Premiado com a mais cobiçada das togas em março de 2017, Alexandre de Moraes teve de suportar durante longos 24 meses o semianonimato imposto a todo caçula do Supremo Tribunal Federal. Ao longo desse período, no papel de coadjuvante ou mero figurante, o único ministro indicado por Michel Temer torceu para que a mão do destino recomeçasse o desfile de acasos que acabariam por depositá-lo na Praça dos Três Poderes. No primeiro, o despejo de Dilma Rousseff instalou o vice no comando do Executivo. O segundo ocorreu durante a montagem do novo governo: o advogado Antonio Cláudio Mariz de Barros já caprichava na pose de ministro da Justiça quando Temer desistiu de nomear um dos mais ferozes inimigos da Operação Lava Jato. Sobrou para Alexandre de Moraes, até então secretário de Segurança Pública de Geraldo Alckmin.
Formado pela Faculdade do Largo de São Francisco, aprovado pouco depois no concurso para ingresso no Ministério Público, o paulistano Moraes dividiu-se entre as aulas de Direito Constitucional, a publicação de livros sobre questões jurídicas e a vida de promotor de Justiça até topar com as pompas e fitas da política profissional. Em duas passagens por secretarias estaduais, esforçou-se para candidatar-se ao governo de São Paulo pelo PSDB. Não deu certo. Durante a escala numa secretaria municipal, tentou entrar na disputa pela prefeitura da capital. Não funcionou. Parecia posto em sossego no Ministério da Justiça e da Segurança Pública no momento em que foi resgatado pelo imponderável: o acidente aéreo que matou Teori Zavascki abriu uma vaga no STF. E Alexandre de Moraes foi incorporado à altíssima cúpula do Poder Judiciário.
Em março de 2019, dois anos depois do desembarque, o ainda caçula do Egrégio Plenário pressentiu que enfim chegara a sua hora. Sitiado por denúncias e suspeitas que envolviam tanto os titulares do Timão da Toga quanto seus parentes, o presidente Dias Toffoli resolveu escalar o colega menos experiente no comando do ataque. Sem tempo a perder com o sistema acusatório brasileiro, Toffoli mandou às favas o Ministério Público e abriu o Inquérito 4.781 por conta própria. Segundo a legislação, isso só é permitido se o fato a investigar tiver ocorrido nas dependências da Corte. Toffoli anexou à sede do STF todo o território nacional.
As normas internas ordenam que o relator de cada caso seja escolhido por sorteio. Sem consultar os demais presididos, o presidente encarregou Moraes de “investigar a existência de notícias falsas, denunciações caluniosas, ameaças e roubos de publicação, sem os devidos direitos autorais, infrações que podem configurar calúnia, injúria e difamação contra os membros da Suprema Corte e seus familiares. Assim nasceu o Inquérito das Fake News, vulgo Inquérito do Fim do Mundo. Assim deu-se o parto do aleijão jurídico que permitiria a um único ministro desempenhar simultaneamente os papéis de vítima, detetive, delegado, promotor, magistrado e juiz de recursos. Assim começou o aparentemente infinito cortejo de ilegalidades que faria de um ministro o homem mais poderoso do Brasil. Moraes virou Alexandre, o Supremo.
Como fracassou a tentativa de punir com censura e multas uma revista digital que publicara uma reportagem sobre Toffoli, poucos levaram a sério o pontapé inicial na Constituição. O fiasco inaugural, sabe-se agora, camuflava o ovo da serpente. Além dos sentidos mais primitivos do artilheiro, os erros da primeira ofensiva contra a liberdade de expressão acordaram o antigo promotor e o especialista em segurança pública. Esses dois Moraes sempre flexionaram com fluência e animação os verbos prediletos dos semeadores do medo, como punir, acusar, prender, castigar ou intimidar. Passados quatro anos, o balanço é perturbador. O inquérito inicial desdobrou-se em sete, ou oito, ou dez. Ninguém consegue informar com precisão porque todos correm em sigilo. Alguns são tão sigilosos que talvez nem mesmo Moraes saiba direito de onde vieram e para onde vão.
“O Brasil não é uma terra sem lei”, vive declamando o Protetor do Estado de Direito. A lei sou eu, falta avisar. Só ele sabe o que é verdade e o que é mentira. Só ele conhece a diferença entre informar e desinformar
Nenhum dos Poderes escapou. Em 2020, ao interditar a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para a Superintendência da Polícia Federal, implodiu a norma legal que atribui exclusivamente ao chefe do Executivo a escolha do ocupante do cargo. Em 2021, atropelou o Legislativo, aposentou a Constituição, suspendeu a imunidade parlamentar e inventou o flagrante perpétuo — tudo para prender o deputado federal Daniel Silveira por delitos enquadrados desde sempre no trecho do Código Penal reservado aos crimes contra a honra. Em abril de 2022, Moraes liderou o STF no julgamento que condenou o ainda deputado a quase nove anos de prisão. No dia seguinte, Jair Bolsonaro contemplou Silveira com a graça presidencial — um indulto individual que só o presidente da República pode conceder.
“A graça de que trata este decreto é incondicionada e será concedida independentemente do trânsito em julgado da sentença penal condenatória”, ressaltou um trecho do documento. “Essa é uma atribuição do presidente da República, gostemos ou não”, concorda o vídeo em que o ministro ensina que ninguém tem o direito de fazer o que vem fazendo obsessivamente na perseguição a um dos seus alvos preferenciais. Um dia depois de encerrado o mandato, o xerife Moraes atropelou o professor Moraes para prender Silveira de novo. Silveira já não podia invocar a imunidade parlamentar. Mas o ministro perdera o direito de julgá-lo: um ex-deputado não tem foro especial. “O Brasil não é uma terra sem lei”, vive declamando o Protetor do Estado de Direito. A lei sou eu, falta avisar. Só ele sabe o que é verdade e o que é mentira. Só ele conhece a diferença entre informar e desinformar. Só ele conhece a fórmula que livrará a pátria em perigo dos fascistas, dos golpistas, das usinas de fake news, dos atos antidemocráticos e do gabinete do ódio. O ministro Moraes decide, todos os outros dizem amém. Ou quase todos.
