O processo do ex-presidente Jair Bolsonaro, aberto na quinta-feira, dia 22 de junho, e a ser retomado na terça, dia 27, leva a uma pergunta básica: o que ele fez de errado, ou ilegal, para justificar que o Comissariado Supremo de Controle das Eleições, ou TSE, possa cassar os seus direitos políticos e proibir 140 milhões de eleitores brasileiros de votarem nele nas próximas eleições? A resposta é muito simples: nada. Nada mesmo? Sim, é exatamente isso: nada mesmo. Em nenhum momento, ao longo de toda essa história, Bolsonaro esteve diante de um processo judicial verdadeiro, como se faz em qualquer democracia decente — onde o acusado é inocente até que o acusador prove a sua acusação, e as provas têm de manter um mínimo de relação objetiva com os fatos. Ele esteve condenado a ser “inelegível” antes mesmo que o processo fosse aberto; não foi levado a um tribunal de Justiça, e sim a um pelotão de fuzilamento. Nunca houve a menor intenção de aplicar a lei, ou de agir de maneira imparcial. Seu caso não tem nada a ver com a legislação em vigor no Brasil, ou com seus direitos constitucionais. Tem tudo a ver com política, e só com política — é muito simplesmente a execução, por parte de quem tem a força bruta, de um inimigo considerado incômodo. Bolsonaro é de direita, e no Brasil de hoje isso é ilegal para o alto Poder Judiciário — sobretudo quando, pelas contas dos próprios comissários do TSE, o homem de direita tem o voto de quase 50% dos eleitores, como o ex-presidente teve nas últimas eleições.
O que se tem aqui é um caso que os norte-americanos de outros tempos chamariam de kangaroo court — antes, é claro, do presidente Joe Biden e da adesão automática de seu Partido Democrata ao que consideram a esquerda global. Trata-se, na prática, do julgamento e condenação, por parte de um grupo de indivíduos que têm o poder, de alguém que decidiram ser culpado de alguma coisa, sem provas e sem a obediência ao processo legal. A Constituição brasileira não diz, em lugar nenhum, que é proibido ser de direita ou contra o Sistema “L” — mas é só isso o que conta para o STF e o seu braço eleitoral. Eles afirmam que não é assim, claro, embora o ministro-chefe do grupo diga publicamente que é um crime ser de “extrema direita” no Brasil, ou algo tão parecido com isso que não dá para perceber qual é a diferença. O ex-presidente, na visão do TSE, violou a lei eleitoral quando estava no governo — basicamente por “agir contra a democracia”, algo que, para começo de conversa, ninguém foi capaz de definir com objetividade ou sequer com a lógica mais elementar. Mas, se não há perseguição política, seria indispensável apresentar provas materiais dos delitos que Bolsonaro teria cometido, e não há nenhuma prova que fique de pé.
O ex-presidente é culpado, pelo que deu para entender da alarmante maçaroca de denúncias que o relator impôs ao público, de abusar do seu cargo com o objetivo de ganhar a eleição, ou de dar um golpe de Estado — algo incompreensível, desde logo, quando se leva em conta que ele perdeu a eleição, e não deu golpe nenhum. A base da acusação é uma reunião que Bolsonaro teve com embaixadores de nações estrangeiras durante a campanha, na qual duvidou da limpeza do sistema eleitoral e falou o diabo de alguns ministros do STF. A apresentação foi, com certeza, uma das piores ideias que o ex-presidente teve em todo o seu governo — um tumulto mental sem fio condutor, sem ordem, sem clareza, às vezes sem nexo, com repetições e trechos onde não se entende nada. Foi sobretudo inútil. Os embaixadores não ficaram minimamente impressionados — e tanto não ficaram que nenhum dos seus governos levou a sério as acusações, nem fez objeção alguma às urnas eletrônicas do TSE ou ao resultado oficial das eleições. Mas uma exposição ruim é apenas isso — uma exposição ruim. Não é um crime. Onde está escrito, na Constituição ou em qualquer lei, que é proibido duvidar do bom funcionamento do sistema de votação e de apuração dos votos? Em lugar nenhum. Milhões de brasileiros, na verdade, acham exatamente isso. Qual é o problema?
