Em seus três anos de vida, Oeste tem sido um dos alvos preferenciais dos inimigos da liberdade de expressão. Em julho de 2020, com quatro meses de vida, a revista foi atacada pela agência de checagem Aos Fatos, que tachou de fake news uma reportagem exemplarmente correta sobre as queimadas na Amazônia. Absurdos semelhantes se repetiram nos meses seguintes com outras publicações do site. Apesar dos sucessivos e-mails que comprovaram a veracidade dos textos, nenhuma agência se retratou.
Em seguida entrou em cena a Wikipedia. Sem explicar por que, a “enciclopédia colaborativa” classificou Oeste como “fonte não confiável”. Pouco depois, o Google suspendeu a publicação de propaganda programática (anúncios de outras empresas distribuídos pelo Google). Nesse período, também ocorreram ataques hackers, além de bloqueios no Facebook, no YouTube e no Twitter. Oeste não deixou uma única acusação sem resposta. Sempre recorreu à Justiça.
Na tarde desta quarta-feira 29, Oeste foi vítima de outra reincidência da Aos Fatos. “Estamos fazendo um especial investigativo que reuniu mais de 690 conteúdos desinformativos ou golpistas virais que circularam desde o segundo turno das eleições e até a invasão dos prédios dos Três Poderes no dia 08/01″, informou um e-mail que baixou na redação, por volta das 19h30. “Entre os conteúdos estão trechos de vídeos da Revista Oeste em que seus comentaristas disseminam desinformação ou defendem pautas golpistas.” Prazo fixado para a resposta: 19 horas — pelo menos 30 minutos antes que o e-mail fosse lido por alguém da revista. A mensagem também omitia exemplos do que seria conteúdo “desinformativo ou golpista”.
“Vamos lá: o que é um ‘especial investigativo’? Um trabalho escolar? Uma composição à vista de uma gravura? Um teste eliminatório para o ingresso num curso de formação de detetives? E por que o “virais” depois do “golpistas”?”, pergunta Augusto Nunes, em artigo publicado nesta edição. “A cópia em papel do recado já decolava rumo à lata de lixo quando bati os olhos num aviso no rodapé: ‘Viu algum conteúdo suspeito nas redes? Fale com a Fátima’. Acabara de ver um conteúdo mais que suspeito: a mensagem é uma sequência de agressões à Constituição, à democracia, à liberdade, ao idioma, à moral e aos bons costumes. Estava pensando na conversa com a Fátima quando notei que também é sigiloso o paradeiro dessa misteriosa padroeira dos caçadores de fake news.“
Nesta quinta-feira, foi enfim divulgado o “especial investigativo”. “Trata-se de uma intragável salada de disparates”, resume Nunes. Em dezembro do ano passado, em entrevista a Oeste, o jurista Ivan Sartori, ex-presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, afirmou: “Vivemos hoje no Brasil uma censura generalizada, e as mídias sociais fazem parte desse sistema”. Sartori citou o artigo 220 da Constituição (“A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não sofrerão qualquer restrição”) e inciso IX do artigo 5º, que garante a livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Para essas empresas, o verdadeiro crime cometido por Oeste é pensar diferente — e defender incondicionalmente a liberdade de expressão. Mais uma vez, desafiamos qualquer rede social ou agência de checagem a provarem que alguma reportagem contém mentira.
Boa leitura.
Branca Nunes
Diretora de Redação
Oeste é competente. E isto incomoda os incompetentes.
Quem checa é uma ou mais IA, programada para acabar com reputações e verdades que não são deles. Abço à JP pela coragem de sempre.
Neste Planeta Simpsons, verdades são fakes e fakes são verdades.
