Pular para o conteúdo
publicidade
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Edição 161

Dias de loucura

É preciso impedir que supremos superpoderes transformem 2023 no mais infame dos anos

Augusto Nunes
-

Cabelos desgrenhados em veloz processo de extinção, o paletó de quem dorme vestido, a gravata estreita demais para camuflar a curvatura do ventre, a expressão entediada — nada na aparência do homem que empunhava um microfone induziu a pequena plateia a desconfiar que logo testemunharia um momento histórico. “Dados atualizados da invasão do Capitólio, ministro Alexandre de Moraes”, preparou a assistência o orador Dias Toffoli. Assim começou, em 14 de dezembro de 2022, a mais audaciosa ofensiva da dupla de artilheiros em ação no Supremo Tribunal Federal. “Novecentas e sessenta e quatro pessoas já foram detidas. Nos cinquenta Estados. E acusadas de crimes cometidos desde 6 de janeiro de 2021”, foi em frente o orador. “E quatrocentas e sessenta e cinco fizeram acordos se declarando culpadas com o Ministério Público”.  

O impetuoso parceiro subiu ao palanque improvisado pronto para o arremate. “Antes de dizê o que eu ia falá, eu fiquei feliz com a fala do ministro Toffoli”, emocionou-se Moraes em paulistês interiorano. “Porque comparando os números têm muita gente pra prendê”, fez uma pausa e subiu o tom de voz para o fecho glorioso: “E muita multa pra aplicá!”. A plateia formada por gente que ajudou a eleger um governo favorável à “política de desencarceramento” saudou com risos e aplausos a advertência do Supremo Carcereiro. Menos de um mês depois, o surto de vandalismo agravado pela invasão dos prédios que abrigam as sedes dos Três Poderes animou Moraes a deixar claro que havia mesmo muita gente implorando por cadeia. Em 9 de janeiro, além dos 41 detidos em outras paragens, 1.406 brasileiros foram capturados na capital federal. E Moraes se tornou o novo recordista mundial da modalidade não olímpica prisões em massa.  

Nenhum exagero, recitaram em coro porta-vozes do governo Lula fantasiados de jornalista. A democracia brasileira seria sepultada em cova rasa se Moraes não tivesse sufocado o que o consórcio da imprensa batizou de Intentona Bolsonarista. A óbvia alusão à Intentona Comunista — uma sequência de insurreições militares que tentou derrubar em novembro de 1935 o governo de Getúlio Vargas — é só um monumento à ignorância histórica. A desastrosa quartelada conduzida por Luiz Carlos Prestes provocou pouco mais de 100 mortes. Nos distúrbios de 8 de janeiro não morreu ninguém. Em 1936, foram julgados 35 integrantes do alto comando da Intentona Comunista. Passados mais de três meses, os presídios da Papuda e da Colmeia continuam atulhados de homens e mulheres aos quais foram negados o devido processo legal e o direito de ampla defesa. Os colunistas de picadeiro que resistiram à intentona que não houve acabam de ser baleados pelos vídeos que mostram o assombroso desempenho do general lulista Gonçalves Dias, em 8 de janeiro, durante a invasão do Palácio do Planalto.  

O líder comunista brasileiro Luiz Carlos Prestes, em julgamento pelo Tribunal de Segurança, 1937 | Foto: Wikimedia Commons

Com a placidez de um bebê de colo, o agora ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional contempla a movimentação das tropas inimigas. Gentil como um guia turístico, oferece água aos futuros prisioneiros de guerra e indica-lhes a saída mais segura. O presidente da República, os devotos da seita e os ministros do STF fizeram de conta que não viram nada de mais. Lula jurou que não sabia de nada, que se houve algo errado a culpa é do velho amigo dele. E antecipou a decolagem rumo a Portugal. Parlamentares do PT garantem que o chefe foi traído. Moraes deixou claro que não perde tempo com criminosos que votaram no candidato certo. Primeiro, ordenou à Polícia Federal que esperasse 48 horas para ouvir o que tem a dizer o general amigo de Lula. Em seguida, comunicou que vai manter na cadeia Anderson Torres. Ex-ministro de Bolsonaro, Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e estava nos Estados Unidos em 8 de janeiro. Foi preso por omissão. Mas vai continuar preso por outros motivos que o ministro preferiu omitir. Os demais superjuízes não deram um pio sobre a troca de gentilezas entre Gonçalves Dias e os depredadores. 