Haveria problema se Bolsonaro tivesse usado seu comício diante dos embaixadores para interferir no resultado da eleição, ou para não aceitar a contagem de votos que foi apresentada pelo TSE, ou para continuar à força no governo. Mas ele não fez absolutamente nada disso. Sua interferência no resultado foi nula; obedeceu a todas as ordens que recebeu da Justiça Eleitoral durante a campanha e, mais do que tudo, foi embora na hora que o seu mandato acabou. Há seis meses está fora da Presidência. Não fez nada de concreto para ficar, ou para contestar os números que o TSE anunciou. Que “golpe” de Estado é esse em que o golpista, em vez de continuar no governo usando os seus poderes como presidente da República e como comandante das Forças Armadas, vai embora para casa no fim da história? Bolsonaro, na verdade, nem tentou apelar para o faladíssimo “artigo 142” da Constituição, não solicitou a intervenção militar em coisa alguma, e não declarou nenhum “estado de emergência” ou coisa parecida. É acusado, sobretudo por Lula e pela mídia, de ter “minutas do golpe” — Lula, inclusive, disse que está “provado” que o ex-presidente teve culpa de tudo. O que existe, de fato, são apenas papéis, apreendidos com um colaborador de Bolsonaro, que debatem a possibilidade de serem tomadas decisões previstas na Constituição Federal. Desde quando é proibido estudar o que está escrito na Constituição — só estudar, sem fazer nada de prático?
Em nenhum momento dos seus quatro anos como presidente Bolsonaro desrespeitou uma única lei em vigência no Brasil. Não se recusou a cumprir nenhuma das ordens que recebeu do Poder Judiciário, e recebeu uma tonelada de ordens
O ex-presidente também está condenado, sem a menor possibilidade de apelação ou de defesa, pelas violências cometidas contra os edifícios dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Faz parte, no veredicto oficial, de sua conduta criminosa em geral. Não existe, mais uma vez, o mais remoto pedaço de prova de que ele tenha tido alguma coisa a ver com os ataques — o que existe, ao contrário, é uma maciça ausência de provas. É simples. Lula e seu governo, que acusam Bolsonaro de “comandar” os ataques de Brasília, tem uma oportunidade perfeita de provar o que dizem na CPMI aberta pelo Congresso para investigar o episódio. Mas eles nunca quiseram que se investigasse nada. Em primeiro lugar, foram ferozmente contra a abertura da CPMI. Depois, quando não deu para segurar, assumiram o controle da comissão — e desde então não têm feito outra coisa a não ser sabotar os trabalhos de apuração. Por que isso, se eles são vítimas de uma tentativa de golpe, e Bolsonaro é o culpado por ela? Nada melhor, nesse caso, do que apurar com precisão os fatos. Mas eles não querem apurar os fatos — querem, na verdade, esconder o que aconteceu, com sua recusa em requisitar informações, obter provas físicas e convocar testemunhas. Continua sendo um completo mistério, de qualquer forma, como os golpistas poderiam dar o seu golpe sem terem uma única arma, sem comando, sem plano, sem apoio dos militares, sem absolutamente nada, só com cadeirinhas de praia e bandeiras do Brasil. Não há como colar.
Bolsonaro é acusado, no atacado e no geral, de manter uma atitude “antidemocrática” não especificada em seu governo. Seria essa, no fundo, a sua grande culpa. Pode não ter dado golpe nenhum, mas tinha “a intenção” de dar — ou quis dar, pensou em dar, deixou a impressão de que iria dar, e assim por diante. De novo, o problema com isso é a falta de provas, ou mesmo de vida inteligente, nas acusações. Em nenhum momento dos seus quatro anos como presidente Bolsonaro desrespeitou uma única lei em vigência no Brasil. Não se recusou a cumprir nenhuma das ordens que recebeu do Poder Judiciário, e recebeu uma tonelada de ordens. Não desobedeceu às decisões do Congresso. Não censurou uma única palavra de crítica — e foi o presidente que mais levou pancada da imprensa em toda a história nacional. Não perseguiu os adversários. Não aplicou multas de R$ 1 milhão por dia, ou por hora. Não reprimiu nenhuma manifestação de rua da oposição — nem de rua nem de qualquer outro tipo. Não processou ninguém. Não cassou ninguém. Não prendeu ninguém. Antidemocrático por que, então? Os fatos mostram exatamente o oposto. O problema é que os ministros parecem ser portadores de anticorpos hereditários e transmissíveis que não deixam a realidade dos fatos estragar a arquitetura político-ideológica das suas decisões. Nem é preciso dizer, à essa altura, que o relator do processo do TSE é o mesmo ministro a quem Lula deu, em público, tapinhas de amor no rosto — e que na cerimônia de diplomação de Lula disse ao ministro Alexandre de Moraes o célebre “missão recebida, missão cumprida”. É claro, também, que ele e os seus chefes no STF montaram um espetáculo pop para fazer propaganda política no julgamento; convocaram para o show, inclusive, a imprensa internacional, que naturalmente acha de Bolsonaro a mesmíssima coisa que a maioria da imprensa brasileira, ou seja, que ele é um horror. No fim, ficam todos convencidos de que as “instituições” funcionaram, a justiça foi feita, os artistas da Globo salvaram a democracia, os maus foram castigados e o amor venceu — todos, menos os eleitores deste país.
