Pular para o conteúdo
publicidade
Luiz Inácio Lula da Silva comemora os 42 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, com Fernando Haddad, Janja e Gleisi Hoffmann | Foto: Ricardo Stuckert
Edição 166

Duas décadas de PT no poder

Ao final de 2026, o PT terá completado 20 anos no comando do país. Esse período é maior do que o tempo total que Vargas esteve no poder e só um ano mais curto do que a duração do Regime Militar

Roberto Motta
-

Desde os tempos da Revolução Francesa a esquerda sempre cria a sua própria direita, para não deixar espaço para nenhuma outra.”
Olavo de Carvalho, Aforismos, Vide Editorial, p.47

Já se passaram 22 anos desde que entramos no século 21. Durante 16 desses anos o controle do governo brasileiro esteve nas mãos do PT. Para entender o que isso significa, vamos fazer um exercício de imaginação que me foi sugerido pelo economista Marcos Troyjo, ex-presidente do Banco dos Brics.

Imagine que esses 22 anos são como uma semana. Quando ela começa, à meia-noite de domingo, o PSDB já está no poder com Fernando Henrique Cardoso.

Às 3 horas da tarde de segunda-feira, o PT chega ao poder no seu primeiro mandato, ao qual se sucederiam outros três. Isso significa que, na nossa semana imaginária, o PT governou das 3 horas da tarde de segunda-feira até as 3 horas da tarde do sábado. Só nesse momento Jair Bolsonaro, o candidato da direita, assume o poder, e governa até a meia-noite de domingo.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao receber a faixa de Fernando Henrique Cardoso no Parlatório do Palácio do Planalto, em 2003 | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Repetindo em nome da clareza: se o século 21 até agora fosse o equivalente a uma semana, a direita brasileira teria ficado no poder apenas um dia e meio. Em todos os outros cinco dias e meio a esquerda governou o Brasil.

Outras comparações também podem ser úteis para entender o tamanho da era petista. Ao final do seu atual mandato, em 2026, o PT terá completado 20 anos no comando do país. Esse período é maior do que o tempo total que Getúlio Vargas esteve no poder (15 anos, de 1930 a 1945, somados a mais quatro anos, de 1951 a 1954, um total de 19 anos) e só um ano mais curto do que o período do Regime Militar de 1964 (que durou 21 anos, até 1985).

Getúlio Vargas | Foto: Wikimedia Commons

O tempo de poder do PT supera o do fundador da União Soviética, o assassino totalitário Lênin, que só ficou no poder sete anos (de 1917 a 1924). O PT supera também o tempo de poder do assassino totalitário — cujo nome me recuso a escrever — que liderou o socialismo nacional alemão e que dominou seu país por apenas 12 anos (de 1933 a 1945). O período do PT no poder ultrapassa de longe a Revolução Francesa, que durou aproximadamente dez anos (de 1789 a 1799), e Napoleão Bonaparte, que esteve no poder durante 15 anos (de 1799 a 1814).

O presidente americano que governou por mais tempo foi Franklin Roosevelt, o único eleito para a presidência por quatro mandatos consecutivos (o que jamais voltará a acontecer, devido à proibição imposta pela 22ª Emenda Constitucional, aprovada em 1951). Roosevelt liderou o país durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, assumindo o cargo pela primeira vez em 1933. Sua carreira presidencial terminou com sua morte, em abril de 1945, ainda no cargo. No total, Franklin Roosevelt esteve no poder por pouco mais de 12 anos.

Josef Stalin, Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill, na varanda da Legação Soviética em Teerã, durante a primeira Conferência dos “Três Grandes”, em novembro de 1943 | Foto: Wikimedia Commons

Mais uma vez o PT ganha fácil.

A permanência do mesmo grupo político no poder durante tanto tempo deveria ser motivo de preocupação para qualquer um que defenda democracia e república. Essa preocupação aumenta com a constatação de que o grupo tem uma visão de mundo incompatível com a realidade moderna.

