Pular para o conteúdo
publicidade
Lula | Foto: Shutterstock
Edição 168

O desastre vem mais devagar

Pense em alguma coisa ruim para o brasileiro comum — o governo Lula quer fazer, está tentando fazer ou promete fazer. Pense em alguma coisa boa: não apareceu nenhuma até agora

J. R. Guzzo
-

A única coisa positiva que se pode falar sobre o governo Lula é que ele parece estar tendo, pelo menos até agora, mais dificuldades do que se previa em seu plano geral para a destruição do Brasil. O plano, no papel e na discurseira do presidente, é impecável. Não existe praticamente nenhuma medida proposta, falada ou sugerida pelo governo que não torne tudo pior do que está — ou que tenha um mínimo de cabimento para um país que precisa, com urgência máxima, fazer com que sua economia cresça de verdade. Também não existe nada, em nenhuma ação do poder público, que torne a sociedade mais equilibrada ou crie mais oportunidades para as pessoas melhorarem de vida. Pense em alguma coisa ruim para o brasileiro comum — o governo Lula quer fazer, está tentando fazer ou promete fazer. Pense em alguma coisa boa: não apareceu nenhuma até agora. O Brasil, em vista disso, deveria estar dando a esta altura mais sinais de ruína do que se pode perceber — mas não está. Ao que parece, demolir um país deste tamanho não é tão fácil assim. Talvez leve mais tempo do que se pensa. Talvez o que o governo pensa não seja aquilo que pode. Talvez aquilo que pode não seja aquilo que quer.

Esta é, em todo caso, a única esperança à vista — que as ideias de destruição acabem sendo maiores do que a capacidade real de destruir. O crescimento da economia no primeiro trimestre de 2023 é uma excelente demonstração disso. O PIB brasileiro cresceu 1,9%, um índice muito bom para estes tempos de paradeira global — foi, na verdade, um dos maiores do mundo. Só que o crescimento aconteceu contra a vontade do governo Lula: foi atingido unicamente pelo vigoroso avanço do agronegócio nesse período, e se dependesse da ação oficial o agro brasileiro teria ido para trás. Desde o primeiro dia, o governo declarou o produtor agropecuário como seu grande inimigo e de lá para cá vem sabotando sua atividade em tudo o que pode. Mas aí é que está: nada do que fez até agora foi suficiente para diminuir a produção rural ou a procura internacional pela soja, pelo milho ou pela carne do Brasil. A última agressão é um conjunto de ideias que a ministra do Meio Ambiente anunciou para “combater a destruição das florestas”, como diz sua propaganda. Sob o disfarce da virtude ecológica, o plano do MMA e das ONGs brasileiras e estrangeiras que vivem ao seu redor deixa claro, mais uma vez, a obsessão em tratar a agropecuária nacional, em princípio, como atividade criminosa. É o retrato perfeito do Sistema Lula: enquanto o agronegócio salva a economia brasileira, seu governo vem com ideias não de incentivo ao campo, mas de hostilidade. 

Plantação de soja em Mato Grosso do Sul | Foto: Shutterstock

Coisas desse tipo não foram capazes de diminuir nem a área plantada, nem a safra, nem as exportações, nem o valor em dólar da produção rural; fazem barulho na mídia, mas não mudam a realidade no campo. Vai continuar assim? A resposta a isso vai estar nos fatos do dia a dia; aguardemos, agora, os números do segundo trimestre. O certo é que o governo não conseguiu até agora desfazer a principal força da economia brasileira de hoje — age para isso, mas não está conseguindo. É importante que esteja assim, porque em todo o resto a sua ação é uma calamidade. O que dizer, por exemplo, da treva que Lula está criando nas relações do Brasil com a Europa? Sua última manifestação a respeito é puro atraso de vida. Diz que não vai assinar os projetados acordos comerciais entre a União Europeia e o Mercosul — e, pior ainda, orgulha-se desse gesto que considera heroico. É algo realmente extraordinário: Lula acha que a população brasileira fica mais rica, ou melhor de vida, se o Brasil se afastar da Europa, em vez de se aproximar. Os acordos, como se sabe, aumentam a abertura dos mercados europeus para os produtos brasileiros e estabelecem, em troca, uma maior abertura do mercado brasileiro para os produtos europeus. É o que se chama de livre comércio — e, naturalmente, abre oportunidades maiores nos mercados mais ricos, que têm mais consumidores e onde há mais capacidade de comprar, como é o caso dos países da Europa. Lula acha o contrário. Para ele, a possibilidade de vender mais para os países da União Europeia é um mau negócio.