Leia também “A caminho de um Brasil sem povo”
Então segundo, vossa majestade em cima de seu pedestal de soberba. Somente que votou no Bolsonaro, é eleitor nesse pais?
Esta ineficiência chamada TSE precisa acabar. Não dá para meia dúzia de togados definir a escolha de todo o povo.
Senhor Guzzo, no Brasil só Milagre. o que é sabido mesmo… O M. da insegurança, o PCC está solto. Centenas de verde amarelos, encarcerados… sem capivara.
Aliás, o PT e asseclas se recusam a tomar vergonha na cara. Os conservadores haverão de unir forças.
Inegebilidade através de uma tramóia juridca como está sendo “encenada” no TSE é inaceitável. Esses ministros, a serviço do esquema politico anti-democrático vigente no país, estão jogando lama nos seus nomes perante a história, que lhes será cruel. Quanto ao ex-presidente Bolsonaro, este senhor trapalhão e despreparado, que por acidente governou este país durante quatro anos, talvez sua saída precoce do cenário político, seja útil para que possa surgir finalmente, um novo líder de direita para fazer frente a esta corja esquerdista que tomou o poder. Candidatos bem preparados não faltam, tais como os governadores Tarcisío e Zema.
Podem tornar inelegível o Bolsonaro, mas nunca vão tomar dele a HONRA e a DIGNIDADE.
J R Guzzo – SEPARA BRASIL –
SP + PR + SC + RS = 48,4% do PIB do País
Tem 73 MM de habitantes – tem os melhores aereoportos / tem os melhores portos / tem as melhores estradas / tem os melhores IDHs do País /pagam 70% de todo os impostos arrecadados no país.
O que estamos fazendo atrelados e escravizados a um país que nos despreza !!!
SEPARA BRASIL !!!
Este novo país fica com 50% da Dívida Pública, fica com o que tem de forças armadas lotadas nestes territórios. E teremos uma das melhores renda per capita do mundo.
TEM QUE TER CORAGEM – OU NOS TORNAMOS A PRÓXIMA ARGENTINA OU VENEZUELA !!
Por que em vez de separar, não tornar a parte a que o senhor se refere igual ao que o senhor acha ser o melhor?
Para seu governo, nasci e me criei no Estado do Pará. O senhor sabe que meu Estado é o mais rico da federação? Por favor não confunda riqueza com desenvolvimento. Precisamos de um Brasil só, rico e poderoso economicamente onde todos os brasileiros sejam considerado IGUAIS.
Condenado sem provas
Hoje no Brasil até o Negrão de Lima , que não pode , mas faz política. Nosso judiciário julga e condena por interpretação própria ,sem considerar o que determina a lei.
Claro que rolou o golpe. Não houve eleição e sim a deposição de um presidente por um conluio de bandidos.
Mais um texto impecável do nosso querido mestre Guzzo que escancara a verdade e quem realmente está dando um Golpe no Brasil. Hoje é o dia do julgamento em que aqueles demônios tornarão o nosso presidente que sabemos que venceu a eleição – e é o mais popular e mais amado presidente que já tivemos, peço que v s deixem esse artigo aberto ao público, ele merece ser lido por um de vocês para o grande público durante o programa Oeste sem Filtro. Gratidão.
Exatamente. Como um cara que é aclamado de norte a sul, de leste a oeste perde uma eleição p outro que achincalhado tambem de norte a sul de leste a oeste do Brasil??