Simplificando o óbvio:
“Se o autor da “matéria” e/ou “xekadô de cunteúdu” grafar: CONTEÚDO DESINFORMATIVO E GOLPISTA. Das duas, uma.
a) – Servo do Grande Irmão;
b) – Capacho do Carniça
Peço a redação que nos informe o porque da ausência de exemplares artigos do general Villas Boas que muito nos ensinava sobre Amazônia, Meio Ambiente e o competente desempenho das FFAA nas tragédias e na garantia da Lei e da Ordem em todo território nacional. Espero que não seja problemas com sua saúde e tampouco que esteja impedido de se manifestar pelo atual Comandante do Exercito que Lula diz pensar como ele. Ai é ruim..
Não desistam! Não recuem! Não demonstrem medo!
Parabéns pela competência na direção de Oeste, parabéns a todos pelo trabalho correto, limpo e criterioso que veem exercendo.
Joguem duro contra esses pulhas da censura
Branca Nunes, cada vez mais me sinto orgulhoso de ser um assinante da OESTE, que traz conteudos como este, que só me enche de orgulho por ver e ler a lógica dos fatos desmascarando os “focas” jornalistas invejosos que carregam um alto grau de déficit mental ou melhor de analfabetismo funcional… sim é isso…muito simples… pois pessoas que se intitulam caçadores de Fake News…oras bolas…só podem estar de brincadeira no país da liberdade…se é que podemos nos considerar um país de liberdade de expressão. Afinal de contas o que é…e quando é Fake News ? Reitero, pra quem tem um “Timasso de jornalistas”, quase que invencíveis, só poderia tá provocando a ira invejosa da concorrência….sugiro aos incomodados concorrentes invejosos, que assim como eu, assinem a Revista Oeste e tenham e sintam a ótima leitura da verdade !!! Simples assim. (Conheceis a verdade e ela vos libertará)
Em hipótese alguma podemos esquecer e exigirmos dos parlamentares a retomada da aprovação das urnas auditadas já pra 2024, seria mais um escárnio contra o povo e a democracia no Brasil. Do contrário, veremos novas roubalheiras e novos escolhidos ao sabor do interesses escusos desta injustiça eleitoral estaduais e brasileira. Não vamos permitir de novo esta esculhambação à brasileira de novo. Tomem vergonha na cara e defendam a nossa democracia com firmeza e fidelidade ao Brasil e ao povo brasileiro. Assim esperamos e estaremos atentos `todos os parlamentares, tanto os favoráveis e sobretudo os contrários nos quais não devemos votar nas próximas eleições majoritárias. Serão devidamente mandados pra casa como traidores do povo brasileiro.
Prezados da Revista Oeste, por favor no informe se o Guilherme Fiúza vai voltar e o que está acontecendo com ele. Estamos sentindo sua falta tanto no Oeste Sem Filtro quanto aqui na revista. Ele vai voltar ou não pra Oeste ?
O que eu sinto é uma profunda tristeza! Nós brasileiros de bem temos que ficar digladiando com essas opiniões “imposições “ da esquerda! Eles nos ofendem, agridem moralmente e fisicamente. Não consigo aceitar que uma minoria queira se impor na garra e com maus tratos !
CONTRA A VERDADE DOS FATOS NÃO HÁ ESPAÇO PARA ARGUMENTOS. É HORA DE FAZER A CONTRA OFENSIVA A ESTES GRUPOS DE NOTÍCIAS COMPRADAS. CONSTESTAR AS FALSAS NOTICIAS QUE DISEMINAM USANDO AS MESMAS ARMAS (FORMAR UMA AGENCIA DE CHECAGEM PARA MONITORA-LOS). PARABÉNS A OESTE PELO JORNALISMO QUE SE PAUTA POR NOTICIAR OS FATOS
Esta Fatima deve ser assessorada por assessores do gabinete da Dilma, que sem emprego formaram as agências de checagem, defendem completamente a saudação da mandioca, estocagem de vento, fazem ótimos cálculos de porcentagem, onde o regime hidrológico é sensível à água, onde dia das crianças é também dias dos animais, onde 20% ou seja 1 em cada 4 estão desempregados, onde o Brasil esta de luto, porque a morte tirou a vida, isto sim é o sistema das agências de checagem atuantes, uma cambada de frustrados se achando jornalistas. Tenho dito!
