Pular para o conteúdo
publicidade
Presidente Lula empossa general Marco Edson Gonçalves Dias como ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) | Foto: Ricardo Stuckert
Edição 169

Carta ao Leitor — Edição 169

Os segredos do Planalto sobre o 8 de janeiro e a prisão do cacique Serere estão entre os destaques desta edição

Redação Oeste
-

Nesta semana, a equipe da Revista Oeste em Brasília ganhou reforços consideráveis. Sob o comando do editor do site Silvio Navarro, deslocado para a capital, foram produzidas dezenas de reportagens que abasteceram diariamente os leitores com notícias exclusivas. A reportagem de capa desta edição também é resultado dessa incursão pelo coração do poder. Navarro acompanhou de perto os malabarismos políticos feitos pelo Planalto na tentativa de varrer para debaixo do tapete a atuação de Marco Edson Gonçalves Dias, ex-chefe do GSI, nos atos de vandalismo do 8 de janeiro. O governo está com medo.

“O senador Randolfe Rodrigues recebeu ordens de Lula e do ministro Flávio Dino para puxar o freio na CPMI do 8 de janeiro”, revela Navarro. O general conhecido como G. Dias, que trabalha ao lado de Lula desde o primeiro mandato do chefe petista, não só adulterou documentos para apagar alertas recebidos na véspera do 8 de janeiro (que mostravam que Brasília poderia sofrer ataques) como tentou esconder do Congresso essas informaçõs. “As digitais do GSI têm potencial para implodir a tese absurda de que o país esteve diante de um iminente golpe de Estado sem tropas nem fuzis”, resume Navarro.

Charge da semana para a Revista Oeste | Ilustração: Schmock

Ainda no Congresso, a repórter Rute Moraes, correspondente de Oeste em Brasília, entrevistou o senador Hamilton Mourão. Ex-vice-presidente da República, Mourão enxerga Brasília com rara clareza: o governo Lula é ultrapassado e não tem nenhum plano para o país, o Congresso Nacional só tem olhos para as emendas de deputados e senadores e, enquanto isso, o Judiciário ocupa os espaços. “A Suprema Corte está navegando na inconstitucionalidade”, afirma.

Paralelamente, o editor-assistente Cristyan Costa investigou a situação angustiante de um indígena esquecido no cárcere há seis meses. Meio ano. Mesmo atormentado por dores constantes, diabetes e depressão, José Acácio Serere, o cacique Serere, da etnia Xavante, não sabe quando (ou se) vai recuperar a liberdade. Tampouco faz ideia do crime que cometeu. No Brasil deste 2023, isso pouco importa. Quem determina o que é crime ou não, o que pode ser dito ou escrito, até quais piadas podem ser contadas é Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). E foi ele quem mandou prender Serere.

“A cada dia temos um novo capítulo de descalabro e abuso de poder”, afirma Rodrigo Constantino. Na quarta-feira, por exemplo, Moraes tornou a bloquear as contas do influenciador digital Monark nas redes sociais. Nesta quinta, com autorização do ministro, a Polícia Federal invadiu e devassou o gabinete do senador Marcos do Val. “É puro arbítrio inconstitucional, mas o medo já se espalhou”, observa Constantino. “E assim a tirania vai avançando.”

“O Brasil, dia após dia, está se transformando num país soviético”, afirma J.R. Guzzo. Cada vez mais gente mede as palavras ou se pergunta se qualquer manifestação do que pensa pode ou não causar problemas. Ou se algo impedirá que um vídeo continue exposto na internet. Quando alguém se pergunta se alguma opinião poderá provocar punições, algo de muito errado anda acontecendo. Este é o Brasil governado por Lula sob o comando de Alexandre de Moraes.

Boa leitura.