INFELIZMENTE NOSSA ULTIMA ESPERANÇA DE PARAR TODOS ESSES ULTIMOS FATOS ILEGAIS DESDE A ELEÇÃO QUE VEMOS QUASE TODOS OS DIAS DO CONGRESSO, TSE E PRINCIPALMENTE DO SFT SE FORAM QDO OS MILITARES SE OMITIRAM DE AJUDAR A NOSSO POVO, NOSSO PAIS, NOSSA DEMOCRACIA, QDO DEIXARAM ELEGER UM BANDIDO, “CONDENADO PELA JUSTIÇA” E SEU BANDO GOVERNAR NOVAMENTE NOSSO PAIS.
Hoje depois de muito apostar em Bolsonaro, vejo a decisão dos generais de não entregar o comando do país a um completo despreparado como se revelou ser Bolsonaro, como a mais sensata, equilibrada e consoante com os interesses do nosso querido Brasil. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Bolsonaro deu um golpe em si mesmo e no país ao trazer Lula de volta, por seus desequilibrios retóricos e falta de sensibilidade na gestão da pandemia, sua pusilanimidade no dia 08 de setembro de 2021. Tudo corroborado pelo desrespeitoso, humilhante, patético, covarde e desleal discurso de renúncia a dois dias do fim do mandato, no qual não teve a hombridade de sequer se referir a ausência do Código Fonte que levou muitos de seus seguidores à prisão por acreditar em suas falas e para os quais não disse uma palavra em sua defesa. Ineligibilidade é pouco! Deveria se oferecer a ficar preso em solidariedade a estes. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O LULAPETISMO NO DESESPERO DE CONTROLAR O BRASIL, TEM CONTRA SI A LUTA DE UM PATRIOTA, JAIR MESSIAS BOLSONARO, TALVEZ SEJA O ÚLTIMO ATENTAR DETER O COMUNISMO E SOCIALISMO, NESSA EMPREITADA NA AMÉRICA DO SUL.
O BRASIL É O CELEIRO DO MUNDO, É TODOS NÓS SABEMOS A INTENÇÃO DO PT E DOMINAR TODO TERRITÓRIO NACIONAL E, PARA ESSA EMPREITADA, O PT COMPRA À MÍDIA VIDE A BAND, GLOBO, POLÍTICOS, JUÍZES E ATÉ MILITARES DE ALTA PATENTES. PROVA DISSO É A DIVISÃO ENTRE AS FORÇAS ARMADAS, A IMPRENSA NOTICIOU QUE UM GENERAL 4 ESTRELAS SE BANDEOU AO PT.
A LUTA DO POVO BRASILEIRO E DO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO É ÁRDUA, POIS, A LUTA É DESPROPORCIONAL, É A LUTA DE UM HOMEM CONTRA TODO UM SISTEMA PODRE E CORRUPTO, QUE SE POSSÍVEL VENDERIAM A PRÓPRIA MÃE PARA LOCUPLETAR-SE.
AGORA A ELEIÇÃO DO EX-PRESIDIÁRIO QUER CONVOCAR O PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO QUE NÃO DA CASTA POLÍTICA CORRUPTA BRASILEIRA É, COM O FITO PROPÓSITO DE DESGASTAR A IMAGEM DO PRESIDENTE AOS DESAVISADOS QUE CONTINUAM A SER LUDIBRIADOS E ENVOLTOS EM MENTIRA PELA VELHA MÍDIA E SUA FALSA NARRATIVA DOS FATOS.
Parabéns! O que estamos vivendo é inacreditável. A democracia jaz neste país.
Ķ
Lamentável que Guzzo seja uma voz minoritaria, se não única, na imprensa brasileira com coragem e determinação de por o dedo na ferida que corroi o Brasil: seu podre poder judiciário que age em consórcio com um poder executivo igualmente podre moralmente. Tento ser otimista, não consigo. Não dá.
Diante desse espetáculo de horror , estrelado por alguns canastrões, somente o Chapolin Colorado poderá nos salvar. Preocupante.
Faz um L, perdeu mané, ordem dada, missão cumprida.
Brasil, temos acompanhado os abusos praticados pelos ministros do STF em nosso país, especialmente pelos Ministros do STF Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Luiz Fux e Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Edson Fachin.