A multidão de prisioneiros sem julgamento, formada exclusivamente por eleitores que não votaram em Lula, é a vitória da perversidade sobre a compaixão 

Como o caso do general pode esperar, os 11 Doutores enfim começaram a decidir o destino do primeiro grupo de acusados sabe Deus do quê, formado por 100 seres humanos. Exatamente 100; nem mais, nem menos. Como o Supremo mandou às favas a obrigatória individualização de conduta, a multidão encarcerada foi dividida em grupos (“lotes”, preferem os semideuses togados). A inovação pode juntar num mesmo balaio depredadores compulsivos e manifestantes que lastimavam a volta de Lula longe da Praça dos Três Poderes. Como o julgamento é virtual, as vítimas do arbítrio ficam nas celas, os doutores deliberam em casa e advogados sem acesso aos autos fazem a defesa oral à distância. Também os que saíram da cadeia não recuperaram a liberdade. São prisioneiros do medo, alimentado o tempo todo pelo uso da tornozeleira e por outras restrições ultrajantes. 

Foto: Cristyan Costa

O ministro que acredita ter sufocado a Intentona Bolsonarista talvez ignore que em 1936, ao aprovar a deportação de Olga Benario Prestes para a Alemanha nazista, o Supremo Tribunal Federal conheceu sua hora mais escura. Alheia à Constituição, aos códigos legais, à ascendência judia e à gravidez da ré, a Corte condenou à morte a mulher de Luiz Carlos Prestes. Em tese, aplicou-se a pena de expulsão a uma estrangeira presa meses antes por ter participado da Intentona Comunista. Olga foi assassinada num campo de concentração. A criança que sobrevivera à escala no inferno foi resgatada por uma campanha internacional liderada pela avó. A decisão do STF inscreveu em sua história o dia da infâmia.

Olga Benário Prestes | Foto: Wikimedia Commons

Em 2019, quando Dias Toffoli atropelou o sistema acusatório brasileiro, confiscou atribuições do Ministério Público, abriu o inquérito das fake news e entregou sua condução a Alexandre de Moraes, poucos juristas enxergaram um vigoroso pontapé na Constituição. Quatro anos, nove inquéritos abusivos e incontáveis ilegalidades depois, a democracia brasileira é deformada pela existência de exilados perseguidos pelo Judiciário, presos políticos, indultos presidenciais atirados ao lixo, jornalistas proibidos de opinar, empresários sitiados por multas multimilionárias, contas bancárias e redes sociais bloqueadas, normas constitucionais em frangalhos, cidadãos sem passaporte — além do medo epidêmico infundido por ditaduras disfarçadas. A multidão de prisioneiros sem julgamento, formada exclusivamente por eleitores que não votaram em Lula, é a vitória da perversidade sobre a Justiça. O Brasil que pensa vem colecionando dias de loucura. É preciso impedir que supremos superpoderes transformem 2023 no mais infame dos anos.

Leia também “O que aconteceu no 8 de janeiro”

65 comentários
  1. Bruno Eduardo Oliveira Faria
    Bruno Eduardo Oliveira Faria

    perfeito

  2. Luiz Carlos de moraes
    Luiz Carlos de moraes

    ESTE TEM QUE SER INTERNADO EM UM HOSPÍCIO E URGENTE,NINGUEM AGUENTA MAIS SUAS LOUCURAS DESTE CABEÇA DE OVO.

  3. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Escrita primorosa.

