Nesta semana, a inepta articulação política do governo Lula no Congresso Nacional trabalhou como nunca para impedir a aprovação de um requerimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. A pilha com centenas de pedidos de informações, quebras de sigilo e convocações de autoridades foi dividida em três grandes blocos na sessão de terça-feira, 13. Dois foram aprovados. O terceiro foi abortado na última hora sob intenso protesto da oposição. Quais informações podem sair desse lote de pedidos é um mistério. Mas já se sabe que há algo ali que o governo quer manter em segredo.
O requerimento leva o número 921. Tinha o aval e a assinatura da bancada governista, liderada pelo senador Randolfe Rodrigues (AP). Passaria pela comissão em acordo, já que reúne 63 itens aglutinados, tanto da oposição quanto da situação. O que houve, então, no meio do caminho, e quem determinou a mudança súbita nos planos?
A primeira resposta está no Palácio do Planalto. Randolfe recebeu ordens de Lula e do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) para puxar o freio na comissão. O senador chamou alguns parlamentares à sua casa na manhã de terça-feira, entre eles a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), Fabiano Contarato (PT-ES) e os deputados Rubens Júnior (PT-MA) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ). A principal determinação foi que os governistas segurassem o depoimento do general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Havia 14 pedidos de convocação dele na pauta da CPMI.
Conhecido como “G. Dias”, ele se aproximou de Lula no primeiro mandato, como guarda-costas, e acabou se tornando um dos seus principais conselheiros — sobretudo durante os voos mais longos. Também trabalhou na equipe de segurança de Dilma Rousseff. Em abril, imagens do circuito interno do Palácio do Planalto divulgadas pela emissora CNN colocaram o general na cena dos ataques em Brasília. Houve um terremoto político no frágil governo que acabara de completar cem dias. A versão do general de que estava no local orientando a dispersão dos baderneiros não colou nem na velha mídia. Lula teve de demitir o amigo — o mais rápido ministro a cair em um governo petista até hoje. Foi quando a instalação da CPMI se tornou irreversível.
O general em seu labirinto
Se a intenção do governo de rifar G. Dias era estancar a sangria, tampouco deu certo. Logo em seguida, o jornal O Globo revelou que o general adulterou documentos para apagar alertas, recebidos na véspera, de que Brasília poderia sofrer ataques. As digitais do GSI têm potencial para implodir a tese absurda de que o país esteve diante de um iminente golpe de Estado sem tropas nem fuzis. Nesta semana, outra fraude veio à tona: segundo o jornal Folha de S.Paulo, ele também tentou esconder essas informações do Congresso, depredado pelos vândalos.
Por muito menos — pelo menos o que se sabe até agora —, por exemplo, o ex-ministro e secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres passou quatro meses na prisão. Muitas pessoas, algumas que desembarcaram em Brasília depois dos ataques, foram obrigadas a usar tornozeleiras eletrônicas, e um indígena segue encarcerado. No próximo semestre, os réus serão julgados pelo Supremo em lotes. Até agora, o general G. Dias só prestou um depoimento à Polícia Federal.
Diante desse cenário, a convocação do general à CPMI era considerada inevitável até o início da sessão — inclusive, porque precisa constar do relatório final, conduzido pela senadora Eliziane Gama. A manobra foi tão escancarada que o presidente da CPMI, Arthur Maia (UB-BA), protestou em entrevista a Oeste nesta semana.
“É um contrassenso total o que o governo fez”, disse. “Quem quer investigar não faz uma manobra dessas. Eles usaram os votos da oposição para aprovar os requerimentos em que tinham interesse e, no momento de aprovar os documentos propostos pela oposição, eles não entregaram os votos.”
O fato é que não é necessária nenhuma análise refinada para entender o que o governo está fazendo: ganhando tempo, como fez desde o começo — a própria instalação da comissão levou três meses. A estratégia é simples: aguardar até que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, avance com os inquéritos sobre o 8 de janeiro — até os parlamentares têm dúvida se são quatro ou seis frentes de investigações abertas. Alexandre de Moraes disse que vai finalizar a papelada em 45 dias.