Com raríssimas exceções que confirmam a regra, as ideias da esquerda brasileira representam um modelo de Estado inchado, aparelhado e obsoleto, submetido a um mecanismo de aquisição e manutenção de poder populista e ideologicamente radical. A gestão pública — ou a falta dela — é caracterizada pela confusão entre partido político, governo e Estado. Essa confusão contamina as instituições com objetivos políticos e ideológicos desconectados da realidade e transforma órgãos e agências estatais — incluindo aqueles encarregados de policiamento, fiscalização e controle — em imensos cabides de emprego para amigos dos poderosos ou em armas de destruição em massa de adversários.

Em um país como o Brasil, os poderosos podem muito; podem até afrontar a realidade, desprezar o bom senso fiscal e ignorar as leis ou subvertê-las

Entre as pequenas e grandes tragédias resultantes dessas ideias estão a intrusão cada vez maior do Estado na atividade econômica e a reversão, através da ditadura do politicamente correto, de uma das grandes conquistas da humanidade: o conceito de direitos fundamentais.

Em vez de serem considerados direitos naturais que nos pertencem desde o nascimento, a liberdade de expressão, o direito de ir e vir, o direito à propriedade e até o direito à autodefesa armada passam a ser concessões graciosas do Estado, que podem ser revogadas — e frequentemente o são — a qualquer momento.

Os líderes iluminados encarregados de escrever leis e regulamentações desconhecem, na maioria dos casos, os fundamentos da administração, da economia e da tecnologia. Os políticos que querem criar um imposto digital reclamam do “bitcoio” e confundem “link” com “print”.

janja corinthians
A história mostra que longos períodos no poder dão a pessoas e grupos uma confirmação de superioridade | Foto: Ricardo Stuckert

O resultado é trágico e cômico, embora a frequência da tragédia seja maior que a da comédia.

Em um país como o Brasil, os poderosos podem muito; podem até afrontar a realidade, desprezar o bom senso fiscal e ignorar as leis ou subvertê-las, prendendo inocentes e soltando culpados. Ainda que essa estratégia não seja sustentável, ela pode durar tempo suficiente para causar estragos irrecuperáveis na vida de milhões de pessoas. Dizendo de outra forma: em algum momento a tempestade vai passar, mas não há garantia de que nosso barco sobreviverá a ela.

O uso do cachimbo entorta a boca. A história mostra que longos períodos no poder dão a pessoas e grupos uma confirmação de superioridade, de pertencimento a uma casta superior para a qual as regras básicas do Estado de Direito — como a igualdade perante a lei — não têm nenhum significado.

Muitas pessoas me param na rua, pedindo respostas que eu não tenho ou compartilhando um desalento que beira o desespero. Eu sempre respondo com fatos: apesar de tudo o que acabei de relatar, apesar da hegemonia petista no poder, apesar do aparelhamento sem limites do Estado e da inversão da lógica da justiça — apesar de tudo isso —, desde 2014 as ruas brasileiras são verde-amarelas, o cidadão comum nunca entendeu tanto de política, e promotores e juízes corajosos ousaram mostrar, com a operação Lava Jato, que ninguém está acima da lei.

As sementes de intolerância, atraso e radicalismo que o PT plantou nas instituições continuam germinando.

Mas uma semeadura melhor já começou.

Leia também “O afogamento”

25 comentários
  1. Sérgio Ricardo Ogliari
    Sérgio Ricardo Ogliari

    2 décadas de atraso e retrocesso !

  2. Scapim
    Scapim

    Muito pior que qualquer marginal no governo, são seus eleitores. Acorda Brasil

  3. Jayme s t ribeiro
    Jayme s t ribeiro

    Queremos matéria da Quadrilha de Bolssonaro
    Só na Caixa passa de 9 bilhões
    Petrobras 390 milhões
    O Rombo geral eh 480 bilhões
    Chega de Covardia

  4. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Em meu cotidiano vejo pessoas decentes, trabalhadoras do dia a dia, que acordaram e não aceitam essa quadrilha esquerdista no poder.