  4. FRANCISCO ALEXANDRE REISNER
    FRANCISCO ALEXANDRE REISNER

    O ano de 2023 já é o mais infame da República brasileira. Devemos isso ao STF com seus nove tiranos “comensais da morte”da democracia e ao Sr. Rodrigo Pacheco que passará à história como o senador mais vil, covarde e pusilânime do legislativo brasileiro.

  5. José Carlos Santos Vieira Graddi
    José Carlos Santos Vieira Graddi

    Caro Augusto
    Você descreveu com perfeição a loucura na qual fomos lançados pela “democracia” petista. Mas tenho dito aqui na Revista Oeste bem como nos comentários na Gazeta do Povo, que, o que está me assustando é a velocidade do apodrecimento das nossas instituições. Caímos num vale tudo de desfaçatêz e hipocrisia que parece não ter fim nem limites. Lula parece enlouquecido falando bobagens mundo afora e comprometendo o povo brasileiro com ideias descabidas. Internamente, vemos a lei ser rasgada a todo momento, o ressurgimento do MST bandido a espalhar o terror num campo enraivecido. Tudo devidamente aprovado pelo governo. Tivemos até almoço de confraternização do tal movimento social com um certo ministro petista do STF, agora aposentado. As imagens da “invasão” aos três poderes em Brasília são chocantes. Tudo devidamente acertado e tramado. Mais uma vez. o povo brasileiro está nas mãos de pessoas de mau caráter, tratado como bobos e as prespectivas não são nada boas. O futuro não me parece de paz e amor.

  6. João Márcio Garcia
    João Márcio Garcia

    Hitler conseguiu matar 5 milhões de judeus e outros tantos de não judeus. Por aqui, muitos anos depois, Alexandre o grande pervertido e psicopata, junto com seus outros 10 comparsas, conseguiram inverter a ordem jurídica, institucional, politica e moral de um pais continental com mais de 200 milhões de pessoas. Alexandre o pervertido repete , no século xxi o que diversos ditadores famosos fizeram longo da triste e miserável historia da humanidade. Tenho certeza que Alexandre o pervertido dorme tranquilo em seu travesseiro de pena de ganso porque sua psicopatia não lhe deixa nenhuma duvida quanto à magnitude do seu ser sublime; ele veio à terra para ser o professor de Deus. O resto, são migalhas terrenas de menor importância. O Olimpo foi transferido para o sff onde habitam os seus deuses.

  7. Daniel BG
    Daniel BG

    Como aquele que faz parte da malandragem dos togados, o vergonhoso Lewandowsky, promulgou sua aposentadoria (deveria receber o salário mínimo pelo INSS, isto sim, e ainda se conseguisse provar que respeitou a lei), agora tem-se 8 que ainda continuam atuando para que a bandidagem, espoliação e corrupção não deixem o país avançar.
    Sei que é impossível, mas se se desaponsentasse o Lewandowsky (sem direito ao retorno ao maculado cargo que deixou) e ainda impeachment nos Fachin, Barroso, Tóffoli, Weber, C. Lúcia, Mendes, Moraes, assim, talvez, conseguiríamos menos interferência do judiciário sobre os outros 2 poderes.
    Crápulas! Asseguraram que o bandido voltasse e que aqueles que não trabalham, mas que planejam o tempo todo como aumentar os impostos e espoliação a nação, tivessem caminho desimpedido.
    É mesmo bandidagem.

  8. Eurico Schwinden
    Eurico Schwinden

    Não houve comentário repetido. Pelo contrário, acho que meu comentário está muito bom.