Os responsáveis por esse “quase” que se cuidem, informou o desempenho de Moraes na sessão do STF que anulou o perdão presidencial e manteve Silveira na cadeia. Primeira a votar, a presidente Rosa Weber endossou a eternização do castigo. Moraes mostrou quem manda por lá no começo do segundo voto, enunciado pelo dissidente André Mendonça. O ministro indicado por Bolsonaro registrou que, depois da condenação de Silveira, “surgiram várias vozes na sociedade dizendo que a pena teria sido excessiva”. Moraes revidou com um olhar de grosso calibre.
— Eu cito neste sentido… é… entrevista dada ao… Es… ao jornal O Estado de S. Paulo… pelo… por Fernando Abrucio, a… em matéria publicada no dia 28 de abril de 2022 — gaguejou Mendonça. — Diz a chamada da matéria: “Pena de Daniel Silveira foi um pouco exagerada e Congresso não deu suporte ao STF, diz pesquisador”.
— Permite uma pergunta, ministro André? — interrompeu a voz abaritonada, ajustando o timbre de feitor.
— Permito.
— O Abrucio é jurista?
— Não, mas…
— Só pra que conste dos anais.
— Não, mas… mas cito também Fernando Capez, consultor jurídico, que foi colega de Vossa Excelência…
— E à época também deputado… candidato a deputado pelo partido do presidente.
— E cito Valdo Cruz. Aqui ele não faz referência a nenhum jurista…
— E também não é jurista.
— Não, não é… mas ele diz o seguinte… salvo que a gente vá dizer que é fake news. Podemos até dizer.
— Levando em conta quem tá sendo julgado, é até possível — encerrou Moraes.
Que “eminente ministro”, que nada. Que “Vossa Excelência”, que nada. Quem prende ou solta quem quer agora dispensa aos colegas o tratamento que lhe der na telha. Um “ministro André” já está de bom tamanho. É excesso de gentileza para quem, onisciente desde os tempos do berçário e onipresente depois dos distúrbios de 8 de janeiro, merece esbanjar onipotência. Não é para qualquer vivente prender mais de 1.500 de uma vez só, ressuscitar o exilado sem julgamento e o preso político, conceber a prisão preventiva sem prazo para terminar, manter advogados longe dos autos, engaiolar sem condenação transitada em julgado um indígena, um tenente-coronel e um ex-ministro da Justiça, lotar celas imundas com mulheres idosas ou jovens mães, interferir em votações no Congresso, deformar projetos de lei com emendas da própria lavra, confiscar passaportes por atacado, lacrar contas bancárias, negar a empresários o acesso a redes sociais, impor multas calculadas em milhões e seguir ampliando em ritmo de Fórmula 1 a produção de tornozeleiras eletrônicas — fora o resto. Tudo em defesa do sistema democrático.
Paciência tem limite, avisam os sinais de cansaço emitidos pela imprensa convencional ou por aliados de Lula. Um artigo publicado no Estadão por um grupo de juristas que inclui Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, por exemplo, protestou contra as restrições impostas aos advogados de brasileiros presos em Brasília desde 9 de janeiro deste ano. “Foi impossível exercitar o direito de defesa”, diz um trecho. “Foram apresentadas denúncias contra centenas de pessoas, embora os textos dessas petições iniciais não contenham descrições pormenorizadas das condutas de cada um dos acusados. São peças genéricas, em que se repetem as mesmas frases, mudando apenas o nome do cidadão ou da cidadã a quem se imputam crimes a mancheias. Quase não se julgam mais habeas corpus nas turmas do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. A regra é a prolação de julgamento monocrático.”
Também neste início de maio, o mesmo jornal vergastou em editorial a mais recente ofensiva de Moraes contra as empresas Brasil Paralelo e Spotify. “Há graves erros na decisão de Alexandre de Moraes. Em primeiro lugar, ela se baseia em uma profunda incompreensão do papel do Judiciário no Estado Democrático de Direito. Nenhum juiz é árbitro do debate público no País, menos ainda com decisões de ofício, menos ainda sobre projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Absolutamente descabido, o papel de tutor arvorado pelo ministro do STF agride profundamente a liberdade de expressão e o exercício da cidadania. (…) A decisão tem também sérias deficiências de fundamentação. Não basta dizer, por exemplo, que ‘a liberdade de expressão não é liberdade de agressão’, ou que ‘as redes sociais não são terra sem lei’. Mesmo que dispusesse de atribuição jurisdicional para atuar assim, o magistrado teria, no mínimo, de indicar onde os conteúdos que precisam ser removidos agridem terceiros ou desrespeitam a lei.”
“É preciso cassar, com urgência, a decisão de Alexandre de Moraes”, recomenda o editorial. É preciso mais que isso. O Brasil real, o Brasil que pensa e presta, esse precisa livrar-se da pandemia de medo, compreender que todo o poder emana do povo, aprender que não existem homens providenciais e decretar o encerramento da Ópera do Prepotente. Democracias dispensam tutores — pouco importa se apareçam fardados, de terno ou de toga.
Leia também “O colosso maranhense”
Gostaria de comentar, mas tenho medo!!!
Nunes,
O repórter do Ódio
Mandando ver com suas reportagens piruetas lunáticas da raiva de quem perdeu e continua perdendo
Reta final
Agarrando se parágrafos lunáticos de quem põe o celular pro céu e pede golpe
PARABENS MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES
VC É GUARDIAO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
MEU FILHO NASCE EM SETEMBRO E REBERAH SEU NOME EM UMA SINGELA HOMENAGEM
SIGA EM FRENTE..