Lula
Em 2022, Lula foi eleito com o apoio da ‘frente ampla’ | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente entregou-se, depois que assumiu o cargo, à fantasia de que pode se tornar um “líder mundial” — incapaz de resolver qualquer dos problemas reais do Brasil, imagina que sua vocação seja resolver os problemas do mundo

Sua motivação, no caso, é a pior possível — é o protecionismo na sua forma mais primitiva, esse mesmo que há décadas impede o Brasil de crescer e de criar riqueza, para beneficiar uma elite inepta, ignorante, incapaz de competir e dependente do Erário. A União Europeia, com muita lógica, espera que as empresas europeias possam vender seus produtos para o governo brasileiro — assim como as empresas brasileiras estariam livres para vender seus produtos aos governos europeus. É livre comércio ou não é? Lula não quer. Diz que as compras públicas devem ficar fora do acordo — e que o governo do Brasil vai continuar comprando só de empresas brasileiras. Por quê? Porque a indústria brasileira faz produtos ruins e caros, que o mercado externo não quer comprar; mas o governo do Brasil compra, com dinheiro público, e aí ficam todos muito contentes, industriais e governantes. Quem paga a conta, no final, é você. Nada deixa tão clara a mentalidade econômica medieval de Lula do que a justificativa central que ele dá para a sua postura protecionista: segundo ele, as compras feitas pelo governo são “a única” maneira de fazer com que a indústria brasileira sobreviva. Não é a competência. Não é a qualidade dos produtos. Não é o trabalho, nem a pesquisa, nem a tecnologia, nem o investimento. Não é a capacidade de superar os concorrentes. É o dinheiro do pagador de impostos brasileiro. Sem isso, diz Lula, não há indústria nacional.

O presidente entregou-se, depois que assumiu o cargo, à fantasia de que pode se tornar um “líder mundial” — incapaz de resolver qualquer dos problemas reais do Brasil, imagina que sua vocação seja resolver os problemas do mundo. É um bom sinal; quanto mais tempo fica longe daqui, mais se enterra como presidente e mais deixa que se compliquem as suas estratégias de acabar com o país. Tem conseguido, até o momento, ser apenas ridículo. Em cinco meses no governo, já fez viagens a dez países diferentes; torra dinheiro público de um país pobre hospedando-se em hotéis de quase 40.000 reais a diária e queimando combustível de avião a jato. Não poderia, com esses espasmos de brega descontrolado, provocar mais desprezo entre os grandes que supõe impressionar. Como não tem ideia do que está fazendo, produz o mais agressivo conjunto de declarações cretinas que qualquer presidente brasileiro já produziu em suas falas públicas, aqui ou no exterior. Sua campeã, até agora, é a afirmação de que a invasão da Ucrânia pela Rússia é responsabilidade “dos dois países” — um primeiro caso, em toda a história universal, em que uma nação é responsável pela invasão militar do seu próprio território. Torna-se a cada dia um estorvo para os Estados Unidos e a Europa, que até outro dia o consideravam um salvador da democracia no Brasil e no Terceiro Mundo; está virando um chato para os que realmente resolvem as coisas. Sua tentativa de socorrer a Argentina com dinheiro do Banco do Brics, só porque arrumou ali um emprego para Dilma Rousseff, foi tratada com risadas; chinês empresta dinheiro para receber de volta, não para dar fôlego a regimes falidos. Deu para falar em “governança mundial”, e acha que oferecendo a Amazônia para a “internacionalização” vai se transformar num novo Nelson Mandela para europeus com carência ecológica e a menina Greta. Tenta transformar o ditador Nicolás Maduro em vítima de uma “narrativa”. Ele seria um pobre democrata, perseguido pela má imagem que os seus inimigos criaram — e quem destruiu a Venezuela não foi a sua ditadura, foi o “embargo” econômico norte-americano. Prega o fim do dólar como moeda internacional de troca. Sua última realização é indispor-se com a Europa, a quem já tinha acusado de colaborar com a guerra na Ucrânia, por causa dos acordos comerciais com o Mercosul. Não se vê, em suma, como, quem e o que ele vai liderar na sua posição de figura mundial — meia dúzia de ditadorezinhos latino-americanos? 