  9. Eurico Schwinden
    Eurico Schwinden

    Nada a dizer sobre este serviçal do poder que não reconhece um ser humano a não ser que jure de pés juntos que fez o L. Mas creio que para entender um pouco essa barafunda chamada Poder Judiciário, bom ter, ler e presentear o livro “Sereis como Deuses – O STF e a subversão da Justiça”. São 12 jovens advogados, num volume organizado por Cláudia R.de Morais Piovesan. Nessas pedagógicas páginas você poderá entender como um ministro faz da homofobia um crime de racismo. E, como regra geral, a Corte corrompe a linguagem para impor uma segunda realidade. São sábios capazes de reinventar e subverter o Direito, em nome de um tal “ativismo judicial”, que os autoriza a mandar nos demais poderes. Por isso, recomendamos em especial o capítulo 4: Urna Virtual: a Roupa Nova do Rei. Lendo, relendo, matutando sobre o que eles fizeram nestas últimas eleições, você, leitor, terá de concordar que estamos diante de homens, que ao vestir uma toga preta, se tornaram gênios.

  10. celso
    celso

    Esperança q ainda gente decente dentro das forças armadas reajam a tanta patifaria e covardia

  11. Nilson Abrao Porto
    Nilson Abrao Porto

    Jornalista de consciência tranquila, como é bom assistir os fatos sendo jogados na cara dos covardes.

  12. Antonio Mantovani
    Antonio Mantovani

    LAMENTAVELMENTE ESTAMOS VIVENDO NUM MATO SEM CACHORRO. SE CORRER BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME.

  13. Maria Sueli Ribeiro Lima
    Maria Sueli Ribeiro Lima

    O pior de tudo isso é que a maioria do povo brasileiro não têm conhecimento da verdade,nem sobre as manobras do STF para colocar o ladrão na cadeira da presidência, muito menos sobre os fatos verdadeiros sobre o dia 8 de janeiro que agora vieram à tona, pois a mídia do consórcio não diz nenhuma palavra, a não ser para distorcer os fatos.

  14. Tiago de Medeiros Vieira
    Tiago de Medeiros Vieira

    Irretocável texto.

  15. José Roberto Manfio
    José Roberto Manfio

    Lamentável o que está ocorrendo com os manifestantes do dia 8 de janeiro , enquanto o MST invade propriedades e não são presos !

  16. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    O STF e o atual governo Lula, será lembrado pela história brasileira, como um regime ditador, tirânico e destruidor da constituição. Os nossos dirigentes sequer sabem falar a língua portuguesa, vejam só onde fomos parar.Estamos muito longe de ser uma democracia,a auto censura está instalada.

  17. carlos augusto macchia
    carlos augusto macchia

    Só uma questão : os registros comprovam que Olga era uma agente soviética, com outro nome, e tinha por objetivo desestabilizar e promover uma revolta comunista no Brasil. A questão é que o sr. Prestes era incompetente e corrupto. Dados no livro Johnny, de R.S. Rose e Gordon D. Scott.

  18. L. C. Baldu
    L. C. Baldu

    Caro Augusto, grato por mais essa pérola de jornalismo, mas tudo é culpa de nossos Presidentes do CN, que deixam o pulha cabeça de ovo, fazer o que quer, na verdade, por quê estão engavetados os vários pedidos de impeatchment do careca semi-deus…?????

  19. Ronaldo Rodrigues Rosa
    Ronaldo Rodrigues Rosa

    O Jornalismo sério e independente, exercido pela revista Oeste e Gazeta do Povo reforça a nossa esperança de liberdade. No entanto, infelizmente, muitos brasileiros perderam a fé e acreditam viver em um narcoestado, dominado por tiranos travestidos de autoridades, que perseguem e sufocam desafetos políticos em busca de uma glória utópica.

  20. ANTONIO AGNALDO MENDONÇA
    ANTONIO AGNALDO MENDONÇA

    É fácil culpar as FFAA, pq tem sua contribuição e, nós, o povo q não concorda com os acontecimentos, o que fazer? vamos assistir de camarote e vê tudo isso sem fazer nada. A força do povo é mais forte que o STF e o governo. Até quando??? quanto mais o tempo passa, mais vítimas do sistema são enquadradas com as aberrações q estamos vendo…

  21. Felipe Irineu de Souza
    Felipe Irineu de Souza

    Magnífico texto.