A segunda parte da blindagem é coordenada diretamente por Flávio Dino. Ele colocou seis maranhenses na CPMI para defendê-lo. Dino não quer fornecer acesso ao circuito interno do Ministério da Justiça, nem o controle de quem entrou ou saiu do prédio ou de quem esteve em um dos anexos. O chamado Palácio da Justiça é contíguo ao Palácio do Planalto. No dia 8 de janeiro, o ministro chegou a escrever na sua conta no Twitter, às 15h43 — exatamente quando teve início a depredação —, que acompanhava a situação em Brasília de perto. Quando foi chamado à Câmara para falar sobre o assunto, contudo, ele apresentou outra versão e negou que estivesse no seu gabinete.
Em suma, a oposição quer saber se ele estava assistindo aos ataques da janela, como admitiu em entrevista ao Fantástico, da Rede Globo.
Outro motivo de faísca foi o pedido de acesso ao plano de voo do presidente Lula à cidade de Araraquara, no interior paulista, naquele dia. O município, de fato, foi um dos atingidos pelas fortes chuvas na região. Talvez a escolha do destino seja pela amizade de Lula com o prefeito, o petista Edinho Silva, ex-tesoureiro e ministro de Dilma Rousseff. A cidade também é conhecida na política nacional por dois episódios: Edinho comprou respiradores fantasmas do Consórcio Nordeste, adquiridos de uma empresa de maconha, no chamado “Covidão”; e era a residência do hacker da chamada “Vaza Jato” — criminoso que supostamente copiou mensagens da força-tarefa da Lava Jato.
Os requerimentos da oposição na CPMI têm a finalidade de responder a perguntas simples: houve a tradicional inspeção prévia da equipe de segurança da Presidência ao município paulista? Ou foi uma viagem improvisada, às pressas, para que o petista não estivesse em Brasília naquela tarde? Quem estava na aeronave com Lula e com quem ele falou?
Por que a divulgação do simples plano de voo do Força Aérea 1, que decolou do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, às 14 horas e pousou na base aérea da Embraer em Gavião Peixoto (SP), nas cercanias de Araraquara, apenas 34 minutos depois, precisa ser mantida em sigilo?
É provável que esse documento não contenha nada além de dados formais. Então por que o governo impede o acesso à informação?
“De repente, Lula resolveu fazer uma viagem naquele dia para Araraquara para visitar um aliado político. Ele foi verificar uma obra, um buraco que estava aberto desde dezembro. Queremos mostrar se houve planejamento com a segurança dele, pois já sabiam o que ia acontecer”, afirma o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e autor de alguns dos pedidos de investigação.
Deixa acontecer
A divulgação das imagens pela CNN em abril também jogou luz em outro ponto sobre o dia 8 de janeiro em que o governo se recusa a tocar. Um dos pedidos rejeitados na CPMI nesta semana trata do “Plano Escudo” para a defesa do Palácio do Planalto. Os vídeos mostram que a tropa recuou mais de uma vez, permitindo o acesso dos vândalos ao estacionamento do prédio. A porta de entrada estava destrancada. Os oficiais do GSI circularam à paisana entre os manifestantes — um deles ofereceu água aos manifestantes. Que general assiste inerte à sua fortaleza sendo atacada?
Como já foi provado que vários órgãos do governo receberam alertas de risco de ataque, inclusive o GSI e o gabinete de Flávio Dino, o governo obrigatoriamente deveria ter um Plano Escudo. O GSI precisa estar preparado para situações de emergência que, inclusive, envolvem a retirada de autoridades do local. Há comunicação prévia com as forças de segurança do Distrito Federal, com a Polícia Federal e Rodoviária e com as Forças Armadas. Uma das cenas não explicadas até agora foi o bate-boca entre os ministros Flávio Dino e José Múcio Monteiro (Defesa) na noite do dia 8 de janeiro, dentro do Palácio do Planalto.