Revista Oeste honra o jornalismo real e verdadeiro com jornalistas íntegros que nos dão a certeza de que a assinatura q tenho seja digna do melhor.
É melhor seguir só o jornalismo político da rede globo que só tem Verdade
Vc está no site errado.
Boa noite !
Entendo que é péssimo para essa publicação – a qual assino – que em sua publicidade esteja constando os colunistas: Rodrigo Constantio / Fiuza / Coppola e outros, que estão afastados pelos motivos por todos conhecidos.
Essa prática desmerece e compromete a seriedade da revista e seus idealizados. Creio que os referidos só deveriam aí constar quando voltassem às suas atividades.
Saudações,
Elson Wander Leal / Rg. 201.048DF CPF 04222288187
Atenção redação, voltem a trabalhar o VOTO IMPRESSO já para 2024. Basta iniciar entrevistas com parlamentares que apoiaram recentemente a PEC do VOTO IMPRESSO e os novos parlamentares (deputados e senadores) eleitos por Bolsonaro.
Realmente, a batalha é grande. Mas a verdade vai imperar. As contradições que vemos e ouvimos diariamente nas palavras daqueles que têm pretendido assumir o papel de paladinos da democracia, com a benevolência de uma imprensa totalmente partidarizada, certamente vão encontrar um desfecho logo mais à frente. A população brasileira que foi às ruas nos últimos dez anos, não desapareceu. Está tentando se realocar, diante do novo quadro. Mas, certamente, voltará e com muito mais tenacidade. É um caminho sem volta e a Revista Oeste é parte importante desse movimento de regeneração, porque é disso que se trata: regeneração de um corpo carcomido e apodrecido que é esse país que nos venderam esses anos todos. Parabéns pela fibra.
Parabéns a todos da Oeste! Exatamente por tudo isso é que estou com vocês!
Parabéns a OESTE pela impecável capa. Esperamos que o retorno do Presidente seja importante para reunir todos os políticos de direita em um só bloco, que sem ciumeira e egocentrismo, possa escolher um nome viável para 2026. Espero que nomes como Tarcísio, Romeu Zema e Tereza Cristina possam ser analisados por seus méritos.
E de que adianta buscar nomes para 2026, se não focarmos e exigir de nossos “representantes” EM ESPECIAL O ETERNO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO, as condições mínimas de obtermos CONFIABILIDADE já no pleito de 2.024 para os municípios?
As nossas mais famigeradas pautas, elencadas desde 2.012/2013 nas ruas e praças de todo o Brasil, não andaram nenhum passo, pelo contrário, por não termos eleições auditáveis e a prisão em segunda instância, chegamos onde chegamos, com corruptos e a bandidagem escudada pelo crime organizado, de novo com as chaves dos cofres e de nossa mente.
Esse congresso menos fisiológico que o de Bolsonaro, precisa investir em nossas pautas, sob o risco de continuarmos nesta ditadura do pensar.
PEC DO VOTO AUDITÁVEL, urgente e urgentíssimo, como a…
PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA
O resto é mimimi, é chover no molhado.
Concordo plenamente.
A canalhice impera. Esquerdistas malditos.
Estamos com vocês até que o estado de direito se restabeleça!
Por isso estamos aqui….
Sigam firmes!
Sigam firmes e confiantes pois a verdade sempre prevalece! Vocês são íntegros e fazem um excelente trabalho. Infelizmente vivemos tempos muito difíceis, onde o errado é alardeado como certo e vice-versa. Estou com vocês!
dx
Parabéns a Revista Oeste por sua postura firme e não ceder ao jogo da lacrosfera.
Parabéns time da Oeste! Sou assinante e divulgo para todo mundo!
A Revista Oeste é um bálsamo que cura as feridas abertas na democracia pelo neocomunismo
Parabéns à Revista OESTE!
Sou assinante e sempre recomendo a todos que valorizam conteúdo verdadeiro e de qualidade.