Tão previsível quanto a mudança das estações, a troca de guarda no Supremo Tribunal Federal é menos empolgante que festa de batizado na sacristia da igrejinha. A tradição determina que os dois primeiros da fila de 11 ministros, formada pelo critério da antiguidade, sejam alojados a cada dois anos nos cargos de presidente e vice-presidente. Sempre pelo placar de 10 a 1: as boas maneiras ordenam que os previamente escolhidos votem nos que irão substituí-los na mudança seguinte. Ao divulgar o resultado, portanto, o presidente em fim de mandato está dispensado de identificar os homenageados com o voto solitário. Não precisa, certo?
Precisa, sim, decidiu Rosa Weber neste 9 de agosto, na primeira etapa da cerimônia do adeus que se encerrará com a aposentadoria em setembro. O roteiro começou a desandar quando Rosa Weber cismou de enxergar na cerimônia protocolar uma eleição de verdade, só que sem urna eletrônica e com cédulas de papel. Foi assim que o que seria uma sessão ligeiramente mais solene acabou transformada numa bizarra mistura de hora do recreio num antigo curso de madureza com happy hour da turma da quarta série 30 anos depois da formatura.
Todos estavam felizes na quarta-feira mais que perfeita. Barroso transpirava alegria por assumir o comando da tropa que derrotou o bolsonarismo na frente suprema
Terminada a apuração, Rosa comunicou que Luís Roberto Barroso conquistara a Presidência ao derrotar por 10 a 1 o ministro Edson Fachin, em quem o vencedor havia votado. Em compensação, Fachin só não conseguira a unanimidade na disputa da Vice-Presidência por ter votado em Alexandre de Moraes (que em 2025 será eleito vice do presidente Fachin). Rosa abriu o desfile de algarismos com a expressão severa de quem figurou entre os protagonistas da versão brasileira do Dia da Infâmia, como ficou conhecido o ataque militar japonês à base norte-americana de Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial. Ao topar com o desempenho de Moraes no simulacro de eleição, ela desviou o olhar para o lado direito do Egrégio Plenário, localizou o perdedor e, solidária com o derrotado até então invicto, sorriu.
Ainda sorria quando ouviu o comentário do também risonho Gilmar Mendes:
— Vai colocar esse pessoal num inquérito…
Mero palpite? Sugestão explícita? Outra declaração de guerra? Nada disso, parecia informar a expressão “esse pessoal”, usada pelo decano para referir-se aos dez ministros que haviam imposto a Moraes o primeiro revés em mais de quatro anos de confrontos. O comentário seria remetido ao baú dos chistes e pilhérias em juridiquês se a réplica do artilheiro do Timão da Toga não tivesse escancarado o espetáculo do deboche:
— É que a eleição não foi no TSE…
Moraes ouvira claramente o elogio da desfaçatez, avisou a rapidez da resposta. Mas o olhar intrigado de alguns ministros animou Gilmar a repetir a piada obscena com a boca a poucos centímetros do microfone.
— Vai colocar esse pessoal num inquérito… — reincidiu o decano.
Inquérito é o que não falta. Além da usina de investigações inconstitucionais inaugurada no início de 2019, o ministro que governa também o Tribunal Superior Eleitoral cuida da fábrica de punições destinadas a enquadrar os que pecaram nas eleições do ano passado e os que já preparam delinquências para a disputa do ano que vem. Só o golpe de 8 de janeiro resultou em mais seis inquéritos secretos, sucessivos recordes na modalidade captura em massa, centenas de prisões sem julgamento, milhares de oitivas sem pé nem cabeça, uma infinidade de castigos arbitrários e a eternização da insegurança jurídica. “Tem muita gente pra prendê, muita multa pra aplicá”, não param de ouvir os botões da toga.
Todos estavam felizes na quarta-feira mais que perfeita. Barroso transpirava alegria por assumir o comando da tropa que derrotou o bolsonarismo na frente suprema. Sobrancelhas e pestanas se cumprimentaram quando a garganta de Barroso qualificou de “luminosa” a passagem da introvertida gaúcha pela Presidência do STF. Ele vai suceder Rosa, mas nem tentará substituí-la. É tarefa impossível, conformou-se, alheio aos dicionários que teimam em garantir que sucessor é a mesma coisa que substituto.
Moraes estava feliz desde o começo da manhã, quando soube da prisão preventiva de Silvinei Vasques, ex-comandante da Polícia Rodoviária Federal, acusado de ter dificultado a movimentação de eleitores lulistas no dia da votação em segundo turno. A distribuição de mais um lote de tornozeleiras eletrônicas e castigos adicionais foi promovida pela operação Constituição Cidadã. Era esse o adjetivo colado pelo deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, ao conjunto de normas aprovado em 1987 e agora em frangalhos. A marcha da insensatez segue seu curso. Já não há limites para o deboche perverso. Nem haverá salvação para os desprovidos de compaixão.
Leia também “A danação de Dino”
Bastava o Bolsonaro ter pago 500milhoes por ano para a Globo. Só isso.
O supremo tribunal federal é o órgão mais ridículo da atualidade. Está a serviço de uma facção política, pra dizer o mínimo e não para resolver as graves questões para o qual foi originariamente criado. Excelente artigo;
O STF que um dia foi respeitado, hoje está desacreditado e usa do autoritarismo e ameaças para perseguir pessoas que não concordam com essa maneira vulgar cheia de ativismo político, com que conduzem o Supremo. Representar um Poder tão importante, exige conduta ilibada, séria e imparcial. Os brasileiros querem e tem direito a Justiça e segurança jurídica, e não ameaças vinda de um Poder outrora tão admirado é reverenciado por todos.
Algué está ligado no promissor negócio de tornozeleiras eletrônicas? Mas piadas a parte, estamos numa sinuca de bico.