  22. Jorge Lecoq
    Jorge Lecoq

    O Sistema, tendo o Calvo por títere, continua a manter a Casa Verde (O Alienista/Machado de Assis)!

  23. Marcio Bambirra Santos
    Marcio Bambirra Santos

    Brasil em frangalhos, moribundo e a mercê de um coma que parece irreversível. Tudo isso por culpa exclusiva das FFAA, que deveria já em 2019, ter demonstrado resistência a esses advogados degenerados que ocupam cargos de ministros do STF. Deu no que deu! Agora, alguns poucos que sobraram rezam à espera de um milagre.

  24. Serle Maria Rocha de Medeiros
    Serle Maria Rocha de Medeiros

    Infelizmente estamos vivendo um período de desesperança e indignação que nem podemos comentar!

  25. José Henrique de macedo
    José Henrique de macedo

    Esse lunático precisa ser detido ,está fazendo barbaridades com povo, tortura,prisão,perseguição, multas mirabolantes e complacência da imprensa medíocre

  26. Enzo Marchetti Filho
    Enzo Marchetti Filho

    é isso aí. simples assim, só não vê quem não quer.

  27. Paulo César da Conceição
    Paulo César da Conceição

    Brilhante mestre!
    Tenho certeza que ao lerem este artigo do Augusto Nunes, os deuses togados irão sentir vergonha.
    Tenho fé em Deus que o semi deus Alexandre de Moraes, uma hora irá cair. A soberba precede a queda.

    1. NELSON GOUVEIA
      NELSON GOUVEIA

      Caro colega comentarista Paulo, concordo com tudo o que o mestre disse e com o que vc comentou. Mas, achar que os “deuses togados” irão sentir vergonha, já é torcer demais!
      Saudações.

  28. MB
    MB

    “…a vitória da perversidade sobre a justiça.”
    Está fácil sentir vergonha de ser brasileiro nestes tristes dias. Isso é que é, infelizmente. Contudo, iremos atravessar o nosso ‘Jordão’. Tenho certeza!

  29. Sos
    Sos

    Perfeito mestre Augusto! Ditadura comunista em curso no Brasil. É isto.

  30. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Augusto, entreviste os bons parlamentares para liderar grandes manifestações verde amarelas, democráticas, pacificas aos finais de semana, feriados, enfim aquelas que atingiram objetivos democráticos como a reforma da previdência e o impeachment da Dilma. Qual o receio do bom jornalismo da Revista Oeste, Gazeta do Povo, Brasil Paralelo e da maioria dos parlamentares e partidos de liderar esses movimentos que não paralisem o pais, mas demonstrem para o EXTERIOR que o SUPREMO PODER JUDICIÁRIO esta praticando atos antidemocráticos?

  31. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Pura insensatez.

    1. Roseli Monteiro Alvarado
      Roseli Monteiro Alvarado

      Eu lembro quando criança ouvir pelos cantos os sussurros de familiares sobre a ditadura. E hoje vendo essa atrocidade acontecendo e assistindo aos desmandos dos iluministros. Muito triste e agoniada e contando os dias que tudo isso vire passado e que “Eles” paguem por esse crime.

  32. PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    AQUI NÓS APRENDEMOS A DISTINÇÃO ENTRE UM JORNALISMO SÉRIO, PROFISSIONAL E IDEPENDENTE E AQUELA TURMA QUE SE INTITULA CONSÓRCIO DA IMPRENSA. TEMOS DE VOLTAR AS RUAS URGENTEMENTE PARA SALVARMOS O PAIS E AS CENTENAS DE PESSOAS QUE AINDA CONTINUAM PRESAS ILEGALMENTE SOB AS BENÇÃOS DOS MINISTROS DO STF, DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

  33. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Infelizmente a RO não está publicando meus comentários embora esteja insistentemente reclamando, sem resultado a desculpa é sempre a mesma fizemos uma melhoria no site e tudo deve normalizar em breve. Parece o governo do ladrão.