  5. Reginaldo Corteletti
    Reginaldo Corteletti

    Verdades, que lemos na Oeste. Verdades que são silenciadas, distorcidas e criadas na grande aioria das mídias nacionais; algumas começam a ver agora as consequenciasde de suas ações, mas já é tarde. Sofremos 24 hoas de desinformação na maioria das mídias. Quem não consegue fazer a leitura da realidade, fica preso ao que o sistema corrupto e ilegal deseja de suas entranhas sobre nos. Em minha opinião, essa historia vai acabar com o Estado como o conhecemos após uma bruta destruição da economia nacional; que levara ao desemprego em massa, que por sua vez, levara massas as ruas pedindo a cabeça do mandatario de plantão. Até lá, teremos uma meia duzia vomitando arrougos e ações de tirania sobre nos; ações das quais nos acostumamos desde a liberação de famoso ladão condenado a prisão para se candidatar a presidencia.

  6. CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO
    CLAUDIONOR BATISTA DE AZEVEDO

    Ótimo artigo, muito esclarecedor.
    Nostradamus conhecia o Lula…
    PODE NÃO TER CONHECIDO MAS….
    previu com certeza!!!!
    (MAS ACHO QUE CONHECEU SIM – CONFIRA O TEXTO)
    NOSTRADAMUS……
    Em suas Centúrias, escreveu com tanta
    exatidão que nos faz acreditar que
    conhecia o Lula.
    Fragmentos de um texto de Nostradamus:
    ‘…e próximo do terceiro milênio uma besta
    (seria o Lula????) barbuda (céus, é ele!!!) descerá triunfante
    sobre um condado do hemisfério sul (Brasil???) ;
    espalhando desgraça e a miséria .’ (acho que se trata
    do Arcabouço Fiscal ou a corrupção institucionalizada ou ainda a compra dos Parlamentares com o Orçamento Secreto).
    ‘…Será reconhecido por não possuir seus
    membros superiores totalmente completos.’
    (epa!!! Cadê o dedinho?) ‘…Trará com ele uma horda
    (faz sentido…Hadad, Dino, José Guimarães, Boulos, Gleisi, & Cia Ltda) que dominará
    e exterminará as aves bicudas (já tô ficando assustado…
    PSDB = Tucanos ) e implantará a barbárie por muitas
    datas (REELEIÇÃO???) sobre um povo tolo e leviano.’
    (PUTZ é nóiiiiiiis !!!)…

    1. Jayme s t ribeiro
      Jayme s t ribeiro

      Que baboseira

  7. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Fotos do artigo de Motta:pesadelos que nos atormentam diariamente, que quadrilha nefasta.

  8. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Excelente artigo e muitas reflexões.Nunca votei no PT, amadureci muito em minha visão de mundo com a vida é também com a idade,tenho hoje 72 anos e ainda trabalho na minha profissão (psicóloga clínica e terapeuta).vejo com clareza que esse o artigo nefasto só destrói e corrompe.Vejam o que fez de bom para o Brasil desde que reassumiu o poder nas últimas eleições ,absolutamente nada.A esquerda só entra sempre por interesses próprios e uma mala de dinheiro garantidas.Não adianta dourar a realidade, Lula sempre foi aliado aos grandes ditadores ,aliás muito próximo dos piores.Espero pelo meu país e minha família que seja deposto. O povo não aguenta mais tanta tirania.

  9. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
    RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

