Um foi o braço direito de Lula durante a primeira gestão nacional petista, que mergulhou o país nos maiores escândalos de corrupção da história. Comunista de carteirinha, revolucionário que participou de atividades criminosas no passado, ele buscou refúgio em Cuba depois que os militares impediram a tomada de poder pelos discípulos de Fidel Castro na década de 1960. Lá, foi treinado como guerrilheiro, soldado comunista, com o codinome “Daniel”. Voltou clandestino para o Brasil, casou-se, teve filho e, após a anistia, se mandou para regressar uma vez mais ao seu projeto de poder.
O outro é um famoso advogado criminalista com lista extensa de clientes políticos e notórios corruptos. É muito bem pago para defender essa turma, gosta de hábitos luxuosos e de expor seu estilo bon vivant, é excêntrico e já despachou no Supremo Tribunal Federal de bermuda, para demonstrar seu grau de intimidade e influência na corte. Pela repercussão negativa, acabou pedindo desculpa, mas a ousadia deixou sua marca: não há toga capaz de impor o devido respeito a quem apresenta lista tão poderosa de clientes.
Ambos são amigos. Ambos estavam em Paris, na França, quando saiu a decisão do TSE de cassar o mandato de Deltan Dallagnol. Ambos publicaram uma foto juntos fazendo o “L” com a mão e rindo. A imagem viralizou, pois ilustra com perfeição a total inversão de valores em nosso país hoje. Os bandidos e defensores de bandidos estão à vontade, contentes, rindo de orelha a orelha e consumindo rios de dinheiro — muitas vezes obtido dos nossos impostos. Eles acham graça de quem tenta levar o Brasil a sério. Eles montaram um circo e, nesse cenário, o palhaço é o povo.
O Brasil cansa. Tentar consertar algo com problemas tão estruturais e enraizados é realmente uma missão homérica. A Operação Lava Jato recuperou para os cofres públicos bilhões de reais, houve confissões, delações, indícios e provas, e finalmente condenações. Não só na primeira instância, mas por desembargadores e até ministros supremos. O povo trabalhador e honesto alimentou a esperança de que algo finalmente mudaria no país. Doce ilusão.
Sejamos realistas: até aqui foi vitória plena dos corruptos. E nada disso seria possível sem muita gente influente se deixar corromper também
O império corrupto sempre contra-ataca. E a vendeta precisa ser total, para dar o recado, para deixar claro que quem ousar desafiar esse status quo será punido. O povo apostou na vitória dos mocinhos contra os bandidos, mas o Brasil não é um filme do James Bond, e sim um bordel com donos, e eles não querem nenhum resquício de moralidade. “Restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!”, disse com ironia o humorista Stanislaw Ponte Preta. O Brasil optou pela bagunça geral. Muitos decidiram se lambuzar no mel estatal. E para manter essa situação era preciso acabar com a esperança dos que lutam para combater a corrupção.
A história, claro, não acabou ainda. A vida continua. A esperança é a última que morre. A ousadia dos canalhas pode produzir um efeito bumerangue. A arrogância dos poderosos impunes pode plantar as sementes para um movimento ainda mais forte de libertação à frente. Mas sejamos realistas: até aqui foi vitória plena dos corruptos. E nada disso seria possível sem muita gente influente se deixar corromper também.
Veículos de comunicação participaram desse conluio com vontade. Economistas renomados “fizeram o ‘L’” embarcando na narrativa patética de “salvar a democracia” com um bajulador dos piores tiranos do planeta. Militares resolveram se curvar e prestar continência aos comunistas corruptos em troca de privilégios, carguinhos ou promoções, traindo o povo. Não há como um projeto nefasto desses avançar sem apoio de boa parte de uma elite podre, míope ou alienada.
O resultado é este: tudo piora bem rápido no país. A inércia das reformas liberais do governo anterior permite algum respiro e tempo ao atual desgoverno, mas é questão de meses até a conta do populismo chegar. Aqueles que lutaram contra a corrupção são punidos, conservadores são perseguidos, censurados ou cancelados, e os corruptos se regozijam à nossa custa. Enquanto isso, os tucanos que acreditaram em Lula como uma espécie de Mandela numa frente ampla moderada para pacificar o país confessam sentir medo agora, mas o orgulho os impede de pedir perdão e reconhecer a lambança que fizeram com o país.
Repito: a esperança é a última que morre. Sem ela, resta o niilismo, o pânico, a depressão profunda. Mas a esperança também pode ser a grande falsária da verdade, como sabia Baltasar Gracián, o jesuíta do Século de Ouro Espanhol. É preciso ser realista, até se pretendemos ter alguma chance de reverter esse quadro sombrio. A negação da realidade nunca é boa estratégia. Temos de partir de premissas verdadeiras. E o fato é que, até aqui, os corruptos levaram todas, venceram as batalhas mais importantes, estão com a faca e o queijo nas mãos, e muitas guilhotinas afiadas para degolar cabeças e mostrar quem manda nesta republiqueta de bananas chamada Brasil. Salve-se quem puder!