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Sr João, boa tarde. Oeste agradece por sua mensagem.
      Pode ter ocorrido alguma inconsistência pontual no momento da sua postagem.
      Por favor, tente novamente.
      Permanecemos à disposição.
      Att,
      Revista Oeste

  34. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    Parabéns Sr. Augusto Nunes! Uma aula de jornalismo puro sangue! O problema é como sair dessa situação, uma vez que o Sistema L controla tudo o que pode e não pode? Só os parlamentares que se opõe ao Sistema L podem modificar essa situação. Portanto devemos cobrar um posicionamento sério de nossos representantes do contrário logo, logo alcançaremos a Venezuela!

  35. Rui Licinio Filho
    Rui Licinio Filho

    Está na hora de voltarmos às ruas. E de fazer manifestação em frente ao STF.

  36. Almir Nicolau Perius
    Almir Nicolau Perius

    Penso que é o mais brilhante e sensato texto redigido por um jornalista sério, que descreve a verdade dos fatos e desnuda o lamaçal de inglórias que vive o país e que um dia foi livre e o povo podia pensar e falar sem medo de represálias.

  37. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Quero dar uma opinião, não sou advogado ou jurista, mas tem que haver algum jeito de se criar um mecanismo (Lei com Alteração na Constituição), através do congresso nacional, para que se possa FISCALIZAR AS CONTAS, GASTOS, SALÁRIOS, NUMERO DE SERVIDORES, ETC, COBRAR, PROCESSAR, DEMITIR MEMBROS DO STF, que abusem do poder, firam a constituição, ou pratiquem atos antidemocráticos.
    Poderia ser formada uma junta, um conselho, ou até mesmo um tribunal especifico e só para estes casos.
    Seriam compostos por 11 ou 15 membros (EX: 02 juízes do STM, 02 Desembargadores Federais, 2 Senadores, 2 deputados, e o restantes Juízes ou Desembargadores Estaduais. As escolhas seriam SOMENTE POR SORTEIO Realizados no Congresso Nacional ao VIVO, transmitido em TV aberta, Internet e a quem desejasse.

  38. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Excelente artigo do mestre Augusto.
    Suas Majestades do STF, estão a muitos anos atropelando a Constituição.
    E o nosso Congresso Nacional nada faz a respeito, principalmente o Senado que o Órgão responsável pela fiscalização do STF, mas fica omisso com este presidente Rodrigo Pacheco, que é de moral claudicante.
    Vamos cobrar dos Senadores e Deputados em que votamos para tomarem providências.
    Quero dar uma opinião, não sou advogado ou jurista, mas tem que haver algum jeito de se criar um mecanismo (Lei com Alteração na Constituição), através do congresso nacional, para que se possa FISCALIZAR AS CONTAS, GASTOS, SALÁRIOS, NUMERO DE SERVIDORES, ETC, COBRAR, PROCESSAR, DEMITIR MEMBROS DO STF, que abusem do poder, firam a constituição ou pratiquem atos antidemocráticos.
    Poderia ser formada uma junta, um conselho, ou até mesmo um tribunal especifico e só para estes casos.
    Seriam compostos por 11 ou 15 membros (EX: 02 juízes do STM, 02 Desembargadores Federais, 2 Senadores, 2 deputados, e o restantes Juízes ou Desembargadores Estaduais. As escolhas seriam SOMENTE POR SORTEIO Realizados no Congresso Nacional ao VIVO, transmitido em TV aberta, Internet e a quem desejasse.

    1. Pedro Hemrique
      Pedro Hemrique

      Exatamente! Este é o único caminho a ser seguido do contrário é o caos!

