — até quando aumenta o preço da gasolina para socar em cima do consumidor impostos que haviam sido cortados. É claro que acham o ministro das Comunicações um bom moço. É claro que só batem palma.
Está assim, com dois meses. Onde vai estar mais à frente?
Leia também “Uma proposta safada”
Não tarda, Lula criará o Ministério da Corrupção Nacional.
No Maranhao não existe amadorismo na política. Basta lembra de Vitorino Freire , o nababo dignitário Sir-ney e por último essa coisinha fofa socialista do atual ministro. Agora, com essa referência acima de tutores políticos, seus atuais representantes o que esperar. Entretanto, não entendo porque não revira a administração do ” fofo “, sua ligação com empreiteiras como Terramata, sua ligação com maior pecuarista do estado, titulo alcançado a partir 2019 leia-se Fazendas São Pedro, também a Linux empresa que presta serviço de transporte escolar e urbano em várias cidades do estado. Basta seguir esse fluxo
Sr. Guzzo texto excelente. Quando jovem, eu ouvi e segui um conselho de um senhor no radio dizendo que se fosse jovem pegaria a mala e sairia do Brasil. Eu sugiro ao Sr. e ao Fiuzza a criarem três personagens: Corrupto, Correto, Consequencia. A Consequencia seria o juiz.
Fico indignada ao ler essas notícias,não podemos fazer nada?Ninguem faz nada?E os políticos de direita,estão calados?Acho melhor para manter minha saúde mental e emocional,não ler mais nada!😭
Uma ótima descrição de fatos, infelizmente só poucos ouviram e menos ainda tomarão uma atitude. Desde a minha adolescência, sempre falei contra a corrupção e com o sonho de sermos uma nação prospera. Mas só se reduzirmos a corrupção.
Guzzo, tenho lido a Revista Oeste com uma sensação de IRREALIDADE, porque NÃO CONSIGO ACREDITAR no que está acontecendo no país. A todo tempo tenho a expectativa de que há de acontecer uma reviravolta, e vou acordar desse terrível pesadelo. Deus te guarde.
Estou convencido. O Brasil não tem solução. Em termos de valores morais, falta tudo. E o povo, a mídia e as “elites” apoiam a bandalheira patrocinada por verdadeiras quadrilhas. É um “loop” perpétuo. Que vergonha !
Hoje sabemos que as FFAA são como estátuas. Não servem para nada. NADA. O poder judiciário, executivo e grande parte do legislativo estão dominados pela seita do consórcio. A salvação do país está nas mãos dos patriotas que nesse momento sofrem uma perseguição implacável do STF. Só Deus poderá nos salvar!
É assustador. este pais está nas mãos de uma dúzia de pessoas e seus asseclas e, a meu ver, não há o que possa ser feito. A quem recorrer? não existe mais a justiça, não existe mais constituição, não existe mais as FFAA. O dono do país manda e desmanda e não há quem o enfrente . O que, e como fazer, para recolocar este pais nos trilhos ? será isso possível? Qual a sua opinião?? será que teremos que recorrer a uma corte internacional? que desespero!!! que raios podemos fazer????Brasil – UM ENORME ESQUEMA !!!!
Perderam totalmente o pudor! Nem tentam mais disfarçar!
É desanimador, sabendo qualquer outro que o Lula colocasse no lugar desse, será da mesma laia.
Qualquer dúvida pode ser sanada diretamente com o presidente da república federativa do nordeste do Brasil, cuja capital é chamada de salvador . Somente ele pode dar um basta nessa situação vexatória que denigre a bela imagem de cartão postal daquela região que está sob sua influência. Nas outras regiões do Brasil, o outro candidato ganhou.
Parabéns a vocês da Oeste , sempre com artigos precisos sobre a conjuntura politico e econômicas atuais
Biltres miseráveis !!!
Será que as FFAA estão nisso aí, ou ainda resta um pingo de pureza nesta realidade imunda?
Parece que estamos vivendo no ‘Inferno’ de Dante, atolados até o pescoço. Quatro anos de manifestações pacíficas e exemplares e os ‘consorciados’ caem de pau na multidão.