    Finalmente, com o governo do ex-presidente Bolsonaro, surgiu uma nova Direita honesta, ética e trabalhadora que só tende a crescer. Foi uma espécie de despertar de uma parte significativa do eleitorado brasileiro para a realidade de problemas seculares que parecem nunca ter fim: educação, saúde e saneamento básico. Foi o primeiro grande golpe contra o establishment. Este é difícil de ser derrotado, mas a derrota de Bolsonaro no ano passado não foi engolida pela população honesta deste país. Eu, repito, pois já escrevi isso na coluna de Augusto Nunes, gostaria de saber a respeito dos bastidores da descondenação de Lula até sua terceira volta ao poder. Uma coisa é certa, o povo está muito mais esperto às malandragens do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal. Haja vista a triste realidade da prisão de 1.500 (mil e quinhentas) pessoas no Complexo Penitenciário da Papuda e da Colmeia em Brasília – DF por Alexandre de Moraes. Este passou por cima de todas as leis para agir como déspota no destino daquela gente. Os 20 (vinte) anos de PT no poder a ser completados em dezembro deste ano mostram, exatamente, o continuísmo da velha política brasileira de sempre. Populismo e mentiras deslavadas, tudo isso sempre foi combatido pelo PT e a Esquerda até chegarem ao poder. Naquele momento, tudo o que fora combatido passou a ser a mesmice de sempre, mas sob novo comando a partir de 2003 regado por escândalos sucessivos de corrupção recodista mundial. O texto do brilhante escritor e Jornalista Roberto Motta traz a cronologia macabra da Esquerda ao longo do século XX até este presente momento. Agora, tem um ingrediente a mais: a implementação da censura sobre tudo e todos. Não há nada que escape à fiscalização de Alexandre de Moraes e de Lula e dessa Esquerda nefasta. Vimemos um governo de gabinete porque essa gente não tem coragem de sair às ruas com medo de ser morta. O Congresso Nacional vive com esse medo também. Até quando?

  10. João José Augusto Mendes
    João José Augusto Mendes

    Lindo, agora me respondam, porque o PT está a tantos anos no poder e, quem é o direto responsável por isso? Isso respondido, mostrará que ficarão eternamente no poder. Leiam a reportagem do Guzzo sobre quem elege o PT e terão a resposta.

  11. Eronilde Santos
    Eronilde Santos

    Parabéns, Motta, por esse artigo maravilhoso. Sou sua fã. Quero ver vc no oeste sem filtro.

  12. Marcos Antonio
    Marcos Antonio

    PERDEU
    MANE
    DERROTADO

  13. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    É lamentável que os interesses pessoais sempre falam mais alto na política brasileira.
    O PSDB nasceu pelas mãos de medebistas cansados do mesmo jogo político.
    Montoro, Serra, Jereissati, José Richa e outros políticos ilustres pretendiam trazer ao país a social democracia.
    Quando FHC era senador foi palestrante em um evento na FAE em Curitiba onde eu cursava Administração.
    Ali me convenci de que os rumos do país seriam outros.
    Acontece que o sistema não adormece e continuou com seu projeto de poder que hoje assistimos atônitos.
    Nunca é tarde e temos que reagir a todas as atrocidades que estamos vivenciando para devolvermos o país aos brasileiros leais.

  14. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Motta, fui tucano desde a fundação do partido seguindo os princípios de Montoro e Covas, até 2019 ano que se revelaram os maus caráter FHC, DORIA, JEREISSATI, SERRA, economistas, juristas e outras celebridades que, unicamente por ódio ao governo Bolsonaro, articularam toda a estratégia de “descondenar” Lula e leva-lo a presidência não aceitando qualquer contestação à transparência das urnas com a devida auditoria tão eloquentemente defendida por tucanos quando Aécio perdeu para Dilma em 2014 as eleições presidenciais.
    Ficou clara a estratégia quando a mais nobre classe juridica (prerrogativas) promoveu a união LULA/ALCKIMIN ou seja PSDB/PT e penduricalhos promovendo todos esses conflitos gerados por essas arbitrariedades seguramente evitadas se houvesse transparência do voto. Democracia é a vitória da maioria com transparência e em igualdade de condições. Como entender que a população eleitoral tenha crescido 8.5% nos estados No/Nordeste que Lula foi vencedor e somente 5,14% nos estados que Bolsonaro foi vencedor, de 2022 sobre 2018? Vale dizer que o Maranhão cresceu 11,15%, Pará 10,60%, Bahia 8,64% e São Paulo 4,93%, R.de Janeiro 3,38%, e R.G.do Sul 2,86%. Quanta investigação precisa ser analisada para estarmos realmente em uma democracia.

    1. Reginaldo Corteletti
      Reginaldo Corteletti

      Neves, começou antes. Quando o Serra deu um golpe no Paulo Renato, que era ministro da educação; e tinha criado com Dna Ruth Cardoso (marido dela nao vale nada, corrompeu o legislativo para criar o instituto da reeleição) os auxilos gas, leite, etc, para ajudar os mais necessitados. Só com esta ação, o Paulo já estaria eleito. Ele era o candidato de Dna Ruth. Serra não usou em sua candidatura a criação dos vales e perdeu as eleições para os petralhas ; que assumiram os vales com a roupagem de “Bolsa familia”, e se elegem desde então usando esta bandeira. Bandos de escroques todos eles!