Leia também “O tucano e o escorpião”
dois pérfidos
Muito pior que esses marginais que vemos na politica brasileira sãos seus eleitores. O que mais precisa acontecer para admitirem o óbvio? Acorda Brasil. Chegaaaaaaa
Tah com inveja né plaboy
Tu tanto fez e escreveu que perdeu maneh
Vc virou motivo de piada
Suas palavras tóxicas nada valem
Constantino, não desanime. Continue nos dando o prazer de ler e ouvir suas opiniões. Acredito que tudo está acontecendo por um bem maior no final. Jamais desistir.
O L e seus companheiros estão fazendo de conta que governam e o povo culto, digo curto está esperando a picanha enquanto a vingança corre solta. Em breve veremos os resultados. Vieram para acabar com o Brasil.
Esses dois canastrões tem comportamento colegial. Pararam nos 14 anos.
Infelizmente não creio que o país do faz de contas tenha alguma saída. Porque há 60 anos ouço que a bandalheira por aqui vem desde que os portugueses por aqui chegaram. Então Sr. Constantino, por mais que se queira, tente, …, desistimos de ter esperança, porque o show dessa turma que só enxerga o próprio umbigo, irá continuar. Assim chego a conclusão que só fechando para balanço!!!
Infelizmente acordamos tarde. Mas antes tarde do que mais tarde.
A República foi anunciada pelo Marechal Floriano (segundo o Luladrão) mas não foi proclamada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Este apenas a anunciou e ainda esperamos por uma república digna de respeito.
A mudança do regime político, depondo a monarquia e implantando a república, tem outros ingredientes desconhecidos da maioria da população.
O ato de Deodoro foi uma vingança contra o Imperador, de quem era amigo, pela indicação de seu rival Silveira Martins, que disputaram no Rio Grande do Sul o amor da mesma mulher, para ocupar o posto de primeiro ministro em substituição ao Visconde de Ouro Preto.
Essa mesma sociedade que durante décadas ficou discutindo a escalação da seleção de futebol, do Corinthians, do Flamengo – tem até bancada no Congresso – se esbaldando com o carnaval.. enquanto o SISTEMA colocava suas ventosas na máquina pública aparelhando tudo.
Os franceses tomaram a Bastilha. Nós temos que tomar Brasília se desejarmos que o país trilhe um caminho de justiça e prosperidade para toda a sociedade e não apenas para os corruptos que sempre se banquetearam à custa do trabalhador assalariado.
Anos de omissão de nós povo acabou nesse escárnio
Caro Constantino, boa tarde. Infelizmente com o senário do judiciário – aliado ao executivo e com os beneplácitos da grande mídia, as perspectivas são péssimas e não vislumbro o médio prazo qualquer mudança. Infelizmente o caos está em evolução e os resultados já começam a se tornar evidentes. Triste o futuro do país.
Super Consta, você representa muitos de nós.
Parabéns pelo artigo.
Forte abraço.
Acho que vivemos hoje o pior momento do Brasil, infelizmente. Tempo sombrios a frente.
O esnobismo desse tal de Kakay é possível, porque ele conhece os podres do poder em Brasília, que podem ser revelados.
Tristes trópicos.
Parabéns perfeira analise!!
Confesso que cada semana fica mais difícil de ver uma luz de esperança e lucidez dessa gente que fez o L, os liberais e tucanos limpinhos!!!😤😤😤
Agaton, poeta trágico ateniense, dizia que nem Deus é capaz de mudar o passado. Alto lá!! O brazil é capaz,sim! Vide nossa história recente e os abutres dirigentes. Eles mudam o passado ao bel prazer e conveniência. Peguem condenados, corruptos e canalhas de todas os matizes e multipliquem por menos 1. Voilá! Todos santos, do pau oco, é verdade, mas santos! E esses dois repugnantes celebrando em Paris? Só faltou o charutão do ilustre rábula. Aliás, o Zé que despertou os instintos mais primitivos em R. Jefferson, parece estar mandando o povo tomar naquele lugar com o gesto ambíguo da mão. Eita!
Rodrigo, que tal convidar para entrevistas à REVISTA OESTE, GAZETA DO POVO ou BRASIL PARALELO, as múmias tucanas FHC, JEREISSATI, SERRA, os juristas JOSE CARLOS DIAS, MIGUEL REALE JR, os economistas Armínio Fraga, Persio Arida e Elena Landau que fizeram o L e agora estão contrariados?
Estava esquecendo do extremamente religioso, conservador, liberal Alckimin que tanto admirei no passado quando fui tucano. Vou mais longe, entendo que essas múmias foram os arquitetos dessa obra jurídica e legislativa que deram absolveram condenados levando-os a vitória desse desgoverno arbitrário e devastador.