O RESTO GOLPISTA ACEITEM QUE DOI MENOS
COMPORTEM-SE SENAO…. Xandao?
acho que por questo~es pessoais não consigui encontrar em nenhuma imprenssa falada ou escrita algum comentario sobre os alertas que o jornalista (…………….) fazia sobre o porto de santos eo mesmo disia na jp.que o porto era adm.pelo michel temer,e o citado ,disia “e perguntava quem era o advogado do então presidente” sera que não daria para dar uma olhada. acho que cairia algumas mascaras,me parece pelas noticias que ouço é por aique espotamos a maior quantidade de drogas.dem uma olhainha ,joguem a rede e vamos ver oque vem.
Forca para o cabeça de ovo é pouco..
Alguma dúvida sobre a tirania instalada no Brasil?
Alguém tem que parar o STF doente, contaminado principalmente pelos aff, ministros Xandao e o argh, ministro Gilmarzao…Ambos nocivos ao país…
Temer fez a pior coisa para o Brasil, esse cabeça de ovo só colaborou para estarmos reféns do PT e esses ditadores como o Dino-ssauro da época das cavernas.
Excelente texto!
O artigo não trata das eleições, procure lê-lo novamente mais uma vez, duas, três, quatro, dez, cem, mil vezes, para ver se consegue entender alguma coisa do seu conteúdo.
Voltemos a dizer: a oposição precisa ser bem articulada e estruturada ou será simplesmente calada. O Executivo e o Judiciário cada vez mais articulados e azeitados contam com a subserviência oculta na extrema covardia do Legislativo. Nossas instituições foram apagadas, não temos OAB, PGR, PF, RF ou mais que seja a nos defender. O Brasil e o brasileiro estão órfãos e precisam reagir, o os supremos togados e ex-presidiario terão poderes infinitos e indiscutíveis sobre toda uma nação que votou na picanha e na cerveja e colheu tributos, omissão e desgoverno.
Alexandre, o latoeiro, causoume muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.
Os regimes autocráticos, são caracterizados pela presença de uma única figura que dita as leis e impõe sua vontade acima de todos. Nesse sentido, nosso País já pode ser caracterizado como uma autocracia.
O cabeça de ovo precisa ser extirpado o quanto antes. Esse canalha está jogando o nosso País nas sombras com o apoio de toda a esquerdalha nefasta. Precisamos reagir.
Importante sempre relembrar como Alexandre de Moraes chegou onde chegou. Geraldo Alckmin, Michel Temer, Dias Toffoli… E mais, o que será deste xerife quando sair da presidencia do TSE em 2024?
Espetacular!!! Quem não tem medo desse monstro Alexandre de Moraes????
QUEM ELE PENSA QUE É,PARA RASGAR A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA E TER O DESPLANTE DE DIZER QUE É PELA DEMOCRACIA.ASSSIM COMEÇAM AS DITADURAS.COM NARRATIVAS QUE PODEM ENGANAR A POUCOS.A MIM CAUSA ASCO
Muito Estranho…
Fiz um comentário e a Revista Oeste APAGOU.
O que eu disse?
Somente que AUGUSTO NUNES, no seu resumo sobre a vida pregressa de Alexandre de Moraes, “esqueceu” de mencionar que o então advogado defendia empresas supostamente envolvidas em LAVAGEM DE DINHEIRO para o CRIME ORGANIZADO PCC.
E aí, REVISTA OESTE, VAI APAGAR DE NOVO??
Excelente texto Augusto Nunes. Você nos representa contra essa tirania do judiciário, comandada pelo Imperador AM.
E com imensa alegria que vejo o número de comentários aumentando dia após dia.
Assino também a Gazeta e o jco e está acontecendo o mesmo por lá.
Isso quer dizer que o pessoal não está só assinando, mais está consumindo, se informando.
Enquanto isso a mídia prostituta só definham.
Vida longa a mídia independente.
Não podemos esquecer que o Estadão apoiou Lula. Agora é um pouco tarde para vir defender a justiça no nosso país, uma vez que não podemos fazer ABSOLUTAMENTE NADA. O cerco está se fechando. Agora eles vão partir pra cassar congressistas, veja Delagnoll. Em seguida, vem o quê?
Qual a saída desse beco? Vamos virar Cuba?
PARABENS SR. AUGUSTO, SEGUIU BEM OS PASSOS DADOS PELA “ATUAL” POSIÇÃO DO JORNAL O ESTADO DE SAO PAULO…..
Àqueles que conhecem a História, e alguns de seus personagens, assombra a semelhança física, programática e torpe de Moraes com Benito Mussolini, o ditador fascista, cuja família era originária do socialismo italiano e, também, aliado a Hitler. Neste contexto de similitudes, espanta a cópia que Moraes faz da atitude ditatorial em criar leis, tal como praticou Mussolini com suas LEIS FASCISTÍSSIMAS, cujo procedimento oportunístico procurou garantir os atos do seu desvario despótico e infetou o jovem País, embora antiga Nação italiana.
Excelente comentario!
“O Brasil real, o Brasil que pensa e presta, esse precisa livrar-se da pandemia de medo, compreender que todo o poder emana do povo, aprender que não existem homens providenciais e decretar o encerramento da Ópera do Prepotente. Democracias dispensam tutores — pouco importa se apareçam fardados, de terno ou de toga.”
👏👏👏 PARABÉNS AUGUSTO NUNES!
DISSE TUDO, MESTRE!
Brilhante texto. Só resta saber se à população está dialisara a virar o jogo. Acho difícil, quem for preso vai mofar na cadeia, é a realidade do país atualmente
*disposta a
Bravo!!!
Que alegria ler este magnífico texto. Bendita hora que decidi assinar esta revista.
Mil vezes bravo!!!! Augusto Nunes, seu texto é irretocavel.