    2. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
      Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

      Precisa ter uma investigação séria sobre essas anomalias na diferença de população eleitoral 2018/2022 por estados. Estranho mesmo.

  15. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Parabéns a revista oeste por nos dar o prazer de conhecer pessoas com tanta aptidão literária, parabéns Motta

  16. MNJM
    MNJM

    Perfeita reflexão, excelente.. PT ainda está na era analógica.

  17. WILSON GOMES DE ANDRADE
    WILSON GOMES DE ANDRADE

    Prezado Motta. Excelente artigo. Ele conta, em outras palavras, a história do sapo que morre à medida que a água ferve sem sentir que está morrendo. A esquerda e seus tentáculos vêm dominando o mundo há muito tempo, dentro de um projeto, muito bem planejado e executado, de poder. E as pessoas não se dão conta (assim como o sapo) que estão “morrendo” aos poucos. É difícil imaginar e esperar que algo possa mudar esse rumo apesar de sempre mantermos a esperança de que algo possa acontecer para interromper esse projeto e processo. Vamos seguir em frente. Quem sabe a luta, mesmo que em doses homeopáticas, possa nos levar a tempos melhores. Você foi um pouco condescendente nos seus comentários ao incluir o FHC na direita. Até o próximo 1/2 Hora com Motta.

  18. ANTONIO JESSE LEITE
    ANTONIO JESSE LEITE

    Gosto muito dos seus artigos Roberto Motta mas esse é bem inferior aos demais. A retrospectiva inicial está bem posta porém o desenvolvimento do PT está aquém do esperado. mesmo assim é um artigo razoável. parabéns!

  19. Euclides Lucas de Mendonça
    Euclides Lucas de Mendonça

    Roberto, muita clara sua reflexão.

    Pela Lei Universal de Destruição, até o descartável, aquilo que será destruído, precisa de um tempo para sua completa degradação. O PT e seu comandante em chefe, estão perto de sua putrefação. Felizmente não sabem fazer sucessão.
    As lições ficarão. O povo, para aprender, precisa de experiências. Quanto mais dolorosas, maior o aprendizado.
    A justiça das Verdades Universais são implacáveis. O tempo se encarrega de mostrar o correto. E a necessidade do ser humano de evoluir mostra novos caminhos a seguir. Vamos cuidar da educação de nossos filhos. Eles serão o renascer de uma nova Era. A atual já está contaminada.

  20. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    O PT está no poder há tanto tempo porque defende interesses dos poderosos, para o povo, somente as migalhas que caem da mesa. Mas a pessoa compra carro financiado e acha que foi o partido que “deu” para ele…..Paga uma faculdade metrefe e cara para o filho, mas acha que foi o homem que deu o “diproma” para o filho. Então, o filho formado não consegue entrar no marcado de trabalho e vira motorista de aplicativo. Nesse caso a culpa é do Bolsonaro.

    1. L. C. Baldu
      L. C. Baldu

      Quando FHC, o XUXU e o Ladrão de 9 dedos, deram-se as mãos, num momento de êxtase entre os pulhas do Foro de São Paulo e as concubinas de plantão, nesse momento pude crer que nosso país acabou…e a geração que deveria mudar esse excrecência, perdida , na militância de inúteis, já era, torçamos para que a próxima, tenha um pouco mais de discernimento e estude mais, ao invés de ficarem jogando video game, ou outra futilidade qualquer, acabem os militantes em Universidades Federais e Estaduais…e por ai vai.

      1. Marcos Antônio de Carvalho
        Marcos Antônio de Carvalho

        Enquanto o pt estiver de braços dados com o PBF, sob o abrigo do STF com seus ministros atuando também no TSE, não sairá do poder. Ah! PBf nada mais é que partido bolsa família.

Anterior:
A reação das instituições
Próximo:
Como é doce a vida hipócrita da esquerda
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.