nicolás maduro e lula - venezuela
O ditador Nicolás Maduro e o presidente Lula, em Brasília | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Enquanto estiver fazendo papel de palhaço terceiro-mundista pelo mundo fora, e tentando entrar de penetra na sala dos grandes, Lula fica mais afastado do Brasil. E, se continuar assim, as dificuldades que está tendo para conduzir a nação ao colapso tendem a ficar maiores do que têm sido. Nos dias de hoje, é a boa notícia possível.

Leia também “O ‘carrinho’ do atraso”

49 comentários
  1. ELOI TODARI
    ELOI TODARI

    Os brasileiros irão vencer essa corja de ladrões… Nos somos fortes, nada nos irá destruir. DEUS está conosco e para isso existe a REVISTA OESTE, e seus jornalistas de grande qualidade e sobretudo PATRIOTAS de pai e mãe.
    GRAÇAS A DEUS ……..

  2. Cláudio Padilha dos Santos
    Cláudio Padilha dos Santos

    Perfeito como sempre!
    O Estadista de São Bernardo do Campo tem a capacidade de desgovernar o país, cada vez que tem a oportunidade de ter em suas calejadas mãos um microfone. Diferentemente dos tempos quando ainda tinha barba preta e fazia uso do megafone para paralisar montadoras de veículos na cidade que o acolheu como líder sindicalista, hoje nos envergonha internacionalmente, fortalecendo nosso complexo de vira-latas. Sedento de vingança por saber do exíguo tempo que lhe resta, para comandar seu Império maldito, precisa antes de sair de cena acabar com a imagem do país que trabalha para sustentar seu turismo internacional. Os que ainda assistem aos seus discursos cheios de metáforas futebolísticas de botequim, se aproveitam do resto de popularidade e saúde que lhe resta, para tirarem as últimas vantagens e participarem do inventário macabro que se anuncia. A ironia disto tudo, é o que o Estadista sem concordâncias nominais, não percebe que não passa e um peão de tabuleiro, usado pelos poderosos encapados e tema para memes.

  3. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    O LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, NÃO TEM ÉTICA E UM MAL CARÁTER, PASSA-SE DE UM PSICOPATA, ANALFABETO, O MAIOR PROBLEMA DESSE INDIVÍDUO E COMETER CRIME LESA PÁTRIA.
    O MAIOR PROBLEMA DO BRASIL É O POVO, UM POVO MEDÍOCRE, SEM MEMÓRIA, SEM CARÁTER, PASSADO DEZESSEIS ANOS NA IDEOLÓGIAS COMUNISTAS E SOCIALISTAS E CLEPTOCRATAS, VOLTARAM ADOTARAM AS MESMAS TÁTICAS DE UMA DITADURA DO LULAPETISMO, QUE ACABARAM COM O BRASIL.

  4. Antonio de Souza Neto
    Antonio de Souza Neto

    MAGISTRAIS os artigos de Guzzo. Conseguem sintetizar o que se passa no Brasil real e são incontestáveis na denúncia que fazem do consórcio entre o mal cheiroso STF e o janjo da janja que mandam e demandam deste pobre e covarde país.