“O Brasil não é uma terra sem lei”, vive declamando o Protetor do Estado de Direito. A lei sou eu, falta avisar. Só ele sabe o que é verdade e o que é mentira. Só ele conhece a diferença entre informar e desinformar”…
Tomei a liberdade colar e copiar, terminando com, parabéns Augusto Nunes, este texto nos mostra a(s) cobra(s), que se instalou(aram) no SFT, os urubus togados perderam a linha, cospem na Constituição, todos os dias.
Parabéns Temer, tudo graças a você, você deve gostar do que vê no espelho quando se olha nele…espero que seus filhos e netos, também gostem do que veem!
Psicopatia no mais elevado gráu, temperada com altíssimas doses de sadismo, portanto totalmente incapaz para assumir cargo do nível de ministro supremo onde certamente o mesmo está se vendo como o invencível, o dono de todas as vontades e de todos, criado sem freios nem limites, orgulhoso, prepotente, e no mínimo deve se achar como Deus, ONIPOTENTE, ONICIENTE E ONIPRESENTE. Já se considera acima do próprio DEUS. Em sendo assim, temos a certeza que em breve o castelo deste supremo ruirá, e para sempre sem fim. Debochou e brincou com Deus, paga o preço. Os presidentes da Câmara e Senado juntamente com a maioria da imprensa pariram e alimentaram este monstro o qual certamente os engolirá em breve. Assim seja.
Também concordo que há alta dose de sadismo e psicopatia nessa podridão toda . Às vezes penso naquele conto ” O Alienista” de Machado de Assis. O sujeito prende todos como ” loucos” e no final, ele era o único louco, de verdade. Mas esperar justiça de Deus, não é pragmático. Enquanto Deus resolve, nós fazemos o quê para tornar nossa vida e de nossos filhos melhor?
Até quando o Sr. Pachecão será conivente que estes estupros contínuos do nosso ordenamento jurídico?
O Imperador Alexandre deve ser denunciado em tribunais internacionais caso nosso senado não exerça sua prerrogativa constitucional.
Com certeza, quando ele deixar o Senado, pois, acredito que o Povo Mineiro não cometerá o mesmo erro duas vezes para elegê-lo, ”arrumará” uma boquinha igual ao do Lewa…em algum lugar no paraíso da JBS ou alguma outra desse porte da Lava Jato, que seu ”salário ” é mantido em sigilo, nos poupem de tanta palhaçada. Fechem logo o Congresso e deem as chaves para o Xandão.
SENSACIONAL o artigo, merecido destaque desta edição, de um retoque finíssimo e com base… fundamental leitura paras qualquer brasileira que deseja a informação correta na veia!
Passou por cima do Congresso. Fez conchavo com Lira e Pacheco, dois subjlanças ( não sei o que eh isso, Moraes tbe não sabe o que eh lei portanto..). Juntou se á Canalheiros, Omiz,…Lula e governa o país sem nenhum voto. Para esse zé povinho está de bom tamanho, não tem coisa melhor.
Nada disto nos importa.
O CONGRESSO que bom trabalho tem feito resguardando o Marco Legal do Saneamento, e impedindo o CALA BÔCA GERAL, tem que votar em regime de urgência e urgentíssima as únicas pautas que interessam à sociedade, e até o STF – instituição imprescindível para que o Brasil saia da mão de bandidos.
E que seja neste ano, para que fique resguardada a eleição municipal/vereança em 2.024:
1) PEC DO VOTO AUDITÁVEL;
2) PEC DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA.
E esta urgência não é somente para o povo brasileiro. Os congressistas se não se mexerem, apenas jogando dentro das 4 linhas com Rodrigo Pacheco e Ailton Lyra e não paralisando as outras votações, em breve verão apenas 2 poderes no comando, e uma constituição oficialmente rasgada.
Quem falou que o que vemos é uma Democracia?
Meu Deus. Meu Deus. Liberdade, Liberdade abre as asas sobre nós.
Excelente! Moraes precisa ser detido! Bolsonaro errou naquele 7 de Setembro! Deveria ter brigado pra retirar esse tirano do palco, nem que fosse a força!
Ui
Já tentaram e se FUD…
Querem mais
Covardes
Merece destaque não a pose do ministro Alexandre de Moraes, mas a tibieza do ministro André Mendonça……até o então ministro Joaquim Barbosa (a quem não foi lá grande coisa) ao menos foi altivo contra Gilmar Mendes! A indicação do André Mendonça, ouvindo a tagarelice da esposa, foi um dos grandes erros do Bolsonaro
Como diz-se aqui no Nordeste: o
ministro André Mendonça foi mole, medroso, mesmo!
Não é possivel que senadores (os que tem a ficha limpa e não podem ser chantageados) não tomarem uma atitude firme e escorraçarem a lesma do Rodrigo Pacheco, botando um fim na sanha criminosa e despotica deste careca psicopata ! Isso tudo, dentro das 4 linhas ! Uma hora vamos cansar e aí vai ser fora das quatros linhas mesmo, com sangue e suor ..
Aí é que está! Alexandre de Moraes aparentemente tem um bom lastro para permanecer ali até o final. Minha reflexão é que existem muitos interesses de Estados estrangeiros, digo a China comunista e as narcoditaduras de países próximos (as quais transam armas, drogas, pessoas com e passando pelo Brasil. É uma imensa rede cleptocrata de troca de favores e sabe-se lá que favores. Tem gente devendo a alma lá. E o juiz aí, esse Alexandre, o Supremo, é peça importante nesse jogo. Não a toa ele foi escolhido a dedo e colocado no lugar de Teori, ou melhor dizendo: não a toa eles tiraram Teori para colocar Alexandre no STF como herdeiro da lava jato no timing perfeito. Havia planos. Alexandre só cai se o lado de lá achar que é imprescindível aliviar uma certa tensão. Mas cai um peão (e não se enganem, Alexandre e só um peão capetinha) e o tabuleiro fica, e o jogo segue.