É exatamente isso. Continuamos a ser essa republiqueta de bananas, nada além disso. Pessoas conservadoras e liberais continuam sendo presas e caladas, censuradas e canceladas. Mais de 1.500 (mil e quinhentas) pessoas inocentes continuam presas no Complexo Penitenciário da Papuda em Brasília – DF e não se pode falar mais nada. Kakay é advogado da Jovem Pan e ele só defendeu a emissora junto ao Supremo Tribunal Federal caso a Jovem Pan baixasse o tom contra o governo em seus noticiários pelo rádio e pela televisão. Dito e feito. Kakay conseguiu ganhar a ação no STF e a Jovem Pan continua no ar. Aquele timaço formado por Rodrigo Constantino, Augusto Nunes, Paulo Figueiredo, Ana Paula Henkel, Cristina Graemel e tantos outros já não existe mais. Mesmo assim, é a única emissora independente que nós temos no Brasi. Mudando um pouco de assunto, Rodrigo, o Brasil continua funcionando normalmente. As pessoas vão às compras, vão e voltam sem ser importunadas e tudo continua igualzinho antes da pandemia. Eu não vejo ninguém reclamando de Lula, PT e comunistas. Lula tem mais do que 68% de aprovação em Fortaleza – CE. Eu tenho certeza é de que Jair Messias Bolsonaro foi o único Presidente da República honesto que conheci. A Direita renasceu e, também, de forma honesta. Deltan Dallagnol é exemplo clássico disso. Tem milhares de conservadores e liberais em nosso país. Bolsonaro teve a coragem de incomodar o establishment constituído por uma imprensa mentirosa, retrógrada e oportunista e por uma infinidade de corruptos encrustados no poder. Eu acho que está bom. Vamos aguardar o povo nas ruas.
Constantino, vc nos representa. Precisamos exigir o voto impresso, auditável, já nas próximas eleições. Caso contrário esses bandidos continuarão no poder for ever…
Excelente texto. ! Vamos em frente, desanimar jamais, a vitória pertence aos forte e com certeza, venceremos.
Lula não é eterno. A única chance do PT sobreviver por muito tempo é realmente fechar tudo e amplicar a ditadura dos 4 poderes para perdurar depois da morte dele.
Excelente descrição da nossa triste realidade!
Boa tarde. Eu chego a me envergonhar de ser advogado sabendo que, infelizmente, advogados de criminosos confessos, como esse Dr. KAKAY, são membros de uma categoria que, nos termos do art. 133 da CF, “São indispensáveis à administração da Justiça”. Infelizmente, nos nossos dias, é o oposto. Pobres das nossas crianças. Que Deus ajude esse país a se livrar desses males que o comunismo traz. Parabéns pelo belo texto Constantino.
É verdade Constantino: “a esperança é a última que morre”! Exatamente. Vamos falando, mostrando e divulgando os males feitos por esse governo corrupto, ladrão que só está aí por obra de seus ministros supremos.
Quanto ao José Dirceu que dizia assim no primeiro governo Lula: “esse governo não rouba e nem deixa roubar”! Deu no que deu. Era para ter sido extinto de uma vez por todas.
Infelizmente não foi. Por obra de alguns representantes do Povo que também estão envolvidos até o pescoço com a roubalheira e o malfeito.
Eu acredito: “A Esperança é a última que morre”!
Lembrem-se do que aconteceu com Maria Antonieta depois de seu desprezo pelo povo. Perdeu a cabeça …
So estando fora do Brasil, pra brandir todas as verdades, ate que se fechem todas as portas e o salve-se quem puder impere! Infelizmente, existem exemplos eloquentes em governos proximos. Valeu!
Grande Constantino. Belo texto. Você é nota mil.
Comunistas ladrões terroristas, não afundaram de vez ainda este país, pela dimensão continental e a briga pelo comando do poder planetário, potências Comunistas x Nova Ordem Mundial
Consta excelente !!! Difícil ter esperança quando temos um Judiciário vendido, aparelhado, ativista político que defende corruptos. NÃO TEMOS JUSTIÇA .
Bom texto Constantino! Contudo, tu já estás a salvo. Tenho que morar aqui fisicamente, mas com o geist bem longe. Não obstante ser catarinense e morar no Estado mais próspero do país.
Para ser preso? para ser outro Alan dos Santos? Fica aí mesmo meu caro, quando o Brasil estiver civilizado você volta.
Tento manter a esperança, mas está difícil,cada dia é uma derrota. Esse escarnio da arrogância dessas figuras que comemoram em Paris a perda do mandato de um deputado eleito pelo povo,que combateu durante anos a corrupção, não dá para suportar.Chegamos ao limite da tolerância e da indignação. Temos um presidente analfabeto e que faz tudo para destruir o Brasil. Está difícil, muito difícil..
A FALTA DE CULTURA EM NOSSO PAIS INFELISMENTE É O MELHOR CAMINHO PARA ESSES ORDINÁRIOS
Eles escarram na cara da população. Pobres de nós.
não há esperança!! ela já morreu ou abandonou essas terras há tempos!!
GAME OVER… e cada um que busque a melhor forma de vive ou sobreviver!!
não há esperança…. ela já morreu ou já abandonou essas terras há tempos…
ainda veremos tempos muito… mas muito piores….