Nos bastidores, os integrantes da oposição afirmam que a omissão ou conivência com a depredação em Brasília é a linha que desestabiliza o governo — muito mais do que a descoberta de eventuais infiltrados. Isso explica a blindagem ocorrida na terça-feira. O cálculo político é que, mesmo se um dos presos confessar a ação como infiltrado, isso não vai se converter em benefício a ele no julgamento do Supremo — não é como um acordo de delação, por exemplo. Ou seja, é um caminho mais difícil para a CPMI.
Já a comprovação de que o governo “deixou acontecer” o que se viu naquela tarde trágica para colocar em pé a tese de golpe “bolsonarista” pode sustentar um pedido de impeachment de Lula. A CPMI deixou claro um fato inequívoco: há um lado oculto no 8 de janeiro que o governo não quer mostrar.
Leia também “O triunfo da indecência”
Excelente reportagem, com fatos e possibilidades. Prazer em ler o Silvio Navarro.
Já tá rolando um vídeo na Net de que o nine estava em Brasília. A vdd já apareceu, só irão confirmar em breve. Como dizem: “os fatos são teimosos!”
Parabéns pelo trabalho Silvio!
O Brasil está sem oposição. O que se chama de oposição nessa CPMI dos atos do dia 08/01/2023 está em minoria. Todo mundo sabe que Bolsonaro é o maior nome da Direita que surgiu no Brasil nos últimos tempos. O que essa CPMI quer é culpar Bolsonaro e a Direita pelos atos e cassar o ex-presidente no dia 22/06/2023, tornando-o inelegível.
O fato é que, está cloro, não foi uma tentativa de golpe dos saídos do poder, sim golpe, coisa detalhada, especializada, como afirmam foi golpe, oo que fizeram e continuam , sempre cheios de articulações,manobras hiper condenável, danosas, destruidoras de direitos,, sobretudo das leis e constituição. Não exitam um instante, conjectura, fazem suposições e alegações infundadas e mentirosas, passam aos quatro cantos com sendo, fatos, crimes enormidade de coisas ruim. Parecer que deixam afirmam, é que precisam, só resistem e existem e ou estão no poder por saberem fazer tamanhos e tantas narrativa, de tal ordem e sorte, até absurdas, sem pé ou cabeça,, tudo que fazem é isso, esquecem de administrar, fazer boa administração pública, terem planos e metas racionais e de eficiência, incham a máquina pública e o estoque da dívida, teto destruíram atrás ainda de assumirem,
Noção clara e que tais narrativas e golpe efetivo, que eles fizeram,e persistem na construção diária e sempre inovadoras, nos dão a certeza que só são coisas de ruim e pior, aí de tantas narrativas, manobras, articulações, propagação e enganações, é o que possuem, querem e sabem fazer, isso tudo e mais, menos boa gestão pública e preservar a boa ordem, direitos as leis a constituição, tudo com ajuda e apoio do poder que deveria cumprir o seu fim específico , só julgar dentro das base legais estabelecidas. Já está certo, cesarem tais narrativas, manobras, e outras artimanhas condenaveis deixam de ter razão, motivava, deixariam de existir,desmontaram totalmente, por não terem fundamentos e nem razão , por isso tal novel diaria
Eu assisti mas não me lembro se foi solicitada a quebra de sigilo do Presidente também.
A extrema direita continua insistindo na mudança de narrativa para os fatos de 08.01.23
Com medo de ficarem sozinhos na história brasileira como únicos autores das tentativa de golpe ,plantam inverdades e inventam fantasmas para que também sejam responsabilzados ,ora Presidente Lula ,o G Dias , STF e outros ministros.
Ou seja as vitimas são agora tb os culpados.
O povo q não estava la tbm é culpado porq não acredita nessa inverdade plantada e repetida diariamente para se tornar verdade.Que risco corremos
Para a direita e a extrema direita eles
Não tem responsabilidade nos atos criminosos , nem a
PM do DF ,exército, Anderson Torres,Bozo,Ibanes Cid etc
Porém,
O povo viu os acampamentos que ficaram dois meses nas frentes dos quartéis;
O discursos de ódio ;
O concluío de maus militares;
Vivênciou os discursos do Ex.presidente contra o Estado Democrático de Direito;
Viu ao vivo e a cores a quebradeira de Brasília, a tentativa de atentado a bomba,invasão da Sede da PF e a postura do gado prepoderante.