Branca Nunes

Diretora de Redação

Capa da Revista Oeste, Edição 169. Ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Marco Edson Gonçalves Dias, empossado por Lula | Foto: José Cruz/Agência Brasil

11 comentários
  1. Ana Cláudia Chaves da Silva
    Ana Cláudia Chaves da Silva

    Boa tarde. Não estou conseguindo acessar ao conteúdo da revista para assinantes, embora minha assinatura esteja ativa.
    Também não existe um canal no site da revista onde eu possa fazer essa reclamação.
    Gostaria de resolver esse problema logo.
    Obrigada.

    1. Assinaturas Oeste
      Assinaturas Oeste

      Ana, boa tarde

      Realizamos uma atualização no site. Por favor, refaça o login com as suas credenciais.

      O acesso já deve estar ativo novamente.

      Att

      Revista Oeste

  2. Joaz Santana Praxedes
    Joaz Santana Praxedes

    O simples fato de o advogado Zanin não declinar da indicação de Lula para o STF já suja o caráter do candidato e lhe retira a imparcialidade requerida para a função.

  3. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    Eu não acredito mais na independência dos poderes, na PF, no STJ, CNJ. Não acredito em Brasília. Não acredito em Democracia no Brasil. Não acredito nas próximas eleições, NO STF ou no seu puxadinho estranho chamado TSE. Metade do Brasil não acredita. A Metade que tem algum valor não acredita. o STF e o PT transformaram o Brasil em um País completamente inseguro com seus devaneios. O STF ideológico e despreparado criou uma bagunça para desfazer a Lava Jato ao invés de ajustá-la. Preferiram defender o crime organizado. São cúmplices do que o Brasil sério não compartilha. São a vergonha que ficará para a História e que não sabemos se vai piorar ainda mais a já fragilíssima democracia desse fim de mundo.

  4. ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE
    ANTONIO MARCOS MARTINS DE ANDRADE

    Eu não acredito mais na independência dos poderes, na PF, no STJ, CNJ. Não acredito em Brasília. Não acredito em Democracia no Brasil. Não acredito nas próximas eleições, NO STF ou no seu puxadinho estranho chamado TSE. Metade do Brasil não acredita. A Metade que tem algum valor não acredita. o STF e o PT transformaram o Brasil em um País completamente inseguro com seus desvaneios. O STF ideológico e despreparado criou uma bagunça para desfazer a Lava Jato ao invés de ajustá-la. Preferiram defender o crime organizado. São cúmplices do que o Brasil sério não compartilha. São a vergonha que ficará para a História e que não sabemos se vai piorar ainda mais a fragilíssima democracia desse fim de mundo.

  5. Joaz Santana Praxedes
    Joaz Santana Praxedes

    No dia que o Brasil ganhar um Nobel, eu deixarei de confiar na Academia.

    1. Jayme s t ribeiro
      Jayme s t ribeiro

      Falta vc lah jovem.O q aconteceu?
      Não deu pra mim
      E Vc?
      Continua tentando..
      Temos bons aspirantes
      Quem sabe breve
      Bye

  6. Joaz Santana Praxedes
    Joaz Santana Praxedes

    A tática do judiciário brasileiro sobre o caso Robinho é demorar para gerar prescrição, mas os juízes idiotas do Brasil não percebem que não cabe prescrição, pois já houve condenação. Nem cabe a demora ou a participação de advogados, porque não está em jogo um julgamento. O Brasil não tem o direito de dizer que uma condenação italiana é inválida.

  7. Joaz Santana Praxedes
    Joaz Santana Praxedes

    Há um jornalista que usa diariamente 22 horas e 40 minutos do dia escolhendo os temas e montando um debate dele com ele mesmo – debate esse que sempre vence. Também decide quem vai ser preso e quem vai ficar solto, orientando o poder judiciário brasileiro, povoado de analfabetos em lógica, que nunca produzem resultados, a não ser quando copiam de terceiros.

  8. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Quando os Homens de bem vão atuar contra essa bandidagem?

  9. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    BEBA OESTE:
    SÓ PARA OS
    FORTES

cpmi 8 de janeiro Anterior:
O lado oculto do 8 de janeiro
Próximo:
A caminho de um Brasil sem povo
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.