Ruas se transformaram em rios e veículos foram arrastados pela água das chuvas torrenciais e pelas violentas rajadas de vento a cerca de 175 quilômetros por hora, na cidade portuária de Fujian, no sudeste da China, na última sexta-feira, 28. Até o momento, 39 pessoas sofreram ferimentos leves e mais de 500 mil estão desalojadas. O evento climático extremo se deve à chegada do tufão Doksuri, considerado o mais poderoso dos últimos anos. Por onde passa, leva caos e devastação.
A capital chinesa, Pequim, e a província vizinha de Hebei também foram atingidas, o que resultou em destruição e mortes. Foram as piores chuvas já registradas em 140 anos na China. A tempestade atingiu níveis recordes e deixou estragos em outros países asiáticos, como Filipinas e Japão.
Nas Filipinas, o fenômeno causou 14 mortes e mais de 300 mil desalojados. Um casal de filipinos resolveu seguir com a cerimônia de casamento, e a noiva foi até o altar arrastando o vestido na igreja alagada. O vídeo viralizou nas redes sociais.
Já mais fraco, o Doksuri foi rebaixado a depressão tropical no último fim de semana. Meteorologistas alertam, porém, que outro tufão, o Khanun, está prestes a atingir a densamente povoada costa chinesa.
Daniela Giorno é diretora de arte de Oeste e, a cada edição, seleciona uma fotografia relevante na semana. São imagens esteticamente interessantes, clássicas ou que simplesmente merecem ser vistas, revistas ou conhecidas.
Leia também “Encalhe das baleias na Austrália”
O amor é destemido mesmo. Atravessa o inferno das águas e mostra sua força. Pensei que fosse encontrar a LUA gigante, e você me surpreende com a TERRA sob esse NEODILÚVIO.