Uma das VÁRIAS e deprimentes verdades é que os Parlamentares, eleitos pelo voto para REPRESENTAREM o povo, são pouco menos que inúteis. Eles ouvem notícias como essa, tomam conhecimento de escândalos como esse e simplesmente ignoram, dão de ombros.
Daí, a inevitável conclusão de que SÃO TÃO CHULOS, TÃO BANAIS, TÃO DELETÉRIOS, QUANTO CHULOS, BANAIS E DELETÉRIOS SÃO OS ATUAIS INTEGRANTES DO “GOVERNO”(sic) QUE SE ENTRINCHEIROU EM BRASÍLIA.
O Palácio do Planalto cheira muitíssimo mal, exala odor insuportável, qual cadáver em decomposição.
Se fosse no governo Bolsonaro a Grobo estaria fazendo um inferno 24 horas por dia. Até nos intervalos da novela.
Cadê os parlamentares da direita para convocar esse ministro para depor no congresso.
Guzzo, parabens pela lucidez do seu artigo e meus pesames pelo presidente do Brasil e sua gangue.
Que triste situação a do nosso pobre país. Deus venha em nosso favor e tenha misericórdia!
Acrescento somente que o Guzzo ,tendo liberdade de falar tem que bater na tecla: Liberdade para os presos políticos!!!!!!!!! Se
Acrescento somente que o Guzzo ,tendo liberdade de falar tem que bater na tecla: Liberdade para os presos políticos!!!!!!!!!
O q esperar de um governo bandido, não há um ministro desse governo, q não tenha um processo nas costas, tds eles tiveram condutas ilícitas, veja q o ministro da justiça, pelas suas normais era pra estar preso, junto cm o presidente
Lúcido e claro seu artigo. Que tal com a mesma clareza, escrever sobre a solução que precisamos encontrar meu caro?
Adoro os artigos do JR Guzzo. São muito esclarecedores. Mas eu estou muito decepcionada com a situação do meu pais. Quem poderia imaginar ter esse Ladrão como Presidente novamente. Parece que estamos vivendo um pesadelo. Estamos sendo castigados. Por que meu Deus!
O povo brasileiro está vendo a corrupção em plena evolução. Está à mostra, e descaradamente, toda a plenitude desse time de corruptos e cafajestes. Tudo o que eles inventaram do Bolsonaro estão fazendo mil vezes pior e com a maior cara de pau. O brasileiro do bem está vendo que a quadrilha é grande e poderosa envolvendo inescrupulosos dentro dos três poderes.
Trágico por todos os fatos que presenciamos todos os dias. O pior é não ter luz no fim do túnel.
Só existe um culpado no Brasil dos bandidos assumirem o poder: Forças Armadas.
Acrescento somente que o Guzzo ,tendo liberdade de falar tem que bater na tecla: Liberdade para os presos políticos!!!!!!!!! Se
Imperdíveis os textos do Guzzo! 👏🏼👏🏼👏🏼 mas ao mesmo tempo ler tudo isso dá engulhos, uma revolta de ver o conhecido buraco em que muitos isentões enfiaram o país novamente
Realmente não temos noção de onde vamos parar com esse governo.
Lula subiu a rampa como o maior ladrão do país, descondenado pelo STF por um problema de CEP. Juntamente com o corrupto,foram indicados ministros do mesmo “naipe”que estavam em crise de abstinencia por dinheiro público. Espero que esse governo não chegue ao fim. Brasil em dois meses já tem inflação em alta, combustíveis caros e muito desemprego.Receita ideal para jogar o “bolo” no lixo.
Só não é permitido protestar contra a roubalheira; isso é antidemocrático e atentado contra o Estado!
Do jeito que vai, até final do ano a Venezuela é pinto pequeno em comparação. Misericórdia 😡
Que moral tem o L para punir alguém?
Você é bom demais Guzzo. Parabéns!
Excelente análise da realidade dos fatos!
O q nos salva da falta de moral adjacente são vozes como a sua e de tantos outros q não se curvam à delinquência oficial
Mais um excelente resumo da obra deste desgverno…
O PT e a companheirada graúda vieram para o tudo ou nada, pois até agora a conversa é baixa. O pior é que tentam subjugar as leis constituídas (a cúpula) e o jogo é sujo. restam-nos os juízes, promotores, investigadores, forças de seguranças verdadeiras agirem sem medo.