Temos visto a ditadura impostas por estes senhores e o desrespeito aos limites constitucionais quanto à sua competência. Chega de nos curvarmos diante das atrocidades praticadas por ele, é hora de acabar com a impunidade por seus atos ilegais. Precisamos demonstrar a posição e força do nosso povo. Vamos lutar pelo IMPEACHMENT, dos ministros acima citados e mostrar que supremo é povo.
Esses políticos incompetentes deveriam extinguir o TSE à muito tempo, ficam o povo contribuintes pagando salários para esses ministros que não tem nada haver com a política.
“A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.” Rui Barbosa.
FARSA, FARSA e mais FARSA das mais bandidas que já existiu na face da terra desde que o mundo é mundo, só comparável ao julgamento imposto ao autor e consumador da nossa existência, a saber, Cristo, o SENHOR dos senhores. Não nos surpreende pois, sabemos que o que está alimentando toda esta farsa usando seus discípulos das supremas cortes deste Brasil, sobretudo a corte eleitoral, é o mesmo que inspirou Judas a apontar o Cristo para a corte romana da época, o prenderam e o acusaram pelas vias comprovadamente mentirosas, sem provas, tal como em relação às acusações impostas hoje ao Jair, constituindo na maior Farsa dos nossos dias de Brasil varonil. Depois de julgado e condenado sem provas, ou com provas mentirosas que caracterizaram a MAIOR FARSA do mundo até os dias atuais, Cristo foi condenado, humilhado, agredido física e moralmente ao extremo, de forma tão atroz como jamais se viu na terra, por acusações levianas e mentirosas pra satanás nenhum botar defeito. Eis que ao lado de Cristo existiam dois ladrões também acusados e com culpa comprovada de roubos, igualmente condenados à morte de cruz merecida, um à direita e outro à esquerda de Cristo. O ladrão da direita reconhecendo a sua condição de ladrão, portanto merecedor da condenação, dirigiu-se a Cristo e se humilhou e pediu perdão pelos seus atos e reconheceu ser dígno daquele fim, também reconhecendo a injustiça sobre Cristo se expressou e o pediu que se lembrasse dele ladrão quando chegasse no reino do Deus Pai, mas o ladrão da esquerda debochou do Cristo falou: tú salvou a tanta gente na vida, agora salva a ti mesmo agora! Tinha que ser o ladrão da ESQUERDA pra agir com tanta arrogância, pré-potência e deboche. Mas pensamento de quem está na esquerda sempre foi, é e será desprovido de humildade e sobretudo temor a Deus, porque se acham iguais ou semideuses na terra. Mas saibam, não o são e pagarão o preço de tanta injustiça. O JUÍZ dos juízes fará um dia justiça na terra, pois assim ELE prometeu e cumpre como sempre. Assim se cumprirá, nada nem ninguém impedirá.
Perfeito Guzzo, não há nada mais a ser dito.
A República brasileira simplesmente fracassou.
Estamos vivendo sob o arbítrio. A CF e o ordenamento jurídico não são mais respeitados.
Parabéns Guzzo, leve esse bom jornalismo da Revista Oeste e Gazeta do Povo para a TV CULTURA que agora tem um governador do Estado da centro direita e modelado pelo governo Bolsonaro.
moderado
Excelente artigo Guzzo! Mas vai piorar para o Presidente Bolsonaro, pois depois de cassado pelo TSE ainda será preso pelo STF. E serão no mínimo 15 anos de prisão em regime fechado. A direita será extinta e a ditadura comunista será oficializada. Já estamos em Estado de Exceção, com a censura fortemente em curso, milhares de presos políticos, brasileiros impedidos de entrarem em seu país, centenas de contas bancárias bloqueadas, jornalistas impedidos de trabalharem e a aproximação do ladrão com todas as ditaduras comunistas do mundo. Vai piorar muito pelo menos para a maioria dos brasileiros.
Credo, meu amigo. Parece até que você está prevendo a tragédia. Chegou até a arrepiar aqui.
O segredo da felicidade é a liberdade… E o segredo da liberdade é a coragem.