  5. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    O LULAPETISMO NO DESESPERO DE CONTROLAR O BRASIL, TEM CONTRA SI A LUTA DE UM PATRIOTA, JAIR MESSIAS BOLSONARO, TALVEZ SEJA O ÚLTIMO ATENTAR DETER O COMUNISMO E SOCIALISMO, NESSA EMPREITADA NA AMÉRICA DO SUL.
    O BRASIL É O CELEIRO DO MUNDO, É TODOS NÓS SABEMOS A INTENÇÃO DO PT E DOMINAR TODO TERRITÓRIO NACIONAL E, PARA ESSA EMPREITADA, O PT COMPRA À MÍDIA VIDE A BAND, GLOBO, POLÍTICOS, JUÍZES E ATÉ MILITARES DE ALTA PATENTES. PROVA DISSO É A DIVISÃO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS, A IMPRENSA NOTICIOU QUE UM GENERAL 4 ESTRELAS SE BANDEOU AO PT.
    A LUTA DO POVO BRASILEIRO E DO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO É ÁRDUA, POIS, A LUTA É DESPROPORCIONAL, É A LUTA DE UM HOMEM CONTRA TODO UM SISTEMA PODRE E CORRUPTO, QUE SE POSSÍVEL VENDERIAM A PRÓPRIA MÃE PARA LOCUPLETAR-SE.
    AGORA A ELEIÇÃO DO EX-PRESIDIÁRIO QUER CONVOCAR O PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO QUE NÃO DA CASTA POLÍTICA CORRUPTA BRASILEIRA É, COM O FITO PROPÓSITO DE DESGASTAR A IMAGEM DO PRESIDENTE AOS DESAVISADOS QUE CONTINUAM A SER LUDIBRIADOS E ENVOLTOS EM MENTIRA PELA VELHA MÍDIA E SUA FALSA NARRATIVA DOS FATOS.

  6. GUILHERME GARNETT
    GUILHERME GARNETT

    Esqueci de escrever no meu comentário. Parabéns mestre Guzzo, você tem o dom de escrever, claramente tudo o que nós brasileiros pensamos. Sua escrita é tão clara que até aquele ignorante do Planalto seria capaz de entender, claro se se dispuzesse a ler.

  7. GUILHERME GARNETT
    GUILHERME GARNETT

    O que será de nós com esta figura corrupta, ignorante que foi colocado na Presidência da República. Não posso acreditar que brasileiros que amam seu país tenham votado neste estúpido apedeuta. Imaginem este cidadão querendo dar demonstrações de como se deve conduzir o Brasil se, nem ao menos conduz sua prórpria casa. Não estou vendo luz no fim do túnel. Congresso corruptivel, STF mais corrupto que tudo. “juizes de tribunal superior” que nem ao menos são juízes togados.

  8. Leonardo Pamponet
    Leonardo Pamponet

    “Palhaço terceiro-mundista”. Com a ressalva de que é também um gangster admirador de regimes totalitaristas sanguinários, apenas para diferenciar essa coisa dos honrados palhaços de ofício da nossa nação.

  9. Mauro Motta Martins
    Mauro Motta Martins

    Pareceu-me, sem querer gerar constrangimentos, que está muito difícil, mesmo aos mais educados , não fazer uso de adjetivos chulos para se referir ao cachaceiro.

    1. L. C. Baldu
      L. C. Baldu

      Me desculpe, está difícil manter a postura contra esse lunático e sua corja. Mas não devemos esmorecer, somos a maioria, diante desses pseudos deuses.

  10. Dirceu Luiz Manfro Ramos
    Dirceu Luiz Manfro Ramos

    Como sempre, de extrema lucidez.

  11. Luciano Napoleão de Souza
    Luciano Napoleão de Souza

    Tenho tanto nojo deste cidadão que já me pego tendo nojo de quem fico sabendo ter votado nele!

    1. Gilberto de Oliveira Novaes
      Gilberto de Oliveira Novaes

      Com a obsessão por vingança e por se tornar um ícone vermelho sul americano da implantação do Fórum de São Paulo, se esqueceu das promessas antagônicas da campanha.
      Promessas dirigidas, não ao povo em geral, mas aos seus asseclas. O descontentamento é grande entre os apoiadores mais radicais. Um suicídio político de um cego obstinado, egocêntrico por natureza.

    2. José Luíz Ferreira Mairink
      José Luíz Ferreira Mairink

      Luciano Napoleão, faço minhas as suas palavras. Só que na décima potência.

  12. Sheila Lisboa
    Sheila Lisboa

    E que apanhado bem-feito do que está sendo, e pretende ser, este “governante” colocado no cargo por forças contrárias ao desenvolvimento do Brasil. Tinha que ser de autoria do J. R. Guzzo!

  13. Carlos Alberto Guimarães Divino
    Carlos Alberto Guimarães Divino

    Sempre muito bom.