EXCELENTE!
Ainda veremos o dia que esta quadrilha será desnudada.
Parabéns Augusto Nunes.
Esses canalhas são de uma desfaçatez que chega a dar ânsia de vômito. Isso de suprema corte não tem nada. É um verdadeiro chiqueiro com porcos se empanturrando de lavagem e chafurdando na lama.
Excelente artigo!
Fiquei triste e horrorizada ao ler o artigo magnifico de Augusto Nunes. Estou com 71 anos e agora sei que nao vou ver meu Brasil livre dessa gente. Infelizmente vou deixar esse triste Brasil para minha filha.
A postura e o deboche desta gente mostra o quanto são sínicos e caras de páu; ativistas até o tutano, se apoderaram dos demais poderes que são compostos de gente em sua maioria de corruptos, ladrões e lesa pátria ao extremo, inúteis e indefensáveis, indígnos dos cargos para os quais foram eleitos sob forte suspeita de eleições manipuladas, covardes e autores de crime de prevaricação, dígnos de perderem os cargos e serem eleitos presidiários e com muitos anos de cadeia nas costas. Acorda povo brasileiro, vamos pras ruas aos milhões que ainda tem jeito de tirarmos o Brasil das mãos desta quadrilha que está no poder.
Eles sabem ridicularizar a decência e mostrarem que nojeira pode ser o status quo de um STF só deles. Afinal dão ordens e a PF cumpre, aumentam seus salários e o trabalhador, que tem de comprar comida, paga. Escrotos, arrogantes, mentirosos, bandidos, formadores de gangue.
Existe alguma forma de despedir esses juizes elitistas? Ou somente uma revolução seria capaz deacabar com essa abominação?
Chamem o capitão Pátria!
Ministros que saíram da quinta série, mas a quinta série não saiu deles.
Mestre Augusto Nunes tenho cá uma dúvida. Se os senadores tem medo de impedir um ministro do STF por causa das ações que alguns tem sendo julgada lá e, quem sem dúvida, seria postas em votação na mesma hora da votação do impedimento, porque não revidam da mesma maneira. Vamos impedir um ministro atras do outro até que o medo passe de um lado para o outro.
O dia que Pacheco for preso o senado poderá respirar.
O comportamento “infantil”, para não dizer debochado, dos togados, nessa eleição desnecessária, confirma o resultado duvidoso da eleição passada no TSE. Temos de exigir dos parlamentares, voto impresso e auditável para a próxima eleição, na esperança de depurar o STF.
Parabens Revista Oeste! Sou assinante e gostaria de compartilhar esse artigo para toda a populacao Brasileira!
Nem Chapolin Colorado poderá nos ajudar!
Desconfio que haverá reação adversa dentro do próprio stf. Há uns 4 que não estão dispostos a serem homens bomba. Uns 4 que, se não fossem covardes, levariam o Lula de volta a Curitiba. Ou a qualquer outro CEP.
Que corja hein, o Pol Pot erudito
E o TSE autorizou transporte gratuito para eleitores (claro, para beneficiar o Lula), contrariando,proibicao neste sentido em todas as eleições
Súcia de arrogantes comprometida com a Agenda 2030 da ONU e com a NOM. Tripudiando dos centenares de presos políticos que padecem em Presídios como se fossem os piores criminosos. É o direito penal do inimigo, utilizado sem qualquer pudor por quem deveria velar unicamente pela Constituição. Gentalha, para quem os fins (deletérios em si) justificam os meios. E quem poderia conter e até expungir esses morcegos, o Senado, está de maozinha dada com esse Sistema repugnante.
Fico preocupado com vocês. EStão na mira do STF e podem ser presos a qualquer momento. Estava pensando com meus botões que anos atrás era normal a gente ouvir bate-boca e fofocas de políticos e tudo corria na base dos cordões dos puxa-sacos. Agora não. O STF entrou com toda a força em discussões que ficavam apenas no meio político. Aliás, pessoas comuns estão sendo perseguidas, inclusive com ações totalmente ilegais na área do imposto de renda.O que tem de velhos com mais de 80 tendo que ir na receita federal dar explicações sobre movimentações financeiras. Eles tem apenas a renda da aposentadoria e para facilitar depositam parte dela para a mulher para pagamento de despesas com saúde e supermercado. E dizem que está tuto ilegal porque a velha é aposetnada e não foi declarada seus proventos. E tem velha que ainda paga INPS e não está aposentada e os caras cobram do aposentado que não delcarou a aposentadoria da mulher… Se ela estivesse aposentada ganharia o mínimo. A diferença de diade entre eles é 12 anos. E não é apans um. São vários na mesma situação. Tem que comprovar tudo e as contas médicas apesar de declaradas acham uma exoerbitância e falcatrua… Se eles soubessem o que um velho gasta com saúde…
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.Rui Barbosa
O circo STF ganha luzes e audiência graças a emissora GloboLixo que os coloca nas manchetes todas as noites no seu jornal nacional.
Em qualquer outro país sério os membros do STF passariam despercebidos .
Impeachment já do Luladrão e dos stf inteiro
“ – É que a eleição não foi no TSE…”
“ – Vai colocar esse pessoal num inquérito… – reincidiu o decano”.
Não sou advogado e, portanto, não domino o mundo jurídico, mas a meu ver estas são as maiores confissões do uso do judiciário em favor de um projeto de poder.
A CF é clara a respeito da independência entre os poderes, mas o que assistimos é um vergonhoso concubinato entre os poderes da República para manutenção de seus escusos projetos.
“-É que a eleição não foi no TSE.” No STF não tem urna eletrônica.
Augusto muito bom. A Suprema Corte em plena decadência . O nível dos togados ativistas políticos é vergonhoso.