PRATICOU INJURIAS DIFAMATÓRIAS aos membros do STF,Inclusive de morte a eles e familiares.
Não adianta a imprensa escrita(oeste) e a televisiva(jovem Pan,) etc, querer alterar os responsáveis ,ficar alegando quebra da constitucionalidade.
Faremos dia e noite o contraponto olho no olho de cada brasileiro.
Querem continuar o golpismo e derrubar a República Federativa do Brasil
Prego isso todos os dias as pessoas que divulgo.
QUEM SÃO OS RESPONSAVEIS PELA TENTATIVA DE GOLPE?
CRIME CONTRA ATENTADO DO ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO?
PREJUIZO CONTRA PATRIMONIO PUBLICO?
ATAQUE AS INSTITUIÇÕES
QUERER TIRAR DO POVO BRASILEIRO O DIREITO DE VOTAR?
ESTABELECER UMA DITADURA?
QUEREM ELES OS GOLPISTAS,
MUDAR A HISTORIA DOS FATOS VISTOS AOS SEUS OLHOS DURANTE E DEPOIS DAS ELEICOES.
O BRASIL MEUS OUVINTES MERECE O MELHOR DOS VERDADEIROS PATRIOTAS.
Segunda chegando,pronto para o trabalho digno, a cabeça erguida e consciente dos meus direitos e deveres.
SOU CIDADAO BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA
Boa noite
Sua insolência é marcante. Acredita que todos sejamos estúpidos? Acredita que iremos acreditar em ‘suas narrativas’ e jogar no lixo o que nossos olhos viram?
Não Somos Idiotas, Para acreditar em suas narrativas fajutas, desonestas, e incabíveis. Esse Governo Lixo de Bandidos cedo ou Tarde Vai Cair. E Pessoas Canalhas como você, não tem e nunca terá credibilidade na Verborréia que gôlfa da Boca suja de Vocês
Muita falação e pouca ação dos nosso políticos que se dizem do lado do povo.
Estamos deixando os políticos marginais irem longe demais.
È preciso se fazer algo.
Mas é só blá-blá-blá, nós os pagadores dessa tropa de políticos INCOMPETENTES até a raiz dos cabelos, que levam rasteiras ridículas da tropa petista/”socialista” e ainda vêm com a balela que precisam do apoio da população (mais apoio?, não basta o voto, os altos salários e penduricalhos?), querem mais cidadãos honestos presos pelo crime de protestar, sem direito a uma defesa decente? Pois bem, acho que quem tem condições econômicas deve usar a única saída adequada para a situação atual do país, – o aeroporto.
O lado oculto está cada vez mais evidente: o governo foi o mandante.
CABE a NÓS….usarmos as redes sociais e REPASSAR insistentemente ESSES textos e vídeos…aos amigos, parentes, e até colegas.
SEM MEDO de SERMOS taxados de CHATOS!
A velha imprensa não vai mostrar a verdade.
Repasse esses vídeos a todos, principalmente, seus funcionários, manicures, podólogos, pedreiro, pintores, prestadores de serviços emgeral…gente humilde!
É A MISSÃO de cada cidadão de BEM!
Se CALAM Fiúza, Silveiras, Constantino, Monark, Março ANTÔNIO Costa, Te atualizei/ Bárbara, MARISA, Coppola, NÓS viramos SUA REDE… é esse o espírito da internet…
DECENTRALIZAR…VAMOS!!!
Missão: Repassar e DAR VISIBILIDADE diariamente aos NOSSOS!
Aaaahhhh
Esqueci dos estrangeiros!
Volkswagen é antiga em financiamento ao PTralhismo
FIAT/JEEP
Mercedes Bens
França Alemanha Espanha
Nestlé
Monsanto
Carrefour
Leroy Merlin
São notórios e antigo essas constantes DELINQUENTES da esquerdalha….