  14. Paulo Antonio Neder
    Paulo Antonio Neder

    Para mim não foi surpresa o presidente (P minúsculo) viajar, viajar, viajar. Não tem ambiente para sair às ruas. Mas, afinal, quem é o Presidente de fato do Brasil, já que esse promotor de festival de banalidades está alienado?

  15. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Lula, o corrupto, não foi uma escolha dos eleitores e brasileiros de bem.
    Foi opção do sistema representado pelos industriais, banqueiros, funcionalismo público, judiciário e demais sugadores da pátria.
    Somente ao sindicalista seria possível ao Imperador do STF/TSE Alexandrus I, o Calvo, atribuir 60 milhões de votos.
    Qualquer outro candidato “progressista” que fosse premiado com esta “votação” ficaria escancarado a inviolabilidade das urnas eletrônicas – único sistema no mundo imune a fraudes.
    Ninguém com no mínimo 2 neurônios esperaria uma administração pelo menos regular, mas o Lula 3 já demonstrou a que veio e ficará registrado na história como a pior gestão que este país já teve em qualquer tempo.

  16. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Pior do que o lula, é essa tal de “elite inteligente” que ajudou a elegê-lo, como por exemplo, um tal de Amoedo, Arminio Fraga, ah! Alckmin, FHC………..pois, deveriam saber como ele já era desde 1978, quando presidente do sindicato dos metalúrgicos de SBC

    p

  17. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    O nosso carcomido establisment o colocou novamente presidente para envergonhar e desesperar o povo brasileiro.

  18. Jackson Barbosa farias
    Jackson Barbosa farias

    Lula se transformou na pior praga brasileira do século XXI.

  19. Joao Helder Mottin
    Joao Helder Mottin

    Mestre Guzzo.
    IRRETOCAVÉL.

  20. MTM
    MTM

    O presidente do Brasil é ladrão. Condenado por corrupção, desvio de dinheiro e formação de quadrilha, chegou a ficar um ano e sete meses preso em Curitiba e jamais foi inocentado. Graças aos amiguinhos que ele e seu poste colocaram no STF, foi solto e foi lavada sua ficha suja.

    Em 2022, com ajuda do STF e de seu puxadinho, o STE, conseguiu vencer a eleições, não com 16% como previam pesquisas compradas pelo PT, mas por pouco mais de 1% dos votos válidos.

    Lula é uma vergonha para o Brasil.

  21. Dalva da Silva Prado
    Dalva da Silva Prado

    Obrigado Mestre Guzzo! Esse ser, vingativo e acéfalo, colocado no poder, ainda que tutelado pelo congresso e judiciário, não conseguirá destruir o país. O governo anterior, mesmo sendo sistematicamente perseguido e, com crises como: seca, covid (fique em casa), guerra, milhões de reais para governadores, entregou as contas equilibradas. O “papel de terceiro-mundista pelo mundo afora”, do nine, nos salvará da tragédia anunciada.

  22. Renato Borges Fagundes
    Renato Borges Fagundes

    Excelente texto, Mestre Guzzo! Seu artigo acendeu uma fagulha de esperança. O Brasil é maior do que esta quadrilha que nos foi imposta pela máfia togada. Vamos torcer para que o plano de destruição que estes seres execráveis tramaram para o retrocesso de nosso país encontre todas as dificuldades. Quem sabe possamos sonhar com o castigo merecido por este psicopata, alcoolista e senil?

  23. XY / XX
    XY / XX

    A sintese da liberdade de expressao da Revista Oeste:
    Ser claro, para nós, significa o seguinte: só escrever de maneira a permitir a compreensão imediata do que está escrito.
    Ser conservador, em nosso entendimento, é defender claramente que as coisas boas sejam conservadas.
    Achamos que os problemas do capitalismo devem ser corrigidos com mais capitalismo, e não menos.
    Estamos convencidos de que o Estado deve interferir o mínimo possível nas atividades lícitas do cidadão.
    Somos contra a propensão dos governos de atribuir a si próprios poderes que nunca demos a eles pelo voto democrático.
    O fato fundamental sobre as ideias de esquerda, para nós, é bem claro: elas não funcionam.