Acabou, fim, o xandão é agora o xerife, aquele tipico xerife do velho oeste, atira primeiro e diz “maos ao alto” depois, até parece que a gagejada do Mendonça deve ser porque teme ele proprio e o Nunes serem impeachados do STF, já que o povo tanto pediu impeachment de ministros do STF, em especial do xandão, agora é possivel que o Pacheco finalmente dê ouvidos a alguns pedidos e aceite um eventual pedido de impeachment tanto do Mendonça quanto do Nunes, não importa se estes tenham dado jus ou não a tal pedido.
👏bravíssimo!!! Você escreveu de forma magistral, lavou a alma dos brasileiros!!
Parabéns Augusto Nunes você é brilhante 🤩
Excelente matéria do Mestre Augusto Nunes. Apenas para lembrar que os grandes monstros da historia (Calígula, Nero, Robespierre, Hitler, Stalin e tantos outros) nasceram e cresceram graças a omissão, covardia e medo daqueles que tinham o direito e o dever de se impor enquanto o “monstro estava em fase de crescimento”. Será que aqui teremos omissão, covardia e medo? Antes que seja tarde…
Luiz Umberto Menegucci
Toda ditadura começa assim: em nome da democracia. É hora de acabar esse abuso, caso o presidente do senado não agir, e hora dos senadores tomar peito e destituir Pacheco do comando da casa., para que ela tome as devidas providências contra o abuso de poder de apenas um homem.
O ministro Toffoli não pode ser esquecido também pelos excelentes serviços prestados a nação…
Este cidadão é sem dúvidas o grande ditador do Brasil. Ele é a lei, ele é a constituição, ele é quem decide o que é verdade ou mentira e quem ousar questioná-lo será condenado a prisão em flagrante perpétuo. Quem pode pará-lo?
Nunes Marques e André Mendonça são membros do mesmo conluio chamado Supremo Tribunal Federal. De quem é a culpa? A culpa é do Senado Federal infestado de políticos criminosos com ações em todas as instâncias do Poder Judiciário. Com isso, fica muito difícil o impeachment de todo o STF e STJ. É uma simbiose sem fim. Somos, até esse momento, escravos da censura e da ditadura do governo comunista de ocasião. Quanto a Alexandre de Moraes, a hora dele vai chegar.
Augusto foi conciso e contundente. Parabéns pelo esclarecedor artigo.
Esse sujeito tem complexo de ditador e finge que age democraticamente.
Estamos vivenciando ” O Circo dos Horrores” comandado por Alexandre de Morais & Cia da Toga.
Deus tenha misericórdia de nós brasileiros.
Poderiam alterar o nome da matéria pra “alexandre o pequeno”
Amém!
excelente artigo Augusto Nunes !!! a pergunta que não quer falar.. cadê os Homens de coragem desse país !!!
Herbert, leia o artigo do Guzzo. Ele responde quando diz que em Brasilia, tirando o próprio Alexandre, só tem covardes,
Viva o XERIFÃO CA-CA-CA:. CAreca, CAnal…, CAlhor…..
Parabéns Augusto. Grande admiração por ser esse brilhante Jornalista (com Jota maior mesmo).
O que não é sigiloso, é a corja que invade em carnavais vermelhos propriedades privadas, com os aplausos e beneplácitos dos togados de luxo. O resto dos brasileiros, esses sim, podem apodrecer na cadeia e… não ousem dar um pio se quer!!! A traficância e as bugigangas Jiping agradece. A Mula…. ah a Mula… ESSA SEGUE PULANDO.
Até quando? Só Deus e povo sabem.
Tudo e feitos, histórico que é o supremo do judiciário, hiper forte em decisões de conveniência e interpretações fora das leis, constituição e simbiose, interdependia, sobrevivência ao “posto” ao cargo máximo do executivo nacional, no conjunto nada importa além do poder, mesmo o avançado estágio de demência, esclerosado e ou coisas terminais causado pela idade avançada e nível de raciocínio viciados em base do mais valia falida, apoio a opinião aos relatos de especialistas do setor médico, psicológico, assim outros especialistas como analistas e economistas, condições físicas e saúde, tanto que até vê e qualifica gestor para o bc, e suas terias de “produzir” dinheiro tão eficiente que consegue enganar os agentes econômico, financeiro e principalmente ao processo inflacionário. Em outras o supremo do judiciário e o supremo do executivo, idolatrado, colocam o Brasil em disparada na ladeira lamacenta rumando ao abismo, da definição perpetuação do país em pioras e ruínas das pequenas conquistas que demoram muitas décadas para o nível de desenvolvimento fraco e crescimento hiper lento. Torcida para que o abismo que estão nos jogando, mesmo sendo hiper profundo tenha um fundo efetivo, se estima muitos andares abaixo do que os ilustres “querem” ser e ideal para o poder deles e suas perpetuação.
Parabéns Augusto Nunes pelo excelente artigo! Que o Supremo reconheça que o povo é o Supremo e não um homem fraco e arrogante como o sr. Alexandre.
Cuidado tio Chico, o pau vai cantar no seu lombo e no lombo de toda a turminha do Harry Potter.
Ele é o verdadeiro Humpty Dumpty do STF. Imagem
e contexto da Alice no Pais das Maravilhas.
O Moraes ja deu sinais de desequilíbrio psiquiátrico. Em
vez de armas que expõe pessoas a crimes em
escolas, shoppings, ele tem a caneta numa posição privilegiada. Serio risco a sociedade! Daqui a pouco saia de tanga por ai dizendo ser o imperador Nero.
Simplesmente excelente! Que bom que ainda existem jornalistas sérios e competentes. Parabéns Mestre Augusto Nunes!
Boa Augusto.
Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.
Não entendeu Ministro?