O que me indigna,,, o que me deixa Fulo da vida É às instituições não funcionarem….
MPF, PF, Forças Armadas, procuradores, mídia, tá tudo dominado…
SÓ RESTA uma coisa… a formação de paramilitares….não podemos deixar nossas vidas nas mãos desse stablisment do deepState ferrar nossas vidas…
Banco Itaú e Bradesco BTG Pactual
Famílias de empreiteiras
Votorantin
Todas empresas velhas de mídia…o consórcio,
Boticário
Natura
Gerdau aços
JBS
Lemann, Sicupira, AMBEV
Grupo Guararapes
Grupo do José Alencar
SÃO OS VERDADEIROS GOLPISTAS!!!
Representam 35% do PIB brasileiro..e são o grupo negro E patrocinadores do golpe contra o Bozo.
Não é possível que não tenha uma Voz sequer no stf que exija a presença desse general, urgentemente na Cpmi e na PF, o país quer essas explicações.
Quando houve o “mensalão” no primeiro governo petista, o “capo” se livrou.
Será que ele vai conseguir se livrar dessa?
Não devemos nos esquecer que lá, a CPI era chamada originalmente “CPI DOS CORREIOS”. Depois transmutou-se para “MENSALÃO”.
Agora temos a inicial chamada de “CPMI DO OITO DE JANEIRO”. Logo, logo vai passar a ser chamada de “CPI DO G DIAS”.
Será que … dessa vez o “capo” vai se livrar???
Pelo que observei nas imagens,o jeito que rolava as conversas entre os funcionários e manifestantes , me parece que havia muita intimidade entre eles.
Pra mim não havia sequer um patriota.
Tome ração pra galera….
A cada parágrafo uma pirueta jornalística
Tah no nível da última pitada do Geno Bozo
VACINA VAI PRO SACO
É FAKE NEWS
Muita balela
Vergonhoso
Parabéns Silvio, um excelente trabalho!
A Esquerdalha bufar vá lá. O que me entristece e me emputece é a sociedade jurídica e autoridades militares embarcarem nessa. Existe sim um golpe em andamento da esquerda. A lá Venezuela.
QUAL O PRIMEIRO JORNAL QUE TERÁ A CORAGEM DE EXPOR A VERDADE SOBRE 8 DE JANEIRO DE 2023?
POR ONDE ANDAM OS GRANDES JORNALISTAS INVESTIGATIVOS DA GLOBO, BAND, RECORD, SBT, CNN, ETC..?
QUEM MAIS GANHOU COM O SUPOSTO “GOLPE”, DIREITA OU ESQUERDA?
SE OS “GOLPISTAS” INVADIRAM ATÉ O GABINETE DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, POR QUE NÃO ASSUMIRAM O PODER ? QUEM SERIA O LIDER PARA ASSUMIR? QUE PLANEJAMENTO DE GOLPE FOI ESSE QUE MAL COMEÇOU E POUCAS HORAS DEPOIS TERMINOU?
QUE GOLPE FOI ESSE QUE PASSADAS ALGUMAS HORAS , SEM TIROS OU MORTES, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA RETORNA AO PALÁCIO TRANQUILAMENTE, COM TODA SUA TROPA QUE NÃO APARECEU PARA DEFENDER O PALÁCIO DO PLANALTO? SÓ QUERO ENTENDER.
Sei,sei,
O ato em si de saírem de casa, para protestar e aih depois QUEBRAR,SOLTAR BOMBA E DEBOCHAR MUITO E FICAR ACAMPADO MESES COM AS COSTAS QUENTES PELOS MILICOS.
ESSE ATOS DE VANDALISMO VC TB NAO CONSEGUE ENTENDER.
É CRIME!
NAO É PROTESTO MAIS.
Conta outra coleguinha….
Bom dia
O Brasileiro foi eleito por uma revista inglesa como um dis mais idiotas do planeta, acho que além de idiotas vamos ganhar de imbecis também, alguém arrusca advinhar qual a cor preferida deles?