  39. Luiz zampar
    Luiz zampar

    INFELISMENTE PARECE QUE TEREMOS AINDA DIAS BEM PIORES

  40. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Ainda há tempo do parlamento brasileiro cassar todos os bandidos comunistas fora da lei

  41. JOSÉ KÁSSIO LEANDRO DOS SANTOS
    JOSÉ KÁSSIO LEANDRO DOS SANTOS

    Esse Alexandre de Moraes é um bandido. Um crápula de toga

  42. Maria Claudia Carabajal Pires
    Maria Claudia Carabajal Pires

    Eu amo ler esse gênio, escritor,jornalista e poeta!!
    Bravo 👏 👏 👏 👏

  43. paulo luciano horta rocha gomes
    paulo luciano horta rocha gomes

    O atestado médico fornecido ao Congresso pode ser questionado. O CRM e CFM são orgãos que fiscalizam os atos médicos. Basta pôr em dúvida este laudo. Como o general em quadro agudo tem condições rapidamente aparecer numa entrevista “amiga”

  44. Fernanda Guimaraes
    Fernanda Guimaraes

    Excelente, é como ouvir o Augusto falando

  45. Otário Subjugado
    Otário Subjugado

    Esqueceu de incluir no ‘balaio da maldade’ os covardes deputados e senadores que podem juntos por um fim em todo esse arbítrio e autoritarismo. Porém, como 2/3 desses pusilanimes estão envolvidos em processos por corrupção e lavagem de dinheiro se omitem e assistem a toda a essa demonstração de tirania calados e escondidos sob a proteção dos cargos que envergonham. Não podemos esquecer a omissão da hoje ativista da agenda política do momento Ob, transformada em legítima defensora dos direitos de bandidos. E claro, todo o consórcio da imprensa suja e comprometida ávida pelos milhões que voltaram a jorrar pelas torneiras do governo.

    1. SÉRGIO PORTUGAL GONÇALVES
      SÉRGIO PORTUGAL GONÇALVES

      Se o parlamento não reage para acabar com estes desmandos, o povo tem que se rebelar.

  46. Renato Borges Fagundes
    Renato Borges Fagundes

    Nosso judiciário está putrefato e exala mau cheiro. Esta suprema corte, que de suprema só tem a suprema falta de patriotismo de seus nauseabundos ocupantes. Ao mau odor transmitido por estes rábulas, fantasiados de ministros, se junta o cheiro da decomposição cadavérica da nossa constituição, do rito processual e dos preceitos jurídicos assassinados por esta corja.

  47. Alessandro Márcio da Silva
    Alessandro Márcio da Silva

    Augusto Nunes resume mto bem a espiral incontrolável de insultos a nossa Constituição e ao Estado de Direito aos quais a Instituição que tinha a prerrogativa de defendê-la, não se cansa de violar-lhe! É simplesmente asqueroso e inacreditáveis o que estamos vivenciando! Parabéns pelo excelente artigo!👏🏽👏🏽👏🏽

  48. MaraNJM
    MaraNJM

    STF é a vergonha do país, temos ditadores de togada, ignoram as leis fazem o que bem entendem. Judiciário político , um puxadinho do PT. Qto ao desgoverno do Luladrão nenhuma novidade, o que esperar de um-presidiario, rancoroso e boçal??

  49. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    É assustador ler aonde chegamos e o quanto ainda está por vir.

  50. maisvalia
    maisvalia

    Impeachment já do Luladrão do imoraes e de toda a corja

  51. Pedro Muniz Balby
    Pedro Muniz Balby

    Augusto Nunes, você é a minha voz!

  52. Carlos Gilberto Dotto Martins
    Carlos Gilberto Dotto Martins

    Eu penso que a nossa única saída para essa crise imposta pelo judiciário, é a CPMI. Infelizmente o governo usará todas suas armas para tomar conta dela, sendo assim, ainda é uma incógnita. Nossos congressistas não perceberam tudo que está acontecendo e ficam mais reclamando nas redes, em vez de agirem no plenário. LITERALMENTE AGIREM.