    1. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
      RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

      Estou de acordo, mas temos que ter a altivez e a sensibilidade de ver tudo o que está a nossa volta. Do contrário, corremos o risco de sermos donos da verdade. Já basta Alexandre de Moraes.

  24. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
    RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

    José Roberto Guzzo, para variar, teu texto está perfeito. Porém, não vejo ninguém reclamando de nada, vida que segue, e tudo dentro da normalidade. É verdade. Roubar os cofres públicos brasileiros está mais difícil. As pessoas estão mais atentas, mas não há passeatas, protestos, aglomerações ou qualquer tipo de insurgência. Os supermercados, lojas, bares e restaurantes estão cheios. Em suma, o brasileiro, até onde eu vejo, não está nem aí para nada. Amanhã, tem praia cheia com muitas mulheres bonitas, gostosas, e futebol. Pergunto: como se conserta um país assim? Será que a Esquerda não é a grande solução, o modus vivendi do povo brasileiro? Em dezembro deste ano, o PT completará 20 (vinte) anos de poder. Desde a redemocratização, só deu PSDB e PT. A corrupção está ganhando de goleada, como sempre, impregnada em todos os tecidos sociais. O único destaque no cenário político brasileiro, foi o surgimento de Jair Messias Bolsonaro. Homem de coragem, honesto, que balançou os alicerces do establishment que parasita este país desde 1500. De fato, até este momento, não há nada contra esse homem e nem contra essa nova Direita que surgiu honesta e com bons serviços prestados durante o governo do ex-presidente. De resto, temos a região Nordeste comunista com parte do Norte também. As demais regiões, são aquelas já desenvolvidas que sustentam o restante deste país. Certa vez, conversei com meu ex chefe sobre o Brasil. Ele me disse: no dia em que o Brasil for consertado, ele acaba. Talvez meu ex chefe tenha razão.

    1. XY / XX
      XY / XX

      KKKKKKKKKK, Amanhã, tem praia cheia com muitas mulheres bonitas, gostosas, feias e nao gostosas…….. NAO SABIA QUE AGORA AS MULHERES PASSARAM A SER ARTIGO DE CONSUMO. Ricardo Teixeira, melhor ficar com os dedinhos quietos e nao complicar a tua vidinha de burgues do Leblon. Certamente a tua vida é um paraiso, porque deve viver em uma bolha feita para felizardos do sistema. Trabalhar todos os dias de sol a sol, cuidar para nao perder o dinheiro do onibus, para voltar para casa, chegar ao final do mes e escolher qual sera divida que sera paga, rezar para nao acontecer nenhum problema de saude e assim terminar de gastar a reserva para comprar a unica garrafa de gas, abrir a geladeira e econtrar a ultima sardinha……………………… com certeza o teu Brasil nao é o meu.

      1. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
        RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

        Não sou e nunca fui burguês. Quisera eu ser morador do Leblon, Rio de Janeiro – RJ. Eu moro em Vitória – ES, mas adoro o Leblon, sim. Todo mundo tem o direito de dar sua opinião. Dei um testemunho do que vejo. Do contrário, não poderia falar de algo do que não vi. A beleza é subjetiva. Cada um tem a sua. Aproveito a oportunidade para pedir minhas mais sinceras desculpas a você se eu te ofendi ou algum leitor/a da Revista Oeste e seus brilhantes jornalistas que eu tanto admiro. Sou conservador liberal desde sempre, mas estamos vivendo uma ditadura da toga com o apoio do PT e de todos os comunistas de plantão e o povo até agora não se manifestou. Um forte abraço a todos e que Deus nos abençoe sempre.

  25. Antonio Carlos Neves
    Antonio Carlos Neves

    Pois é Guzzo, pensar que por poucos votos que a transparência do TSE, não nos permitiu auditar, estaríamos com um poder Executivo e Legislativo equilibrado e impondo ao judiciário o cumprimento da CF. Vosso bom jornalismo deveria nos proporcionar um trabalho jornalístico investigativo que nos mostrasse como foi possível que Estados do Norte e Nordeste aonde Lula foi vitorioso, tivessem um aumento da população eleitoral de 2022 sobre 2018 de 8,5% e os do Sul e Sudeste somente 5,14%. Vale dizer que o campeão Maranhão cresceu 11,15%, Para 10,6%, Bahia 8,64%, Piauí 8,56%, Paraíba 7,81%, R.G.do Norte 7,63%, Ceará 7,51%, Pernambuco 6,82% e Sergipe 6,01%.
    Já R.G. do Sul 2,86%, R. de Janeiro 3,38%, São Paulo 4,93%, D. Fed.5,69%, E. Santo 6,05%, Paraná 6,33%, S. Catarina 8,27%, e Goiás 9,34%.
    Não é no mínimo estranho tão distintos crescimento de eleitores?