Os mais corajosos são certamente aqueles que têm a visão mais clara do que está diante deles, glória e perigo, e ainda assim, saem para enfrentá-lo
O partido Lula – STF,continuam usando Bolsonaro, mesmo estando fora do poder desde o final de 2022,para tentarem resolver a incompetência gritante do atual governo
Em algum momento, isso não vai mais colar.O que estamos vivendo hoje no Brasil é aberrante,não conseguem mais esconder os gastos abusivos do ladrão e de sua atual esposa. Não conseguem esconder do povo o que significa ter 37 ministérios e o que representa o presidente não conseguir sair às ruas sem ser vaiado .Como já disse aqui,um dia a bomba vai estourar,o brasileiro não é o mesmo,sabe dos fatos e se interessa pela verdade.
Alô bando de pulhas do stf e vagabundos desse lixo de governo… prestem atenção na Rússia
Brilhante matéria.
J.A.ROSIM.
Parabéns. Que todos leiam e reflitam sobre este artigo tão correto.
Houve um tempo em que mal sabíamos os nomes dos membros do STF (devia-se escrever com maiusculas), discretos, competentes , juízes verdadeiros, conscientes de sua importância.
Juristas de notável saber, não pegos por conveniência dos poderes e partidários deste ou daquele.
Hoje, o stf e seus puxadinhos, congresso faz parte, não respeitam o que de mais sagrado existe numa democracia: CONSTITUIÇÃO.
TSE Golpista!
Curioso que abriram o processo extamaente no dia 22… certeza que foi intencinal! Com o relator do “Missão dada Missão Cumprida” a decisão é óbvia…
A diplomacia é toda contra Bolsonaro porque ele é contra entregar nossas riquezas
Excelente crítica! É, ”o amor venceu” e ainda nem começamos a pagar por ele.
Saudades do tempo em que nossa Suprema Corte era composta por respeitáveis senhores e senhoras com notável saber jurídico e ilibada reputação. Eram orgulho do Brasil!
Mas o descondenado e seu poste aparelharam a Corte com militantes e ativistas vermelhos e hoje temos o PIOR STF de nossa História.
Guzzo como sempre brilhante. O país é comandado por picaretas de toga e sem toga. A falta de vergonha na cara desses cretinos é estarrecedora..
Na verdade o presidente Jair Bolsonaro de fato já foi tornado inelegível desde que a suprema corte resolveu descondenar o expresidiário e o tirou da cadeia e o deixou com a ficha limpa e elegível e o conduziram à presidência pelo malabarismo judicial jamais visto nem aqui, nem ali e nem acolá. O ativismo dessa gente já virou um aleijão, mas, creio que mais dias, menos dias, a nação e o povo brasileiro, teremos a altivez necessária pra nos libertarmos dessa humilhação a qual nos é imposta neste momento, e venceremos pelas vias democráticas à todos e tudo que hoje ultraja a nossa Pátria brasileira e o povo desta nação.
Perfeito Mestre Guzzo. A realidade do país é que estamos nas mãos de canalhas, bandidos e vigaristas.
Estou sem adjetivos para parabenizar mais uma vez, JR Guzzo. Lamento que um artigo desses nunca será receitado no ”ex-consórcio de imprensa”. Tendencioso e esquerdista.
O DESgoverno do amor está devolvendo o Brasil para a metade de século passado.
A CF não é mais aplicada.
Advogados togados tomam as decisões de acordo com os interesses do sistema.
O Congresso é omisso.
A população tem medo de sair às ruas e é exatamente isso que o sistema deseja.
Bolsonaro é o maior líder político do Brasil. Por isso o Carniça e seus comparsas togados querem cassar seus direitos políticos a qualquer custo. Eles borram nas calças de medo da força eleitoral do Capitão!
Eis a verdade, muito bem explanada…
Lamentável realidade que nos encontramos!
Parabéns pelo artigo tão lúcido 🙏
Luladrão e Imoraes tem que ser impichados
Eu amo o Brasil e o Brasil tem um povo conservador. Bolsonaro é um fenômeno espetacular na nossa nação! Vamos orar pela nossa pátria! Deus é mais!
Para quem estuda, no máximo, seria um contra-golpe, pois o golpe foi dado pelo STF ao dar corda ao vencedor.
O mecanismo e seu arbítrio.
Os artistas da Globo salvaram a democracia (e os jornalistas de lá também, ops, salvaram os bolsos).
Oi Oeste
GOSTARIA DE FALAR COM ESTE JORNALISTA.
Não vejo o porque de torna-lo inelegível, em 2026 a urna será a nesma e, ela já uma vez o tornou inelegível, qual o problema de faze- lo de novo?