    1. Manfred Trennepohl
      Manfred Trennepohl

      Concordo com o Carlos . Vejo muito parlamentar fazendo discursos em redes sociais ou reclamando da situação que nossa Pátria vive nestes últimos tempos, quando eles deveriam apresentar soluções e não jogar a bola para seus eleitores. Parece que ainda não entenderam o verdadeiro papel deles na manutenção da democracia ou não têm e devida coragem para enfrentar os desafios que lhes é imposto. Caso tenham medo de perder cargo que receberam do povo para representá-los, devem sair do caminho e deixar quem queira realmente fazer algo pelo Brasil.. NÃO ESTAMOS INTERESSADOS EM VIDEOS E FOTOS DE PARLAMENTARES EM REDES SOCIAIS. QUEREMOS AÇÃO.

  53. José Rubens Medeiros
    José Rubens Medeiros

    Augusto Nunes: Esses personagens enfocados em seu artigo, encapsulados num ambiente apelidado de STF, envergando uma esquisitíssima saia preta, ao lerem seu artigo, deveriam, além de AVERMELHAR-SE DE EXTREMA E INSUPORTÁVEL VERGONHA, desfazer imediatamente seus atos de inegável LOUCURA e pujante PERVERSIDADE. Similar efeito deveria surgir na hipótese de os inservíveis (pouquíssimas exceções) parlamentares que se hospedam em orgias diárias naquilo que costumeiramente se chama de Congresso Nacional.
    A lápide tumular desses todos ou de todos esses certamente far-lhes-á justiça, ainda que aparentemente nelas não haja inscrição.

  54. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Sou absolutamente ANTI-COMUNISTA, mas o que fizeram com Olga Benario foi horroroso. Vargas estava junto com o STF da época. Foi ele que mandou deportar. Hoje é mais grave pois o mundo está apoiando essa barbaridade. Querem mostrar o que? Um dia se volta contra o próprio Moraes e ninguém ficará com dó. Não sei onde querem chegar. Isso é totalitarismo e não defesa da democracia. Democracia pressupõe respeito às leis. País indo ladeira abaixo em democracia.

    1. D.P.
      D.P.

      O comunismo (egocentrismo-egoísmo), é a própria loucura que se auto exila. Vê se algum desses M. pode sair nas ruas tranquilamente com suas famílias? Quem manda prender quase 1500 pessoas a baciadas, indiscriminadamente, sem limites, loucamente, certamente não goza dessa liberdade. Simples assim! Loucura tem Limite.

  55. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    O Congresso precisa agir e reagir. Pachecão não pode continuar na presidência da casa.
    É urgente a abertura de impeachment contra advogados togados (exceto Luiz Fux e Rosa Weber), travestidos de juízes rasgando a CF e colocando o império das leis na vala.

  56. Flávio Figueiredo de Andrade
    Flávio Figueiredo de Andrade

    NÃO VISLUMBRO ALGUM TENUE SINAL DIZENDO QUE A LEI E JUSTIÇA VOLTARÃO A VIGORAR EM NOSSO PAÍS.
    TODO DIA VEMOS UM AUTORITARISMO JUDICIAL, SEM MOTIVO, A VIGORAR NO NOSSO PAÍS
    TODO DIA VEMOS A LEI MUDAR PARA OS AMIGOS.
    TODO DIA INTROMISSÃO DO JUDICIÁRIO EM TEMAS QUE NÃO SÃO DE SUA COMPETÊNCIA, ALTERANDO LEIS E SE IMISCUINDO EM COISAS QUE NÃO LHE DIZEM RESPEITO COMO SE FOSSE O PODER QUE TUDO COMANDA.
    ESTAMOS SEM DIREITOS E VIVENDO EM UMA DITADURA ONDE NADA PODEMOS FAZER.

  57. SERGIO ALARCON
    SERGIO ALARCON

    Os integrantes da corte e tribunais superiores já transformaram 2023 no mais “sórdido e infame dos anos”.

  58. Marcos Japiassu
    Marcos Japiassu

    Texto para emoldurar, Augusto! Já passa da hora de reagir ao arbítrio do STF. Que o congresso se levante.

Anterior:
Carta ao Leitor — Edição 161
Próximo:
Declaração de amor à tirania
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.