  26. Joel Luiz Oliveira Rios
    Joel Luiz Oliveira Rios

    Infelizmente somos este povo de maioria analfabetos políticos na sua maioria e que aceitamos calados a descondenação de um condenado pelas vias tortuosas da nossa injustiça, colocado como elegível e com uma campanha apoiada por órgãos e instituições não patriotas, foi escolhido presidente pelas vias tortuosas das urnas não auditáveis como manda a Constituição, e por fim, o escolhido tomou posse na maior naturalidade do mundo, em detrimento daquele o qual certamente teria sido o melhor para a democracia e para o povo brasileiro, mas infelizmente, a nação mais uma vez dormiu em berço esplêndido, e acordou de novo numa cleptocracia (governo de ladrões), como bem definiu o ministro Gilmar Mendes, antes de aderir ao “garantismo” deles. Uma pena que somos na maioria do povo pessoas vesgas política e ideològicamente, ao ponto de não percebermos toda esta estratégia lesa pátria colocada em ação pelos inimigos da nação. Agora estamos nesta sinuca sem saida, apelando aos deuses e ao mundo pra nos mostrar uma saida verdadeiramente democrática, e não socialista/comunista que se aproxima a passos largos e para a infelicidade do Brasil varonil, que certamente seremos feitos escravos de uma ditadura tirânica, subjugados quiça pra sempre, com excessão dos chamados integrantes do Alto Comissariado do comunismo, os quais se apossam das riquezas pois gostam de viver no capitalismo (pra eles), haja visto que já são donos de milhões atualmente, e acumularão cada vez mais riquezas às custas do proletariado que alimentarão seus sonhos de viverem em países democráticos capitalistas e de primeiro mundo. A maioria dos comunistas brasileiros de hoje possuem propriedades em Paris, Maiami, Canadá, e por aí vai, afinal, não são nada idiotas. Comunismo é pro povo MANé! Capitalismo é para os donos dos MANés! Saibam muito bem disso. Ou a nação como um todo se rebela, ou vão terminar de enfiar o comunismo goela a dentro, como já estão fazendo na atualidade. Salva-nos OH DEUS!

  27. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Queira ou não queira, Luladrão representa o povo brasileiro. Você sabe o que uma pessoa que mora no mundo civilizado pensa sobre o povo brasileiro?
    Pensa, que são todos destituidos de caráter e acreditam que a honestidade é coisa de otário. Luladrão, continue agindo dessa forma e estará fadado ao ostracismo. Isso é inelutável

  28. João Bosco Almeida Brito
    João Bosco Almeida Brito

    O maior inimigo do Brasil e do continente nas últimas décadas precisa ser identificado pelos homens de bem deste país, de modo que reúno abaixo o mínimo que você precisa saber é o Foro de São Paulo é a mais vasta organização política que já existiu na América Latina e, sem dúvida, uma das maiores do mundo. Dele participam todos os governantes esquerdistas do continente.
    Mas não é uma organização de esquerda como outra qualquer.
    Ele reúne mais de uma centena de partidos legais e várias organizações criminosas ligadas ao narcotráfico e à indústria dos sequestros, como as Farc e o MIR chileno, todas empenhadas numa articulação estratégica comum e na busca de vantagens mútuas.
    Nunca se viu, no mundo, em escala tão gigantesca, uma convivência tão íntima, tão persistente, tão organizada e tão duradoura entre a política e o crime.

  29. Pedro Hemrique
    Pedro Hemrique

    O condenado por corrupção em todas as instâncias jurídicas que se tornou presidente, do país do faz de contas, graças ao STF estamos num vôo cego!