Guzzo como sempre brilhante. Temos no poder uma quadrilha de corrutos, Lula não tem moral para cobrar honestidade de nenhum membro do governo, esta livre porque temos um STF vendido apoiador de bandido.
Somos mais de 212 milhões! Essa afronta, e outras, atingem os 212 milhões, muitos que não sabem ler, outros que não tem meios de comunicação recebida/ou transmitida, outros claramente encefalicamente desprovidos. São, todos, vítimas de um bando. Faltam 2 Ministros para Ali Babá (não poderia ter outro nome esse infame) conseguir roda a pedra que o separa, aos 77, 78 anos, da maldita fama de Ladrão Mor.
Parabéns ao Guzzo, escreveu com muita propriedade, a verdadeira saga que o Brasil e população estão enfrentando, e vivendo sob o chicote da nova administração da republiqueta bananeira !!
Aos arrependidos que, façam o “L”.
Uma coisa é certa não podemos negar que o Brasil está melhor hoje, do que estará daqui há um mês. Os imbecis que fizeram o “L” e não pertencem à quadrilha é que vão curtir na pele e pagar o pato por esse desgoverno.
Pátria Amada Bostil.
É lamentável! É surreal!
Esses canalhas ainda debocham e riem na cara dos brasileiros!
O castigo virá com certeza! Eu acredito na justiça Divina!
Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!
E tudo um bando de Ladrão então faz o L.
Pode haver grandes soluços, mas não há nenhuma solução, nem pequena, há só queixas e lágrimas, só isso. Não há patriotas com poder e coragem neste contorno geográfico que convencionou-se chamar de “Brasil”. O “povinho” está aqui há décadas, há séculos, veio para ficar. Havia um sonho, chamado FFAA, que hoje é apenas uma pedra a mais no sapato furado de um povo pobre, sofrido, um troço que suga bastante dinheiro público e posa de cumpridores da Constituição, como se ainda existisse alguma, escondendo-se dentro das “quatro linhas” para não ter trabalho, além de engomar fardas e lustrar coturnos todos os dias. Hã, sim, esqueci, tem que varrer o pátio e limpar as latrinas. Mas, isso fica com os recrutas, versão legal do trabalho escravo. Temos que acabar com isso.
Perfeito !! Se não fosse pela postura covarde e safada da cúpula do glorioso exército nacional esses absurdos já teriam sido contidos e seus agentes estariam enclausurados !!
O papo foi simples, ministro falou p/ o L: sei isso + isso + isso e + isso de vc. Tenho provas. Vai fazer o que? Mesma “catiguria”…se entendem….
Inimaginável que qualquer componente desse governo seja “incomodado” pela justiça brasileira que já fez sua opção preferencial pelo amor. Ao contrário, corre sério risco de processo e prisão (não necessariamente nessa ordem) aquele que ousar questionar a “onestidade” desses virtuosos delinquentes.
Nenhuma pessoa com comportamento ético, moral, cívico e voltado aos anseios republicanos aceitará ser “ministro” do atual governo.
O que sobrou, com alguma piora, são os mesmos de um passado sombrio que o país com muito trabalho havia começado a extirpar do seu meio.
Precisamos mais do que nunca da CPMI de 8 de janeiro para tentarmos trilhar caminhos menos obscuros.
FAZUELI , aos menos informados……
Se houvesse somente o Guzzo para escrever uma coluna na RO , na deixaria de assinar . Com toda essa sacanagem deste desgoverno e outras instituições públicas afinadas na mesma batida , é triste ver nossa Nação ladeira abaixo, mas não foi por falta de informação da imprensa verdadeira.
Guzzo teceu a grande farsa que é um governo do PT. Desde 2002, com o pequeno intervalo em que a ala judicial tentou colocar ordem na casa, com a operação Lava Jato e a ascensão da direita, está clara a posição do contribuinte / eleitorado: que se dane o governo que eu vou é procurar me safar. Se vai ficar pior? Sim! Quem não está completamente consciente do enrosco em que estamos, está aderindo ao amor prometido, com direito à picanha e cervejinha, quem sabe.
AliBabá…e os xxxx ministrões
Alguma dúvida?