Leia de novo…
Excelente texto, Augusto. Retrospectiva do ‘iluministro’ foi bem didática. Revoltante o que vivenciamos no país. A revista Oeste faz um trabalho essencial a nós, pagadores de impostos em busca da verdade.
Fruto de um legislativo acovardado!
Exatamente!
Parabéns Augusto Nunes! Descreveu com maestria a jornada do nosso país ao fundo do poço,do autoritarismo e tirania supremos
Prezado Augusto, o Sr. tem produzido frases sensacionais. Essa última da coluna é um primor!
A que disseste em um Oeste sem Filtro dias atrás também é sensacional: “o Governo Lula é composto de incapazes e capazes de tudo!”.
Parabéns e um forte abraço aqui de Porto Alegre!
Fiz hj minha assinatura da Revista Oeste.
Primeira coluna que leio.
Um primor.
Que satisfação !
Augusto Nunes, um grande exemple de jornalista!!!
Parabéns Augusto Nunes!
Este continuará agindo assim enquanto o Rodrigo Pacheco continuar dando as costas para o Brasil e fingindo não ver nada de errado nas atitudes do Moraes e inclusive apoiando as decisões dos ministros dizendo que eles(ministros) tem todo o e apoio do congresso que aqui não é os senadores em sí , mas ele Rodrigo Pacheco o covarde presidente do Senado Brasileiro.
Os jornalistas serios como da revista Oeste e outros Jornais Independentes como ( Gazeta do Povo, Jornal da Cidade on Line, Jovem Pan e Mundial Noticias caiam em cima deste Senador Inútil para o Brasil e cobrem dele que faça o seu trabalho para o qual foi eleito pelo povo que confiou no sua promessa de trabalhar para o bem do Brasil de sua população e não somente visando a sua pretençao em ser indicado ao STF.
Que Deus nos Proteja nos ajude e nos livre dessa turma de comunistas declarados.
EXCELENTE ANALISE !!!
Apesar de ser apenas um engenheiro que a maior ação na vida laboral foi representou os empregadores do Brasil na OIT / ONU – NÃO SOU ADVOGADO !!!
Mas percebo que estamos num PRE-ROMPIMENTO CONSTITUCIONAL – E ISTO É DOLOROSO E TRAUMATICO, pode TOMAR CAMINHOS TRAGICOS !
Esta situação esta nítida com o crescimento e a criação do medo na:- SOCIEDADE, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, EMPRESARIOS, SEGMENTOS EMPRESARIAIS E DE INFORMATICA, ORGÃO OFICIAIS E ATÉ O PROPRIA STF E TSE ESTA OPORTUNIDADE ESTA SENDO APROVEITADA POR UMA PESSOA QUE DEVERIA ESTAR PREOCUPADO COM A NOBRE MISSÃO DE PROTEGER A CONSTITUIÇÃO E NÃO IR NA MIDIA OU EM VISITAS AO SENADO E CAMARA PARA ACOMPANHAR VOTAÇÕES.
PERGUNTO:- PORQUE ESTE MEDO DESTAS PESSOAS E SEGMENTOS EXISTE ALGUM PROBLEMA CALADO ? CADÉ OAB, INSTITUTOS DE MIDIA, PESQUISA ? CADÈ OS TV, RADIOS, JORNAIS, REVISTAS SERIAS E HONESTAS QUE NÃO VIVEM DO ERARIO PUBLICO ?
ESTA MINHA PERCEPÇÃO FICA CLARO QUANDO NÃO CONSEGUIMOS ” SENTAR NUMA MESA ” MAIS DE DEZ HOMENS OU SEGMENTOS OBEDECENDO UMA PARTICIPAÇÃO DE FORMA HONESTA PARA QUE POSSAM DISCUTIR UM FUTURO PARA ESTE PAIS – CHAMADO BRASIL.
POIS DE UMA FOMAR FACIL ESTAMOS DEIXANDO QUE UMA PESSOA OCUPE TUDO E TOME TODAS AS DECISÕES TAIS COMO FAZER INVESTIGAR, PRENDER, JULGAR E ATÉ FAZER LEI, QUANDO DEVERIA ESTAR DE FORMA NOBRE E JUSTA PROTEGENDO-A, .
A História vai colocar o atual STF no lugar que merece: um lugar malcheiroso.
Espero que essa pandemia do medo não se transforme em pandemia de loucura ocasionando uma catástrofe no Brasil sob o comando desse louco, como foi a loucura na Alemanha sob o comando de Hitler.
Parabéns Augusto Nunes por expor claramente o perigo que estamos vivendo. Espero que seja o início do tratamento para finalizar essa pandemia de medo, o melhor remédio é a coragem.
Pois é, a dobradinha do mal,do desrespeito às leis e a liberdade,está no poder,instalando a ditadura. Vamos dar nome aos bois :Lula e Alexandre de Moraes. Dupla tiranica. Não há mal que perdure eternamente, um dia a casa cai.Em cinco meses de governo a dupla da tirania mostrou a que veio:roubar e destruir. A tortura está aí ,uma seita para o desastre.”RESISTTIREMOOS AS ADVERSIDADES.
Excelente!!!
Parabéns pelo artigo mais que esclarecedor é também constrangedor, saber que no país do faz de contas só os senadores podem cortar as asas dos pseudos deuses alojados no STF. Como não temos senadores dignos a fazer o papel que lhes foi dado através do voto continuaremos ver os pseudos deuses tripudiando aqueles que não fazem parte do sistema por eles montados. Deplorável país do faz de contas!
Magistral artigo, passo a passo, Mestre Augusto Nunes escancarou a verdade.
Brilhante Augusto! Vc foi e é corajoso,se calarem vc e o Guzzo eu juro que me mudo de mala e cuia pra Bolívia.
Parabéns pelo artigo brilhante, um desenho do histórico do arbítrio do Alexandre de Moraes.