Obrigado Silvio Navarro. Vejo o SENHOR a semana toda na Oeste Sem Filtro (rumble). A situação caótica na governança do país, e a letargia (medo?) das pessoas de bem, que pagam a conta, são narradas honestamente pelos jornalistas da Oeste. Os parlamentares, de preferencia da oposição, deveriam buscar ensinamentos aqui, quem sabe, não ficariam submissos aos espertalhões do desgoverno.
Parabéns Sílvio Navarro pela matéria!
Eu gostaria de saber mais sobre “Eles usaram os votos da oposição para aprovar os requerimentos em que tinham interesse e, no momento de aprovar os documentos propostos pela oposição, eles não entregaram os votos.” A oposição ingênua, limpinha acreditou nos governistas?
Grande Silvio Navarro. Belo artigo, esclarecedor. Parabéns, você é um jornalista raro. Parabéns a OESTE.
Silvio parabéns, penso que só permitem a tua coragem e dos bons jornalistas da Revista Oeste e da Gazeta do Povo, porque ainda não atinge a população brasileira que só é informada pelo CONSORCIO televisivo. Quando teremos a TV CULTURA agora com o governador Tarcisio de Freitas, oferecendo o bom jornalismo que outrora foi feito nos jornais dessa TV e no programa RODA VIVA de Augusto Nunes? Creio importante levar às TVs a audiência que a Jovem Pan teve recentemente quando ainda não era censurada e tinha verdadeiros jornalistas nos Pingo nos Is e Direto ao Ponto.
Precisamos saber quem organizou e incentivou aquele desatino.
É preciso muito cinismo ou inocência para acreditar que uma turba desarmada entrando em prédios sabida e intencionalmente vazios seja minimamente parecido com um golpe de estado. O resto é circo, do mesmo modo que a “eleição” de um conhecido vigarista.
Que governo transparente, um presidente fruto de uma eleição simulacro, feita com urnas simulacradas e 37 ministros, cada um com uma equipe de simulacros, toda uma assessoria simulacrada ,uma base aliada dentro de um simulacro de parlamento, e 12.000 peneiras pra tapar o Sol
Muito boa e esclarecedora a reportagem do Sílvio Navarro e da Rute Moraes.
Agora, precisamos saber o que houve de fato. Há evidências sim da participação de membros do governo nas ações. Isso é muito grave.
Agora, não impede um provávelvpefifo de IMPEACHMENT do Sr. Presidente. As provas serão contundentes, os indícios são fortes.
É preciso que esse País saia dessa letargia, desse faz de contas. Ninguém aguenta mais tanta incompetência, tanta ingerência.
provável pedido***
A reportagem é autoexplicativa. Só não vê quem não quer, neste caso esse (des)governo fajuto. Parabéns ao autor Silvio Navarro !!
Resumindo: Gonçalves dias é o novo “Gabas” da esquerda…
Não consigo escrever simulacro de comentário
LULA NÃO FOI VOCE E SUA EQUIPE QUE QUERIAM DENUCIAREM GOLPE DE ESTADO DO PESSOAL CO CAPITÃO, PORTANTO NÃO MANOBREM ESTAMOS DE OLHO EM VOCE E ESTE SENADO QUE TEM COMO PRESIDENTE UM MINEIRO ‘AMIGUINHO SEU” NÃO SABEM E AINDA NÃO SENTIRAM O CLAMOR DESTA SOCIEDADE
QUE ESTA CALADA, MAS IRRITADA !!!!!!
Parabéns pela reportagem, obvio q tem o DNA sujo do PT. Qual o motivo de tanto medo? Um governo q não tem plano de governo , então partiu p o q melhor saber fazer. DESORDEM E ROUBALHEIRA
O tempo é o senhor da verdade.
A verdade já está explícita.
Faltam as comprovações que irão aparecer no decorrer do tempo.
Não sabemos se haverá punições pelo que temos hoje como Poder Judiciário totalmente apareclhado.
Otima reportagem. Parabéns Silvio Navarro.