    1. João Bosco Almeida Brito
      João Bosco Almeida Brito

      O LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, NÃO TEM ÉTICA E UM MAL CARÁTER, PASSA-SE DE UM PSICOPATA, ANALFABETO, O MAIOR PROBLEMA DESSE INDIVÍDUO E COMETER CRIME LESA PÁTRIA.
      O MAIOR PROBLEMA DO BRASIL É O POVO, UM POVO MEDÍOCRE, SEM MEMÓRIA, SEM CARÁTER, PASSADO DEZESSEIS ANOS NA IDEOLÓGIAS COMUNISTAS E SOCIALISTAS E CLEPTOCRATAS, VOLTARAM ADOTARAM AS MESMAS TÁTICAS DE UMA DITADURA DO LULAPETISMO, QUE ACABARAM COM O BRASI

  30. Braga
    Braga

    “… fazendo papel de palhaço terceiro mundista…” Espetacular descrição da realidade, parabéns ??????

  31. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Esse Lula além de analfabeto de pai mãe vizinho e parteira, é o presidente mais ridículo que o mundo já viu

  32. Ligia Maria De Bastiani
    Ligia Maria De Bastiani

    Ótimo enfoque, me deixou menos pessimista.

  33. maisvalia
    maisvalia

    Luladrão continua ladrão, pulha, mentiroso e ganso.

  34. ANGELA ALVES
    ANGELA ALVES

    Seu texto trouxe-me um certo alívio, mestre Guzzo. Que Deus continue nos livrando de um mal maior.

  35. Eronilde Santos
    Eronilde Santos

    Grande Guzzo. Excelente artigo. Você é um jornalista extraordinário.

  36. CARLOS ALBERTO DE MORAES
    CARLOS ALBERTO DE MORAES

    O crescimento do PIB no primeiro trimestre, com base no agro negócio foi um balde de água fria no governo Lula.
    Para ele, quanto pior melhor, porque o país passa a depender mais do governo (dele), por isso a iniciativa privada tem que parar de crescer e ele luta contra o agro, que só atrapalha seus objetivos.

    1. RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS
      RICARDO TEIXEIRA DA CRUZ RIOS

      Concordo plenamente.

  37. Célio Antônio Carvalho
    Célio Antônio Carvalho

    Extraordinário Decano J. R. Guzzo.
    O LulaDRÃO calado já ofende a todos nós com sua imagem!
    Brasil imenso, gigante não se curvará aos arroubos ditatoriais e inconsequentes dessa turma toda.

  38. Carlos Eduardo F. Rezende
    Carlos Eduardo F. Rezende

    O lula (é minúsculo mesmo) só se preocupa com o plantio de cana para as destilarias, é a única coisa que ele diz que entende. Que tristeza ter essa besta quadrada e sua tropa atrapalhando o Brasil.

  39. Vicente Lino
    Vicente Lino

    Extraordinário Guzzo. Lula tenta internacionalizar a incompetência e a roubalheira já conhecida por nós.

  40. MNJM
    MNJM

    Nota mil Guzzo. Até agora Lula passa vexame no exterior e no país, estando presente ou não. Pior que tem cidadão que não consegue enxergar (ou finge por conveniência) o desastroso governo do descondenado. Voltou à cena do crime para se vingar, transformar o país em uma ditadura, pior com apoio do Judiciário aparelhado, que persegue, prende, não respeita o devido processo legal, a Constituição já rasgaram há muito tempo.. Como o cidadão pode se sentir seguro com esse cenário??

  41. Teresa Guzzo
    Teresa Guzzo

    Lula pode fantasiar em sua cabeça maluca o que quiser, mas o que vemos há cinco meses é um homem senil,analfabeto em todo sentido gastando o nosso dinheiro sem fazer nada que preste.Ele e sua atual mulher que conheceu na cadeia possuem mania de grandeza. Mas o que vemos na.realidade é que só passa vexame no Brasil e no exterior.Um presidente que não consegue sair as ruas sem ser vaiado e ironizado pelo seu próprio povo,vai governar como?Daqui a pouco nem para o exterior conseguirá se esconder.Guzzo mostra com detalhes como pensa um ser que definitivamente nasceu para roubar e mentir.

Anterior:
A imagem do escárnio
Próximo:
A suprema conversão
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.