Mais claro que a luz do sol, só Rodrigo Pacheco não enxerga.
O Brasil está pagando um alto preço por essa cegueira.
Brilhante texto, impecável! Augusto Nunes é gigante, o melhor jornalista do Brasil.
Show de artigo.
Impressionante que o mesmo país que dá um Xandão que pune, acusa, prende, castiga e intimida, dá uma Rita Lee que recompensava com leveza, graça e irreverência as maldades da ditadura; que defendia a liberdade irrestrita dos usos, costumes e opiniões; que libertava corpos e mentes com suas atitudes e palavras; que premiava com poesia a nossa inteligência e imaginação; que recompensava com canto, dança e solos de guitarra toda a caretice e arbitrariedade cometidas pelos arrogantes e prepotentes da nossa triste democracia.
Alexandre de Moraes precisa matar seu narciso exacerbado e ouvir rock’ n’ roll.
Que bom ter jornalistas de verdade que dá gosto de ler. Parabéns Augusto Nunes
Perfeito,Eminente Jornalista Augusto Nunes!
Fiz hj minha assinatura da Revista Oeste.
Primeira coluna que leio.
Um primor.
Que satisfação !
O excelente artigo trata do Supremo. A incursão do STF na política inaugurou-se no dia da votação do impedimento da Dilma, quando o Lewandowski ajudou a rasgar a Constituição ao vivo e em cores, concordando com a manobra imunda que manteve os direitos políticos da Dilma. Estava dado o sinal para a esbórnia jurídica que se seguiu posteriormente no governo Bolsonaro, quando este aceitou passivamente todos os desaforos que lhe foram atirados na cara e pregados nas costas. Hoje estamos ai, conforme demonstra o excelente Augusto Nunes. Há uma saída para isso? Eu penso que não. A metástase moral já se instalou. O Brasil como o conhecíamos, já acabou, foi-se, não volta nunca mais. Só ficou o povo indolente de sempre, começando a pagar a conta pela sua conduta irresponsável.
Obrigado!!! Texto Excelente!!
Ninguém tá aguentando mais essa ditadura desse STF
Maravilhoso texto. Obrigada Mestre Augusto Nunes!
Summum jus, summa injuria. Acorda Brasil.
A MAIS PURA DA VERDADE PUBLICADA POR AUGUSTO NUNES
Voto com o relator como diz Augusto Nunes.
Espetacular texto! Grande Augusto Nunes, esse sim um jornalista de verdade! Parabéns!
Excelente!
Simplesmente Magistral o texto de Augusto Nunes. Reflete o pensamento de todo homem de bem, aquilo que gostaríamos de gritar aos quatro ventos para que houvesse repercussão em todos os rincões desta Nação. Que pena estarmos sufocados e sem ninguém para nos socorrer. Já houve dias em que se podia dizer que era um orgulho ser brasileiro. Sim, já houve um dia.
Parabéns Mestre Augusto Nunes. A clarividência é tamanha que beira a própria justiça ou a injustiça que vemos hoje por aí!
A sexta-feira é o melhor dia da semana, sempre foi, mas depois da chegada da REVISTA OESTE, nós temos o delicioso prazer em lê-la de ponta a ponta, a começar pela bela Carta da Branca Nunes, que retrata bem a atual situação que passamos aqui em Brasília, um Céu acinzentado, com um STF abaixo, tosco, pífio, que só a companhia do Congresso Nacional completaria a perfeição da foto!
Muito obrigado por fazer parte desse time de feras da Oeste. Não posso deixar de mencionar o intrépido, absoluto SÍLVIO NAVARRO, bem como o decano que acompanho desde 1976 lá na Revista VEJA, J. R. GUZZO!
Um show que se completa com a meninada boa de Jornalismo. É só agradecimento ao timaço perfeito.
Que ninguém ouse calar a Caneta Azul de todos! A do Augusto e do Guzzo eu arrisco dizer que é uma BiC!
O artigo do jornalista Augusto Antunes, ALEXANDRE, O SUPREMO é magistral. É de uma grandeza incomensurável .O jornalista dá o tom de como sob um céu negro grafite um juiz da mais alta corte decide sobre todos os assuntos, sobre o destino de cada cidadão, ignorando as leis, e a Lei Maior, a Constituição que jurou respeitar quando de sua posse como Ministro da Corte. Centenas de pessoas são perseguidas, centenas de pessoas sofrem castigos, e apenadas por leis não contempladas por nosso ordenamento jurídico, e o pior, é um ministro que pelo terror que impõe, ofusca seus colegas de Corte tornando-os peças sem a menor expressão jurídica e vassalos de suas loucuras.
Até quando aqueles que podem dar um fim a esse estado de coisas irão sustentar a escravidão de um juiz que se pode avaliar como um ser doente à beira de um estado de loucura incurável?
Ao ser interpelado pelo Xandao, o ministro Andre Mendonca poderia ter anunciado um novo depoimemto: o do proprio Xandao, quando este declarou que o “indulto e uma prerrogativa exclusiva do presidente da República…”
O atual estado mental do Moraes pode ser descrito como: Eu sou o começo e o fim. Eu sou aquele que é muitos. Eu sou uma legião de lacaios e rufiões, com mentes vingativas e desejos psicóticos. Eu tenho o bravado de um durão. Resistir é futíl. Aquele que atrever-se ao desafio será enjaulado ou assimilado.
Essa é a forma como tem agido o juiz elitista que pensa ser o Rei da possilga.
Moraes é a causa da lesão à democracia que vivemos hoje. Ele é um torturador sem consciência e um violador da constituição.
Uma sociedade na qual um juiz elitista representa o governo, onde ele escolhe e determina os objetivos a serem alcançados, e os meios para alcança-los, este é um governo totalitário e causará a destruição do país.
É isso, Mestre Augusto. Não aguentamos mais.
O cara nem é juiz, aprnas um tiranete suportado por covardes sem consurso.
Onde estão os senadores capazes de botar esse pária bipolar no xilindró ???
E a OAB, hein? O que preocupa não é o barulho dos maus, mas a omissão de quem se diz defensora do Direito e da Justiça, (Parafraseando Martin Luther King). Entre estagiário e advogado já tenho quase 55 anos nesta atividade e nunca vi uma omissão tão “ruidosa”. Quando se escrever uma antologia a respeito, a gloriosa instituição, a quem tenho nessa qualidade o maior dos respeitos, trará uma uma página empanada pela ignominiosa omissão.
Quem??..E ainda existe OAB?
Perfeito.
Augusto EXCELENTE , resumiu muito bem a arrogância, a maldate do tirano e desrespeito as Leis . Ministro q envergonha a Instituićão, infelizmente a maioria fdo colegiado aplaude as suas inconstitucionalidades, são cumplices.
Excelente artigo , tudo dito está absolutamente correto e, não podemos calar. Porém para ele chegar a este ponto , acredito que os demais membros do STF o está apoiando.
Não está correto este poder autocrático que estão usando .
SENSACIONAL!
Obrigada, Augusto! Excelente resumo dos tempos negros mas temporários, Deus queira, pelos quais estamos passando.
Numa democracia o Estado de Direito já teria suspenso esse “jurista” no âmbito de um processo de impeachment. A memória que Augusto Nunes nos recupera mostra sucessão de fatos que proporcionou a ascensão dessa excrescência suprema.
Me espanta que Michel Temer não venha a público se desculpar pelo… indicado.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
APLAUDINDO O TEXTO DE PÉ.
Excelente artigo, corajoso JORNALISTA AUGUSTO NUNES. SEU NOME HONRA O BRASIL.
Perfeito Augusto Nunes. É um ditador comunista a serviço do maior ladrão do universo de todos os tempos e de todos os esquerdopatas. É um covarde também.
Aguardava ansiosa pela sua coluna, prezado Augusto Nunes! Sempre lúcido e cortante como faca afiada, você é uma das poucas vozes que ainda ousam dizer a verdade, e num português irretocável!
Mestre Augusto Nunes, sempre espetacular, adoro seus artigos 👏👏👏👏
Mais um excelente artigo do Augusto Nunes sobre o super-mega-hiper ministro da vingança e perseguição.
Primoroso.
No meio desse LAMAÇAL de bobagens e delírios jurídicos praticados pelo tal STF, chama horrorosamente a atenção o fato de os dois juízes indicados pelo Presidente BOLSONARO nem aparecem, nem se mostram, ninguém sabe onde estão, o que fazem, não se indignam, não definem a que vieram, não EXIBEM SUA DISCORDÂNCIA IRREMDIÁVEL relativamente aos arroubos dos outros onze juízes que lá fazem o que querem.
Onde estão e o que fazem ANDRÉ MENDONÇA e KASSIO MARQUES?
Mostrem-se!
Falem!
Exprimam-se!
Se não o fizerem, a história colocá-los-á num recanto lúgubre e mofado.
“IRREMEDIÁVEL” (corrigindo).
No Brasil “money rules”. Todos devidamente comprados. Pagarão besta ou outra vida pela omissão não tenho dúvida.
Michel Temer é o silêncio que diz sim ao ditador do STF.
Ilustre Augusto Nunes: A verdade incontestável é que O GRANDE CULPADO por tudo isso, por essa “cria” que subverte a ordem constitucional, é ninguém mais, ninguém menos, que o ex-Presidente MICHEL TEMER. Foi esse senhor quem “indicou” o focalizado juiz para ocupar uma cadeira no tal STF. E o Senado Federal “aprovou”!!!
A respeito da transcrição feita pelo Augusto Nunes focalizando determinada recente sessão nesse tribunal, quando esse juiz Moraes ofendeu e menosprezou o juiz Mendonça, faz-se prontamente perceptível que esses “julgamentos” que ocorrem no tal STF não passam de óbvias pantomimas. E pantomimas todas gravadas ou filmadas para que esses juízes possam exibir toda a sua arrogância, toda a sua vaidade, envoltas em capas pretas “esvoaçantes e reluzentes” e absolutamente INÚTEIS. Aliás, se essas pantomimas fossem apenas INÚTEIS e RIDÍCULAS trariam efeito menos trágico, isto é, apenas EXTREMAMENTE VERGONHOSO; mas além de INÚTEIS são terrivelmente DELETÉRIAS para o país, para as pessoas, para os milhões de pagadores de impostos.
Concordo com o comentário de Gustavo H R Costa e lembro de uma parte de música do grupo Legião Urbana que agora se torna evidente: “eu que não protejo General de dez estrelas que fica atrás da mesa com o cu na mão”. Efetivamente, a população, embora tenha eleito o Congresso Nacional e o sustente, sustentando também os militares, está totalmente órfã e a mercê deste ditadorzinho que só se cria em terra onde faltam homens fortes e honrados. Ao que parece continuamos elegendo incompetentes que só olham para o próprio umbigo. Mas, esperemos, um dia a corda arrebenta ou enforca alguns. Há que se lembrar que as formas de evitar este disparate estão todas listadas na Constituição Federal, por que motivos não a utilizam?
Depois da covardia do presidente do congresso e das forças armadas, que têm os meios de ação, parece que estamos na iminência de uma intervenção divina que confirmará a sabedoria popular: “dando corda o suficiente ele acaba por enforcar-se”. Gustavo Costa
Mestre Augusto Nunes feliz é ainda o o povo brasileiro de poder contar com um extraordinário jornalista do seu nível. Quanto a esse ministro ele não passa de alguém que poderia se considerar um monstro sociopata sádico, Os atos dele comprovam isso. Isso se comprovaria se houvesse a possibilidade dele passar por uma junta médica de psiquiatras e psicólogos.